Pneu Westlake é bom? Veja os detalhes (2024)

westlake

Você conhece os pneus Westlake? Muitos ainda desconfiam de qualquer marca que fuja das mais tradicionais, mas o mercado também conta com fabricantes importados que oferecem preços bem chamativos.

Hoje vamos falar dessa fabricante chinesa, com forte presença no mercado brasileiro e que disputa a atenção dos consumidores especialmente em pneus de aros menores. Mas o que ela tem a oferecer? Será que vale a pena?

Confira!

Quem fabrica os pneus Westlake?

Ao mesmo tempo que para nós algumas marcas podem ser desconhecidas, lá fora elas são responsáveis por uma parcela considerável do mercado. Esse é o caso da Westlake, empresa do grupo Zhongce Rubber (ZC Rubber).

A empresa foi fundada em 1958 e, como informa seu site, ela é a fabricante de pneus número 1 na China. Além disso, ficou na 8ª posição entre as maiores empresas do ramo no mundo em 2022 e aparece no top 10 desde 2012.

Se por aqui muitos vão dizer que ainda não conhecem seus produtos, em alguns países ela disputa com os maiores fabricantes. Um exemplo disso é o Canadá, onde a Westlake tem seu principal mercado fora da China.

Não é para menos, pois mais de 10.000 distribuidores trabalham com seus produtos em diversos países e sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento é composta por profissionais japoneses, coreanos e chineses.

Para aprimorar a qualidade de seus produtos, algo que muitos fabricantes da China realmente conseguiram, a Westlake investiu na construção de um laboratório de teste de ruído e no sistema de testes de pneus MTS Flat-Trac III CT.

A empresa ainda usa sistemas de inspeção feito por máquinas ou manualmente, criando um nível de qualidade reconhecido por alguns fabricantes, como a Volvo.

Finalmente, vale citar que o grupo ainda fabrica outras marcas que você pode encontrar em lojas e sites por aqui, como a Goodride e a Trazano. Ou seja, com todas as suas marcas, estamos falando de um dos maiores produtores mundiais.

Veja também nossas páginas que mostram se as marcas Westlake , Itaro, XBRI, Dunlop, Aptany, Maggion e Technic são marcas boas ou não.

Modelos de pneu Westlake

A Westlake oferece pneus em diversas categorias, como automóveis de passeio, SUVs, caminhões e ônibus, veículos fora-de-estrada, máquinas agrícolas e outros.

Um dos modelos mais conhecidos da marca é o RP18, com mais tempo no mercado brasileiro e valores realmente chamativos. Para se ter uma ideia, um modelo aro 15 costuma sair por menos de R$ 300.

Mas é importante levar em conta que esse pneu não é tão confortável, e que seus índices de aderência e eficiência são mais baixos que os nacionais (nota E em ambos).

Por outro lado, ele costuma ser mais durável, como indica seu Treadwear, índice que varia de 60 a 620 e que indica a durabilidade de um pneu (quanto maior o número, mais ele dura). No caso do RP18, ele chega a 500.

Se você não quiser um pneu dessa categoria, a marca também oferece o RP28, com índices bem melhores (ambos com nota C) e um bom nível de ruído. Para isso, esse modelo acaba durando menos que o citado acima, com Treadwear de 400 (que ainda é muito bom).

A marca ainda oferece o ZuperEco Z107, um pneu mais recente (e ainda difícil de ser encontrado) que se destaca pela capacidade de rodar em pisos molhados (com nota B do Inmetro), que é silencioso e com Treadwear de 360.

Seguindo a tendência atual dos consumidores, os pneus Westlake podem ser encontrados em grandes redes de supermercados, além de lojas especializadas e sites que aparecem com preços bem chamativos.

Avaliações dos usuários

Ao entrar no site da Westlake Brasil, é possível encontrar diversas informações sobre a linha de produtos, detalhes sobre a fabricação dos pneus e um pouco de sua história no mercado chinês.

Se seu objetivo for entrar em contato com a empresa, você vai se deparar com um email, um formulário para enviar mensagens e um único telefone, que também é indicado para mandar mensagens via Whatsapp.

As informações são muito básicas, e a própria formatação do site não inspira tanta confiança quando comparado com outras empresas mais tradicionais desse segmento.

O que realmente importa, porém, são as avaliações dos próprios usuários. Elas podem ser vistas em muitos relatos na internet, análises de pneus em textos e vídeos no YouTube e, é claro, no Reclame Aqui.

Em alguns vídeos, vemos que os profissionais do ramo não colocam a Westlake no topo das melhores marcas, mas ela ainda é indicada pelo seu custo-benefício. E olhando para os comentários nesses vídeos, realmente diversos consumidores comprovam isso.

E quando entramos no Reclame Aqui? Falando um pouco sobre essa ferramenta, a notícia não é muito animadora para quem está pensando em investir num pneu da Westlake.

No geral, a nota da marca no Reclame Aqui desde 2020 é de apenas 4,5/10.

Nesse período foram feitas 238 reclamações, com 236 respostas da empresa (o que mostra que a marca realmente está interessada no que seus clientes dizem).

Apesar do alto índice de resposta da empresa (99,2%), apenas 31,4% voltariam a fazer negócio. O Reclame Aqui ainda mostra que o índice de solução da empresa é muito baixo, de apenas 34,3%.

Mas quais são as principais reclamações feitas pelos clientes? A plataforma indica que a principal contestação é sobre defeitos nos pneus. De 58 reclamações nesse tópico, 54 foram sobre rasgos no pneu, algo preocupante.

Para finalizar, ainda podemos ver mais a fundo algumas das reclamações recentes e como a empresa lidou com elas. Uma delas, de um cliente que comprou 4 pneus , mostra que um deles estourou, sendo necessário acionar a garantia do produto.

Porém, após o envio de fotos e vídeos, a empresa constatou que o defeito foi uma avaria acidental, não sendo coberto pela garantia. O cliente argumentou que outros profissionais constataram o defeito do produto, mas a empresa não cedeu.

Em outro caso, o cliente deu mais detalhes do problema, insistindo que apenas um único pneu apresentou defeito e que isso ocorreu poucos meses após a compra. Ou seja, ele ainda estava dentro da garantia.

O que chama atenção é que, assim como no caso citado anteriormente, a empresa deu a mesma resposta, informando que não poderia fazer nada. Aliás, é bom destacar que a resposta publicada no Reclame Aqui foi exatamente igual ao outro caso.

Outras reclamações citam ruídos excessivos em baixas velocidades, prazo muito longo para emitir um laudo técnico e falta de resposta quando o contato é feito por email ou Whatsapp.

É claro que o Reclame Aqui concentra apenas aqueles que tiveram problemas com determinada marca, e o número de reclamações registradas contra a Westlake desde 2020 não é tão alto.

Por outro lado, é bom ficar atento ao modo como a empresa lida com essas situações, colocando respostas prontas na maioria dos registros e deixando esses clientes insatisfeitos.

Conclusão

O mercado de pneus não é mais dominado por marcas nacionais e tradicionais, e isso não é de hoje. Cada vez mais vemos fabricantes de fora, especialmente da China, oferecendo produtos mais baratos e com custo-benefício chamativo.

Esse parece ser o caso da Westlake, uma das mais comuns em hipermercados e revendedores de pneus na internet. Seus preços realmente são acessíveis e a qualidade do produto parece estar dentro do esperado.

Por outro lado, não deixe de levar em conta o que citamos sobre seu pós-venda e relacionamento com clientes. Qualquer produto pode apresentar defeitos e, no caso da Westlake, eles não parecem ser fáceis de resolver.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.