Em sua longa (e cara) viagem ao mundo dos carros elétricos, a Volkswagen decidiu que eles teriam identificação única, talvez também no sentido de proteger seus modelos tradicionais, já que os consumidores poderiam rejeitá-los.
Alguns fabricantes andam fazendo isso, mas em marcas como a VW, nem sempre isso funciona como o esperado. Esse é o caso da linha ID, que não tem somente uma identificação “artificial”, mas também um design longe do popular.
Com recepção pouco amistosa em regiões como China e EUA, o que se refletiu diretamente nas vendas, a linha ID agora dá uma nova dor de cabeça para a Volkswagen, já que a empresa Identytec de Hildesheim, Alemanha, entrou com uma ação contra a montadora no Tribunal Regional de Hamburgo, segundo o site Electrive.
A Identytec, fornecedora de hardware e software logístico, diz que usa o termo “ID” há mais de 15 anos e a partir de 2013, em vários produtos, como ID.CONNECTOR, ID.SHELF, ID.TAG, ID.ADD, ID.WEIGH, ID.LASER e ID.TRACK.
A empresa disse: “O Grupo Volkswagen, que era nosso cliente, comprou alguns dos nossos produtos rotulados como tal e dificilmente pode alegar que não tinha conhecimento da série de marcas com o elemento inicial “ID.”, que retoma o nosso nome da empresa”.
Com o lançamento do ID.3 e outros produtos depois dele, a partir de 2020, a Identytec diz que ficou “surpresa” com o uso do termo e diz que a VW entrou com pedido de direitos em 2017, quatro anos depois.
O desenvolvedor de software afirmou: “Tendo em conta este ataque da Volkswagen, a desilusão de um antigo cliente estar simplesmente a apropriar-se da nossa marca de série e o dano considerável que estamos a sofrer no mercado devido ao facto de não podermos mais ser claramente distinguido como fornecedor independente e autônomo, decidimos entrar com uma ação judicial”.
A VW disse lamentar o caso, já que teria entrado em contato com a empresa algumas vezes para entrar num acordo. A Identytec também fala que tentou um acordo com a Volkswagen e nada.
Com isso, a VW pode perder os direitos sobre o termo ID e vir a adotar nomes próprios para seus futuros carros elétricos, o que não seria má ideia…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!