Honda ZR-V ganha só 4 estrelas no Euro NCAP, VinFast VF8 e Hyundai Kona também

honda zrv ncap
honda zrv ncap

O Euro NCAP testtou alguns carros e divulgou os resultados em dezembro, mas três deles, num grupo de nove, levaram somente 4 estrelas, sendo eles o Honda ZR-V, assim como o Hyundai Kona EV e o estreante VinFast VF8.

Os dois primeiros são vendidos no Brasil, onde custam R$ 214.500 e R$ 189.990, respectivamente, enquanto o vietnamita continua longe, embora a marca já esteja contratando para a futura operação no mercado automotivo nacional.

Bom, o Honda ZR-V 2024 teve 79% de proteção de adultos, 86% de crianças, 81% para pedestres e 68% em sistemas de assistência. O SUV teve proteção marginal da região do tórax nos ocupantes da frente e também as cabeças de bateram em colisão lateral, mesmo com o airbag central. De resto, o ZR-V foi bem no teste, mas perdeu estrela importante na somatória.

hyundai kona ncap
hyundai kona ncap

Já o Hyundai Kona EV 2024 teve proteção marginal na região do tórax dos ocupantes dianteiros, assim como também o motorista deslizou para baixo, num efeito chamado de “submarino”, além de que o painel projetou estilhaços perigosos para os ocupantes.

O Hyundai Kona teve 80% de proteção de adulto, 83% de criança, somente 64% em pedestres e só 60% em sistemas de assistência ao condutor.

vinfast vf8 ncap
vinfast vf8 ncap

Por fim, o SUV do Vietnã, o VinFast VF8 teve 76% de proteção de adultos, 89% para crianças e 77% para pedestres, além de 79% em sistemas de assistência, mostrando aí números bem melhores em proteção de crianças e assistência ativa ao condutor que os dois SUVs que conhecemos.

Ainda assim, o VF8 pecou por lançar material do painel sobre os ocupantes, assim como não oferecer proteção adequada às pernas do motorista, enquanto o airbag central não abriu corretamente no teste de impacto contra poste. Por fim, a proteção torácica foi marginal no teste.

Por aí, vamos que o ZR-V decepcionou, assim como o Kona EV, enquanto o VF8 chegou bem, ainda que tenha coisas para corrigir.

Honda ZR-V – 9 airbags

Hyundai Kona EV – 7 airbags

VinFast VF8 – 7 airbags

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X