Quantos carros posso comprar com CNPJ? (2024)

byd frota 2

A compra por Pessoa Jurídica ou quem tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que caracteriza uma entidade jurídica, que pode ser condomínio, empresa, fundos, órgãos públicos, entre outros, é uma boa opção para quem quer comprar um carro novo com um bom desconto que pode chegar a 30%.

Mesmo para quem tem o MEI (MicroEmpreendedor Individual), pode comprar dessa forma, mas este tem um limite de faturamento anual de R$ 81.000.

Mas, diferentemente de clientes PCD (Pessoa Com Deficiência) ou Taxistas, a compra via CNPJ não se beneficia de isenções fiscais, como IPVA, ICMS ou IPI, como ocorre nessas duas categorias, por exemplo.

Ela só depende das montadoras que oferecem pomposos descontos para empresas e profissionais liberais. Os descontos nos preços variam de acordo com a marca e o modelo, não existindo qualquer tabela de mercado ou padrão nos percentuais oferecidos no mercado.

Assim, a compra via CNPJ vai ser boa ou não de acordo com as ofertas das próprias marcas e a empresa que irá compra-los precisa analisar não só os descontos, mas também as condições de pagamento, visto que as regras são as mesmas das vendas no varejo.

Na maioria dos casos, as marcas já possuem suas próprias tabelas de preços para clientes CNPJ, cujos preços podem variar mês a mês, mas algumas ainda exigem análise do comprador para oferecer o desconto.

Normalmente, a consulta é por e-mail e após cadastro, o pedido é enviado ao fabricante e a empresa precisa preencher o cadastro com o número do CNPJ, inscrição estadual e contrato social. Depois se negocia o pagamento do veículo. Mas, existe mais vantagem ainda.

Veja também: quem não tem CNH pode comprar carro?

Frota de carros na empresa

Como se sabe, as vendas diretas são bem conhecidas por envolver as locadoras de veículos, que conseguem 30% de desconto na compra de grandes volumes, mas é possível também conseguir esse desconto para comprar poucos carros.

Sim, é possível comprar mais de um carro e em realidade não há um limite estabelecido para isso.

A definição de frota varia de marca para marca, sendo que em algumas dois carros já são considerados como venda de frota, outras podem exigir quatro ou cinco carros no mínimo.

Acontece que em comprar individuais, dificilmente se conseguirá um desconto de 30%. A faixa varia de 5% a 20% normalmente, dependendo do cliente. O desconto, novamente, vai depender de cada marca e do modelo escolhido.

Carros destinados ao trabalho propriamente dito, como comerciais leves, apresentam descontos maiores. Tem marca que não leva em conta a quantidade adquirida, mas o perfil do comprador. Nesse caso, se o cliente CNPJ tem um bom histórico, ele consegue comprar com bom desconto um ou mil veículos com o mesmo percentual.

Se a compra for de muitos carros, o corte nos preços é ainda maior, mas geralmente não passa de 30%. E tem mais, nesses casos, a garantia também cai de três anos para um ano de cobertura, devido ao uso severo que se dará ao veículo.

Tem marca que impõe outras regras para venda direta. Uma delas é o tempo de revenda do veículo. Tal como nas locadoras, outros clientes CNPJ poderão ficar impedidos de revender o carro por um determinado período, que geralmente é de seis meses.

Não há um impedimento legal para se fazer a transação antes de vencer esse período, mas a montadora que vendeu saberá da mudança de proprietário e a empresa entra na lista negra, sendo descredenciada para futuras compras diretas.

E de quanto é o desconto para CNPJ?

Isso varia, conforme já dito, mas temos alguns exemplos. Na Fiat, ele varia de 6% a 18%, podendo chegar a 20%. Na Ford, o desconto chega a 23%, dependendo do modelo. Na Chevrolet, a variação de descontos fica entre 3% e 20%.

Na Toyota, o desconto médio é de 7%. Na Volkswagen, os descontos vão de 2% 23,5%, mas depende muito das condições da empresa e modelo. Na Renault, o percentual varia de 6% a 12%. Já na marca irmã Nissan, os cortes nos preços da gama de produtos vão de 7% a 13%.

Então, uma compra via CNPJ tem muitas vantagens para quem precisa de mais de um carro para serviço ou uso no dia a dia, garantindo assim mais comodidade e um bom preço na compra.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X