Volkswagen é processada pelo uso da identificação ID

vw id3 2024 1
vw id3 2024 1

Em sua longa (e cara) viagem ao mundo dos carros elétricos, a Volkswagen decidiu que eles teriam identificação única, talvez também no sentido de proteger seus modelos tradicionais, já que os consumidores poderiam rejeitá-los.

Alguns fabricantes andam fazendo isso, mas em marcas como a VW, nem sempre isso funciona como o esperado. Esse é o caso da linha ID, que não tem somente uma identificação “artificial”, mas também um design longe do popular.

Com recepção pouco amistosa em regiões como China e EUA, o que se refletiu diretamente nas vendas, a linha ID agora dá uma nova dor de cabeça para a Volkswagen, já que a empresa Identytec de Hildesheim, Alemanha, entrou com uma ação contra a montadora no Tribunal Regional de Hamburgo, segundo o site Electrive.

A Identytec, fornecedora de hardware e software logístico, diz que usa o termo “ID” há mais de 15 anos e a partir de 2013, em vários produtos, como ID.CONNECTOR, ID.SHELF, ID.TAG, ID.ADD, ID.WEIGH, ID.LASER e ID.TRACK.

A empresa disse: “O Grupo Volkswagen, que era nosso cliente, comprou alguns dos nossos produtos rotulados como tal e dificilmente pode alegar que não tinha conhecimento da série de marcas com o elemento inicial “ID.”, que retoma o nosso nome da empresa”.

Com o lançamento do ID.3 e outros produtos depois dele, a partir de 2020, a Identytec diz que ficou “surpresa” com o uso do termo e diz que a VW entrou com pedido de direitos em 2017, quatro anos depois.

O desenvolvedor de software afirmou: “Tendo em conta este ataque da Volkswagen, a desilusão de um antigo cliente estar simplesmente a apropriar-se da nossa marca de série e o dano considerável que estamos a sofrer no mercado devido ao facto de não podermos mais ser claramente distinguido como fornecedor independente e autônomo, decidimos entrar com uma ação judicial”.

A VW disse lamentar o caso, já que teria entrado em contato com a empresa algumas vezes para entrar num acordo. A Identytec também fala que tentou um acordo com a Volkswagen e nada.

Com isso, a VW pode perder os direitos sobre o termo ID e vir a adotar nomes próprios para seus futuros carros elétricos, o que não seria má ideia…

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X