Gil de Ferran, piloto brasileiro que venceu a Indy 500, morre aos 56 anos

gil de ferran 1
gil de ferran 1

Nesta sexta-feira (30), morreu nos EUA o ex-piloto brasileiro Gil de Ferran, que tinha 56 anos e estava na presença do filho, quando passou mal e teve um ataque cardíaco, enquanto guiava por um circuito particular Opa-Locka, Flórida.

Gil de Ferran estava testando um carro para o The Concourse Club, um clube de corrida privado ligado à Fórmula Indy. Segundo seu amigo e piloto brasileiro Tony Kanaan, ele teria parado o carro na pista e disse estar passando mal.

Segundo informações locais, Gil de Ferran veio a óbito no local após não ter respondido às tentativas de reanimação, vindo assim, infelizmente, ser declarada sua morte, o que abalou o mundo do automobilismo, especialmente nos EUA e no Brasil.

gil de ferran 2
gil de ferran 2

Nascido na França, Gil de Ferran veio para o Brasil com 4 anos, com sua família, cujo pai, Luc de Ferran, era engenheiro da Ford, projetista do EcoSport e o idealizador da carreira do filho, que começou no kart e trilhou uma vida de sucesso nas pistas.

Gil de Ferran poderia ter brilhado na F-1, mas sua vida mesmo foi direcionada à F-Indy, onde ganhou dois campeonatos pela Penske, porém, em 2003, venceu as 500 milhas de Indianápolis, seu maior triunfo na categoria.

gil de ferran 3
gil de ferran 3

Nos anos seguintes, Gil de Ferran – sempre admirado por ser um profissional correto e simpático – pulou a mureta do oval  e passou a ser dirigente de equipes de F-Indy e F-1.

Ele chegou a ter sua própria equipe, a Ferran Motorsports, assim como participou da BAR na F-1 e contribuiu para a ida da McLaren para a categoria americana.

gil de ferran 4
gil de ferran 4

Recentemente Gil de Ferran retornou à McLaren como consultor esportivo. No automobilismo, o piloto brasileiro é lembrado com carinho por aqueles que trabalharam com ele.

Roger Penske, disse: “Estamos terrivelmente tristes ao saber do trágico falecimento de Gil de Ferran. Nossos pensamentos e orações vão para Angela, Anna, Luke e toda a família de Ferran”.

Penske resumiu o lado humano de Gil de Ferran: “Gil definiu classe como piloto e como cavalheiro. Como campeão da IndyCar e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Gil conquistou muito durante sua carreira, dentro e fora das pistas.”

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X