Pneu XBRI é bom? Veja os detalhes (2024)

pneu

Olhando para as marcas importadas de pneus, que estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro, a XBRI é uma das mais comentadas. Mas será que vale a pena investir nos produtos dessa marca?

Para quem está acostumado apenas com as mais tradicionais do segmento, qualquer opção menos conhecida pode ser vista com desconfiança. Mas aqui precisamos olhar para a qualidade do produto, e não apenas para a marca.

Pensando nisso, vamos falar sobre quem está por trás da empresa, como funciona sua atuação no Brasil, quais modelos ela vende por aqui e, principalmente, o que seus clientes dizem sobre a qualidade dos pneus e seu pós-venda.

Confira tudo sobre os pneus XBRI!

Quem fabrica os pneus XBRI?

Os pneus XBRI, presentes em mais de 30 países, são vendidos principalmente de forma online em nosso mercado, com o site da própria marca atuando como o principal canal para atingir seus clientes brasileiros.

Segundo as informações contidas no próprio site, ele é operado pela Pneu Free do Brasil, que está por trás da administração e de outros aspectos operacionais da página eletrônica. A Pneu Free atua no mercado nacional desde 2010, voltada exclusivamente para o e-commerce de pneus.

Isso deixa parte dos clientes desconfiados que citamos no início desta matéria um pouco mais tranquilos, pois a empresa por trás da XBRI também é conhecida por vender pneus de marcas premium, como Michelin, Goodyear, Momo e outras.

Além disso, a XBRI é uma marca brasileira de pneus, diferente de outras importadas que vendem em nosso mercado. Apesar dos pneus serem seu principal produto, ela também comercializa rodas e, em breve, terá uma linha de óleo lubrificante.

Para se destacar diante de outros vendedores online do mesmo produto, o site promete uma entrega mais rápida e com menor custo de frete. Além disso, o preço do produto em si realmente costuma ser menor que em outros marketplaces.

A produção dos pneus XBRI é de responsabilidade da Sunset Tires Corporation, empresa com 35 anos de atuação na importação, exportação e distribuição no segmento, com grande atuação na América Latina.

Como outras marcas de pneus que já citamos aqui no Notícias Automotivas, suas fábricas estão espalhadas por diversos países asiáticos, como China, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Essa produção inclui investimentos em tecnologia, inovação e o usual controle de qualidade, tão necessário para um produto focado na segurança. A marca ainda garante que projeta os pneus pensando nas características das estradas e no clima que vemos por aqui.

Um último aspecto que podemos destacar sobre a XBRI é seu forte investimento em marketing, pois ela sabe que marcas importadas vão brigar contra o preconceito dos brasileiros que ainda preferem pagar mais caro por pneus nacionais.

Nos últimos anos isso incluiu o patrocínio pontual em jogos da Seleção Brasileira e de alguns campeonatos estaduais, além da parceria com Carlos Massa, conhecido como Ratinho, como garoto-propaganda da marca.

Já a parceria com o Instituto Ayrton Senna reverte uma parte das vendas para ajudar crianças e jovens em nosso país.

Veja também nossas páginas que mostram se as marcas Westlake, Itaro, XBRI, Dunlop, Aptany, Maggion e Technic são marcas boas ou não.

Modelos de pneus XBRI?

Tudo que foi dito acima ajuda a ter uma ideia geral sobre a participação da XBRI em nosso mercado. Mas quais são os modelos de pneus que ela comercializa por aqui? Será que existe uma opção para o seu carro?

Assim como suas concorrentes, ela divulga que trabalha com todo tipo de pneus. Sua linha inclui produtos para carros de passeio, SUVs, picapes, veículos comerciais, vans e até caminhões ou ônibus.

Apenas em seu próprio site, a XBRI oferece 45 modelos diferentes entre as linhas abaixo:

  • Brutus – pneus mais robustos, com desenho all-terrain e voltados pro off-road (aro 15 a 20)
  • Cargoplus – pneus simétricos, mais duráveis e que reduzem consumo ao rodar (aro 14 a 16)
  • Citymax – estrutura e banda de rodagem com foco em maior durabilidade (aro 12)
  • Ecocity – carcaça reforçada e que suporta mais peso (aro 17,5)
  • Ecology – pneus simétricos, mais baratos e com sulcos que melhoram o escoamento de água (aro 13 a 17)
  • Ecomix – mais resistentes e reforçados (aro 22,5)
  • Ecoplus – resistentes e voltados para veículos que rodam médias e longas distâncias rodoviárias (aro 17,5)
  • Ecoway – com tecnologia XGripCompound, que otimiza a aderência em pisos secos ou molhados (aro 17,5)
  • Fastdrive – alta performance e mais contato com o solo em frenagens (aro 17)
  • Fastway – feito em silica, com mais conforto e segurança (aro 15)
  • Forza – design all-terrain e banda de rodagem simétrica (aro 15 a 17)
  • Mix Works – pneu para caminhões, com resistência a cortes e perfurações (aro 22,5)
  • Premium – alta durabilidade e mais tração, voltado para veículos populares e outros (aro 14)
  • Robusto – mais resistência, com estrutura robusta e voltado para caminhões (aro 17,5)
  • Sport Plus – alto desempenho, menor ruído e boa durabilidade (aro 16 a 20)
  • Sportline – focado em SUVs, com alta performance e menor ruído (aro 19, 20, 22 e 24)

No site oficial da marca, você também pode pesquisar especificamente por seu carro, procurando por marca, modelo e ano. Dessa forma, a pesquisa sugere todas as opções para seu veículo.

Além disso, a marca também pode ser encontrada na maioria dos varejos físicos, em lojas de autopeças e em outros sites especializados em pneus.

Avaliações dos usuários

Mesmo com altos investimentos na venda de seus produtos por aqui, além do marketing para tornar sua marca mais conhecida, a XBRI ainda precisa passar pelo crivo mais difícil: a avaliação dos usuários.

Como de costume, vamos usar o site Reclame Aqui para ter uma ideia de como os clientes da marca avaliam seus pneus. Além disso, essa também é uma ótima maneira de ver se o pós-venda funciona ou não.

Logo de cara, é preciso ressaltar que o número de reclamações registradas contra a XBRI não é tão alto: foram apenas 92 comentários nos últimos 3 anos. Mas essa é a única boa notícia que podemos dar.

A marca aparece como “Não recomendada” no Reclame Aqui por não atingir o mínimo de 50% de reclamações respondidas. Mas isso fica ainda pior quando constatamos que, na verdade, nenhuma reclamação foi atendida pela marca.

Infelizmente, o número de pessoas inserindo comentários sobre a XBRI tem aumentado nos últimos anos, passando de apenas 11 em 2021 para 40 apenas nos últimos 6 meses de 2023.

A grande maioria das reclamações (55,4%) estão relacionadas com defeitos nos produtos. Além disso, alguns clientes também estão insatisfeitos com a demora na entrega.

Falando sobre o principal alvo das solicitações, que são os defeitos, elas envolvem diversos tipos de problema: um arame que perfurou o pneu de dentro para fora, pneus com bolha e até um pneu com menos de 3 mil km que estourou com o carro em movimento.

Como dito acima, a quantidade de reclamações não é alarmante, mas a falta de resposta da empresa preocupa. Por outro lado, vale destacar que a XBRI atende seus clientes usando as lojas (físicas ou online) que vendem seus pneus.

Ou seja, se existe algum problema com defeito, entrega e outros, o cliente deve procurar esse meio para resolvê-lo.

Conclusão

Assim como boa parte de seus concorrentes diretos, ou seja, outras marcas importadas que buscam seu lugar no mercado brasileiro, a XBRI investe bastante em marketing e tem oferecido produtos com qualidade cada vez melhor.

Quase tudo a respeito da marca poderia deixar seus prospectivos clientes animados: ela é vendida por uma empresa conhecida por aqui, vem das mãos da maior importadora da América Latina e é cada vez mais usada pelos brasileiros.

O detalhe negativo, porém, está em seu pós-venda, pelo menos quando vemos as reclamações registradas contra a empresa na internet. Esse não é um fator que a descarta como uma opção na hora de trocar um pneu, mas fique atento.

No geral, vale a pena conferir a qualidade da construção de seus produtos e também suas avaliações no Inmetro, disponíveis na etiqueta que informa dados importantes sobre cada pneu.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.