Novo pedágio eletrônico registra 12 mil multas por evasão logo no primeiro mês em São Paulo; número ainda estaria abaixo do esperado

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Conhecido Free Flow, o pedágio eletrônico está sendo implementado em vários Estados brasileiros e em São Paulo, oficialmente começou no interior, onde um trecho da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), na região de Itápolis, já tem o sistema.

No primeiro mês de operação do pedágio eletrônico do km 179, cuja tarifa é de R$ 8,90, foram registradas mais de 12 mil infrações por evasão de pedágio, um número bem elevado se a estrada for pedagiada no modelo antigo, com cobrança em cabines.

Com um segundo pedágio eletrônico, na região de Jaboticabal, a base do km 179, sob concessão da empresa EcoNoroeste, registrou, de 4 de setembro a 4 de outubro, cerca de 143 mil veículos, que passaram pelo sistema de cobrança eletrônica, segundo o site UOL .

Desse total, 8,4% foram autuados por evasão de pedágio, sendo pouco mais de 12 mil motoristas. O número é bem expressivo e maior que a média de outros Estados que utilizam a tecnologia.

Todavia, o governo paulista avaliou que o volume de evasão de pedágio no km 179 da EcoNoroeste é menor que o esperado. O sistema de pagamento prevê que, sem tag de cobrança, o usuário da rodovia tem até 30 dias para pagar a tarifa.

Com a tag, há desconto de 5% na tarifa, o que é bom para quem frequentemente utiliza aquele trecho, porém ainda existem muitos motoristas não familiarizados com o sistema de pagamento, que pode ser feito por aplicativo, site da operadora ou posto de atendimento na própria estrada.

Trata-se de um sistema novo e, na visão de alguns, complexo. Todavia, esse é o caminho que muitos Estados tomaram para evitar as filas nas praças de pedágio e também promover a cobrança justa pelo que o usuário realmente usa da estrada.

Enquanto isso, quem se esquece ou, por algum motivo, não consegue pagar a tarifa por meio eletrônico, pagará multa por evasão de pedágio de R$ 195,13 e terá cinco pontos na CNH . Em São Paulo, o Rodoanel Norte será o próximo a ter a cobrança eletrônica.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X