A Honda está desenvolvendo uma nova plataforma chamada PF2 para seus carros compactos de próxima geração, entre eles os modelos Fit, City e HR-V, fora os derivados de baixo custo, como WR-V, BR-V e outros.
Nesta nova plataforma, segundo o site Autocar Índia, não serão feitos apenas carros a combustão e híbridos, mas também elétricos, o que indica que a Honda seguirá o caminho de alguns fabricantes, como a Stellantis.
Fontes dizem que a Honda não está convencida de que fazer uma plataforma dedicada essencialmente aos carros elétricos, por isso, a abordagem será reunir tudo numa única base para reduzir custos e ampliar o alcance da marca.
Uma fonte revelou: “Assim como a Toyota, a Honda está se inclinando para uma estratégia de múltiplos motores”. Ainda que a Honda tenha declarado chegar a 2040 somente com elétricos e hidrogênio, até lá muita gasolina e etanol vão queimar em seus motores.
A Honda é desde os anos 90, uma marca que surpreendia o mercado a cada nova geração de carros comuns, mas sua inovação se perdeu na ideologia de ver os carros elétricos como inimigos, o que a deixou para trás.
Mesmo na eletrificação, a Honda ficou para trás ao não massificar suas experiências com carros como o CR-Z, por exemplo. Andando cegamente na direção do hidrogênio e dando de ombros para os elétricos, a japonesa viu o bonde passar.
Ainda que a retração dos carros elétricos no Ocidente possa dar razão às vozes internas da Honda, a China está em guerra civil no mercado interno e a própria marca já disse publicamente que não tinha como competir com os caras lá.
Mesmo assim, firmou parcerias e assumiu o risco de criar uma submarca local para garantir seu espaço no maior mercado do mundo. Ainda assim, com Sudeste Asiático e em breve a Índia se eletrificando, a Honda parece que agora decidiu não ficar para trás novamente.
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