Pneu Dunlop é bom? Veja os detalhes (2024)

dunlop 1

Depois de falar sobre muitos pneus importados e de marcas menos conhecidas, hoje vamos analisar os produtos da Dunlop. Essa marca produz seus pneus em fábricas nacionais e conta com diversas vantagens.

Uma delas é o reconhecimento da marca no mercado brasileiro e mundial, além de tecnologias exclusivas que prometem superar a concorrência. Será que isso acontece mesmo?

Confira as informações detalhadas sobre os pneus Dunlop!

Quem fabrica os pneus Dunlop?

A história da Dunlop se confunde com a história do pneu em si. Fundada por John Boyd Dunlop em 1888, a marca nasceu de uma situação inusitada: ele queria criar algo para ajudar seu filho a andar de triciclo.

Foi assim que surgiu o primeiro pneu com câmara de ar. Vendo que o produto seria interessante em grande escala, ele o patenteou e criou a Dunlop Pneumatic Tire Co. Ltd., a empresa de pneus mais antiga do mundo.

Atualmente, a marca conta com 12 fábricas, vendendo seus produtos em mais de 100 países na América, Europa e Ásia. Além disso, é o produto original de diversos modelos das marcas Fiat, Toyota, Volkswagen e Marcopolo.

Outro ponto importante na história da Dunlop aconteceu em 1963, quando ela foi adquirida e iniciou uma parceria com o Grupo Sumitomo Rubber, fundado em 1909 em Kobe, no Japão.

Aliás, foi dessa forma que a marca chegou ao Brasil. Suas operações nacionais começaram em 2011 e, logo depois (em 2013), ela inaugurou uma fábrica em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná.

Nessa planta são feitos pneus para automóveis de passeio, utilitários esportivos e vans. Algum tempo depois, em 2019, a marca também iniciou as operações da fábrica que produz pneus para caminhões e ônibus.

Os pneus de carga passam por um rigoroso controle de qualidade, sendo que a marca ainda possui um laboratório de testes que simula condições de uso com provas de carga e velocidade.

Até 2020, a marca já havia superado a impressionante marca de 25 milhões de pneus produzidos no Brasil, entre todos os tipos que comercializa.

Diante de tanta concorrência no mercado, a Dunlop destaca que todos os seus pneus feitos em solo nacional contam com a tecnologia TAIYO (Sun) System. Mas o que é isso?

Esse é o nome do sistema de fabricação que elimina a necessidade de emendas na borracha do pneu, resultando em produtos mais confortáveis, estáveis e sem acúmulo de material em alguns pontos do pneu.

Além disso, a Dunlop garante que seus pneus são 30% mais uniformes, 50% mais simétricos, tem menor nível de ruído, proporcionam mais estabilidade pro veículo e ainda diminuem seu consumo de combustível.

Um último detalhe sobre a marca, e que é bem conhecido por quem acompanha os esportes automobilísticos, é sua forte presença nas principais corridas ao redor do mundo.

E isso tudo desde o início da marca, no século 19. Em 1889, por exemplo, Willie Hume ganhou quatro corridas de bicicleta com pneus da Dunlop.

Os principais destaques incluem sua presença na Fórmula 1, que começou em 1958 e já teve 66 vitórias e 8 títulos mundiais, as 34 vitórias na famosa prova de Le Mans, que tem 24 horas de duração, e sua participação em mundiais de rali.

Veja também nossas páginas que mostram se as marcas Westlake, Itaro, XBRI, Dunlop, Aptany, Maggion e Technic são marcas boas ou não.

Modelos de pneus Dunlop

A linha de pneus Dunlop conta com produtos para automóveis, SUVs, picapes e linha pesada, com caminhões e ônibus. Eles são vendidos no site da própria marca e em grandes redes físicas e marketplaces.

Na busca em seu site próprio, você pode filtrar por produtos para carros de passeio (aro 13 ao 20), SUVs e picapes (aro 15 ao 21) e linha pesada (misto, regional, rodoviário ou urbano).

Também é possível selecionar a marca, modelo e ano/versão de um carro específico para facilitar sua vida, encontrando todas as opções que a marca disponibiliza.

Falando um pouco sobre as principais linhas da marca, vamos começar pela SP Touring. Ela oferece um valor mais chamativo, tendo custo-benefício atrativo para carros de passeio populares com rodas aro 13 a 15.

Esse produto tem uma estrutura mais reforçada e sulcos mais profundos, mas alguns contam com notas ruins em testes do Inmetro. Por exemplo, o SP Touring R1 L tem nota F para resistência ao rolamento, nota E para aderência em pista molhada e nível de ruído de 72 dB.

Outra linha da marca é a Enasave, voltada para quem procura pneus confortáveis, mais silenciosos e que diminuem o consumo de combustível. O modelo EC300+ aro 14 tem notas C e B, com ruído em 65 dB.

Mas fique atento, pois para alcançar mais conforto, a durabilidade do pneu é menor. Como comparativo, seu treadwear é 200, enquanto o pneu citado acima (SP Touring) chega a 500, durando muito mais.

Finalmente, vamos destacar a linha SP Sport, que se destaca por ser uma linha mais equilibrada entre o rodar no seco e molhado. O modelo FM 800 aro 15 tem nota C nos dois quesitos e nível de ruído aceitável, de 70 dB.

Avaliações dos usuários

Os pneus da Dunlop são vendidos com garantia de 5 anos, contados a partir da data da venda do produto, do veículo equipado originalmente com o pneu ou pela semana e ano de fabricação do pneu (DOT), informação que consta na parede lateral do produto.

Esse período será válido enquanto houver a banda de rodagem original do pneu. Ou seja, se ele atingir a profundidade mínima (1,6 mm para veículos em geral e 0,8 mm para pneus de motocicleta), a garantia não será mais válida.

Olhando para a reputação da marca no site Reclame Aqui, vemos que ela teve 428 reclamações nos últimos 3 anos. Sua nota é de 6,1/10, com 100% de solicitações respondidas, mas apenas 57% de solução na opinião dos clientes.

Algumas dessas reclamações incluem problemas com a garantia, como uma em que a empresa não iria trocar o produto com defeito após 1 ano de uso. O cliente da marca alegou que já tinha tido esse problema antes e ainda aguarda uma solução.

Em outro caso, um pneu ATR teve rasgo lateral e a Dunlop respondeu rapidamente dizendo que o caso seria analisado. Alguns dias depois, ela respondeu que enviou esclarecimentos por email com base nos termos de garantia.

Essa resposta aparece em diversas tratativas da empresa no Reclame Aqui, na maioria dos casos dando a entender que a garantia não cobre esses defeitos.

Uma proposta para esses casos é seu programa Garantia Mais, que existe desde 2015 e é destinado a quem compra e instala ao menos 2 pneus em lojas oficiais ou credenciadas.

Feito isso, essa garantia cobre defeitos como bolhas nas laterais, cortes, rasgos, perfurações ou problemas na carcaça durante 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro, dando cobertura para problemas que a garantia normal não cobre.

Vale lembrar que, além das exigências acima, essa garantia vale apenas para pneus de carros de passeio, SUVs ou picapes de aro 15 ou superior, excluindo aros menores ou pneus da linha pesada.

Conclusão

Os pneus Dunlop estão entre os mais conhecidos do mercado, sendo um dos poucos fabricados no Brasil. Além disso, contam com a vantagem do sistema que elimina emendas na borracha, como já citamos anteriormente.

Quando olhamos para as reclamações na internet, vemos que a empresa se prontifica em resolver cada caso, mas nem sempre consegue atender seus clientes dentro dos termos da garantia, o que gera certa insatisfação.

Mesmo assim, de forma geral seus produtos são reconhecidos no mercado como sendo de boa qualidade, o que é reforçado pela ampla gama de pneus para cada tipo de carro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.