Mercado

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

O banco é uma parte muito importante do automóvel. É nele em que nos apoiamos para poder dirigir e é nosso maior contato físico com o veículo na maior parte do tempo. Alguns carros possuem bancos bem confortáveis, que garantem uma experiência ao dirigir melhor, assim como contribui também para a segurança, ao deixar o motorista mais relaxado e menos tenso, fazendo com que preste mais atenção durante a condução.


Apesar de toda a tecnologia, alguns carros conseguem oferecer conforto ao dirigir com assentos mais envolventes e dotados de espuma macia, porém, sem provocar o afundamento do corpo no material, o que sem dúvidas acabaria com a postura ideal para se conduzir um veículo, fato que pode contribuir até para doenças e problemas relacionados com a coluna vertebral, músculos, etc.

Em nossa experiência com os carros de avaliação, conseguimos verificar que alguns modelos são mais confortáveis e ergonômicos. Então, por conta disso, vamos falar de alguns deles, que atenderam bem nesse quesito. Porém, devemos deixar claro que nem todas as pessoas podem achar o mesmo, com alguns tendo experiências mais ou menos agradáveis e cada caso. Como não se trata de um Top 10, a ordem abaixo é apenas aleatória, não significando que os modelos listados estejam em posição melhor ou pior que os demais.

Peugeot 3008

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos


Um dos carros mais agradáveis de dirigir e que apresenta assentos realmente confortáveis é o Peugeot 3008 da atual geração. Não se trata apenas dos cinco tipos de massagem e nem dos ajustes elétricos, mas o assento envolvente é muito agradável em aspecto, maciez e densidade.

Após vários quilômetros a bordo do crossover da marca francesa, ao se mudar para um carro mais comum, nota-se imediatamente a diferença na sensibilidade do corpo ao banco. Chega a fazer falta essa ausência, mostrando que o conjunto já seria bom sem as tecnologias empregadas nele. Além disso, traz também extensor de assento, que sempre contribui para manter o corpo justo ao banco.

Na curvas, ele segura bem o corpo, envolvendo-o sem apertar demais. O desenho do material também favorece um maior descanso do motorista ao volante, ainda mais se aplicadas as massagens, que são ativadas por oito bolsas de ar. Os ajustes elétricos ajudam no encontro de boa posição também.

Honda Fit

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

Até a linha 2018, o conforto do Honda Fit era apenas bom. Desde a primeira geração, o compacto da marca japonesa sempre tem bancos com encostos bem espaçados e um assento nitidamente reto, que dava a impressão de projetar o corpo para frente. Esse “DNA” do monovolume surpreendentemente desapareceu na última atualização do modelo. Os bancos passaram a adotar um novo formato, mais envolvente e que segura melhor o corpo.

Não que o anterior seja ruim em conforto, mas o atual é bem mais agradável ao dirigir, abraçando mais o condutor, algo que o restante do Fit não faz de jeito algum, sendo um carro muito expansivo dentro, uma verdadeira minivan ao extremo. De fato, isso contribui para que seja talvez o mais espaçoso carro de seu porte e isso inclui também utilitários esportivos. Agora, a bordo do menor dos Honda no Brasil, a sensação de estar mais “solto” dentro do habitáculo diminuiu bastante.

Citroën C4 Lounge

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

O sedã médio da PSA desde o início tinha um conjunto de assentos muito agradável. Com boa maciez na espuma e tecidos (mesmo couro) de boa sensibilidade, o modelo oferece comodidade ao dirigir, mesmo que sua direção eletro-hidráulica não corresponda ao que o carro de fato pode oferecer. O encosto é bem projetado e deixa o corpo relaxado, assim como o assento mais envolvente.

Mesmo sem massagem ou outras tecnologias do tipo, o assento do Citroën C4 Lounge é muito bom. A ergonomia geral é boa também, tendo melhorado na atualização do modelo, feita recentemente. O conforto do assento é uma das propostas da marca parisiense, tanto que o C4 Cactus – próximo lançamento no Brasil – deve chegar com o pacote Advanced Comfort, que inclui bancos com densidade ainda mais adaptável ao corpo do motorista (e passageiros), fora os amortecedores progressivos patenteados e a carroceria com melhor cuidado em ruído e rigidez.

JAC T40

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

No projeto do JAC T40, o grupo SHC – representante da marca chinesa no Brasil – deu ênfase especial aos bancos. O crossover teve algumas propostas de assento até chegar ao atual conjunto, que apresenta um banco não só atraente visualmente, mas dotado de um formato mais ergonômico que os demais modelos da JAC.

Bem envolvente e com espuma na medida certa, o assento segura bem o corpo na frenagens fortes, enquanto o encosto é suficiente para que não se deslize nas curvas. Apesar de ser bem largo, ele acomoda bem que é magro. Os tecidos são bons, mas nada surpreendente. Falta ajuste lombar, mas mesmo assim, o JAC T40 ainda tem um bom conjunto de bancos, que agrada.

Jeep Compass

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

O Jeep Compass é outro carro que possui bancos muito confortáveis. O SUV líder em vendas no ano passado, apresenta um assento bem ergonômico e que deixa o condutor bem a vontade. Mesmo após centenas de quilômetros rodados quase sem parar – conforme relatado em nossa viagem para Buenos Aires – o motorista ainda se mantém relaxado e bem depois de guiar o modelo por tanto tempo.

Mesmo com ajustes em altura e apoio lombar, o conjunto mostra boa densidade para apoiar bem o corpo, mesmo em curvas bem fechadas, além de oferecer uma posição relaxante, que não incomoda em nenhum momento. Bem firme ao corpo, ele não é de todo super macio, mas cumpre o que promete em ergonomia e conforto.

Nissan Kicks

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

 

Ele é um crossover visualmente bem resolvido e só peca por não ter duas coisas: motor potente e piloto automático. Fora isso, o Nissan Kicks tem um bom espaço interno, conectividade aceitável e bela instrumentação, sem contar a dirigibilidade como ponto alto. Mas e os assentos? Usando a tecnologia de gravidade zero da NASA, que estreou aqui no Altima, o utilitário esportivo quer oferecer como um dos diferencias, conforto e ergonomia correta.

Ele cumpre o que promete, sendo um carro com boa posição de dirigir e bancos com a densidade correta para não cansar demais o condutor (e passageiros, pois ao contrário do Altima, todos possuem a tal tecnologia espacial). Apesar de não abraçar tanto o corpo, ele apoia bem e filtra muitas irregularidades do movimento do carro, que por sua vez conta com controle dinâmico de chassi, a fim de minimizar tais efeitos. Nesse quesito, o Kicks manda bem.

Chevrolet Cruze

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

Um carro com bancos bem confortáveis e que agrada não só ao dirigir, mas também em manter-se dentro dele é o Chevrolet Cruze. Seus bancos são bem macios e agradam muito. A ergonomia é correta, apoiando bem as pernas, assim como também as laterais, dotadas de apoios bem proeminentes. O encosto também é satisfatório e há ajuste de coluna lombar. Envolvendo bem o corpo, eles dão mais segurança e comodidade no dia a dia.

Audi A3 Sedan

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos

Por fim, o Audi A3 Sedan é outro carro que, apesar do tamanho interno não ser generoso como de um A4, por exemplo, traz um conjunto de assentos muito bom. Bem envolvente, como o restante do interior, o motorista é vestido com um assento de maciez boa e apoio agradável para pernas e costas. Mesmo após centenas de quilômetros rodados com poucas paradas, o corpo não apresenta cansaço elevado, dada a boa posição de dirigir e densidade do assento.

Estes são só alguns carros que se destacam nesse aspecto de oferecer bancos confortáveis e ergonômicos. Naturalmente existem mais, com ou sem tecnologia destacada, o que nem sempre cumpre o que promete. E você, quais carros você acha que possuem bons assentos para o condutor?

Os bancos de carro mais confortáveis e ergonômicos
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email