Avaliação NA: Peugeot 308 THP, bom desempenho e conforto

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No segmento dos hatches médios o Peugeot 308 não briga pela liderança, mas graças ao momento de transição do Hyundai i30 da velha para a nova geração, está conseguindo manter a terceira posição atrás apenas de Focus e Cruze Sport6.

O modelo parte de 50.990 reais, mas são as versões mais caras as mais interessantes, e que entregam ao 308 alguns pontos de destaque em comparação com seus concorrentes.

E a versão que avaliamos é a top de linha Feline com motorização THP, ou seja, com o mesmo motor 1.6 turbo do Citroen DS3 amarelo que você viu aqui em nosso site.

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O fato de o Peugeot 308 THP ter 165 cavalos, ou seja, apenas 14 a mais que a mesma versão Feline só que com o motor 2.0 de 151 cavalos, não explica muito bem a diferença de desempenho entre essas duas versões, que é bem notável.

E além do bom desempenho, temos um hatch médio com espaço de sobra em seu interior, teto panorâmico, bancos confortáveis, um bom acabamento com materiais emborrachados no painel e também um quadro de instrumentos luxuoso com fundo branco.

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Ou seja, é um forte concorrente a entrar na garagem de quem quer um hatch médio mais completo e que traga alguns detalhes superiores aos encontrados nas versões topo de linha de Focus e Cruze.

O Ford até custa menos que o 308 THP, com tabela em 69.800 reais se escolhermos o câmbio automático, que aliás, tem apenas quatro marchas – mas fica devendo em equipamentos.

Já o Cruze tem um bom câmbio automático de seis marchas, teto solar e central multimídia com GPS, mas custa salgados 77.150 reais, exatos 2.160 reais a mais que o francês, que conta com os mesmos itens e tem desempenho bem superior.

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Peugeot 308 THP – Impressões do interior e qualidade de acabamento

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Achamos o interior do Peugeot 308 THP espaçoso, sem dúvida com medidas mais amplas que de alguns outros hatches médios. O painel tem um bom acabamento emborrachado, o que mais difícil de encontrar a cada dia que passa.

É claro que as três saídas de ar no centro do painel passam aquela impressão de adaptação local, assim como em outros modelos da PSA que já testamos por aqui.

E o volante limpo sem botões também não ajuda muito. Mas os comandos que estariam no volante estão em duas hastes que ficam atrás do mesmo. E o quadro de instrumentos é bem interessante.

Não é tão esportivo quanto o motor do hatch francês, aliás não é nada esportivo, mas passa um requinte adicional que pode interessar quem está no mercado procurando por um bom hatch médio.

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Entre velocímetro e conta-giros, um pequeno visor multifuncional mostra informações diversas que são bem úteis.

Os bancos em couro do 308 THP são confortáveis, e tem uma boa largura, abrigando bem o corpo. O espaço é razoável atrás, onde notamos apenas um problema com relação à altura dos ocupantes.

O teto tem um rebaixo na parte traseira, para abrigar o forro do teto panorâmico, então alturas de até 1,75 metro não são castigadas. Existem duas saídas de ar-condicionado para quem vai atrás, algo que quem faz viagens longas no banco traseiro sabe que é bem útil.

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Na traseira, encostos de cabeça e cintos de três pontos estão disponíveis para as três pessoas que se sentarem ali.

Um dos grandes destaques do interior do Peugeot 308 THP é sem dúvida o teto panorâmico Cielo. Apesar de não ser um teto solar com abertura elétrica, seu tamanho gigantesco supera esta “deficiência”.

Peugeot 308 THP – Vídeo de detalhes

Peugeot 308 THP – Comportamento e consumo na cidade

Hatch médio não é um tipo de carro barato não. Temos vários modelos aqui no Brasil com preço acima dos 70.000 reais. Já que é pra pagar tão caro em um hatch, que ele tenha um bom desempenho, não é mesmo? Pelo menos isso.

O Peugeot 308 THP tem a vantagem de custar um pouco menos que o Cruze Sport6 topo de linha, como citamos acima, e o desempenho é bem mais interessante.

O desempenho nas acelerações dentro da cidade é bem saudável, esqueça aquele comportamento de apenas berrar e não andar muita coisa, como temos em modelos 1.8 ou 2.0 sem sobrealimentação.

O torque é abundante e apesar de o 308 THP não andar tanto quanto seu meio irmão DS3, ele também traz muita alegria e diversão à rotina diária de seu dono.

Com a vantagem de ser um carro maior, mais espaçoso e com mais conforto do que o DS3, ou outros modelos puramente esportivos, como o Novo Fusca. É claro que o Volkswagen tem um desempenho bem superior ao 308 THP, mas o francês tem um bom balanço entre praticidade e desempenho.

A suspensão dele é média, não é muito dura. O que sofre bastante com nossas ruas e seus buracos são os pneus e rodas do 308 THP. As pancadas são sentidas facilmente pelo motorista. O consumo do Peugeot 308 THP na cidade ficou em 6,5 km/l, bem pior que o Citroen DS3, que tem a mesma motorização.

Os culpados para isso são: peso adicional de 200 quilos e também câmbio automático.

Peugeot 308 THP – Comportamento e consumo na estrada

Na estrada, o 308 turbo também vai muito bem.

Ele acelera rapidamente em ultrapassagens e retomadas, mais uma vez demonstrando um desempenho bem diferente de outros hatches médios mais fracos. A diferença de potência pode parecer pequena, mas a aceleração de um carro turbo é totalmente diferente.

O hatch mantém um pouco mais de rotação a 110 km/h do que o DS3, em torno de 2.500 giros contra 2.200, mas ainda assim consegue um bom consumo e também um bom nível de ruído interno.

O ruído do motor entra na cabine apenas quando estamos pisando fundo. Neste momento, o ruído que o motorista sente é bem agradável, esportivo.

Mas em velocidades de cruzeiro o 1.6 turbo fica bem quieto, deixando que os ocupantes tenham sossego e consigam conversar entre si com tranquilidade. Não temos ruído aerodinâmico nas portas, o que é muito bem-vindo.

A estabilidade superior do 308 THP também é notada, fazemos curvas em velocidades maiores sem sequer ouvir um cantar de pneus. O consumo foi o mesmo do DS3, exatos 14,2 km/l andando a 110 km/h, no nosso padrão de sempre. Ou seja, o melhor dos dois mundos mais uma vez.

Peugeot 308 THP – Ficha técnica

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, alimentado por turbina de hélice dupla, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando duplo de válvulas no cabeçote com sistema de variação de abertura na admissão e escape. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.

Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 8,3 segundos (Auto Press).

Velocidade máxima: 215 km/h.

Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.

Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados. Traseira com rodas independentes, travessa deformável e amortecedores hidráulicos pressurizados. Oferece controle de estabilidade de série.

Pneus: 225/45 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EDB.

Carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,27 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.

Peso: 1.392 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 348 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: El Palomar, Argentina.

Lançamento no Brasil: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado automático de duas zonas, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, travamento das portas por controle remoto, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, sistema de som rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth/Aux com tela de sete polegadas, GPS, teto solar panorâmico, apoio de cabeça central traseiro, alarme perimétrico, vidros traseiros elétricos, bancos em couro, faróis de xenônio direcionais, rodas de liga-leve de 17 polegadas, sensor crepuscular, de chuva e de estacionamento.

Preço: R$ 74.900.

Fotos Leo Sposito

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X