Volkswagen T-Cross vs Jeep Renegade: Um é mais equipado, o outro é mais econômico e espaçoso

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O atual campeão de vendas do segmento mais disputado no mercado brasileiro contra o modelo que redefiniu a busca por utilitários esportivos.

Essa é a briga do comparativo abaixo, entre Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade .

Esses dois pesos-pesados mudaram algumas coisas recentemente, tanto no visual quanto na lista de equipamentos.

Mas qual deles oferece o melhor custo-benefício para merecer um lugar na sua garagem?

Descubra a seguir!

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Uma leve diferença nos preços

Com seu último reajuste, o novo T-Cross 2025 ficou mais caro por aqui. A versão Sense, que ainda mantém o visual anterior, parte de quase R$ 120 mil.

Mas os valores ficam bem mais salgados ao subir sua gama.

Começando pela opção 200 TSI, a mais barata com a reestilização, o preço inicial é de quase R$ 146 mil. A Comfortline, a mais vendida, sai por quase R$ 164 mil, enquanto a topo de linha Highline chega a R$ 180 mil.

As primeiras configurações usam o motor 1.0 TSI de 128 cv, enquanto apenas a mais cara opta pelo 1.4 TSI de 150 cv.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (11)
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Confira os preços do T-Cross 2025:

  • T-Cross Sense 200 TSI – R$ 119.890
  • T-Cross 200 TSI – R$ 145.990
  • T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 163.990
  • T-Cross Highline 250 TSI – R$ 179.990

Ao lançar a nova linha 2025, a marca aproveitou para reposicionar o Renegade dentro do mercado brasileiro. Com isso, sua versão de entrada agora custa menos de R$ 116 mil, um valor atrativo para quem está de olho no SUV.

Assim como o rival acima, a segunda versão dá um salto enorme de preço. Batizada de Altitude, ela é uma das novidades e custa quase R$ 148 mil.

A Longitude fica entre R$ 166 mil e R$ 171 mil, enquanto a Sahara (outra novidade) é a mais cara com a tração 4×2 e sai por R$ 174 mil.

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Com o mesmo valor, você pode optar pelo Renegade Trailhawk, que usa a opção 4×4, assim como a versão Willys, a terceira nova versão da gama, que sai por R$ 180 mil. Todas usam o motor 1.3 turbo de 185 cv.

Confira os valores do Renegade 2025:

  • Renegade 1.3 Turbo 4×2 – R$ 115.990
  • Renegade Altitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 147.990
  • Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 165.990
  • Renegade Longitude Night Eagle 1.3 Turbo 4×2 – R$ 170.990
  • Renegade Sahara 1.3 Turbo 4×2 – R$ 173.990
  • Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4×4 – R$ 173.990
  • Renegade Willys 1.3 Turbo 4×4 – R$ 179.990

VENCEDOR: Renegade.

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O Renegade é mais equipado

Aproveitando a linha mais enxuta do SUV da VW, vamos comparar suas versões com opções de preço similar no rival. Começando pela disputa entre as configurações de entrada, T-Cross Sense (R$ 119.890) e Renegade 1.3 Turbo (R$ 115.990).

Mesmo sendo mais barato, o modelo da Jeep é o único com faróis full LED, alerta de pressão dos pneus, piloto automático, rodas de liga leve aro 17, freio de estacionamento elétrico e entrada USB.

Já o VW oferece apenas faróis de neblina, sensores de estacionamento e sensor crepuscular como itens exclusivos.

A próxima disputa é entre T-Cross 200 TSI (R$ 145.990) e Renegade Altitude (R$ 147.990).

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Numa briga equilibrada, o primeiro tem ACC, frenagem automática em manobras, saída traseira do ar, paddle-shifts, rebatimento elétrico dos retrovisores e HD interno.

Já o Jeep rebate com alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, ar-condicionado dual zone automático e GPS. Os itens de assistência à condução contam muito, mas o alemão tem uma lista um pouco mais generosa.

Na briga entre as versões mais procuradas, T-Cross Comfortline (R$ 163.990) e Renegade Longitude (R$ 165.990), poucos itens diferem esses modelos.

O VW tem sensores dianteiros, ajuste de apoio lombar e chave presencial, enquanto o Jeep é o único com leitor de placas e rodas aro 18.

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Finalmente, no topo das duas gamas a vitória ficou com o Renegade Willys (R$ 179.990), o único com assistente de farol alto, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, tração integral, assistente de estacionamento, teto panorâmico, partida remota e Wi-Fi.

Enquanto isso, o T-Cross Highline (R$ 179.990) foca na mudança de motor e tem muitos itens (incluindo o pacote ADAS) entre os opcionais.

Com tudo que tem direito, seu preço pula para quase R$ 195 mil.

Em resumo, a grande diferença na versão de entrada e também na mais cara deu a vantagem para o Renegade, que venceu essa disputa.

VENCEDOR: Renegade.

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A eficiência alemã

Os motores do T-Cross são velhos conhecidos dos brasileiros.

A linha começa com o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. Com ele, o alemão consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e tem máxima de 192 km/h.

Apenas a versão Highline usa o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, com o mesmo câmbio.

O tempo para chegar aos 100 km/h baixa para 8,6 segundos, enquanto a velocidade máxima sobe para 202 km/h.

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No lado do Renegade, todas as versões usam o propulsor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas nas versões com tração dianteira e transmissão de 9 velocidades nos modelos 4×4.

As versões mais baratas chegam aos 100 km/h em 8,7 segundos e têm máxima de 210 km/h, enquanto as intermediárias apresentam números um pouco piores (8,8 segundos e 209 km/h), mesmo sem trocar o conjunto mecânico.

Já no caso das versões com tração integral, o tempo de aceleração até os 100 km/h sobe para 9,7 segundos, enquanto a máxima cai para 202 km/h.

No consumo, o Renegade gasta mais e o T-Cross é mais econômico, e isso contando todas as versões desses modelos.

Mesmo usando sua opção 4×2, o Jeep não consegue gastar tão pouco quanto seu rival.

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Curiosamente, o T-Cross apresenta números bem parecidos nas versões 1.0 TSI e 1.4 TSI, com ligeira vantagem para o conjunto mais fraco. Empatando no desempenho e ganhando no consumo, o alemão levou a melhor neste quesito.

Consumo T-Cross 1.0 TSI T-Cross 1.4 TSI Renegade 4×2 Renegade 4×4
Cidade – etanol 8,1 8,1 7,7 6,2
Cidade – gasolina 11,9 11,7 11,0 9,0
Estrada – etanol 9,8 9,8 9,1 7,5
Estrada – gasolina 14,1 14,0 12,8 10,7

VENCEDOR: T-Cross.

Na prática, a teoria é outra

Em alguns comparativos, as medidas podem enganar.

Aqui, por exemplo, o Renegade é maior em comprimento (4,26 x 4,21), altura (1,70 x 1,57) e largura (1,80 x 1,76), mas isso não significa que seus ocupantes traseiros terão mais espaço.

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Aliás, olhando a diferença no entre-eixos isso já fica bem claro. Enquanto o Jeep tem 2,57 m, o rival T-Cross apresenta 2,65 m, e isso faz muita diferença para acomodar as pernas de quem viaja num utilitário compacto.

Outras vantagens do alemão estão no fato de que apenas ele tem saídas traseiras de ar-condicionado e duas entradas USB-C, enquanto o Renegade tem apenas uma (e do tipo A). Sim, o acabamento do Jeep é melhor, mas o espaço é inferior.

Além disso, ele continua perdendo no volume do porta-malas, levando apenas 320 litros (ou 314 litros nas versões 4×4), enquanto o T-Cross carrega 373 litros.

O VW ainda pode aumentar essa capacidade para 420 litros, se você ajustar o encosto do banco traseiro.

VENCEDOR: T-Cross.

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Revisões quase iguais

A garantia do T-Cross é menor, com 1 ano para a versão Sense e 3 anos para o restante da gama. Mas a marca conta com uma carta na manga para derrubar o custo total de manutenção após alguns anos.

Com revisões a cada 10.000 km, o total até os 60.000 km é de R$ 5,7 mil nas opções de entrada e menos de R$ 3,3 mil nas opções Comfortline e Highline.

O motivo do segundo valor ser tão baixo é o programa Revisão de Série, que elimina o gasto nas três primeiras revisões.

Do lado da Jeep, as revisões são feitas a cada 12.000 km, somando cinco paradas até os mesmos 60.000 km citados acima. O Renegade 4×2 soma quase R$ 5,1 mil, enquanto as versões 4×4 chegam a R$ 5,4 mil.

T-Cross 1.0 TSI T-Cross Comfortline/Highline Renegade 4×2 Renegade 4×4
10.000 km R$ 786,13 (sem custo)
12.000 km R$ 783,00 R$ 850,00
20.000 km R$ 873,92 (sem custo)
24.000 km R$ 892,00 R$ 959,00
30.000 km R$ 776,42 (sem custo)
36.000 km R$ 988,00 R$ 1.054,00
40.000 km R$ 1.618,57 R$ 1.618,57
48.000 km R$ 924,00 R$ 991,00
50.000 km R$ 776,42 R$ 776,42
60.000 km R$ 873,92 R$ 873,92 R$ 1.488,00 R$ 1.555,00
TOTAL R$ 5.705,38 R$ 3.268,91 R$ 5.075,00 R$ 5.409,00

VENCEDOR: T-Cross.

A liderança agora é minha

Aqui temos um quesito onde esses modelos estão em situações bem diferentes no mercado brasileiro. O T-Cross é o atual líder dos SUVs, com 39.703 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2024.

Mesmo com uma leve melhora nos últimos meses, o Renegade ocupa a 6ª posição, com 29.258 vendas no mesmo período.

Numa conta rápida, vemos que a média mensal do VW é de quase 5,7 mil unidades, enquanto o Jeep fica abaixo de 4,2 mil.

Isso mostra que o antigo líder do segmento precisaria vender muito até o final do ano para mudar esse cenário, o que dificilmente ocorrerá.

VENCEDOR: T-Cross.

Conclusão

Sem nenhum empate nesse comparativo, o T-Cross se destacou como vencedor de forma clara.

Ele é equipado com motores que trazem bom desempenho e economia e ainda tem um interior mais espaçoso. Além disso, suas revisões são mais acessíveis e ele tem boa aceitação no mercado.

Do outro lado, o Renegade é uma opção mais barata nas versões de entrada e mostra um nível superior de equipamentos. Sua recente reestilização não aumentou os preços, o que é sempre uma boa notícia.

No fim das contas, o modelo da Jeep continua sendo uma ótima opção entre os SUVs, especialmente por carregar um visual único no mercado.

Mas o T-Cross conseguiu se sobressair em pontos cruciais, definindo sua vitória nesse comparativo e consolidando sua posição como o mais vendido do segmento.

Fichas técnicas

T-Cross

Renegade

Preço  R$ 119.890 a R$ 179.990 R$ 115.990 a R$ 179.990
Motor 1.0 TSI ou 1.4 TSI 1.3 turbo (4×2 ou 4×4)
Potência e torque 1.0T – 128 cv e 20,4 kgfm 185 cv e 27,5 kgfm
1.4T – 150 cv e 25,5 kgfm
Câmbio Automático de 6 marchas Automático de 6 ou 9 marchas
Aceleração e velocidade máxima 1.0T – 10s e 192 km/h 1.3T (4×2) – 8,7s e 210 km/h
1.4T – 8,6s e 202 km/h 1.3T (4×4) – 9,7s e 202 km/h
Consumo cidade 1.0T – 8,1 km/l (E) e 11,9 km/l (G) 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G)
1.4T – 8,1 km/l (E) e 11,7 km/l (G) 1.3T (4×4) – 6,2 km/l (E) e 9 km/l (G)
Consumo estrada 1.0T – 9,8 km/l (E) e 14,1 km/l (G) 1.3T (4×2) – 9,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G)
1.4T – 9,8 km/l (E) e 14 km/l (G) 1.3T (4×4) – 7,5 km/l (E) e 10,7 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 215/60 R17, 225/65 R17 ou 225/55 R18
Medidas comprimento, 4,21 m; altura, 1,57 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,65 m comprimento, 4,26 m; altura, 1,70 m; largura, 1,80 m; entre-eixos, 2,57 m
Tanque 49 litros 55 litros
Porta-malas 373 litros 320 litros (314 litros – Trailhawk)
Peso  1.259 kg a 1.305 kg 1.476 a 1.643 kg
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    Autor: Viny Furlani

    Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.