Mercado

Os carros mais vendidos do Brasil em dezembro de 2019

Os carros mais vendidos do Brasil em dezembro de 2019

O mercado de automóveis e comerciais leves em dezembro de 2019 fechou com 251.974 unidades vendidas, o que representou alta de 9,12% em relação ao mês anterior e 12,07% em comparação com 2018.

No acumulado do ano, o Brasil fechou com 7,65%, baixo se comparado a outros mercados, emplacando assim 2.658.927 unidades. Nas vendas diretas, o mercado ficou com 44,51% dos emplacamentos dessas duas categorias.

Entre as marcas, a GM foi a mais vendida, seguida pela VW e pela Fiat. A Renault fechou em quarto. Logo a seguir, aparecem Toyota, Ford e Hyundai. A Jeep manteve pequena vantagem sobre a Honda, enquanto a Nissan se manteve na décima posição.

Os carros mais vendidos do Brasil em dezembro de 2019

A Citroën deu uma boa acelerada em dezembro, deixando a Chery um pouco atrás, assim como Mitsubishi e sua irmã Peugeot. A BMW – com boas vendas do Série 3 – sobrepujou a Mercedes, enquanto a Volvo passou a Audi.

A marca sueca se tornou a marca sem fábrica local, mais vendida no mercado. Audi, Kia, Land Rover e Suzuki fecham o grupo da Fenabrave.

Os carros mais vendidos do Brasil em dezembro de 2019

Nos automóveis, a GM fez dobradinha com Onix e Onix Plus, que deitaram e rolaram no ano passado, mesmo com dois recalls. No mês, o Kwid subiu e o HB20 caiu…

O T-Cross foi o mais vendido e o Corolla está cada vez mais longe do Top 10, mas isso não se traduz em baixas vendas. O Cruze hatch teve grande salto no fim do ano, o restante da categoria caiu. Nos comerciais, Toro liderou com Strada atrás, mas foi a S10 que brilhou, passando por Hilux e Saveiro.

Vendas diretas

Os carros mais vendidos do Brasil em dezembro de 2019

A GM liderou com 19,08%, seguida por VW com 14,36% e Toyota com 11,12%. A Fiat ficou em quarto com 10,23% e Hyundai em quinto com 9,86%.


Nos carros, Onix e Gol foram os mais emplacados, mas o Compass aparece em terceiro, tendo o irmão Renegade em quinto. No Top 10, apenas T-Cross e Kicks são os SUVs que aparecem nas vendas diretas.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em dezembro de 2019, além das vendas diretas:

Marcas

1º GM 45.296 17,98%
2º VW 41.087 16,31%
3º FIAT 33.894 13,45%
4º RENAULT 23.840 9,46%
5º TOYOTA 21.314 8,46%
6º FORD 19.134 7,59%
7º HYUNDAI 18.983 7,53%
8º JEEP 11.586 4,60%
9º HONDA 11.351 4,50%
10º NISSAN 9.747 3,87%
11º CITROEN 2.292 0,91%
12º CHERY 2.190 0,87%
13º MITSUBISHI 1.846 0,73%
14º PEUGEOT 1.583 0,63%
15º BMW 1.484 0,59%
16º M.BENZ 1.238 0,49%
17º VOLVO 980 0,39%
18º AUDI 839 0,33%
19º KIA 676 0,27%
20º LAND ROVER 641 0,25%
21º SUZUKI 331 0,13%

VEJA TAMBÉM:

Automóveis

1º GM/ONIX 21.442
2º GM/ONIX PLUS 9.989
3º FORD/KA 8.922
4º RENAULT/KWID 8.174
5º FIAT/ARGO 8.036
6º VW/GOL 7.870
7º HYUNDAI/HB20 7.679
8º VW/T CROSS 6.631
9º HYUNDAI/CRETA 6.625
10º VW/POLO 6.331
11º NISSAN/KICKS 5.971
12º JEEP/COMPASS 5.839
13º JEEP/RENEGADE 5.705
14º RENAULT/SANDERO 5.608
15º TOYOTA/COROLLA 5.220
16º HONDA/HR-V 5.145
17º FORD/KA SEDAN 4.518
18º FIAT/MOBI 4.228
19º VW/VIRTUS 4.069
20º TOYOTA/YARIS HB 3.898
21º VW/VOYAGE 3.878
22º VW/FOX/CROSS FOX 3.425
23º HYUNDAI/HB20S 3.423
24º FORD/ECOSPORT 3.276
25º RENAULT/DUSTER 3.171
26º RENAULT/LOGAN 3.120
27º FIAT/CRONOS 3.085
28º TOYOTA/YARIS SEDAN 3.045
29º HONDA/CIVIC 2.402
30º GM/SPIN 2.295
31º NISSAN/VERSA 2.241
32º TOYOTA/ETIOS HB 2.182
33º GM/CRUZE SEDAN 2.027
34º RENAULT/CAPTUR 1.760
35º CITROEN/C4 CACTUS 1.682
36º HONDA/FIT 1.530
37º VW/TIGUAN 1.525
38º GM/TRACKER 1.523
39º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.417
40º GM/PRISMA 1.304
41º FIAT/UNO 1.283
42º FIAT/SIENA 1.203
43º VW/UP 1.197
44º TOYOTA/HILUX SW4 1.194
45º HONDA/WR-V 1.098
46º HONDA/CITY 1.087
47º CHERY/TIGGO 5X 1.051
48º GM/CRUZE HB 977
49º GM/COBALT 786
50º PEUGEOT/2008 771
51º VW/JETTA 724
52º TOYOTA/RAV4 664
53º NISSAN/MARCH 621
54º CHERY/TIGGO 2 620
55º HYUNDAI/IX35 586
56º FIAT/DOBLO 575
57º BMW/SERIE 3 517
58º BMW/X1 443
59º GM/EQUINOX 413
60º VOLVO/XC60 413
61º LR/DISCOVERY 364
62º MB/CLASSE C 351
63º CHERY/TIGGO 7 320
64º MITSUBISHI/ASX 311
65º VOLVO/XC40 287
66º PEUGEOT/208 281
67º KIA/SPORTAGE 280
68º GM/TRAILBLAZER 272
69º HYUNDAI/TUCSON 244
70º MB/GLA 228
71º AUDI/Q5 211
72º NISSAN/SENTRA 207
73º CITROEN/AIRCROSS 204
74º AUDI/A3 SEDAN 200
75º MITSUBISHI/OUTLANDER 200
76º MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS 199
77º MITSUBISHI/PAJERO 193
78º CHERY/ARRIZO 5 189
79º PEUGEOT/3008 174
80º MB/CLASSE 165

Comerciais leves

1º FIAT/TORO 6.493
2º FIAT/STRADA 6.276
3º GM/S10 3.693
4º TOYOTA/HILUX 3.650
5º VW/SAVEIRO 3.358
6º FORD/RANGER 2.327
7º FIAT/FIORINO 1.912
8º VW/AMAROK 1.694
9º RENAULT/OROCH 1.363
10º MITSUBISHI/L200 927
11º FIAT/DUCATO 756
12º NISSAN/FRONTIER 703
13º RENAULT/MASTER 636
14º GM/MONTANA 560
15º HYUNDAI/HR 409
16º RAM/2500 298
17º VW/EXPRESS 295
18º KIA/K2500 222
19º PEUGEOT/EXPERT 207
20º CITROEN/JUMPY 186
21º IVECO/DAILY 35S14 154
22º PEUGEOT/PARTNER 90
23º IVECO/DAILY 30S13 78
24º M.BENZ/SPRINTER 313 73
25º M.BENZ/SPRINTER 416 63
26º M.BENZ/SPRINTER 24
27º IVECO/DAILY 21
28º PEUGEOT/BOXER 21
29º JAC/v260 18
30º CITROEN/JUMPER 17
31º EFFA/V21 16
32º M.BENZ/SPRINTER 314 15
33º CITROEN/BERLINGO 12
34º EFFA/V22 9
35º FOTON/AUMARK 1039 9
36º M.BENZ/SPRINTER 415 7
37º AGRALE/AGRALE MARRUA 5
38º IVECO/DAILY 5516 2
39º RENAULT/KANGOO 2
40º VW/KOMBI 2
41º HAFEI/ZHONGYI VAN 2
42º BYD/T3 2
43º DKW/VEMAGUETE 1
44º DODGE/DODGE 1
45º FORD/F100 1
46º FORD/F1000 1
47º FORD/F75 1
48º FORD/RANCHERO 1
49º GM/C10 1
50º GM/C14 1

VENDAS DIRETAS

Automóveis

1º GM/ONIX 6.604
2º VW/GOL 5.247
3º JEEP/COMPASS 4.735
4º GM/ONIX PLUS 4.654
5º JEEP/RENEGADE 3.879
6º FORD/KA 3.728
7º VW/VOYAGE 3.601
8º VW/T CROSS 3.547
9º NISSAN/KICKS 3.483
10º FORD/KA SEDAN 3.061
11º RENAULT/SANDERO 2.968
12º HYUNDAI/CRETA 2.655
13º RENAULT/LOGAN 2.648
14º RENAULT/DUSTER 2.450
15º RENAULT/KWID 2.306
16º FIAT/ARGO 2.058
17º VW/VIRTUS 1.508
18º HYUNDAI/HB20 1.437
19º GM/SPIN 1.387
20º FIAT/MOBI 1.384
21º TOYOTA/YARIS SEDAN 1.219
22º FIAT/UNO 1.139
23º VW/POLO 1.086
24º RENAULT/CAPTUR 1.062
25º HYUNDAI/HB20S 949
26º CITROEN/C4 CACTUS 935
27º NISSAN/VERSA 895
28º GM/CRUZE SEDAN 889
29º TOYOTA/ETIOS SEDAN 867
30º TOYOTA/ETIOS HB 838
31º VW/TIGUAN 837
32º FORD/ECOSPORT 820
33º TOYOTA/COROLLA 805
34º GM/COBALT 722
35º FIAT/CRONOS 602
36º TOYOTA/YARIS HB 596
37º GM/TRACKER 582
38º FIAT/DOBLO 558
39º HONDA/HR-V 533
40º VW/FOX/CROSS FOX 481
41º FIAT/SIENA 359
42º VW/JETTA 345
43º PEUGEOT/2008 344
44º TOYOTA/HILUX SW4 335
45º HONDA/CITY 334
46º HONDA/FIT 299
47º GM/PRISMA 293
48º VOLVO/XC60 258
49º GM/CRUZE HB 246
50º CHERY/TIGGO 5X 221

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.996
2º FIAT/TORO 5.099
3º VW/SAVEIRO 3.081
4º GM/S10 2.490
5º FIAT/FIORINO 1.648
6º FORD/RANGER 1.482
7º TOYOTA/HILUX 1.084
8º VW/AMAROK 989
9º RENAULT/OROCH 929
10º FIAT/DUCATO 707
11º GM/MONTANA 459
12º RENAULT/MASTER 446
13º NISSAN/FRONTIER 341
14º RAM/2500 280
15º MITSUBISHI/L200 255
16º PEUGEOT/EXPERT 201
17º CITROEN/JUMPY 169
18º PEUGEOT/PARTNER 85
19º VW/EXPRESS 82
20º HYUNDAI/HR 63
21º IVECO/DAILY 35S14 46
22º PEUGEOT/BOXER 20
23º CITROEN/JUMPER 17
24º CITROEN/BERLINGO 8
25º IVECO/DAILY 7
26º AGRALE/AGRALE MARRUA 5
27º IVECO/DAILY 30S13 5
28º RENAULT/KANGOO 2
29º IVECO/DAILY 5516 1

[Fonte: Fenabrave]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • O novo Tracker vai ser o destaque em vendas neste ano. Acho que até uma picape Onix conseguiria chegar perto da Strada, ainda mais se a suspensão traseira for igual à dela.

    • Ford Opala Attractive 200TSI

      O novo Onix é o anti-Polo/Virtus e o Novo Tracker será o anti-T-Cross. Em 2020 a briga será boa !!

  • Eduardo Sad

    Chevrolet tá lavando a cachorra…

    • Verdades sobre o mercado

      O gato, o periquito …

    • Francisco Vieira de Bem

      Rede de concessionárias ainda é um dos ativos mais importantes que uma marca pode ter
      O sucesso do T-Cross é outro índice que comprova isso, em três meses de mercado já ultrapassou e botou distância dos principais concorrentes (Compass, Renegade, Creta e Kicks) mesmo sendo um produto inferior a todos(IMHO)

      • Verdades sobre o mercado

        Realmente a rede de css é importante, mas mais importante é a imagem da marca e da rede de css, ou seja, uma boa rede de css é um importante ativo. Quanto ao seu comentário do T-Cross ele está duplamente errado. Primeiro porque não colocou distância sobre os concorrentes, e deve-se destacar que ele só ultrapassou nos últimos meses devido à grandes volumes para locadoras. Segundo porque ele não é um produto inferior a todos, basicamente ele perde na aparência interna pois usa plásticos de textura bem pobre e tem um porte menor, mas se destaca em diversos itens sobre os concorrentes: dirigibilidade, segurança, tecnologia, resumindo, ele é inferior para quem prioriza acabamento interno, mas superior para quem prioriza dirigibilidade e/ou segurança e/ou tecnologia.

      • Cassio

        Na minha opinião (minha opinião) não acho o T cross inferior… bom conjunto mecânico, economico, 6 airbags e freio a disco nas 4 rodas, boa dirigibilidade. Compass e renegade tem melhor acabamento… só isso.

  • Nnoitra

    SUV’s e crossovers mais emplacados no Brasil em 2019:

    1º….JEEP/RENEGADE….68.726
    2º….JEEP/COMPASS….60.362
    3º….HYUNDAI/CRETA….57.460
    4º….NISSAN/KICKS….56.062
    5º….HONDA/HR-V….49.488
    6º….VW/T-CROSS….37.081
    7º….FORD/ECOSPORT….34.206
    8º….RENAULT/CAPTUR….28.660
    9º….RENAULT/DUSTER….26.090
    10º..CITROEN/C4 CACTUS….16.438

    Fonte: Renavam / Carblog

    • newuserandhiscrew 22

      Os dois com motor diesel sao os dois em primeiro e o segundo lugar. Estranho as outras montadoras nao acordarem para isso.

      • Ford Opala Attractive 200TSI

        Até onde eu sei, o Renegade diesel vende muito pouco. Quem movimenta as vendas dos Jeep são as locadoras.

        • Verdades sobre o mercado

          Cerca de 20% das vendas do Renegade são para locadoras e 35% para PCD.

          • Edson Fernandes

            Ainda assim, todos flex.

            • Verdades sobre o mercado

              É pouco, mas tem gente que compra o Renegade Diesel como PCD apenas com desconto de IPI + desconto Jeep.

              • Mr Tony

                Já vi casos que o desconto de IPI + desconto montadora bater pau a pau em % com o desconto completo ICMS + IPI, lembrando que o IPI nos carros a Diesel é maior.

              • Edson Fernandes

                Sim, mas a grande sacada da Jeep é pedir para abriruma empresa para compra do carro. Sai mais em conta que ter esse desconto.

  • Kleverson Gomes

    Aqui em Brasília, o T-Cross estava sendo vendido por 57 mil na versão de entrada [nao tenho certeza se era PCD), por isso deslanchou.

    Hyundai colhendo seus frutos de carros feios.

    Onix sempre vai lidera visto a soma das duas gerações juntas

    • Ford Opala Attractive 200TSI

      Os T-Cross de 57 mil (PCD) só começam a ser emplacados agora em janeiro. Nem entraram nas vendas de dezembro.

      • Filipe Augustus

        Tem loja aqui perto de casa que já tinha ele a venda desde o começo de Dezembro, mas não sei como ficaram as vendas!

  • Henrique12

    Desconfio que esses carros das fotos aí não estão entre os mais vendidos não…

  • Eskarmory .

    Seria o Compass o produto mais lucrativo do mercado?

    • Edson Fernandes

      Com total certeza!

  • Jayme

    up! vender mais que Jetta e a VW não consegue perceber a mancada que foi essa nova geração do Jetta

    • Carlos AM

      Jetta sempre vendeu nessa média, exceto alguns meses atrás quando a VW fez algumas promoções e a média chegou a próximo de mil.
      O carro é bom e tem suas qualidades mas o pessoal deste segmento apenas olham para os japoneses, não tem como.

    • leitor

      Se o preço fosse igual teria toda razão.

  • Fabio Thasmo

    Nos carros, Onix e Gol foram os mais emplacados, mas o Compass aparece em terceiro, tendo o irmão Renegade em quinto. No Top 10, apenas T-Cross e Kicks são os SUVs que aparecem nas vendas diretas.

    Algo de errado não está certo neste texto.
    Compass em terceiro Renegade em quinto.
    Mas o T-Cross e o Kicks são os únicos SUV no top10

  • 😎.

    O Cruze HB vendeu mais que o Jetta ! Por essa eu não esperava .

    • Gran RS 78

      Está aí a prova que o segmento dos hatchs médios está morrendo somente por causa da ganância das montadoras, que colocaram preços completamente fora da realidade, pois o Cruze sport6 vendeu bem nesse mês, pois está em promoção por 86 mil reais no modelo LT 2019. Os clientes dos hatchs médios gostam demais de seus carros, mas não querem pagar tudo isso que pedem por eles. Se tivessem preços no máximo em 100 mil nas versões com motores 1.4 turbo completas, tbm teríamos boas vendas do Golf e de outros concorrentes diretos, mas infelizmente, as montadoras preferem vender suvs compactos, que são inferiores, mas que tem a margem de lucro maior que os hatchs médios, e os clientes estão comprando a rodo essa categoria.

  • Danilo

    Vários pontos a se destacar: Argo distanciando do Polo, o sucesso da linha Onix ampliando ainda mais, a dependência da Ford à linha Ka, a …agada do ano feita no HB20 que está prejudicando muito nessa reta final do ano, ao posicionamento da Renault cada vez mais forte entre as 4 grandes, a real necessidade de uma nova strada (mesmo líder do seu segmento, já tem um produto que por sorte é da mesma fábrica, ameaçando a liderança de vendas), dentre outros pontos.

    • leitor

      Por fora o Argo e Polo são interessantes. Mas por dentro a diferença é maior. Sem contar que a fabricante do Argo dá mais atenção ao modelo.

      • Verdades sobre o mercado

        Polo e ARgo na prática pouco concorrem diretamente. Argo vende bem até 60k, Polo vende bem a partir de 60k.

        • Danillo Lemos

          Não tenho certeza, mas já li matéria que fala que as versão mais vendidas do polo são as 1.0 seguida da 1.6, as vendas da tsi não são tão altas assim.

          • Verdades sobre o mercado

            A 1.0 aspirada tem algum volume devido às locadoras, mas na média 1.6 e TSI vendem bem mais. No varejo a 1.0 MPI é fraca de vendas.

          • Gran RS 78

            Os Polos que eu mais vejo são justamente os mais caros, com motor 1.0 tsi.

        • leitor

          Eu prefiro o Argo ainda mais com isso.

          • Verdades sobre o mercado

            “ainda mais com isso”… não entendi…

            • leitor

              “Argo vende bem até 60k, Polo vende bem a partir de 60k.”

      • Danilo

        O design do Argo por dentro é melhor mesmo mas o tamanho do polo é um atrativo a mais.

  • Tosca16

    320 TIGGO7…
    Chinês de 100 mil, vende!
    E mais um bom mês do TIGGO5X, ultrapassando as 1.000 unidades.
    TIGGO2, se vier o CVT e o ajuste mecânico tal como no modelo chinês poderá voltar a briga, mas pra um AT4 custando mais de 70 mil vende e vende muito.
    ARRIZO5 não emplacou, infelizmente. É o melhor custo-benefício disparado na marca.
    Este ano promete, disputa será cabeça por cabeça com a Citroen pelo 11° lugar geral em vendas.

    • Edson Fernandes

      Eu acho que se o Arrizo5 tivesse dupla embreagem, as vendas seriam melhores.

      Pq ele é bem equipado, pena o CVT que mata bem a performance dele (e devido a isso tem maior consumo de combustivel)

      • Tosca16

        Muito pelo contrário, muita gente não comprou os TIGGO5X e TIGGO7 por ser dupla embreagem e supostamente o mesmo Powershift melhorado. O problema do Arrizo é ser simples, internamente, fora que o mercado consumidor prefere os SUV’s. Além disso é este consumidor mais conservador que o dos SUV’S. E pra findar, o marketing da CAOA tem focado nos SUV’s

        • Jorge Luiz C. Marinho

          O Arrizo 5 está com preço alto comparado os novos concorrentes, como onix plus, precisa abaixa o preço para tornar ele competitivo.

        • Sino Weibo

          Arrizo e tiggo 2 estão bem acima do que deveriam, ambos deviam ter versões abaixo de 60 mil.

        • Edson Fernandes

          Eu dirigi o Arrizo como eu já queria. E tbm dirigi o Tiggo 5X. É nitido como o altinho é mais decidido e anda bem. O CVT realmente te força a subir giros e eu acostumado com um Fluence, esperava uma performance mto mais brilhante do Arrizo e não foi o que eu vi.

    • Gran RS 78

      Na verdade o Tiggo7 está com bons descontos, inclusive na faixa dos 96 mil reais, mesmo preço pedido pelo Tiggo5, que por sinal meu amigo comprou o modelo top txs com teto panorâmico, e pagou na promoção da black friday da Chery por 94.900,00. O modelo me surpreendeu pela beleza e principalmente pelo acabamento interno, muito superior aos concorrentes diretos.

  • leitor

    Não entendi o que são essas vendas diretas. Por exemplo, o Ônix ter 21.442 vendas e 6.604 com vendas diretas.

    • Verdades sobre o mercado

      Onix vendeu 14.838 no varejo (nf emitida por css) e 6.604 por venda direta (nf emitida direto pela fábrica), somando dá os 21.442.

    • Tosca16

      Frotista; venda CNPJ.

  • Marcelo Nascimento

    A Ford tá desovando o estoque das velharias!! rs

    45º FORD/F100 1
    46º FORD/F1000 1
    47º FORD/F75 1
    48º FORD/RANCHERO 1

    • Robinho

      cara como eu queria uma Ranchero…acho o maximo!

  • zekinha71

    Chery vendendo mais que Peugeot, quem diria.

    • Tosca16

      Tem alguns meses já que o foco agora é ultrapassar a Citroen.

      • Sino Weibo

        Eu acho que eles bem que podiam lançar aqui a linha Qoros, que tem hatch muito bonito, pra dar uma turbinada nas vendas, nessa faixa de Polo, Novo Onix etc.. Não acho que um hatch na gama tiraria vendas do Tiggo 2, aliás poderiam até dar uma aumentada neste, pra ele poder rivalizar com os Suvs que partem de 70 mil, já que o Tiggo 5x não vai ter versões mais básicas.

    • Sino Weibo

      Com os novos lançamentos Arrizo 6 e Tiggo 8, se bem posicionados em preços, eles tem potencial pra chegar no top 10 de marcas ainda em 2020.

  • Gabriel

    Tomara que se liguem rapido e façam um bom facelift nele.

  • Sino Weibo

    A JAC não aparece nas listas, somente em uma de comerciais, com um VUC. Estaria a marca vivendo de que, ou vai focar realmente em elétricos? E faltam outras boas marcas chinesas que já deviam ter voltado, não entendi, se com o fim do Inovar Auto tiraram todas as barreiras, pq ainda os grupos não voltaram, como Geely, Haval, Changan? A Brilliance vai vender aqui pq vai fabricar na fábrica da Lifan no Uruguai, mas tirando produção local, não ta dando pra importar?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email