Honda XRE 300 (2009-2023): Uma das trails mais vendidas

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Sobretudo nos segmentos de motos mais baratas, a Honda domina no mercado brasileiro. E entre as trails a situação não é diferente.

A Honda XRE 300 chegou ao Brasil em junho de 2009 e, desde então, se posiciona como uma das mais vendidas em sua categoria.

Mesmo com a fama do motor problemático, a trail japonesa conquistou os olhares dos consumidores locais.

Passados longos 13 anos, a XRE segue praticamente a mesma moto, com o mesmo projeto.

Todavia, nesse período a trail recebeu três reestilizações, sendo a última delas anunciada no fim de 2018 e a mais expressiva de toda a história da motocicleta.

Defeitos comuns

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O motor da Honda XRE 300 tem a fama de ser frágil demais. Logo nos primeiros exemplares, muitos proprietários da motocicleta e também da CB 300R (que usa o mesmo propulsor) reclamaram de problema de trincas e vazamento de óleo no cabeçote.

A própria Honda admite que esse motor da CB 300R (e também da XRE) é praticamente o mesmo das antigas Tornado e Twister 250. Porém, foram dimensionados de 249 cc para 291 cc.

Como parte disso e também para atender às exigências de emissões de poluentes, esse propulsor recebeu injeção eletrônica com foco na eficiência e alterações no sistema de mistura ar/combustível.

Isso aumentou a entrada de ar em relação à de combustível, deixando a mistura pobre para atender ao Promot. Além disso, tem óleo inadequado e um sistema de escape que retém os gases mais quentes, dificultando o escoamento sobre pressão.

As alterações incluíam ainda o aumento das válvulas de admissão e escape, implicando numa menor espessura das paredes do cabeçote onde as velas ficam alojadas.

Honda XRE 300 2015 traz novas cores e preços maiores

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Tudo isso acaba gerando apagões, superaquecimento e outros problemas no conjunto. As trincas no cabeçote são frequentes e podem gerar a saída indevida dos gases no momento da explosão interna, com vazamentos de óleo.

Por conta disso, muitas oficinas especializadas passaram a disponibilizar um mapeamento do módulo de injeção, para enriquecer a mistura de ar/combustível.

A Honda atendia às motocicletas defeituosas quando em garantia, mas com uma enorme burocracia para sanar o problema.

Ela considera que são defeitos pontuais, principalmente em motocicletas que são usadas de forma extrema, e recomenda que sejam feitas inspeções a cada 4.000 km para verificação e possível ajuste da folga da válvula.

Contudo, a Honda garante que a XRE 300 não trinca mais o cabeçote desde os exemplares de 2016.

Versões

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A nova XRE 300 2023 está disponível em três versões, sendo que as diferenças ficam por conta das opções de cores e também pelos grafismos.

O modelo mais em conta, chamado apenas de XRE 300 ABS, tem visual mais pacato e pode ser encontrado na cor Cinza Metálico.

Já a variante intermediária é a XRE 300 Adventure, que tem uma aparência um pouco mais ousada para remeter ao fora de estrada. Ela tem adesivos nas cores laranja, cinza e preto e a inscrição “Adventure” na rabeta. Pode ser encontrada apenas na tonalidade Cinza Fosco.

Por último, a XRE 300 Rally tem visual inspirado na CRF 1000L Africa Twin, a trail topo de linha da Honda. Os grafismos são diferentes e ela é pintada exclusivamente na cor vermelha com detalhes em preto e branco.

Valores da gama

Confira abaixo a tabela de preços praticada pela Honda na atual linha XRE 300 2023:

  • Honda XRE 300 ABS 2023 – R$ 23.810
  • Honda XRE 300 Adventure 2023 – R$ 24.350
  • Honda XRE 300 Rally 2023 – R$ 24.350

Vale lembrar que esse preço público é sugerido para São Paulo e não inclui frete. Então, você dificilmente irá conseguir encontrar a trail pelo preço de tabela.

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Motor 300

O motor flex de 291,6 cc quase não mudou desde que a XRE 300 chegou ao Brasil. Em mais de 10 anos, ele recebeu a tecnologia flex e, depois, algumas alterações para atender aos novos padrões de emissões de poluentes.

A atual linha da Honda XRE 300 é equipada com um motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar.

Ele consegue desenvolver 25,4 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 25,6 cv com etanol, a 7.500 rpm. Já o torque é de 2,76 e 2,80 kgfm, respectivamente, a 6.000 rpm.

Junto a esse propulsor está um câmbio manual de cinco marchas e transmissão final por corrente.

Consumo e Dinâmica

Ao contrário do que acontece no segmento de carros, as marcas de motocicletas não divulgam dados de desempenho de suas motocicletas (como o tempo necessário para acelerar de 0 a 100 km/h).

Porém, segundo testes externos, a trail pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos. Sua velocidade máxima beira os 130 km/h.

Já em relação ao consumo, a Honda XRE 300 entrega médias que variam de 25 km/l a 28 km/l quando abastecida com gasolina. Essa média de consumo pode proporcionar uma autonomia de mais de 350 km com um tanque de combustível.

Ficha de informações

Motor
Tipo OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 291,6 cc
Potência máxima 25,4 cv (gasolina) e 25,6 cv (etanol) a 7.500 rpm
Torque máximo 2,76 kgfm (gasolina) e 2,80 kgfm (etanol) a 6.000 rpm
Transmissão Manual de 5 marchas
Sistema de partida Elétrico
Diâmetro x curso 79 mm x 59,5 mm
Relação de compressão 9,0:1
Sistema de alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Combustível Gasolina e/ou etanol
Sistema elétrico
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 6 Ah
Farol LED
Capacidades
Tanque de combustível/reserva 13,8 litros
Óleo do motor 2,0 litro
Dimensões
Comprimento x largura x altura 2.195 x 838 x 1.215 mm
Distância entre-eixos 1.417 mm
Distância mínima do solo 259 mm
Altura do assento 860 mm
Peso seco 148 kg
Chassi
Tipo Berço semi duplo
Suspensão dianteira/curso Garfo telescópico/245 mm
Suspensão traseira/curso Pro-Link/225 mm
Freio dianteiro/diâmetro Disco simples ventilado com pinça de 2 pistões/256 mm
Freio traseiro/diâmetro A disco ventilado com pinça de 1 pistão/220 mm
Pneu dianteiro 90/90 – R21 sem câmara
Pneu traseiro 120/80 – R18 sem câmara

Honda XRE 300 – galeria de fotos

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.