Pneu Barum é bom? Veja os detalhes (2024)

barum pneu
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A Barum é outra marca de pneus que busca espaço no mercado brasileiro, mas dessa vez não estamos falando de um produto chinês, e sim europeu. Além disso, a marca faz parte do Grupo Continental.

Tudo isso pode deixar alguns consumidores mais interessados nesse produto, mas ainda assim é importante analisar com calma a qualidade desses pneus. Será que eles valem a pena?

Confira nossa análise dos pneus Barum!

Conheça o fabricante

Talvez você já conheça a Barum, mas em meio a tantas marcas de pneus chegando ao mercado brasileiro, a maioria dos consumidores ainda foca apenas nas mais tradicionais. Por isso, vamos conhecer um pouco melhor essa empresa.

Como dito acima, e diferente da maioria dos pneus que chegam por aqui, a Barum é uma marca europeia, e não chinesa.

Hoje ela faz parte do Grupo Continental, mas tudo começou bem antes, na República Tcheca.

pneu barum historia
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Um de seus fundadores foi Jan Antonín Bata, que comandava uma empresa de calçados desde 1932. Em 1945, ele expandiu para outros produtos de borracha, dando atenção especial ao ramo automobilístico.

Em 1948, ele se juntou a Rubana e Mitas, fundando a Barum na cidade tcheca de Zlín. Aliás, o nome da empresa vem da junção das iniciais dos três nomes: Bata, Rubana e Mitas, formando “Barum”.

O objetivo deles era oferecer um produto de qualidade e, ao mesmo tempo, acessível. Para provar o primeiro ponto, eles investiram em competições de automobilismo, e carros equipados com seus pneus venceram diversas provas até os anos 1960.

Mas a tradição da Barum nas corridas não parou por aí, pois em 1971 foi realizado o primeiro Barum Czech Rally, um evento que até hoje acontece nas florestas de Zlin, em direção à fronteira com a Eslováquia.

Com o sucesso da marca, em 1966 a Barum ergueu sua primeira fábrica na pequena cidade de Otrokovice, na República Tcheca. Essa planta funciona até hoje, produzindo cerca de 6 milhões de pneus por ano.

Nos anos 1970 e 1980, a empresa também se dedicou à produção de pneus para caminhões e picapes, sendo que em 1982 ela foi pioneira na fabricação de pneus com componentes de aço para caminhões. Desde 2015, ela conta com um setor exclusivo para esses produtos, com mais de 1 milhão de unidades produzidas anualmente.

Mas o maior passo ocorreu no começo dos anos 1990: a fusão com a fabricante alemã Continental. Isso acelerou bastante o desenvolvimento da Barum, além de trazer novas tecnologias para suas fábricas.

Além disso, ela ganhou mais reconhecimento para a qualidade desses pneus. Por exemplo, em 1994 a empresa recebeu o certificado Lloyd’s Register, de acordo com a norma ISO 9001. De início, ele valia para os pneus de automóveis, mas depois foi expandido para pneus agrícolas e de caminhões.

E em 1997, a Barum foi a primeira empresa da República Tcheca a ganhar o certificado ISO 14001 e o rótulo EMAS, reconhecendo sua qualidade em relação à gestão ambiental.

Atualmente, a Barum produz mais de 21 milhões de pneus de automóveis por ano. Um dos modelos mais conhecidos da marca é o pneu da série 5, como o Bravuris 5HM, que também é oferecido no mercado brasileiro.

Modelos de pneus Barum

A linha de pneus da Barum inclui produtos para carros, SUVs, vans e picapes. Além disso, ela também conta com produtos para caminhões e máquinas agrícolas. Mas quais desses produtos estão à disposição dos brasileiros?

Você pode encontrar os pneus da marca em diversos sites dedicados e também nas páginas de grandes lojas, como Carrefour e Magazine Luiza. Normalmente, eles são vendidos como “pneus Barum by Continental”, o que ajuda a diminuir a desconfiança com a marca.

Em nosso mercado, a marca oferece as linhas Bravuris AT, Bravuris 5HM e Bravuris 4×4. A primeira foca em veículos 4×4 e vans, sendo um pneu com alta durabilidade, conforto, mais resistência a cortes e all terrain, ou seja, para todo tipo de terreno.

A linha mais extensa é a Bravuris 5HM, voltada para veículos de passeio. A marca reforça que esses produtos tem alto desempenho, durabilidade elevada e baixa resistência ao rolamento.

Em relação à durabilidade, esse pneu é feito com o composto High Mileage, um polímero que melhora a resistência da borracha, além de ter uma banda com posição balanceada, distribuindo o peso de forma regular no solo.

Finalmente, a marca também tem a linha Bravuris 4×4, voltada para vans e, obviamente, veículos com tração nas quatro rodas. Eles são indicados para estradas e off-road leve, com mais segurança na frenagem em pisos secos ou molhados, proteção contra aquaplanagem e materiais mais resistentes.

Confira todas as medidas em que os pneus citados acima são vendidos por aqui, de acordo com as informações no site da Barum:

  • Bravuris AT
    • Aro 14 (175/70)
    • Aro 15 (205/60, 205/70 e 235/75)
    • Aro 16 (215/65, 235/60, 235/70, 245/70 e 265/70)
    • Aro 17 (225/65)
    • Aro 18 (265/60)
  • Bravuris 5HM
    • Aro 13 (175/70)
    • Aro 14 (165/70, 175/65, 175/70, 185/60, 185/65 e 185/70)
    • Aro 15 (175/65, 185/60, 185/65, 195/50, 195/55, 195/60, 195/65 e 205/60)
    • Aro 16 (185/55 e 205/55)
    • Aro 17 (205/40, 225/45 e 225/50)
    • Aro 18 (235/40 e 245/40)
    • Aro 19 (235/35)
  • Bravuris 4×4
    • Aro 15 (205/65 e 205/70)
    • Aro 16 (205/60)
    • Aro 17 (265/65)
    • Aro 18 (225/55 e 235/55)

Mas e os preços desses pneus? Os mais baratos são da linha Bravuris 5HM, começando em R$ 260 (aro 13). Na outra ponta, os pneus Bravuris AT (aro 18) são encontrados por mais de R$ 800.

Avaliações dos usuários

Algo muito importante para avaliar a qualidade de qualquer produto é ver como os clientes da marca são tratados, bem como o número de reclamações registradas. Como a Barum se sai nesse quesito?

Uma olhada rápida no site Reclame Aqui mostra um cenário desanimador para a marca. Reunindo os registros feitos nos últimos 3 anos, a nota da Barum é de apenas 3,6/10, ainda que ela responda quase todas as reclamações.

Vale ressaltar que não foram muitos clientes insatisfeitos nesse período, somando apenas 76 registros. Entre eles, porém, apenas 19% voltariam a fazer negócio, dando uma nota de 2,2 para a empresa.

Olhando para as reclamações mais recentes, vemos que elas se concentram na qualidade do produto. Numa delas , um cliente diz que comprou 4 pneus da marca e um deles simplesmente rasgou. Essa reclamação foi feita recentemente e a marca ainda não respondeu.

Outro caso similar, relata que um pneu furou na rodovia. Depois de levar numa borracharia, o mesmo apresentava bolhas e não podia mais ser usado. A garantia foi solicitada e negada pela Continental, que alegou não ser um problema de fabricação.

Quase todas as outras reclamações foram respondidas pela empresa, como no relato de um consumidor que relatou um desgaste acima do normal para pneus com poucos meses de uso.

A resposta da empresa novamente indicou a recusa da garantia, com um laudo que mostrava uso indevido ou falta de rodízio.

Olhando para outras avaliações disponíveis na internet, porém, a aceitação dos pneus Barum é boa. Ainda que seja um produto mais barato e com qualidade inferior aos mais conhecidos, ele atende bem quem o compra.

Um indicativo disso é seu nível de aderência, eficiência de rolamento e ruído, que são melhores que outras marcas de segunda linha vendidas por aqui.

Segundo a marca, todos os pneus tem garantia de 5 anos. O contato em caso de qualquer problema pode ser feito pelo site da Barum, que redireciona para a página da Continental.

Conclusão

Os pneus Barum são uma segunda linha da Continental, o que indica que seus preços serão mais acessíveis que outros da marca. Como diversos outros produtos similares, eles não são remold e contam com qualidade condizente com o preço.

Apesar da nota mais baixa no Reclame Aqui, algo que poderia ser visto com mais atenção pela empresa, a marca tem se tornado mais conhecida no Brasil, especialmente por ser do Grupo Continental.

Se você procura um pneu mais barato para seu veículo, vale a pena conferir os produtos da Barum. Mas fique atento à qualidade e compare com outros pneus de segunda linha.

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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.