Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

Os produtores rurais possuem descontos regulares dos fabricantes de veículos, sendo uma categoria de consumidor que necessita especialmente de produtos especializados em transportar carga e com capacidade de enfrentar terrenos difíceis.


Com o agronegócio forte no Brasil, um setor da economia nacional que representa uma parcela grande do PIB brasileiro com 21,6% de participação e 42% das exportações.

Para termos uma ideia da dimensão disso, algumas marcas já aceitam a produção de alguns grãos, como a soja, por exemplo, como forma de pagamento de veículos, o chamado Barter Trade, a aceitação de insumos no lugar de dinheiro.

Assim, para incentivar as vendas nesse setor, os fabricantes concedem abatimentos nos preços de tabela, feitos através da chamada Venda Direta.

Nas marcas, contudo, os descontos não valem para todos os modelos e alguns fabricantes exigem condições para conceder os descontos para produtores rurais. De olho nesse mercado, as marcas até promovem ações focadas nesse consumidor.

Contudo, deve-se lembrar que o desconto para produtor rural não é benefício fiscal estadual ou federal, garantido por lei, mas dado pelos fabricantes de veículos, assim como fazem com as locadoras ou clientes CNPJ, por exemplo.

No entanto, com a baixa oferta de carros novos no mercado, as marcas de carros estão se apoiando nas redes de concessionárias para oferecer descontos ao produtor rural. Assim, boa parte dos descontos dessa tabela se originam nas revendas.

Para fazer uma compra de veículo com desconto para produtor rural, o processo exige a documentação pessoal do comprador, assim como pedido feito em um concessionários (assinado) e declaração de IR.

Também são exigidos Declaração Cadastral de Produtor (DECAP), Declaração Cadastral (DECA inicial), Certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR), Declaração do INCRA sobre o CCIR e Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR).

Mas, ainda se exige o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro de Ambiente Rural (CAR).

Como se pode ver, a lista de exigências é enorme para se obter o desconto, que varia muito, de acordo com o fabricante.

Confira as marcas e os descontos de produtor rural:

Fiat

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Fiat tem suas ofertas atualmente apoiadas pela rede de concessionários, devido à baixa oferta de carros novos no mercado. Assim, ainda pelo site da marca, encontram-se alguns modelos com desconto para produtor rural.

Entre eles temos a Fiat Toro Endurance, com motor 1.8 Flex de 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos na etanol. Esse modelo e versão tem desconto de 10% no preço. Com os aumentos constantes de preços, não estão divulgando os valores.

Própria para entrega de hortifrúti nos grandes centros, a Fiat Fiorino é um furgão versátil que na versão Endurance, tem desconto de 8% para o produtor rural. Também pode ser usado para transporte de insumos leves para o campo.

Contudo, automóveis de passeio também possuem descontos de produtor rural , como o Fiat Argo. Na versão 1.0 de entrada, o hatch pode ser encontrado com desconto de 7,58%. Já na Drive 1.0, o bônus chega a 7,82%.

Já o sedã Cronos, que vem da Argentina, na versão HGT tem desconto de 4,85%. Por ser uma versão topo de linha, vem bem completa e tem ainda – além do visual esportivo – o mesmo motor usado na Toro Endurance.

Marca/modeloPercentual de desconto Produtor Rural
Fiat Fiorino Endurance8%
Fiat Toro Endurance Flex10%
Fiat Argo 1.07,58%
Fiat Argo Drive 1.07,82%
Fiat Cronos HGT 1.8 AT4,85%

Jeep

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Jeep também tem descontos para produtor rural e assim como a Fiat, pratica o Barter Trade, a troca de insumos e produtos agrícolas por veículo, nesse caso soja e outros, aceitos também pela marca americana.

O desconto está condicionado nacionalmente às ofertas dos revendedores, geralmente com pouco mais de uma unidade por loja, exceto grandes capitais. Contudo, os descontos variam de acordo com a loja, estoque e modelo.

Na rede Jeep, pode-se encontrar também o Commander nessa oferta para produtor rural, assim como Renegade e Compass. A linha importada não apareceu nas pesquisas.

O Compass Limited T270, por exemplo, pode ser encontrado com desconto de 6,8%, enquanto o Compass Série S T270 tem desconto de 6,92%. Com diesel, a versão Longitude D350 tem corte de 7,18% no preço.

Já o Renegade Moab Diesel tem desconto de 10%, dependendo da região, o que é um corte importante no preço do SUV compacto, que tem 170 cavalos e 35,7 kgfm, bom para uso na cidade e no campo, com sua tração nas quatro rodas.

No caso da versão Flex, o Renegade Longitude tem desconto de 6,15%, por exemplo.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Jeep Renegade Longitude Flex6,15%
Jeep Renegade Moab Diesel10%
Jeep Compass Limited T2706,80%
Jeep Compass Série S T2706,92%
Jeep Compass Longitude D3507,18%

RAM

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A RAM não tem ofertas com descontos para produtor rural nem ao nível nacional e muito menos divulgado sobre as concessionárias, resultando em pesquisa direto com os vendedores. Ainda assim, a marca americana negocia seus dois modelos.

Tanto a RAM 1500 Rebel quanto a RAM 2500 Laramie, são oferecidas com desconto para produtor rural, porém, o mesmo nem precisa se preocupar com dinheiro. No site da marca, o “Barter RAM” é bem destacado.

Tal como Jeep e Fiat, a RAM aceita a produção de soja e milho como pagamento integral na compra das enormes picapes. A RAM 1500 Rebel, por exemplo, é mais leve e pode ser dirigida com CNH categoria B.

Com os Level I ou II, a picapona tem seu poder no V8 Hemi 5.7 com 400 cavalos e 56,7 kgfm, engolindo gasolina, mas decolando de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

Já a “mãe” das picapes, a RAM 2500 Laramie, tem um seis em linha da Cummins com 365 cavalos e 110,7 kgfm, sendo de uma categoria classificada como “caminhão” por lei, exigindo assim a CNH C, D ou E.

Peugeot

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Peugeot é outra marca da Stellantis que também tem seu programa Barter para produtor rural, mas atualmente apenas o Rio Grande do Sul é contemplado com o benefício de troca de produção de soja e milho por carros.

Em ofertas de concessionárias da Peugeot, o 2008 chega a ter desconto de 14,5% para produtor rural, o que é bom, dado o corte abrupto no preço do crossover feito em Porto Real. O modelo, aliás, continuará em produção por um bom tempo.

Seu motor 1.6 EC5M tem 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, além do câmbio automático de seis marchas. O 1.6 THP tem 166 cavalos na gasolina e 173 no etanol, sendo um propulsor muito forte.

Encontramos somente o Peugeot 2008 em oferta para produtores rurais, mas naturalmente, o consumidor terá de consultar e negociar diretamente com o revendedor de sua região para obter desconto.

A linha de comerciais da Peugeot, com os modelos Boxer e Expert é interessante para entregas de hortifruti e outros produtos agrícolas. O Peugeot 208 também está contemplado nas ofertas.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Peugeot 200814,5%

Citroën

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

Diferente das demais marcas da Stellantis, a Citroën não tem um programa Barter de troca de produção de soja ou milho por veículo. Nesse caso, as ofertas com desconto para produtor rural estão ligadas diretamente aos lojistas.

Como se sabe, a maioria dos revendedores oculta preços, sendo necessário consultá-los pessoalmente sobre possíveis descontos e encontramos o Citroën C4 Cactus com 12% de abatimento no preço, um baita corte no valor de tabela.

A Citroën disponibiliza tanto o Cactus quanto os modelos Jumpy e Jumper para produtores rurais, mas o desconto é de acordo com a revenda local. O C4 Cactus tem motor 1.6 EC5M de até 118 cavalos e câmbio automático de seis marchas.

Os Jumpy e Jumper são equipados com motores diesel 1.6 e 2.0, ambos BlueHDi com 115 e 130 cavalos, respectivamente. Nos dois, a transmissão é manual de seis marchas.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Citroën C4 Cactus12%

Chevrolet

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Chevrolet é outra marca que não divulga desconto para produtor rural, nem mesmo em ofertas específicas em seu site para os interessados, que precisam ir até os revendedores.

Um deles, em sua página, esclarece que este consumidor pode comprar até dois carros por ano com descontos especiais, desde que se enquadre nas exigências legais para se obter esse benefício.

Conseguimos alguns descontos específicos da linha Chevrolet para produtor rural em um dos concessionários. Nela, os modelos Onix, S10 e Trailblazer.

O Onix 1.0 Turbo com até 116 cavalos, com a S10 Diesel e Trailblazer com motor 2.8 CDTI com 200 cavalos e 51 kgfm, além de transmissão automática de seis marchas.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo5,0%
Chevrolet S10 LT 2.8 Diesel15,4%
Chevrolet S10 LTZ 2.8 Diesel11,8%
Chevrolet S10 High Country 2.8 Diesel8,5%
Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 Diesel7,95%

Ford

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Ford Ranger é uma das opções de produto da marca americana com desconto para produtor rural, tendo abatimento de 8,0% nos preços. A picape média tem motor diesel de cinco cilindros 3.2 cilindros na XLT.

Com 200 cavalos e 47 kgfm, a Ford Ranger tem transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida, tendo cabine dupla e chassi de longarinas.

Na XLS, o motor Panther 2.2 de quatro cilindros com 160 cavalos, também com câmbio automático de seis marchas com tração 4×4.

A Ranger é um produto ideal para muito produtores rurais, com suspensão robusta e sistemas de tração para enfrentar terrenos difíceis.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Ford Ranger XLS 2.28,0%
Ford Ranger XLT 3.28,0%

Volkswagen

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

Na Volkswagen, a Amarok tem desconto de 10% para produtor rural. O Taos tem desconto de 5%, assim como o T-Cross. Já os compactos Polo e Virtus possuem descontos de 4% e 6%, respectivamente.

No caso dos populares Gol e Voyage, os descontos são de 10% e 12%, enquanto o Nivus tem apenas 1% de desconto.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Volkswagen Gol 1.0 MPI10,0%
Volkswagen Voyage 1.0 MPI12,0%
Volkswagen Polo 1.6 MSI4,0%
Volkswagen Virtus 1.6 MSI6,0%
Volkswagen Nivus 1.0 TSI1,0%
Volkswagen T-Cross 1.0 TSI5,0%
Volkswagen Amarok 2.0 TDI10,0%

Toyota

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Toyota Hilux tem desconto de 5% para produtor rural, com cabine dupla. Já as configurações com cabine simples e chassi-cabine possuem desconto de 3%. Na gama da marca japonesa, a Hilux é um dos produtos mais desejados no meio rural.

Com elevada confiabilidade e robustez, a Hilux é um produto bem direcionado para o produtor rural, com caçamba grande e capaz de suportar mais de uma tonelada, podendo assim levar muitos produtos agrícolas ou insumos para plantio.

Tendo motor diesel 2.8 litros com 204 cavalos e 50,9 kgfm, além de transmissão automática de seis marchas. A tração nas quatro rodas com sistema de redução é bem parrudo.

Nas versões de trabalho, com cabine simples ou chassi com cabine, a transmissão é manual de seis marchas.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Toyota Hilux Cabine Simples3,0%
Toyota Hilux Cabine Dupla5,0%

Honda

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Honda informação o seguinte em seu site sobre desconto com produtor rural: “O desconto pode variar de acordo com modelos, lançamentos e outras atividades”. A seguir, pede para o consumidor consultar os revendedores.

Não encontramos descontos nos modelos da Honda anunciados por concessionários. Apenas em um caso, o mesmo tinha preços semelhantes aos de tabela, não tendo neles nenhum desconto para produtores rurais.

Nissan

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Nissan também concede desconto para produtor rural para seus modelos Versa, importado do México, Kicks – fabricado de Porto Real-RJ – e Frontier, importada da Argentina.

Esta última tem motor diesel 2.3 dCi de 160 ou 190 cavalos, além de transmissão automática de sete marchas e tração 4×4, além de versão com tração 4×2 e câmbio manual de seis marchas.

No caso dos compactos, o sedã Versa tem motor 1.6 com 114 cavalos e 15,5 kgfm, tendo câmbio manual ou CVT Xtronic, no mesmo conjunto do crossover Kicks.

Com estes descontos e mais os concedidos por concessionários, o produtor rural consegue um abatimento maior, mas desde que atendam as regras estipuladas para essa categoria de comprador.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
Nissan Versa3,0%
Nissan Kicks6,0%
Nissan Frontier12,0%

Mitsubishi

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

Oficialmente a Mitsubishi, através da assessoria de imprensa, não está incentivando a venda com desconto para produtores rurais, mas apenas para frotistas. Nesse caso, o desconto para a picape média L200 nas versões GL e GLS é de 7%.

Com motor diesel 2.4 de 190 cavalos e 43,9 kgfm, a Mitsubishi L200 Triton GL e GLS apresenta transmissão manual de seis marchas com opção automática de cinco velocidades. Nas duas, a tração é 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial central.

Marca/modeloPercentual de desconto frota
Mitsubishi L200 Triton GL7,0%
Mitsubishi L200 Triton GLS7,0%

Caoa Chery

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Caoa Chery não disponibiliza percentuais de desconto para produtores rurais em seu site e nem mesmo os revendedores que apresentam sites na internet, os quais indicam consulta aos vendedores para se obter cotação.

O fabricante sino-brasileiro não tem modelos específicos para uso rural, mas tem utilitários esportivos que podem ser usados em sítios, fazendas e propriedades na zona rural.

Hyundai

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Hyundai não disponibiliza uma tabela de desconto para produtor rural, porém, alguns concessionários oferecem descontos próprios para clientes do campo, garantindo assim um abatimento no preço dos modelos da marca.

São indicados para este desconto os modelos HB20, HB20S, HB20X e Creta, mas não são relatados modelos da CAOA Hyundai. Ainda assim, produtos como ix35, New Tucson e o caminhão leve HR, assim como o HD78, são elegíveis.

Mercedes-Benz

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Mercedes-Benz não está tendo programa para produtor rural ou outras categorias, de acordo com comunicado recente. A marca alemã têm foco apenas em contratos vigentes e já assinados de fornecimento de frota.

O motivo é a crise no setor automotivo, que impactou as operações da marca. Desse modo, a montadora não incentiva a venda direta nessa categoria, assim como CNPJ. Ainda assim, isso não impede os revendedores de aplicar descontos por própria conta.

Audi

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

Na Audi, os modelos Audi A3, A4, A5, A6, A7, A8, Q3, Q5, Q7, TT, Linha S e Linha RS, são elegíveis para desconto de produtor rural. Não encontramos descontos do fabricante e nem de revendedores para este tipo de venda.

Contudo, todos os sites de concessionários divulgam que há descontos para produtores rurais, no entanto, os descontos variam de acordo com a região e lojistas.

BMW

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

Na BMW, o desconto de produtor rural é válido para alguns modelos, com destaque para BMW 118i e X1 com abatimentos de até 16,7%.

Os dois produtos, fabricados na Alemanha e em Santa Catarina, respectivamente, possuem motores a gasolina e flex.

O BMW 118i vem com motor 1.5 TwinPower Turbo com 140 cavalos e transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas, indo de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Já o BMW X1 tem propulsor 2.0 TwinPower Turbo de 192 cavalos e câmbio automático de 8 marchas.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural
BMW 118i16,7%
BMW X116,7%

Volvo

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Volvo Cars tem descontos variados para produtor rural, de acordo com modelo e versão, indo de 1,00% no S60 R-Design até 16,30% no XC90 Inscription Express. Toda a gama é híbrida com sistema plug-in.

O modelo XC40 tem motor 1.5 híbrido plug-in com 262 cavalos, indo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Nos demais modelos, o motor 2.0 híbrido plug-in com 407 cavalos, sendo 415 cavalos nos XC60 e S60, em versão Polestar. O sedã vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.

Marca/modeloPercentual de desconto produtor rural 
Volvo XC40 Momentum6,40%
Volvo XC40 Inscription5,29%
Volvo XC40 R-Design5,22%
Volvo XC60 Inscription Express14,36%
Volvo XC60 Inscription13,43%
Volvo XC60 R-Design15,40%
Volvo XC60 Polestar13,72%
Volvo XC90 Inscription Express16,30%
Volvo XC90 Inscription14,60%
Volvo XC90 R-Design14,38%
Volvo S60 R-Design1,00%
Volvo S60 Polestar3,59%
Volvo S90 Inscription6,64%

Kia

Tabela de desconto de carros produtor rural (2021)

A Kia não divulga desconto para produtor rural, mas a rede de concessionários tem planos para vendas diretas, na qual se enquandram os clientes da zona rural. A marca tem veículo comercial interessante para este consumidor.

Nesse caso, o caminhão K2500 é apto para o transporte de hortifruti e outros insumos rurais. A marca coreana tem várias revendas no interior do país.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.