Pneu Hifly é bom? Veja os detalhes (2024)

pneu hifly
pneu hifly

No imenso universo de pneus importados que são vendidos por aqui, agora chegou a vez de falarmos sobre a Hifly. Ela conta com preços bem chamativos, mas ainda é menos conhecida no Brasil que diversos concorrentes.

Outros pontos positivos incluem sua garantia de 5 anos e o fato de ser uma marca pertencente à gigante chinesa Shandong Hengfeng, uma das maiores do ramo nesse país que produz tantos pneus.

Mas será que a garantia da marca realmente funciona? E o que os clientes costumam dizer sobre a qualidade do produto na prática, levando em conta as estradas brasileiras?

Confira!

hifly
hifly

Conheça o fabricante

Infelizmente, não temos muitas informações sobre os pneus Hifly para os consumidores brasileiros. Por aqui, você encontra apenas o que alguns revendedores falam sobre essa marca, com informações sempre muito resumidas.

Olhando para o cenário mundial, pois estamos falando de uma marca chinesa com presença nos Estados Unidos e em diversos países europeus, conseguimos mais dados sobre a Hifly em outros sites.

Resumindo, esta é uma das marcas de baixo custo da chinesa Shandong Hengfeng Rubber & Plastic. A Shandong é uma fabricante de pneus relativamente recente no mercado, fundada em 1996.

Seu crescimento, porém, foi muito rápido. Isso ocorreu graças ao investimento em fábricas modernas e na busca por certificações de qualidade para seus produtos em todos os países onde pretendia comercializá-los.

Além disso, ela investiu em tecnologia de fabricação e equipamentos vindos dos Estados Unidos, Japão e Europa, garantindo certificações de qualidade em diversos países.

Isso também aconteceu por aqui, pois este produto foi testado pelo Inmetro. Aliás, além do Brasil a marca também aparece em diversos outros mercados. E contando todos os pneus das submarcas da empresa, eles atualmente são exportados para mais de 80 países na Europa, América do Norte e do Sul, África e Ásia-Pacífico.

Atualmente, suas duas fábricas em Dongying, na província de Shandong, China, ocupam uma área de 660.000 m², contam com mais de 2.500 funcionários e tem uma produção anual de 3,5 milhões de produtos, sendo uma das maiores do ramo nesse país.

Realmente, a empresa dona da marca Hifly tem números impressionantes na China e em outros mercados.

Mas o que dizer especificamente dos pneus Hifly?

Será que a linha de produtos vendida por aqui é interessante?

No vídeo abaixo, um usuário dos pneus Hifly aqui no Brasil fala o que achou da qualidade dos mesmos:

Avaliações dos usuários

Como esses pneus estão presentes em dezenas de países, é muito fácil encontrar avaliações feitas em outros mercados.

Infelizmente, elas relatam uma qualidade apenas mediana, valendo a pena para quem procura um pneu de baixo custo (e sabe que ele não vai durar tanto quanto seus concorrentes mais caros).

Algo elogiado é seu nível de ruído, mas as críticas focam na qualidade da borracha nas laterais do pneu, que não resistem a cortes e ainda fazem aparecer as famosas bolhas com mais frequência.

Além disso, os produtos da Hifly não entregam tanta estabilidade nas curvas como prometido pela marca, o que pode prejudicar a segurança. E, com o tempo, fica cada vez mais difícil conseguir o balanceamento desses pneus.

No Brasil, esses produtos são vendidos com garantia de 5 anos, mas a marca não especifica como funciona o processo. Afinal, como já dissemos, a Hifly não tem um site próprio por aqui para fornecer essas informações básicas.

Ao pesquisar pela marca no site Reclame Aqui, não é possível encontrar citações agrupadas dessa empresa, como acontece em outros casos. Com isso, não conseguimos ter uma visão geral de sua reputação, nota média dada pelo cliente, índice de solução ou quantas pessoas voltariam a fazer negócio.

Mesmo assim, é possível ver alguns registros de problemas com esses pneus. Num deles, o cliente relata que o pneu traseiro estourou com 36.000 km, bem no meio de uma curva sendo feita a 90 km/h.

Ele relata que não teve nenhum apoio da marca na troca, mesmo com o produto na garantia. E o pior foi que, pouco tempo depois, os outros pneus da marca instalados no carro também começaram a apresentar defeitos.

Outro relato, bem detalhado, informa diversos defeitos nos pneus da marca. O carro tinha 2 pneus Hifly e o cliente colocou mais 2, mas os problemas aconteceram até mesmo nos produtos recém-colocados, com quase 100% de borracha.

Em outros casos, existem relatos de pneus que vibram muito acima de certa velocidade, produtos com a malha interna rasgada e pneus com deformação.

Modelos de pneus Hifly

Quando olhamos para o portfólio da marca, vemos que ela vende pneus para diversos tipos de veículos e terrenos, além de ter produtos para todas as estações do ano, incluindo a neve. Isso era essencial para sua entrada em mercados do Hemisfério Norte.

Com isso, sua linha é composta por produtos para carros de passeio, veículos 4×4, SUVs, caminhões leves e outros, totalizando 10 padrões diferentes e mais de 450 medidas disponíveis entre os aros 10 a 22 polegadas.

Mas e no Brasil, o que a Hifly oferece? Por aqui, a marca não tem um site próprio, então só é possível ver seus produtos em páginas de revendedores exclusivos de pneus ou marketplaces, como Americanas, Carrefour, Mercado Livre e outros.

Nessa busca, encontramos pneus de aro 13 a 16, com uma linha bem mais enxuta do que vemos lá fora. Confira as principais linhas vendidas por aqui:

  • HF 201 – pneu para carros de passeio, com boa aderência em pisos secos e molhados, além de boa estabilidade.
  • HF 261 – pneu mais resistente contra perfurações, boa aderência em pisos molhados e conforto superior.
  • HF 805 – também para carros de passeio, com rodar mais silencioso, estabilidade em velocidades mais altas e resistência reduzida ao rolamento.
  • Vigorous AT 601 – feito para todo tipo de terreno, esse pneu tem bom tempo de frenagem, boa aderência no fora de estrada e maior vida útil.
  • Vigorous HT 601 – com opções para utilitários, oferece menos risco de aquaplanagem, boa estabilidade, estabilidade e bom desempenho em pista seca ou molhada.
  • Vigorous MT 601 – pneu para off-road, com padrão de banda de rodagem com menor acúmulo de detritos, carcaça reforçada e boa aderência.
  • HP 801 – vendido para SUVs, tem boa aderência em todas as estações, boas características em pisos molhados e ruído reduzido.
  • Super 2000 – pneu para vans e pequenos caminhões, com resistência extra contra perfurações, maior capacidade de carga e resistência ao rolamento reduzida.

Existe alguma variação de preço, mas os pneus da Hifly começam por volta de R$ 300 e chegam a R$ 800 nos produtos voltados para picapes ou veículos de carga. Isso mostra como o foco da empresa realmente é o baixo custo.

Mas todas as características citadas acima são ditas pela própria empresa, mas realidade de seus produtos acaba sendo um pouco diferente por aqui, como você pode ver nas avaliações dos usuários que citamos abaixo.

Conclusão

Assim como diversos produtos importados nesse segmento, os pneus Hifly focam muito mais no custo do que no benefício para o consumidor. Ainda que eles tenham certa qualidade e estejam dentro das normas por aqui, é preciso ficar atento.

Se você precisa comprar um pneu mais barato, opte por essa marca com muito cuidado. Sua garantia funciona de forma confusa e a durabilidade do produto é questionada por diversos consumidores, a maioria tendo problemas com 20.000 km ou menos.

Uma opção seria pagar um pouco mais por uma segunda linha nacional, ou pelo menos pesquisar por pneus importados que tenham uma reputação melhor por aqui.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.