O atual campeão de vendas do segmento mais disputado no mercado brasileiro contra o modelo que redefiniu a busca por utilitários esportivos.
Essa é a briga do comparativo abaixo, entre Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade.
Esses dois pesos-pesados mudaram algumas coisas recentemente, tanto no visual quanto na lista de equipamentos.
Mas qual deles oferece o melhor custo-benefício para merecer um lugar na sua garagem?
Descubra a seguir!
Uma leve diferença nos preços
Com seu último reajuste, o novo T-Cross 2025 ficou mais caro por aqui. A versão Sense, que ainda mantém o visual anterior, parte de quase R$ 120 mil.
Mas os valores ficam bem mais salgados ao subir sua gama.
Começando pela opção 200 TSI, a mais barata com a reestilização, o preço inicial é de quase R$ 146 mil. A Comfortline, a mais vendida, sai por quase R$ 164 mil, enquanto a topo de linha Highline chega a R$ 180 mil.
As primeiras configurações usam o motor 1.0 TSI de 128 cv, enquanto apenas a mais cara opta pelo 1.4 TSI de 150 cv.
Confira os preços do T-Cross 2025:
- T-Cross Sense 200 TSI – R$ 119.890
- T-Cross 200 TSI – R$ 145.990
- T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 163.990
- T-Cross Highline 250 TSI – R$ 179.990
Ao lançar a nova linha 2025, a marca aproveitou para reposicionar o Renegade dentro do mercado brasileiro. Com isso, sua versão de entrada agora custa menos de R$ 116 mil, um valor atrativo para quem está de olho no SUV.
Assim como o rival acima, a segunda versão dá um salto enorme de preço. Batizada de Altitude, ela é uma das novidades e custa quase R$ 148 mil.
A Longitude fica entre R$ 166 mil e R$ 171 mil, enquanto a Sahara (outra novidade) é a mais cara com a tração 4×2 e sai por R$ 174 mil.
Com o mesmo valor, você pode optar pelo Renegade Trailhawk, que usa a opção 4×4, assim como a versão Willys, a terceira nova versão da gama, que sai por R$ 180 mil. Todas usam o motor 1.3 turbo de 185 cv.
Confira os valores do Renegade 2025:
- Renegade 1.3 Turbo 4×2 – R$ 115.990
- Renegade Altitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 147.990
- Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 165.990
- Renegade Longitude Night Eagle 1.3 Turbo 4×2 – R$ 170.990
- Renegade Sahara 1.3 Turbo 4×2 – R$ 173.990
- Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4×4 – R$ 173.990
- Renegade Willys 1.3 Turbo 4×4 – R$ 179.990
VENCEDOR: Renegade.
O Renegade é mais equipado
Aproveitando a linha mais enxuta do SUV da VW, vamos comparar suas versões com opções de preço similar no rival. Começando pela disputa entre as configurações de entrada, T-Cross Sense (R$ 119.890) e Renegade 1.3 Turbo (R$ 115.990).
Mesmo sendo mais barato, o modelo da Jeep é o único com faróis full LED, alerta de pressão dos pneus, piloto automático, rodas de liga leve aro 17, freio de estacionamento elétrico e entrada USB.
Já o VW oferece apenas faróis de neblina, sensores de estacionamento e sensor crepuscular como itens exclusivos.
A próxima disputa é entre T-Cross 200 TSI (R$ 145.990) e Renegade Altitude (R$ 147.990).
Numa briga equilibrada, o primeiro tem ACC, frenagem automática em manobras, saída traseira do ar, paddle-shifts, rebatimento elétrico dos retrovisores e HD interno.
Já o Jeep rebate com alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, ar-condicionado dual zone automático e GPS. Os itens de assistência à condução contam muito, mas o alemão tem uma lista um pouco mais generosa.
Na briga entre as versões mais procuradas, T-Cross Comfortline (R$ 163.990) e Renegade Longitude (R$ 165.990), poucos itens diferem esses modelos.
O VW tem sensores dianteiros, ajuste de apoio lombar e chave presencial, enquanto o Jeep é o único com leitor de placas e rodas aro 18.
Finalmente, no topo das duas gamas a vitória ficou com o Renegade Willys (R$ 179.990), o único com assistente de farol alto, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, tração integral, assistente de estacionamento, teto panorâmico, partida remota e Wi-Fi.
Enquanto isso, o T-Cross Highline (R$ 179.990) foca na mudança de motor e tem muitos itens (incluindo o pacote ADAS) entre os opcionais.
Com tudo que tem direito, seu preço pula para quase R$ 195 mil.
Em resumo, a grande diferença na versão de entrada e também na mais cara deu a vantagem para o Renegade, que venceu essa disputa.
VENCEDOR: Renegade.
A eficiência alemã
Os motores do T-Cross são velhos conhecidos dos brasileiros.
A linha começa com o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. Com ele, o alemão consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e tem máxima de 192 km/h.
Apenas a versão Highline usa o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, com o mesmo câmbio.
O tempo para chegar aos 100 km/h baixa para 8,6 segundos, enquanto a velocidade máxima sobe para 202 km/h.
No lado do Renegade, todas as versões usam o propulsor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas nas versões com tração dianteira e transmissão de 9 velocidades nos modelos 4×4.
As versões mais baratas chegam aos 100 km/h em 8,7 segundos e têm máxima de 210 km/h, enquanto as intermediárias apresentam números um pouco piores (8,8 segundos e 209 km/h), mesmo sem trocar o conjunto mecânico.
Já no caso das versões com tração integral, o tempo de aceleração até os 100 km/h sobe para 9,7 segundos, enquanto a máxima cai para 202 km/h.
No consumo, o Renegade gasta mais e o T-Cross é mais econômico, e isso contando todas as versões desses modelos.
Mesmo usando sua opção 4×2, o Jeep não consegue gastar tão pouco quanto seu rival.
Curiosamente, o T-Cross apresenta números bem parecidos nas versões 1.0 TSI e 1.4 TSI, com ligeira vantagem para o conjunto mais fraco. Empatando no desempenho e ganhando no consumo, o alemão levou a melhor neste quesito.
Consumo | T-Cross 1.0 TSI | T-Cross 1.4 TSI | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 |
Cidade – etanol | 8,1 | 8,1 | 7,7 | 6,2 |
Cidade – gasolina | 11,9 | 11,7 | 11,0 | 9,0 |
Estrada – etanol | 9,8 | 9,8 | 9,1 | 7,5 |
Estrada – gasolina | 14,1 | 14,0 | 12,8 | 10,7 |
VENCEDOR: T-Cross.
Na prática, a teoria é outra
Em alguns comparativos, as medidas podem enganar.
Aqui, por exemplo, o Renegade é maior em comprimento (4,26 x 4,21), altura (1,70 x 1,57) e largura (1,80 x 1,76), mas isso não significa que seus ocupantes traseiros terão mais espaço.
Aliás, olhando a diferença no entre-eixos isso já fica bem claro. Enquanto o Jeep tem 2,57 m, o rival T-Cross apresenta 2,65 m, e isso faz muita diferença para acomodar as pernas de quem viaja num utilitário compacto.
Outras vantagens do alemão estão no fato de que apenas ele tem saídas traseiras de ar-condicionado e duas entradas USB-C, enquanto o Renegade tem apenas uma (e do tipo A). Sim, o acabamento do Jeep é melhor, mas o espaço é inferior.
Além disso, ele continua perdendo no volume do porta-malas, levando apenas 320 litros (ou 314 litros nas versões 4×4), enquanto o T-Cross carrega 373 litros.
O VW ainda pode aumentar essa capacidade para 420 litros, se você ajustar o encosto do banco traseiro.
VENCEDOR: T-Cross.
Revisões quase iguais
A garantia do T-Cross é menor, com 1 ano para a versão Sense e 3 anos para o restante da gama. Mas a marca conta com uma carta na manga para derrubar o custo total de manutenção após alguns anos.
Com revisões a cada 10.000 km, o total até os 60.000 km é de R$ 5,7 mil nas opções de entrada e menos de R$ 3,3 mil nas opções Comfortline e Highline.
O motivo do segundo valor ser tão baixo é o programa Revisão de Série, que elimina o gasto nas três primeiras revisões.
Do lado da Jeep, as revisões são feitas a cada 12.000 km, somando cinco paradas até os mesmos 60.000 km citados acima. O Renegade 4×2 soma quase R$ 5,1 mil, enquanto as versões 4×4 chegam a R$ 5,4 mil.
T-Cross 1.0 TSI | T-Cross Comfortline/Highline | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 | |
10.000 km | R$ 786,13 | (sem custo) | ||
12.000 km | R$ 783,00 | R$ 850,00 | ||
20.000 km | R$ 873,92 | (sem custo) | ||
24.000 km | R$ 892,00 | R$ 959,00 | ||
30.000 km | R$ 776,42 | (sem custo) | ||
36.000 km | R$ 988,00 | R$ 1.054,00 | ||
40.000 km | R$ 1.618,57 | R$ 1.618,57 | ||
48.000 km | R$ 924,00 | R$ 991,00 | ||
50.000 km | R$ 776,42 | R$ 776,42 | ||
60.000 km | R$ 873,92 | R$ 873,92 | R$ 1.488,00 | R$ 1.555,00 |
TOTAL | R$ 5.705,38 | R$ 3.268,91 | R$ 5.075,00 | R$ 5.409,00 |
VENCEDOR: T-Cross.
A liderança agora é minha
Aqui temos um quesito onde esses modelos estão em situações bem diferentes no mercado brasileiro. O T-Cross é o atual líder dos SUVs, com 39.703 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2024.
Mesmo com uma leve melhora nos últimos meses, o Renegade ocupa a 6ª posição, com 29.258 vendas no mesmo período.
Numa conta rápida, vemos que a média mensal do VW é de quase 5,7 mil unidades, enquanto o Jeep fica abaixo de 4,2 mil.
Isso mostra que o antigo líder do segmento precisaria vender muito até o final do ano para mudar esse cenário, o que dificilmente ocorrerá.
VENCEDOR: T-Cross.
Conclusão
Sem nenhum empate nesse comparativo, o T-Cross se destacou como vencedor de forma clara.
Ele é equipado com motores que trazem bom desempenho e economia e ainda tem um interior mais espaçoso. Além disso, suas revisões são mais acessíveis e ele tem boa aceitação no mercado.
Do outro lado, o Renegade é uma opção mais barata nas versões de entrada e mostra um nível superior de equipamentos. Sua recente reestilização não aumentou os preços, o que é sempre uma boa notícia.
No fim das contas, o modelo da Jeep continua sendo uma ótima opção entre os SUVs, especialmente por carregar um visual único no mercado.
Mas o T-Cross conseguiu se sobressair em pontos cruciais, definindo sua vitória nesse comparativo e consolidando sua posição como o mais vendido do segmento.
Fichas técnicas
T-Cross |
Renegade |
|
Preço | R$ 119.890 a R$ 179.990 | R$ 115.990 a R$ 179.990 |
Motor | 1.0 TSI ou 1.4 TSI | 1.3 turbo (4×2 ou 4×4) |
Potência e torque | 1.0T – 128 cv e 20,4 kgfm | 185 cv e 27,5 kgfm |
1.4T – 150 cv e 25,5 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | Automático de 6 ou 9 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.0T – 10s e 192 km/h | 1.3T (4×2) – 8,7s e 210 km/h |
1.4T – 8,6s e 202 km/h | 1.3T (4×4) – 9,7s e 202 km/h | |
Consumo cidade | 1.0T – 8,1 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G) |
1.4T – 8,1 km/l (E) e 11,7 km/l (G) | 1.3T (4×4) – 6,2 km/l (E) e 9 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.0T – 9,8 km/l (E) e 14,1 km/l (G) | 1.3T (4×2) – 9,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G) |
1.4T – 9,8 km/l (E) e 14 km/l (G) | 1.3T (4×4) – 7,5 km/l (E) e 10,7 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 215/60 R17, 225/65 R17 ou 225/55 R18 |
Medidas | comprimento, 4,21 m; altura, 1,57 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,65 m | comprimento, 4,26 m; altura, 1,70 m; largura, 1,80 m; entre-eixos, 2,57 m |
Tanque | 49 litros | 55 litros |
Porta-malas | 373 litros | 320 litros (314 litros – Trailhawk) |
Peso | 1.259 kg a 1.305 kg | 1.476 a 1.643 kg |
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