Com fabricantes chineses dominando o mercado com uma gama diversificada de veículos “inteligentes” e eletrificados, montadoras globais, especialmente as japonesas, estão intensificando esforços para manter relevância na China.
Três das quatro marcas japonesas com produção local estão investindo em parcerias e fornecedores chineses para desenvolver veículos elétricos voltados exclusivamente para o mercado chinês.
Mazda Lança o EZ-6: Uma Nova Era para a Marca no Mercado Chinês
A Mazda deu um passo significativo com o lançamento do EZ-6 em 26 de outubro.
Este sedã compacto, oferecido em versões 100% elétrica e híbrida de autonomia estendida, é o primeiro modelo da marca japonesa a ser desenvolvido em parceria com uma empresa local, a Changan Automobile Co.
Construído sobre uma nova plataforma da Changan para híbridos plug-in, o EZ-6 utiliza componentes de fornecedores chineses, reduzindo custos e permitindo um preço inicial competitivo de ¥139.800 (cerca de R$ 94.000).
Essa estratégia marca a entrada da Mazda no segmento de EVs desenvolvidos localmente.
Toru Nakajima, chefe da Mazda na China, destacou que o modelo combina o DNA de design e prazer de dirigir da marca com tecnologias avançadas de eletrificação da Changan. Além disso, revelou planos para um segundo modelo eletrificado desenvolvido em parceria.
Nissan com Tecnologia Huawei no Cockpit
A Nissan, pioneira entre montadoras globais na introdução de veículos eletrificados na China, está renovando sua linha.
Após o sucesso limitado do Leaf e com apenas o crossover elétrico Ariya disponível atualmente, a montadora anunciou cinco novos modelos eletrificados até 2026.
Uma parceria com a Huawei coloca a Nissan como a primeira montadora global a integrar a tecnologia de cockpit inteligente da gigante chinesa.
A colaboração visa criar uma experiência de mobilidade confortável e conectada. O novo sedã N7, o primeiro modelo baseado em uma arquitetura modular dedicada a EVs, será lançado em 2025.
Além disso, a Nissan planeja dobrar sua equipe de P&D na China para acelerar o desenvolvimento de produtos inteligentes.
Honda Investe na Série Ye Exclusiva para a China
A Honda, com mais EVs locais do que suas concorrentes japonesas, está ampliando esforços para melhorar vendas no mercado chinês. Desde 2022, a marca lançou quatro veículos baseados na plataforma global e:N Architecture F, mas a demanda ficou abaixo do esperado.
Para mudar esse cenário, a Honda está introduzindo a série Ye, composta por modelos exclusivos para o mercado chinês. Os dois primeiros crossovers compactos, Ye S7 e Ye P7, chegarão às concessionárias em breve.
O desenvolvimento da série contou com colaboração da Huawei e de fornecedores chineses como Hangsheng Electronics e iFlytek. A Honda planeja lançar seis modelos Ye até 2027.
Toyota só observando
Enquanto rivais avançam rapidamente, a Toyota mantém uma abordagem discreta no mercado chinês.
Atualmente, comercializa três EVs produzidos localmente, como o bZ4 e o bZ3, mas ainda não anunciou novos lançamentos. Paralelamente, investe em tecnologia local, como parcerias com a desenvolvedora de condução autônoma Momenta e a empresa de robotáxis Pony.ai.
Apesar de sua postura reservada, a Toyota, maior montadora do mundo, é conhecida por não permanecer inerte por muito tempo.
Espera-se que a marca logo revele como utilizará a tecnologia chinesa para fortalecer sua posição em um mercado altamente competitivo.
[Fonte: AutoNews]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!