Com preços próximos em algumas versões e características bastante semelhantes, a dupla Nivus e Pulse frequentemente compete pelo mesmo comprador.
Mas, afinal, qual deles leva a melhor?
Neste comparativo, vamos descobrir qual dos dois se destaca em aspectos que realmente importam para todos os consumidores.
Curiosamente, o outro modelo ainda consegue vender mais, mesmo sem essas vantagens.
Confira!
O Pulse é bem mais barato
A linha do Nivus 2024 é enxuta e mais cara, com a versão Sense começando perto de R$ 120 mil.
Esse é o mesmo preço do rival em sua versão turbo, o que faz sentido se o objetivo for comparar modelos com conjuntos similares.
A versão intermediária Comfortline pula para quase R$ 136 mil, sendo a mais vendida atualmente, e a Highline chega a R$ 153 mil. Todas usam o mesmo motor 1.0 TSI de 128 cv.
Veja o preço de cada versão do Nivus 2024:
- Nivus Sense 200 TSI AT – R$ 119.990
- Nivus Comfortline 200 TSI AT – R$ 135.990
- Nivus Highline 200 TSI AT – R$ 152.990
Mirando a faixa mais barata do segmento, o Pulse 2025 oferece versões com motor 1.3 aspirado de 107 cv para conseguir preços bem menores que seus rivais. A versão de entrada Drive, por exemplo, sai por menos de R$ 106 mil com câmbio manual.
O mesmo motor também é vendido com câmbio automático, nas versões Drive e S-Design, entre R$ 114 mil e R$ 119 mil. As opções Audace e Impetus ficam entre R$ 123 mil e R$ 138 mil, com motor 1.0 turbo de 130 cv.
No topo da gama, o Pulse Abarth é o único com o propulsor 1.3 turbo de 185 cv, que parece até um exagero para um carro desse porte. O preço atual é de R$ 152 mil.
Confira quanto custa o Pulse 2025:
- Pulse Drive 1.3 MT – R$ 105.990
- Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 113.990
- Pulse S-Design 1.3 CVT – R$ 118.990
- Pulse Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 122.990
- Pulse Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 137.990
- Pulse Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 151.990
VENCEDOR: Pulse.
Mais equipado onde realmente importa
O primeiro comparativo entre esses modelos fica entre o Nivus Sense (R$ 119.990) e o Pulse S-Design (R$ 118.990), lembrando que aqui um tem motor turbo e o outro ainda usa o propulsor 1.3 aspirado.
O VW se destaca pelos airbags de cortina, painel digital, ACC, alerta de colisão e start/stop, além de itens convencionais (que seu rival não tem), como faróis com regulagem de altura, A/C com saída traseira, volante com ajuste de profundidade, paddle-shifts e banco traseiro bipartido.
Do outro lado, o Fiat tem câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, A/C automático, apoio de braço dianteiro, chave presencial, partida remota, GPS e carregador por indução.
Nesse primeiro comparativo, podemos dizer que houve empate. Mas quando subimos para o encontro entre Nivus Comfortline (R$ 135.990) e Pulse Impetus (R$ 137.990), o Fiat ganha com muita facilidade.
Ele é o único com rodas aro 17, assistente de farol alto, faróis de neblina, sensores de estacionamento dianteiro, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, rebatimento elétrico dos retrovisores, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, bancos em couro e sensor crepuscular. Do outro lado, o VW não tem nenhum equipamento exclusivo.
Finalmente, chegamos na briga entre os mais caros Nivus Highline (R$ 152.990) e Pulse Abarth (R$ 151.990). O alemão tem indicador de fadiga, frenagem automática em manobras, porta-luvas climatizado e HD interno.
Já a versão esportiva do Pulse vem com freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, Wi-Fi e informações e comandos do carro pelo aplicativo.
A grande diferença entre os dois ocorre entre as versões intermediárias, exatamente onde as vendas se concentram. Nessa faixa, o Pulse é bem superior ao Nivus, levando a melhor nesse segundo quesito.
VENCEDOR: Pulse.
O Fiat é mais eficiente
Aqui temos dois modelos com estratégias diferentes na motorização. A Volkswagen aposta apenas motores turbo, enquanto a Fiat mantém opções mais baratas com propulsor aspirado.
O Nivus, como todos já estão acostumados, vem com o conhecido motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Ele chega aos 100 km/h em 9,9 segundos e tem máxima de 189 km/h.
O Pulse começa com o 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas ou CVT de 7 velocidades. Seu melhor tempo ocorre com o câmbio automático, chegando aos 100 km/h em 11,4 segundos. A máxima é de 177 km/h.
Suas versões intermediárias usam o propulsor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, também com câmbio CVT, chegando aos 100 km/h em 9,4 segundos e com máxima de 189 km/h.
Finalmente, o Pulse Abarth usa o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, amplamente utilizado nos carros do grupo Stellantis. Com câmbio automático de 6 marchas, ele leva apenas 7,6 segundos de 0 a 100 km/h e tem máxima de 215 km/h.
Como já era esperado, a versão mais forte do Pulse tem as piores médias nesse comparativo. Mas a briga pelo melhor consumo é interessante e também coloca o modelo italiano à frente do rival alemão.
A opção 1.3 manual tem os melhores índices, exceto no consumo rodoviário com etanol, onde o modelo 1.3 AT leva a melhor. E mesmo quando comparamos motores similares (1.0 turbo), o Pulse leva a melhor sobre o Nivus.
Consumo | Nivus | Pulse 1.3 MT | Pulse 1.3 AT | Pulse 1.0 Turbo | Pulse Abarth |
Cidade – etanol | 8,3 | 9,0 | 8,8 | 8,4 | 7,1 |
Cidade – gasolina | 11,9 | 12,5 | 12,5 | 12,1 | 10,2 |
Estrada – etanol | 9,9 | 10,4 | 10,6 | 10,2 | 8,9 |
Estrada – gasolina | 14,1 | 14,7 | 14,5 | 14,4 | 12,3 |
VENCEDOR: Pulse.
Não acredite na ficha técnica
Olhando os dados das fichas técnicas, é esperado que o Nivus tenha mais espaço interno.
Afinal, o VW é mais comprido (4,26 x 4,09) e tem maior entre-eixos (2,56 x 2,53), enquanto o Pulse é mais alto (1,57 x 1,49) e um pouco mais largo (1,77 x 1,75).
Na prática, porém, o espaço para as pernas é um pouco melhor no Pulse, e o motivo vamos explicar logo abaixo. Além disso, o espaço para os pés é mais generoso e ele é o único com alças de segurança para os passageiros.
Do lado do Nivus, o espaço ligeiramente inferior é compensado com a saída traseira do ar-condicionado e iluminação dupla ao centro, permitindo que cada passageiro utilize a luz de leitura individualmente. Os dois modelos ainda oferecem a porta USB traseira.
E qual seria o motivo para um carro maior ter espaço interno inferior? A razão está no porta-malas, que é de 415 litros no Nivus e 370 litros no Pulse.
Mas aqui existe um detalhe importante: a medição da Fiat não foi feita em VDA, como feito pela VW.
Isso significa que o porta-malas do Pulse é bem menor na prática, o que pode ser comprovado quando você olha para os dois compartimentos. E é exatamente isso que influencia no espaço interno, pois a VW preferiu oferecer um pouco mais de volume no compartimento traseiro.
VENCEDOR: Empate.
Revisões mais baratas na VW
Os dois modelos oferecem 3 anos de garantia e pedem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Mas o custo final no período de 60.000 km acaba sendo diferente, pois a VW elimina o custo das primeiras paradas no programa Revisão de Série.
Isso acontece apenas nas versões Comfortline e Highline, que somam R$ 3,2 mil no período citado acima, enquanto a Sense não tem essa promoção e chega a R$ 5,7 mil.
Do lado da Fiat, as revisões ficam entre R$ 4,6 mil e R$ 5,7 mil, mas é bom citar que os valores não foram atualizados pela marca em seu site.
Ou seja, o custo atualmente deve ser um pouco maior.
Revisões | Nivus Sense | Nivus Comfortline/Highline | Pulse 1.3 | Pulse 1.0 Turbo | Pulse Abarth |
10.000 km | R$ 786,13 | (sem custo) | R$ 540,00 | R$ 660,00 | R$ 760,00 |
20.000 km | R$ 873,92 | (sem custo) | R$ 616,00 | R$ 676,00 | R$ 880,00 |
30.000 km | R$ 776,42 | (sem custo) | R$ 616,00 | R$ 764,00 | R$ 760,00 |
40.000 km | R$ 1.580,78 | R$ 1.580,78 | R$ 1.456,00 | R$ 860,00 | R$ 1.080,00 |
50.000 km | R$ 776,42 | R$ 776,42 | R$ 584,00 | R$ 688,00 | R$ 792,00 |
60.000 km | R$ 873,92 | R$ 873,92 | R$ 816,00 | R$ 1.196,00 | R$ 1.456,00 |
TOTAL | R$ 5.667,59 | R$ 3.231,12 | R$ 4.628,00 | R$ 4.844,00 | R$ 5.728,00 |
VENCEDOR: Nivus.
O Nivus continua vendendo mais
Nas vendas acumuladas entre janeiro e julho de 2024, a vantagem do Nivus é considerável.
Foram 31.436 unidades nesses meses, assegurando a 5ª posição, enquanto o Pulse aparece apenas em 11º com 21.763 emplacamentos.
O modelo da VW conseguiu uma média de 5,4 mil vendas nos últimos meses, o que ficou acima de sua média anual (4,9 mil). Já o Fiat coloca nas ruas 3,1 mil unidades por mês, sendo que em julho ele conseguiu melhorar e alcançou 3,6 mil.
Ainda assim, o modelo italiano deve brigar apenas pela 10ª posição até o final do ano, enquanto o alemão mira entrar no pódio do segmento.
VENCEDOR: Nivus.
Conclusão
O Pulse foi o grande vencedor desse duelo, conseguindo a vantagem em quesitos importantes. Ele é o modelo mais barato, graças às suas versões aspiradas, oferece um nível de equipamentos superior e ainda tem motores mais eficientes.
O Nivus foi superior apenas no custo de manutenção, algo limitado às versões mais caras, além de vender mais. Eles ainda empataram no espaço oferecido, onde o Pulse é mais generoso por dentro e o Nivus leva mais bagagem no porta-malas.
Ou seja, a definição de qual modelo é melhor acaba variando de acordo com o gosto do cliente.
Fichas técnicas
Nivus |
Pulse |
|
Preço | R$ 119.990 a R$ 152.990 | R$ 105.990 a R$ 151.990 |
Motor | 1.0 TSI | 1.3, 1.0 turbo e 1.3 turbo |
Potência e torque | 128 cv e 20,4 kgfm | 1.3 – 107 cv e 13,7 kgfm |
1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm | ||
1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | MT5, CVT ou AT6 |
Aceleração e velocidade máxima | 9,9s e 189 km/h | 1.3 – 11,7s/11,4s e 178/177 km/h |
1.0T – 9,4s e 189 km/h | ||
1.3T – 7,6s e 215 km/h | ||
Consumo cidade | 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | 1.3 – 9/8,8 km/l (E) e 12,5 km/l (G) |
1.0T – 8,4 km/l (E) e 12,1 km/l (G) | ||
1.3T – 7,1 km/l (E) e 10,2 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 9,9 km/l (E) e 14,1 km/l (G) | 1.3 – 10,4/10,6 km/l (E) e 14,7/14,5 km/l (G) |
1.0T – 10,2 km/l (E) e 14 km/l (G) | ||
1.3T – 8,9 km/l (E) e 12,3 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 195/60 R16, 205/50 R17 e 215/50 R17 |
Medidas | comprimento, 4,26 m; altura, 1,49 m; largura, 1,75 m; entre-eixos, 2,56 m | 1.3 e 1.0T – comprimento, 4,09 m; altura, 1,57 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m |
1.3T – comprimento, 4,11 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m | ||
Tanque | 52 litros | 47 litros |
Porta-malas | 415 litros | 370 litros |
Peso | 1.238 kg | 1.187 kg a 1.281 kg |
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