Fiat Panda a gasolina contraria eletrificação e segue até 2030

fiat panda renovado 1
fiat panda renovado 1

O Fiat Panda é um dos carros mais populares da Europa e ele terá uma vida longa, segundo o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que disse que a montadora estenderá a produção de seu carro urbano a gasolina até 2030.

O objeto da Stellantis é em uma tentativa de trazer acessibilidade aos clientes, com a versão a motor de combustão do Panda programada originalmente para ser descontinuada em 2027, porém, um Panda elétrico deverá ser lançado ainda este ano.

Tavares disse: “Ouvimos notícias falsas de que a Stellantis quer deixar a Itália. Estamos investindo pesadamente na Itália”. Construído em Pomigliano d’Arco, perto de Nápoles, o Panda foi o carro mais vendido da Fiat na Europa nos primeiros dois meses de 2024, com 26.357 unidades vendidas. 

Carlos Tavares inaugurou uma linha de produção da Stellantis para a fabricação de transmissões eletrificadas de dupla embreagem (eDCT) para veículos elétricos híbridos e híbridos plug-in no complexo Mirafiori do grupo em Torino.

fiat panda city car 1
fiat panda city car 1

Essas caixas serão exportadas ao Brasil para equipar os modelos locais eletrificados, como o Novo Panda, que deverá ser fabricado em uma versão localizada por aqui. A Fiat planeja ser uma marca totalmente elétrica após 2030, um atraso de três meses.

O atraso da Fiat se dá por conta do relaxamento do Euro 7, pressionado pelos fabricantes europeus diante dos elevados custos dos carros elétricos. O Panda, por ser muito popular e barato, não pode ser deixado de lado.

Não se sabe ao certo se a atual geração continuará e produção por mais sete anos ou se uma nova irá assumir seu lugar na base, mas seja como for, a Stellantis não pode gastar muito com ele e manter seu propulsor em dia com as emissões de poluentes.

Também mantê-lo em linha garante os empregos que a Stellantis se comprometeu com o governo italiano, que visa aumentar a produção na península.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X