Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

Venda direta é uma modalidade muito popular no Brasil, tanto que informamos mensalmente as vendas desse tipo de negócio, que inclui venda de automóveis e comerciais leves para pessoas com deficiência (PCD), produtores rurais e pessoa jurídica, que se utiliza do CNPJ, para realizar a compra de veículo.

A compra através do CNPJ é uma opção vantajosa para profissionais autônomos, microempreendedores e empresas que desejam ter um ou mais veículos para utilizar no serviço e também para uso pessoal.

Diferente das vendas para PCD, nessa modalidade, os descontos não são provenientes do governo federal e nem estadual, mas das próprias montadoras.

Geralmente os descontos variam de 2% a 30%, mas isso não envolve somente os fabricantes de veículos.

Também concedem abatimentos para compras por CNPJ, variando assim os valores de acordo com as condições, regras e volume da compra, que pode ser de frotas.

Como existe essa variação enorme de descontos em regiões distintas do Brasil, decidimos fazer uma tabela de desconto de CNPJ para o ano de 2022.

Oficialmente, algumas marcas possuem suas próprias tabelas nacionais, contudo, nem todas abrem a informação para a imprensa e nem estamos nos referindo aos “clubes de desconto” de algumas delas.

Nesta matéria, consultamos 20 marcas sobre os descontos oferecidos aos clientes CNPJ ao nível nacional, porém, passados vários dias, obtivemos a resposta de apenas oito delas até a publicação deste artigo.

De todas consultadas, apenas a Volkswagen divulga tais descontos em seu site. Nas demais, destaque para o atendimento de BMW, MINI e BMW Motorrad.

Por conta disso, a ênfase na matéria será dada aos fabricantes solicitados que nos atenderam gentilmente.

Não se trata de uma informação classificada, como as dos “clubes de descontos para parceiros”, que alguns fabricantes possuem e envolvem abatimentos para funcionários de empresas do grupo ou fornecedores.

É importante lembrar que, com a atual crise dos semicondutores, as ofertas para CNPJ podem sofrer alterações, visto que a quantidade de carros novos no mercado reduziu-se muito e chegou ao ponto em que até as locadoras perderam a prioridade na compra de carros novos.

As marcas Hyundai, Toyota, Jeep, Nissan, Peugeot, Ford, Volvo, Audi, Kia e Land Rover não responderam com dados a tempo de fechar essa matéria, que esperou por semanas informação sobre o desconto para CNPJ.

Essas marcas também não divulgaram ofertas relacionadas com os descontos para pessoa jurídica, como outras que não responderam diretamente ao contato do NA, mas que apresentam algumas ofertas em seus sites de fabricante.

Assim, vamos à tabela de descontos de carros CNPJ (2022):

Fiat

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

A Fiat é outra marca que não respondeu sobre a tabela de desconto para carro CNPJ, mas em seu site, existem ofertas de veículos dedicados a microempresários e pessoa jurídica, o que ajuda muito quem está pesquisando sem sair de casa.

Nesse caso, estão sendo oferecidos os modelos Fiat Toro e Fiat Ducato, sendo a primeira com motorização flex ou diesel, com descontos de 8% e 7%, respectivamente, lembrando que o segundo é totalmente dedicado ao trabalho.

No caso do furgão Fiat Ducato Chassi Cabine com desconto de 13%, enquanto a Maxi Cargo tem abatimento de 10%. Sob o capô da Toro Endurance Flex AT6, o motor é o 1.8 E.torQ de 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol.

Na Diesel AT9 4×4, o Multijet 2.0 tem 170 cavalos e 35,7 kgfm, sendo bem procurada no interior, ainda que não tenha características das picapes médias com chassi.

Por fim, a Ducato tem 130 cavalos e 32,6 kgfm, com transmissão manual de seis marchas, com bom baú para cargas leves e encomendas.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Fiat Toro Endurance Flex8%
Fiat Toro Endurance Diesel7%
Fiat Ducato Chassi Cabine13%
Fiat Ducato Maxi Cargo10%

Volkswagen

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

A Volkswagen é uma das poucas marcas que divulga ofertas de carros para CNPJ em seu site, indicando os descontos. No momento, são ofertados os modelos Virtus, T-Cross e Taos, com descontos diferenciados em cada um.

Nesse caso, o sedã compacto é ofertado na versão Comfortline 200 TSI, que tem motor 1.0 TSI de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, ambos com 20,4 kgfm. Seu desconto é de 6,0%, independente de ações de revendedores.

O T-Cross para CNPJ na VW está disponível apenas na versão 200 TSI, que agora tem unicamente transmissão automática de seis marchas, tendo desconto de 10% para pessoa jurídica, o que é um bom corte no preço direto. O motor é o mesmo 1.0 TSI do Virtus.

Já o novo SUV da marca alemã, o argentino Taos, tem as versões Comfortline e Highline oferecidas com desconto de 5,0%. O SUV argentino tem motor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, além de câmbio Tiptronic de seis marchas.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI6,0%
Volkswagen T-Cross 200 TSI10,0%
Volkswagen Taos Comfortline 250 TSI5,0%
Volkswagen Taos Highline 250 TSI5,0%

Chevrolet

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

Na Chevrolet, o desconto para carros CNPJ varia de acordo com a oferta local ou regional, mas pode ser consultada no site da marca americana. Nesse caso, encontramos em São Paulo, a oferta dos modelos Chevrolet Cruze LTZ e Chevrolet S10 LTZ.

O sedã médio tem desconto de 8,5%, calculado sobre o desconto no preço. Na picape média, o percentual é de 11,8%.

O Chevrolet Cruze LTZ tem motor Ecotec 1.4 Turbo de 150 cavalos na gasolina e 153 cavalos com etanol, tendo ainda 24,0 kgfm no primeiro e 24,5 kgfm no segundo, além de câmbio automático de seis marchas.

Já a S10 LTZ tem motor diesel Duramax 2.8 CDTI com 200 cavalos e 51 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo8,5%
Chevrolet S10 LTZ 2.8 Diesel 4×411,8%

Honda

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

A Honda tem seu programa de descontos para carros CNPJ, mas segundo a assessoria de imprensa da marca japonesa, atualmente os descontos variam de 2,5% a 3,0%, de acordo com o modelo e a versão escolhida.

Como não estamos adicionando preços, devido aos aumentos mensais, é importante consultar a rede autorizada em sua região, lembrando da variação de cada uma.

Hoje, o preço final de um carro da Honda praticamente mudará de acordo com o que já foi mencionado, algo semelhante com o pós-venda da marca, com valores diferentes em cada revendedor.

Nessa lista abaixo, relacionamos os modelos da gama nacional da Honda, mas sem as versões, dados que a marca não especificou quais eram e os descontos respectivos.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Honda Fit2,5% a 3,0%
Honda City2,5% a 3,0%
Honda Civic2,5% a 3,0%
Honda WR-V2,5% a 3,0%
Honda HR-V2,5% a 3,0%

Renault

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

Assim como a GM, a Renault também não respondeu sobre sua tabela de desconto para carro CNPJ, porém, em seu site de ofertas, aparecem os modelos Oroch e Master.

Contudo, são ofertas regionais, que podem ter descontos variados ou disponibilidade, dependendo da cidade ou estado. No caso da picape leve com cabine dupla, as versões Express e Expression.

Em ambas, o motor é o H4M, uma versão do HR16DE da Nissan, entregando 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, ambos com torque de 16 kgfm.

São versões simples, aptas para o trabalho. Já a linha Master tem motor diesel 2.3 dCi com 130 cavalos e 31,7 kgfm, além de transmissão manual de seis marchas e tração dianteira.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Renault Oroch Express16,5%
Renault Oroch Express13,5%
Renault Master Chassi Cabine25%
Renault Master Extra Vitré L3H2 13M³21%
Renault Master Furgão L1H1 8M³26%
Renault Master Executive L3H2 16 lugares22,5%

Caoa Chery

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

Apesar da grande gama de modelos da Caoa Chery no Brasil, a política da marca para venda aos clientes CNPJ são definidas mensalmente.

Para o mês de outubro, a montadora sino-brasileira dá desconto de 4,0% para o modelo Tiggo 3x Pro, lançamento recente da empresa por aqui.

O crossover, fabricado em Jacareí, interior de São Paulo, é uma atualização do Tiggo 2 e vem com motor 1.0 Turbo de três cilindros com 98 cavalos na gasolina e 102 cavalos com etanol, tendo ainda transmissão CVT com nove velocidades.

O modelo ainda é oferecido na versão de entrada Plus. A gama Caoa Chery tem ainda modelos como Tiggo 5x, 7 e 8, bem como os Arrizo 5, 6 e 6 Pro.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Caoa Chery Tiggo 3x Pro4,0%

Mitsubishi

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

Na Mitsubishi, segundo assessoria de imprensa, não há política de venda para CNPJ nas concessionárias. Contudo, a gama da marca japonesa tem desconto de 7% para frotistas.

A montadora instalada em Catalão, Goiás, não revelou o mínimo para compras de frota, mas o desconto se torna vantajoso para modelos como a picape L200 Triton, por exemplo.

A Mitsubishi especifica os modelos L200 Triton GL e GLS, equipadas com motor diesel 2.4 de 190 cavalos e 43,9 kgfm, tendo transmissão manual de seis marchas e tração 4×4 com reduzida, sendo bem eficientes para o trabalho rural ou em regiões de difícil acesso.

A primeira é bem básica, mas a segunda tem mais itens de conforto e segurança, mas bem procurada por empresas que procuram um veículo robusto para acessar locais de pavimentação ruim ou de difícil acesso.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Mitsubishi L200 Triton GL 2.4 4×4 MT7,0% (frota)
Mitsubishi L200 Triton GLS 2.4 4×4 MT7,0% (frota)

Nissan

A Nissan dá descontos de preços para CNPJ de 2% para o Versa, 5% para o Kicks e 11% para a Frontier, com os dois primeiros modelos com motor 1.6 16V de 114 cavalos e 15,5 kgfm, com transmissão manual ou CVT.

Já a picape diesel tem motor 2.3 dCi com 160 cavalos nas versões de acesso e 190 cavalos nas mais caras, com tração 4×2 ou 4×4 com reduzida, tendo transmissão manual de seis marchas ou automática de sete marchas.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Nissan Versa2,0%
Nissan Kicks5,0%
Nissan Frontier11%

Citroën

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

A Citroën também não respondeu à solicitação do NA, mas em seu site de veículos comerciais, a marca francesa tem três modelos em oferta com descontos para CNPJ, calculados a partir dos valores descritos.

Assim, o Citroën Jumpy Furgão Pack tem desconto de 12%, o mesmo em relação ao irmão maior, o Citroën Jumper Cargo. Já o Citroën Jumper Minibus tem desconto de 13%.

O Citroën Jumper Furgão tem motor diesel BlueHDi 1.6 com 115 cavalos e 30,6 kgfm, com transmissão manual de seis marchas. Ela tem baú de carga bem amplo, com porta dupla traseira e porta lateral corrediça para facilitar as entregas.

Já o Citroën Jumper Cargo, assim como o Minibus, é um veículo maior com PBT superior, tendo motor diesel 2.0 BlueHDi de 130 cavalos e 34,7 kgfm, além de dispor de transmissão manual de seis velocidades.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
Citroën Jumpy Furgão Pack12%
Citroën Jumper Cargo12%
Citroën Jumper Minibus13%

BMW

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

O grupo BMW tem um programa para clientes CNPJ em três de suas marcas representadas no Brasil. Nesse caso, há descontos para pessoa jurídica das marcas BMW e MINI, assim como das motocicletas BMW Motorrad.

Para o mês de outubro, os descontos válidos vão de 8% a 11% no Série 3, enquanto o X1 vai de 6% a 12%, dependendo das condições da empresa, o que varia de acordo com as regras estabelecidas pela montadora para conceder descontos.

Nos dois casos, a condição válida é para venda CNPJ de pequenas e médias empresas. Na inglesa MINI, toda a gama tem descontos de 6% a 11%, mas a marca destaca o Cooper S E com 11%.

Este tem 184 cavalos e autonomia de 234 km, indo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Nas motos, a BMW Motorrad dá descontos de 3% a 10%, dependendo de estoque e enquadramento da empresa.

Marca/modeloPercentual de desconto CNPJ
BMW 320i GP8% a 11%
BMW 320i Sport GP8% a 11%
BMW 320i M Sport8% a 11%
BMW 330e M Sport8% a 11%
BMW M340i xDrive8% a 11%
BMW X1 sDrive20i GP6% a 12%
BMW X1 sDrive20i X Line6% a 12%
BMW X1 sDrive20i M Sport6% a 12%
BMW X1 xDrive25i Sport6% a 12%
MINI Cooper 3 Portas6% a 11%
MINI Cooper 5 Portas6% a 11%
MINI Cabrio6% a 11%
MINI Clubman6% a 11%
MINI Countryman6% a 11%
MINI Countryman Plug-in Hybrid6% a 11%
MINI Cooper S E11%
MINI John Cooper Works6% a 11%
BMW G310 GS3% a 10%
BMW F750 GS3% a 10%
BMW F850 GS3% a 10%
BMW F850 GS Adventure3% a 10%
BMW R1250 GS3% a 10%
BMW R1250 GS Adventure3% a 10%
BMW G310 R3% a 10%
BMW S1000 R3% a 10%
BMW S1000 RR3% a 10%
BMW K1600 GTL3% a 10%
BMW K1600 B3% a 10%
BMW R1250 RT3% a 10%

Mercedes-Benz

Tabela de desconto de carros CNPJ (2022)

A Mercedes-Benz sempre atuou com venda para clientes CNPJ, contudo, diante da crise atual, a montadora alemã enviou uma nota explicando os motivos pelos quais não apresenta no momento, um programa de descontos para pessoa jurídica.

Somente contratos antigos ainda são contemplados pela empresa, dado que o fabricante tem uma grande gama de veículos comerciais leves e a linha premium. A seguir, a nota enviada pela empresa:

“Em função da crise dos semicondutores, temos hoje um nível de produção e de estoque muito inferior ao normal. Por conta desse momento de mercado, não temos incentivado esse canal de vendas com incentivos adicionais”.

“Apenas empresas e associações que já mantinham um contrato com a nossa marca ainda possuem algum tipo incentivo para vendas de novos modelos”.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.