Lançada em 2019 como uma opção única no segmento de picapes médias, a Jeep Gladiator conquistou espaço com seu design distinto e recursos como teto e portas removíveis, prometendo uma experiência ao ar livre.
Hoje, ela é anunciada no site da Jeep por R$ 499.900 para compra, ou R$ 19.500 mensais no serviço Jeep Flua!, se o contrato for de apenas 12 meses. Para 36 meses, o valor mensal cai para R$ 13.700.
Contudo, o entusiasmo inicial deu lugar a uma queda acentuada nas vendas, principalmente nos Estados Unidos, já que aqui nunca vendeu muita coisa.
Isso está forçando a Jeep a repensar suas estratégias para o modelo.
Entre 2020 e 2022, a Gladiator alcançou uma média anual de 81.703 vendas nos EUA, atingindo quase 90 mil unidades em 2021. No entanto, os números despencaram para 55.188 unidades em 2023 e estão em queda ainda maior em 2024, com apenas 32.670 unidades vendidas até setembro.
Para lidar com o excesso de estoque, a Stellantis planeja cortar um dos dois turnos diários na fábrica de Toledo, Ohio, em janeiro de 2024, resultando na demissão de cerca de 1.100 trabalhadores.
Especialistas acreditam que a introdução de uma versão híbrida plug-in 4xe da Gladiator em 2025 pode revitalizar o modelo, repetindo o sucesso do Wrangler 4xe, que rapidamente se tornou o híbrido plug-in mais vendido após seu lançamento em 2021.
Bruce Baumhower, presidente do UAW Local 12, expressou frustração por essa opção não ter chegado antes. Ele acredita que a nova tecnologia pode atrair uma nova base de consumidores e dar novo fôlego à Gladiator.
Para 2024, a Gladiator recebeu uma série de atualizações, incluindo uma tela de 12,3 polegadas com o sistema Uconnect 5, microfones para melhorar a comunicação em chamadas e assentos dianteiros ajustáveis eletricamente em 12 posições nas versões superiores.
Mais importante, os preços do modelo 2025 foram ajustados em até US$ 8.300 em algumas versões, com o modelo base Sport agora começando em US$ 39.995, incluindo transmissão automática, que antes custava US$ 2.500 a mais como opcional.
Apesar das melhorias, especialistas como Brian Moody, da Autotrader, apontam que o preço premium do Gladiator ainda afasta consumidores fora da base fiel da Jeep.
Ele ressalta que muitos compradores ocasionais questionam o valor do que estão pagando, especialmente em comparação com concorrentes de maior volume, como a Toyota Tacoma, cujas vendas anuais nos EUA frequentemente ultrapassam 230 mil unidades.
Analistas como Sam Fiorani, da AutoForecast Solutions, são céticos sobre o futuro da Gladiator. Fiorani acredita que o modelo não terá uma segunda geração, já que sua essência como “uma picape Wrangler” limita sua capacidade de se reinventar.
Ele vê a redução de preços e a introdução de versões híbridas como os últimos recursos disponíveis para sustentar a Gladiator no mercado.
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