Itália ameaça cortar fundos da Stellantis se esta não construir fábrica de baterias no país

fiat grande panda 6
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A situação entre o governo italiano e a Stellantis continua delicada e novamente Roma decidiu pressionar o grupo sediados na Holanda (mas na maioria nascido na Itália), sobre investimentos na península, dessa vez relacionados com baterias de lítio.

Recentemente, a empresa ACC (Automotive Cells Company), fabricante de baterias apoiada pela Mercedes-Benz, Saft (TotalEnergies) e Stellantis , anunciou a sua intenção de reavaliar a construção da suas giga fábricas na Alemanha e Itália.

A ACC tem um plano para erguer duas grandes plantas de baterias de carros elétricos na Europa, sendo que, além dos países citados, inclui ainda uma planta similar já existente na França.

Com investimento total de € 7 bilhões, o projeto incluiria ainda mais uma planta na França e a da Itália, em Termoli, custaria € 2 bilhões, sendo que deste montante, € 370 milhões viriam de fundos europeus sob o governo italiano, segundo o site FCE .

Adolfo Urso, ministro da Indústria da Itália, disse: “Stellantis deve nos dar uma resposta e deve fazê-lo logo”. A cobrança do governo de Giorgia Meloni não se fez tardar.

Urso ameaçou: “Se a Stellantis não nos der uma resposta positiva dentro de horas, transferiremos os fundos para outro lugar. Não podemos perder estes fundos porque a Stellantis não cumpre os seus compromissos.”

Pelo que se sabe, a Stellantis estaria pronta para adotar um novo tipo de bateria, que se supõe ser a LFP ou lítio e fosfato de ferro, mesmo tipo que seria produzido na Alemanha pela ACC.

Com as relações complicadas desde o Alfa Romeo Milano, rebatizado de Junior, devido à lei “Made in Italy”, a situação só complicou para o lado do grupo automotivo, que já teve carros barrados num porto, críticas veladas ao Fiat Grande Panda na Sérvia e outros episódios ruins liderados por Urso.

A Itália mesmo já convidou fabricantes chineses a produzir no país porque a Stellantis não estaria cumprindo metas de produção e lançando produtos feitos fora do país.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X