Nos planos da Stellantis para a Fiat até o final da década, a família do Novo Argo vem com três SUVs e picapes, mas deixa o Cronos sem lugar

avaliacao fiat cronos precision 2026 (1)
avaliacao fiat cronos precision 2026 (1)

O Fiat Cronos é o único sedã da Stellantis no mercado nacional e um dos dois da marca italiana no mundo, já que na Europa, a empresa ainda produz o Tipo Sedan na Turquia, onde é vendido como Egea.

Feito em Córdoba, no norte da Argentina, o Cronos é o modelo de três volumes que a Fiat consegue emplacar no mercado nacional, embora este mês ele nem esteja no Top 20 das vendas parciais e tenha deixado o caminho aberto para o Hyundai HB20S.

Seja como for, nos planos globais divulgados pela Stellantis, em especial aqueles envolvendo a Fiat, foram confirmados em duas oportunidades os próximos lançamentos da marca italiana por aqui até o final da década.

Serão três SUVs, sendo o Grizzly em duas carrocerias para dar corpo aos próximos Pulse e Fastback, além de um terceiro elemento, com sete lugares e foco mais aventureiro, uma espécie de híbrido de Freemont e Doblò.

Num segundo momento, a Stellantis Pro confirmou a continuidade dos modelos Toro e Strada, sendo este último já evidenciado pela presença de um conceito de picape derivado do Grande Panda, o próximo Argo.

SUVs e picapes no horizonte

grande panda grizzly
grande panda grizzly

Esta família de compactos do Grande Panda, surgida na Itália, porém, não contempla um sedã entre seus membros. É aí que reside a questão sobre o destino do Cronos até 2030, data limite para as novidades chegarem ao mercado.

O Fiat Cronos é também um dos poucos sedãs compactos que ainda resistem no mercado nacional, porém, com o protagonismo dos SUVs, um sedã pequeno parece algo a ser lembrado apenas em ações como a do programa Mover Motoristas do governo federal.

O sedã é um carro essencial para serviços como táxi e aplicativo, mas hatches e SUVs também fazem sua parte nesse setor de transporte de passageiros.

Para quem gosta de sedãs pequenos, as opções se resumem a Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Nissan Versa, Honda City e Volkswagen Virtus, além do próprio Fiat Cronos.

Entre janeiro e abril de 2025, o segmento de sedãs compactos vendeu 55.499 unidades, porém, no mesmo período de 2026, foram emplacados 49.228 veículos, uma queda de 11,30% que indica que o segmento vem perdendo espaço. De lá para cá, o Toyota Yaris Sedan, por exemplo, saiu de cena.

Teremos um Novo Cronos?

Fiat Cronos Project
Fiat Cronos Project

As movimentações da Fiat no sentido de ter uma gama mais ampla de SUVs capazes de gerar altos volumes parecem sugerir que o fim do Cronos não seria nada ruim em números, uma vez que estas novidades poderiam suplantar o sedã atual.

Até abril de 2025, o Cronos emplacou 9.955 unidades contra 6.931 exemplares de igual período deste ano, uma redução expressiva de 30,38%.

O sedã da Fiat ainda perdeu a terceira posição e viu o HB20S, que vendeu menos no período citado em 2025, chegar ao segundo lugar agora, perto do líder Onix Plus.

No ano passado, foram vendidas 26.549 unidades do Fiat Cronos no Brasil, sendo 10 mil unidades a menos que HB20S e Virtus, além de ser cerca da metade do volume do Onix Plus.

Diante do desempenho que não incomoda os líderes e a Fiat sendo uma marca que busca a liderança em todos os segmentos, a continuidade do Cronos pode ser colocada em xeque.

Para manter um sedã na linha, a Stellantis poderia valer-se da Citroën com um produto que seria vendido também na Índia e igualmente uma variante europeia para suplantar o Tipo Sedan, que sumirá em breve.

Caso contrário, isto seria o fim dos sedãs pequenos não só na Fiat, mas também no grupo como um todo.

 

 

 

⭐ Siga o Notícias Automotivas no GoogleAcompanhe nosso conteúdo direto no Google e fique por dentro das últimas notícias automotivas.Seguir no Google
📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias

Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0



Deixe um comentário