*Featured Mercado

Os carros mais vendidos em dezembro de 2018

Os carros mais vendidos em dezembro de 2018

O mercado de automóveis e comerciais leves fechou o mês de dezembro de 2018 com alta de 9,85% em relação a 2017 e crescimento de 1,67% numa comparação com novembro. Com 225.001 unidades vendidas, o último mês fez com que as vendas em 2018, no acumulado, fechassem com alta de 13,74%, totalizando 2.470.654 de exemplares.


Entre as marcas, a GM liderou com 18,48%, seguida pela VW com 14,93% e Fiat com 12,36%. A Renault ficou na quarta posição com 9,16% e a Toyota em quinto com 8,86%. A Ford ficou em sexto, enquanto a Hyundai fechou em sétimo. Mais distantes, Honda e Jeep, esta cada vez mais perto da japonesa.

A Nissan fechou o Top 10 das marcas, enquanto a Citroën liderou no segundo pelotão, em virtude das boas vendas do Cactus. A Peugeot recuou bem, deixando a Mitsubishi passar com folga. Mercedes, Chery e BMW emplacaram acima de 1,1 mil unidades no período. Kia, Audi, Volvo, Land Rover e Suzuki ficaram abaixo de 1 mil carros.

Nos automóveis, o Onix fechou o ano com mais do dobro das vendas do HB20 em dezembro, sendo este seguido por Ka e Kwid. Destaque para o Renegade como SUV compacto mais vendido no mês e a queda expressiva de posição do Argo, que fechou em 14º. Nos comerciais, a Toro fechou em primeiro, seguida de Strada e Hilux.


Saveiro e S10 venderam acima de 3 mil unidades, enquanto a Ranger superou a marca de 2 mil. Os números pouco se alteraram em relação às vendas parciais até o dia 28 de dezembro.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em dezembro de 2018:

Marcas

1º GM 41.573 18,48%
2º VW 33.594 14,93%
3º FIAT 27.802 12,36%
4º RENAULT 20.611 9,16%
5º TOYOTA 19.937 8,86%
6º FORD 19.022 8,45%
7º HYUNDAI 17.968 7,99%
8º HONDA 10.841 4,82%
9º JEEP 10.276 4,57%
10º NISSAN 8.752 3,89%
11º CITROEN 2.226 0,99%
12º MITSUBISHI 1.970 0,88%
13º PEUGEOT 1.757 0,78%
14º M.BENZ 1.221 0,54%
15º CHERY 1.147 0,51%
16º BMW 1.125 0,50%
17º KIA 991 0,44%
18º AUDI 896 0,40%
19º VOLVO 762 0,34%
20º LAND ROVER 598 0,27%
21º SUZUKI 316 0,14%

Automóveis

1º GM/ONIX 19.642
2º HYUNDAI/HB20 8.995
3º FORD/KA 8.534
4º RENAULT/KWID 7.653
5º VW/GOL 7.272
6º GM/PRISMA 6.742
7º VW/POLO 6.030
8º JEEP/RENEGADE 5.498
9º TOYOTA/COROLLA 5.182
10º HYUNDAI/CRETA 4.920
11º JEEP/COMPASS 4.762
12º NISSAN/KICKS 4.328
13º VW/VIRTUS 4.241
14º FIAT/ARGO 4.035
15º HONDA/HR-V 3.719
16º FORD/KA SEDAN 3.560
17º VW/FOX/CROSS FOX 3.470
18º RENAULT/SANDERO 3.446
19º RENAULT/CAPTUR 3.363
20º FIAT/MOBI 3.332
21º FORD/ECOSPORT 3.320
22º GM/SPIN 3.195
23º TOYOTA/YARIS SEDAN 3.128
24º TOYOTA/YARIS HB 2.810
25º RENAULT/DUSTER 2.768
26º NISSAN/VERSA 2.759
27º HYUNDAI/HB20S 2.717
28º VW/VOYAGE 2.677
29º FIAT/CRONOS 2.649
30º GM/COBALT 2.477
31º HONDA/FIT 2.332
32º GM/TRACKER 2.053
33º HONDA/CIVIC 1.974
34º VW/UP 1.965
35º FIAT/SIENA 1.704
36º GM/CRUZE SEDAN 1.696
37º FIAT/UNO 1.523
38º HONDA/CITY 1.515
39º TOYOTA/ETIOS HB 1.449
40º RENAULT/LOGAN 1.435
41º TOYOTA/HILUX SW4 1.346
42º HONDA/WR-V 1.202
43º CITROEN/C4 CACTUS 1.151
44º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.048
45º CHERY/TIGGO 837
46º NISSAN/MARCH 817
47º PEUGEOT/2008 808
48º VW/TIGUAN 771
49º FORD/FIESTA 759
50º HYUNDAI/IX35 705
51º GM/CRUZE 478
52º PEUGEOT/208 468
53º CITROEN/C3 451
54º VW/JETTA 404
55º HYUNDAI/TUCSON 488
56º MB/CLASSE C 488
57º KIA/SPORTAGE 478
58º GM/EQUINOX 453
59º FIAT/DOBLO 446
60º GM/TRAILBLAZER 432
61º AUDI/Q3 390
62º VW/GOLF 381
63º CITROEN/AIRCROSS 378
64º MITSUBISHI/ASX 364
65º BMW/X1 354
66º VOLVO/XC40 354
67º NISSAN/SENTRA 335
68º LR/DISCOVERY 329
69º VW/SPACEFOX 324
70º BMW/SERIE 3 314
71º FORD/FUSION 308
72º TOYOTA/RAV4 274
73º VOLVO/XC60 268
74º CHERY/QQ 243
75º KIA/CERATO 241
76º AUDI/A3 SEDAN 240
77º PEUGEOT/3008 197
78º MB/GLA 196
79º JAC/T40 195
80º FORD/FOCUS SEDAN 191

Comerciais Leves

1º FIAT/TORO 5.863
2º FIAT/STRADA 5.780
3º TOYOTA/HILUX 4.529
4º VW/SAVEIRO 3.922
5º GM/S10 3.009
6º FORD/RANGER 2.140
7º VW/AMAROK 1.801
8º FIAT/FIORINO 1.620
9º GM/MONTANA 1.370
10º RENAULT/OROCH 1.222
11º MITSUBISHI/L200 898
12º FIAT/DUCATO 752
13º RENAULT/MASTER 692
14º NISSAN/FRONTIER 513
15º VW/EXPRESS 208
16º KIA/K2500 195
17º M.BENZ/SPRINTER 142
18º IVECO/DAILY 3514 132
19º M.BENZ/SPRINTER 313 130
20º PEUGEOT/EXPERT 96
21º PEUGEOT/PARTNER 95
22º RAM/2500 85
23º CITROEN/JUMPY 84
24º IVECO/DAILY 30S13 73
25º CITROEN/BERLINGO 43
26º IVECO/DAILY 34
27º HYUNDAI/HR 30
28º FIAT/UNO 28
29º RENAULT/KANGOO 18
30º IVECO/DAILY 5516 9
31º M.BENZ/SPRINTER 415 8
32º EFFA/K01 7
33º M.BENZ/SPRINTER 311 6
34º JAC/v260 6
35º PEUGEOT/BOXER 5
36º VW/KOMBI 5
37º EFFA/K02 4
38º AGRALE/AGRALE MARRUA 3
39º CITROEN/JUMPER 3
40º DODGE/RAM 2
41º FORD/F150 2
42º M.BENZ/RIBEIRAUTO 2
43º M.BENZ/SPRINTER 515 2
44º RENAULT/ALASKAN 2
45º TOYOTA/BANDEIRANTE 2
46º EFFA/V21 2
47º FARGO/FARGO 1
48º FORD/F100 1
49º GM/AVALANCHE 1
50º WILLYS/OVERLAND 1

[Fonte: Fenabrave]

Os carros mais vendidos em dezembro de 2018
Nota média 4.8 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • SDS SP

    É notória a queda da PSA aqui no Brasil. Se não fosse o mercado argentino (que vai de mal a pior), já teria feito as malas. Não duvido que a Chery ultrapasse as duas marcas do grupo em breve. E não adianta falar que é preconceito contra à marca, mas sim por uma estratégia equivocada.

    E a dona Fiat não pode tabelar aquele Argo peladão por 47k e a Drive por mais de 50k sem equipamentos importantes. Mesmo na prática sendo vendidos com descontos em muitos lugares, ainda está patinando.

    • Mr Rafael

      Discordo ! Desde o lançamento do c4 cactus em setembro as vendas a Citroën cresceram 90 % em três meses passando de 1200 unidades por mês para 2200 …

      • SDS SP

        Para uma fábrica com capacidade para quase 300 mil veículos, isso não vai resolver.

        • Mr Rafael

          Não mesmo ! Mas se parar de perder tempo e lançar o novo c3 no mesmo estilo do cactus te garanto que vai triplicar as vendas !

          • SDS SP

            Tomara, pois está precisando. O C3, tirando o conjunto mecânico, é o mesmo carro desde 2012.

            • Mr Rafael

              Esse é o problema da Citroën , toda a linha demora MUITO pra mudar …

              • Daniel dos Santos

                Nunca mais Citroen …..atendimento horrível…desvalorização monstra e falta de peças de reposição.

                • Mr Rafael

                  Tive um durante 6 anos , tive dor de cabeça com o pôs venda é desvalorização , porém nunca tive problema com falta de peças ( na verdade o carro nunca quebrou ) acho que tive sorte …

                  • filemon junior

                    Eu tenho o Air Cross e até o momento não tive problemas com quebra do carro, pelo contrário o carro é excelente, mas quando me bateram aí sim tive que ter paciência em aguardar as peças chegarem e foram peças que normalmente as demais montadoras deixam em suas CSS para reposição rápida. .

                • Gran RS 78

                  Olha, tive um C3 2015 automático por exatos seis meses, que comprei usado com 40 mil Km, e acabei de vende-lo para uma concessionária de outra marca, e na época paguei 38.500,00 e me pagaram 32 mil na troca por um Cruze sport6 Okm. O carro é bom, principalmente pelo silêncio interno e maciez da suspensão, mas o meu começou a acender a luz da injeção eletrônica, e li vários relatos desses pequenos problemas eletrônicos, que com o tempo acaba cansando, pois não transmite segurança, especialmente em viagens. Portanto, pelo menos para mim, eu não compro mais carro dessa marca, ou mesmo qualquer outro modelo Francês.

      • el punidor

        Colega, conseguiram vender menos Cactus que o indecente e carissimo Wr-v. Algo muito errado, como falta de divulgação, está acontecendo na Citroen. Pergunte a pessoas não muito interessadas sobre o meio automobilístico se elas sabem que carro é esse: Cactus. Para mim, já começou errado com esse nome. Nada a ver!! Já tem até piada, recebeu esse nome porque as concessionárias Citroen são um deserto!! Eu já fiz a enquete, e é desconhecido. Quem soube dizer foram pessoas que estavam procurando por um Suv zero, caso de um primo meu, q optou por um Renegade. E assim vai, não vende pq não há divulgação ostensiva, agressiva, então as pessoas não o veem nas ruas, ai dizem que não é visto pq não vende pq ninguém quer Citroen e o círculo vicioso se fecha. A marca e o modelo afundam, ainda mais. E o mercado perde.

      • Lucila L. Holmes

        assistir “Mary Poppins Returns HD 2018” (‘disponível 1080p’). com a melhor qualidade e toda linguagem ……
        copie aqui ->> POPCORNHDMOVIE1.BLOGSPOT.COM.BR

    • J.M Duarte

      Eu me admiro mesmo é da Subaru ainda estar aqui no Brasil

    • Dherik

      Ao que tudo indica, a PSA vai passar a focar só nos modelos mais caros.

    • Leo

      O grande trunfo seria o motor THP, mas tá cheio de problemas na internet. Basta pesquisar. Desisti de pegar um THP.

  • Pedro

    Hatches Médios entre os 80 mais vendidos:

    51- GM Cruze: 478 unidades
    62- VW Golf: 390 unidades

    O Focus, com suas 119 unidades, morreu de vez, uma pena.

    • Dherik

      Golf estava na promoção, que agora acabou.

      • Pedro

        Sim. E o Cruze continua na promoção, sem previsão de acabar.
        Focus estava sendo desovado a preço de banana, mas vende pouco por causa do câmbio, com péssima fama no mercado.

    • Daniel dos Santos

      Excelente custo benefício um Focus Titanium plus 2016…..tem tudo que um fusion tem e que nenhum outro nacional até 140 não tem.

      • Daniel

        Já pensei nisso, mas o PowerShift me fez desistir dele.

        • Good Doctor

          Pode comprar sem medo… Se precisar trocar a embreagem do powershift vai ser só com 120 mil km rodados pra frente e o custo pra trocar caiu muito, tá na faixa de 2 mil. Quase o mesmo preço das 3 trocas de óleo de câmbio AT convencional que você teria que fazer

    • Gran RS 78

      Comprei o meu Cruze sport6 Lt agora em janeiro, peguei uma última unidade 18/18 por 86.900,00 com taxa zero em 24 meses. Pelo que vi nos anúncios dos semi novos, o preço era praticamente o mesmo que o desse modelo zero Km, e não pensei duas vezes, pois é um carro fantástico, ainda mais se for comparar com qualquer suv compacto nesse preço.

  • dallebu

    Fiat Toro enchendo os cofres da Fiat. Nunca os haters erraram tanto nas previsões kkkkkk

    • Renato Duarte

      Feito numa plataforma “esticada” do Fiat 500,, ou seja,, a versão mais cara da Toro dá mais de 50 mil de lucro por unidade para a Fiat. Brasileiro merece ser tratado como jumento…

      • ALEXANDRO HENRICO VON MANN

        Pra que tanto ódio no coração. A “plataforma esticada” é moderna, segura e boa. E me responda uma coisa, se você tivesse uma empresa, seu foco seria o lucro ou doação ao próximo?

        • Verdades sobre o mercado

          Essa é a essência do capitalismo, se alguém não gostar pode ir para Cuba, Venezuela ou Coréia do Norte.

          • Gran RS 78

            Exatamente, e lá tem muitos carros dos anos 50 e tbm vários Ladas a preço de Mercedes por aqui.

        • Renato Duarte

          Resposta: Lucro em excesso nunca foi saudável pra nenhuma economia no mundo. Uma hora a torneira seca.

          Agora me responda uma coisa,, e quando acabar o dinheiro do consumidor,, ainda vão pensar na mesma margem de lucro????

          • Ernesto

            Você por acaso já comprou algum carro 0Km? Conhece alguma coisa sobre mercado? Se há demanda alta, o preço normalmente é cheio. Se a demanda reduz, a empresa pode criar ofertas.
            Quanto ao Lucro em excesso, se for um monopólio sim, é ruim. Mas neste caso não, não é um monopólio. Há alguns concorrentes.

      • Leopss

        A plataforma é a do renegade que a Fiat usa para o 500x na Europa e a Toro no Brasil.

        • Renato Duarte

          500X surgiu primeiro…

      • Verdades sobre o mercado

        que conta é essa que a Toro mais cara dá mais de 50 mil de lucro para Fiat ?

        • Murilo Soares de O. Filho

          O cara não sabe nem o que tá falando, para ele ter uma afirmação dessa, ele teria que ter a planilha de custos da Fiat em mãos. SQN!

          • Verdades sobre o mercado

            Considerando a Toro Ranch com pintura perolizada de R$ 154.480,00 ela tem entre impostos e margem do ccs aprox. R$ 76.000,00 de custos, ou seja, sobram, R$ 78.000,00 para pagar os insumos (peças, energia elétrica, mão-de-obra, pintura, etc), para sobrar mais de R$ 50.000,00 precisaria que os insumos somassem no máximo R$ 27.000,00, o que convenhamos é bem pouco provável, considerando-se um motor diesel, um câmbio AT9, sistema de tração 4×4, toda parafernalha eletrônica, apenas para ficar nos itens de maior valor agregado.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não entendo a crítica, as famosas plataformas “modulares”, também produzem modelos pequenos e esticados, e aí qual a justificativa, ou vai dizer só porque no nome tem um monte de letrinha a mais, é mais sofisticada?

        • Renato Duarte

          Todo mundo sabe a diferença entre plataforma modular e plataforma simples, e a Toro é um caso de remendo automotivo…

    • Kaian Reis

      Teve um vendedor da concessionária aqui de onde eu moro, que falou que a Toro praticamente salvou a concessionária de fechar as portas

    • Wendell Miranda

      Vdd e principalmente a Jepp, Pq sinceramente NÄO entendo o que tem nesse compass pra vender tanto…

      • Ernesto

        Renegade tem o etorq, mas o Compass não.

  • Edgar

    12º NISSAN/KICKS 4.328

    67º NISSAN/SENTRA 335

    Não que o KICKS seja ruim… Mas nao entendo como o SENTRA pode vender tão pouco, se e um seda com otimo custo-benefício…

    • Roberto

      O kicks vende muito pra pcd, so aqui no prédio tem uns 30 kicks pcd, ja o sentra ja é mais vendido pra o publico comum que vem caindo a cada ano.

    • hinotory O

      O Kicks é ruim sim, pode falar. Já tive e posso dizer.

      • Marcelo Amorim

        Primo meu comprou um PCD,até agora ta elogiando o carro,principalmente o consumo.Mas ele nao é parametro,ja que nunca teve outro SUV e veio de um Palio.

    • Gran RS 78

      Infelizmente esse é o mesmo problema em relação aos hatchs médios, que são superiores aos suvs compactos e custam menos, mas os consumidores só tem olhos para essa nova mania.

    • Kaian Reis

      Meu cunhado está querendo trocar o sentra dele, mas ele se vê sem opcao na Nissan, já que o Sentra SL (mesma versão do dele 2014) e tabelado em 106k e ele achou o kicks ruim. Tô. Quase indicando para ele o Virtus.

  • Miguel

    A Jeep colando na Honda, e espero que passe!
    O mercado no Brasil aos poucos vai voltando ao normal com relação às vendas dos compactos, já a era de Hatch e sedan médio realmente passou.

  • Leonardo azevedo

    Renault Alaskan emplacando duas unidades, sera que ainda se trata de unidades testes?

  • Rogério R.

    Acho que com a chegada do Sandero 2020, do Logan 2020, do Kwid Outsider e da picape Alaskan a Renault poderá se consolidar no top 4 de vendas. Vi que a Oroch 4×4 brasileira já está sendo vendida na Colômbia, Argentina e Chile, eu acho que a Renault deveria lançá-la tbém aqui no Brasil, pois a picape seria mais uma opção 4×4 mais acessível para quem gosta de fazer trilhas e para quem precisa de uma picape para trabalhar em lugares de difícil acesso.

    • Edinaldo_Tapica

      A Oroch é fabricada na Argentina

      • André

        A Oroch é fabricada somente em São José dos Pinhais-PR

  • Tiago Bastos

    Tá lindo ver a Ford despencando.
    Empresa lenta e que trata mal o consumidor merece ser rejeitada mesmo.

  • Paulino Lino

    Polo e Virtus vendendo mais que Argo e Cronos (exemplo de diferença de construção, acabamento, segurança e motorização que no caso da VW está bem adiante da Fiat que se preocupa em vender apenas design).

    • Marcelo Nascimento

      Ia comentar isso. Estavam andando sempre por perto, e esse mês foi praticamente a metade! Só não sei se concordo com sua afirmação de a Fiat se preocupar em vender apenas design. Na média não é o que o brasileiro procura? :-)

      • Paulino Lino

        Sim o brasileiro procura design em primeiro lugar e em último a segurança.

    • ALEXANDRO HENRICO VON MANN

      Se construção, segurança e motorização fosse o principal para 99% dos brasileiros, o Onix teria saído de linha e não estaria há anos vendendo o dobro do segundo colocado… Infelizmente… PS: O Onix é feio, ao menos para mim…. haahahahah

      • Paulino Lino

        Faz sentido mas eu não citei que 99% dos brasileiros que compram carro zero km tem essa noção e inteligência.

      • Diego Amaral

        Qual porcentagem destes Onix vendidos vem da Joy que é muito mais barata? Temos que ver isso também, Gol reinou absoluto até a versão G4 sair de linha.

    • Allysson Santos

      Acabamento da dupla da VW não é e nunca foi um ponto positivo.

      A qualidade de construção sim, o encaixe e alinhamento das pecas, mas o acabamento é muito aquém do preço cobrado.

      • Paulino Lino

        Mesmo assim acho a qualidade dos materiais muito melhor do que da Fiat.

      • Diego Amaral

        O acabamento dos carros da VW par mim ão bons, como você mesmo disse, o encaixe e alinhamento das peças são bons, não existe rebarba nem nada disso. Agora sobre a qualidade dos materiais empregados é outra coisa.

    • Murilo Soares de O. Filho

      O que está pegando na Linha Fiat nova é a motorização em alguns modelos que estão defasados e a ampliação do Câmbio automático. Ah, o Uno precisa de uma nova geração urgente, se quiser sobreviver. Mobi não comento, pois não entendo a existência dele até hoje. Weekend e Doblo, só enterrar mesmo.

      • Verdades sobre o mercado

        Fiat perdida no mercado de automóveis. Perdeu METADE da participação de mercado em 4 anos. GM e Hyundai ganharam estes clientes de mão beijada. Se não fosse a Toro e a Strada(alta margem de lucro em ambas) a situação seria crítica para a marca, tanto em volume de veículos vendidos como em resultado financeiro. Se a Fiat não retomar uma melhor posição em automóveis corre o risco de acabar como a Fiat na Europa, forte em veículos comerciais e fraquíssima em automóveis.

      • Paulino Lino

        Realmente as mudanças dentro da Fiat deveriam ser gigantescas!

  • Contador

    Focus está nos seus momentos finais!

    • Pedro

      Powershift acabou com ele.

  • Salim Mahmood

    Yaris sempe subindo de posicao pouco a pouco vai se infiltrando e chegando perto do top 20

  • Com essa queda cada vez mais acentuada da Ford, começa a fazer sentido o boato de que a marca está pensando em ir embora do Brasil.

    É uma pena que mesmo diante de um momento de recuperação do mercado eles optaram pela não renovação dos modelos, bem como pela falta de lançamentos.

    R.I.P. Ford.

    • Gran RS 78

      Onde vc ouviu esse boato que a Ford estaria indo embora do Brasil? A marca passou os anos 90 uma situação muito pior e não foi embora, agora é que não vai mesmo.

  • Salim Mahmood

    O Onix e pior que carro Chines prefiro um Chery que um Onix

  • Paulo Vítor

    Novo Jetta vendeu menos que Cruze Sport6. Mico!

    • Verdades sobre o mercado

      VW errou feio na estratégia de lançamento. Não adianta ter um bom produto e não ter uma boa estratégia (assim como a Fiat com o ARgo). VW terá nova chance de tentar “relançar” o Jetta quando chegar a versão 2.0 TSI, se souber usar uma boa estratégia poderá colocar o carro no patamar pretendido (800 a 1.200 unidades por mês), caso contrário ficará nas 400 a 600 unidades.

      Obs: a geração anterior tinha a frente muito parecida com a do Voyage “G6”, a nova tem a traseira muito parecida com a do “Virtus”, e isso também pesa para o comprador de sedan médio, ele quer um pouco mais de exclusividade.

      • Gran RS 78

        Não é só isso, pois o que matou o Jetta foi os preços cobrados pela VW, pois vc compra Civic, Corolla e Cruze por menos.

  • Verdades sobre o mercado

    pequeno VW 4×4 ?!

  • Gran RS 78

    VW 4×4? Acho que vc está enganado, pois o que a marca vai lançar é um Suv compacto para ir no shopping, assim como a maioria dos concorrentes de outras marcas.

    • Salim Mahmood

      pequeno vw 4×4 e simplesmente um paradigamo referenciando a essa unidade

  • Vinicius R. de Moraes

    Comerciais leves
    “50º WILLYS/OVERLAND 1”

    Sério que ainda fabricam o Willys Overland ? kkkkkk

  • Diego

    Hyundai HR vendeu só 30 unidades em 2018?

  • Ilson Eric Bezerra

    Quem te viu quem te vê dona Fiat….. Nenhum produto entre os 10 mais vendidos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email