Nem todas as marcas chinesas querem atuar para as massas no Brasil, apostando no segmento premium em nichos para focar em determinados consumidores, não dispondo assim de grandes investimentos que levem a necessidade de produção local.
Esse é o caso da Zeekr, marca premium da Geely que está se achegando ao Brasil e com dois modelos já vistos aqui, sendo eles os Zeekr X e Zeekr 001, buscando assim um consumidor que quer alternativas ao que existem de padrão no mercado.
A marca não revelou sua estratégia de rede em evento com parte da imprensa especializada brasileira, porém, o site Automotive Business, apurou que a Zeekr terá 10 concessionárias espelhadas pelo país, uma a mais que a Lexus.
As capitais seriam o alvo da Zeekr, locais onde existe maior poder aquisitivo e infraestrutura, com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Salvador algumas das prováveis praças da marca.
Marcus Pires, head de marketing e relações com a imprensa da Zeekr, falou sobre a estratégia da marca para o mercado brasileiro: “Nossa maior preocupação é consolidar o posicionamento premium. Estamos criando a estrutura de negócio com concessionários adequados, que obviamente terão margens, mas que não estão preocupados com volume”.
O pensamento é parecido com o da Lexus, que nunca manifestou desejo de ter volume, mas de atender seu público em um nicho de mercado, usando somente híbridos, mas com alguns preços até competitivos em comparação com algumas das alemãs.
Todavia, a expectativa é a de que a Zeekr não siga a Lexus nesse caso, com preços esperados acima de R$ 500 mil. Assim como alguns dos telefones da Xiaomi, os carros chineses de luxo encerram o esteriótipo de produto barato.
Da dupla, a sensação será o Zeekr 001 GT, que “voa” de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com seus quase 800 cavalos…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!