Segurar o carro em rampas com a embreagem causa problemas?

carro subindo ilustracao 2
carro subindo ilustracao 2

Quando você está dirigindo e de repente o trânsito para, bem em uma subida, a tentação para ficar segurando o carro com a embreagem é grande, não é mesmo? Afinal, é o mais fácil.

Mas será que esse hábito não está trazendo problemas para a saúde do seu carro?

Vamos ver a resposta:

Posso segurar o carro com a embreagem?

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), segurar o carro com a embreagem não é uma boa ideia, porque acelera demais o desgaste da embreagem.

O dono do carro vai acabar tendo de trocar a embreagem com muita antecedência, o que representa um bom custo adicional à manutenção normal do veículo.

Além disso, práticas como essa acabam aumentando bastante o consumo de combustível.

Outro problema é que essa prática pode ser perigosa, pois existe o risco de um dos pedais escapar dos pés, o que causaria a perda de controle, um acidente, ou até mesmo prejuízo a pessoas que estejam por perto.

carro subindo ilustracao 1
carro subindo ilustracao 1

O que é melhor fazer então?

Para segurar o veículo em rampas, o melhor a fazer é usar os freios mesmo.

Se você notar que a parada vai levar um tempo mais prolongado, pode também colocar o carro em ponto morto e acionar o freio de mão, ou freio de estacionamento.

Assim, você não vai ter que ficar tenso por estar segurando o carro com a embreagem.

Sabemos que na auto escola nos ensinaram a fazer o controle de embreagem em aclives e declives, mas esse controle serve mais para paradas momentâneas, como por exemplo quando paramos o carro em uma subida para deixar alguém, e logo em seguida continuamos nosso caminho.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.