*Featured Mercado

Os carros mais vendidos em dezembro de 2018

Os carros mais vendidos em dezembro de 2018

O mercado de automóveis e comerciais leves fechou o mês de dezembro de 2018 com alta de 9,85% em relação a 2017 e crescimento de 1,67% numa comparação com novembro. Com 225.001 unidades vendidas, o último mês fez com que as vendas em 2018, no acumulado, fechassem com alta de 13,74%, totalizando 2.470.654 de exemplares.


Entre as marcas, a GM liderou com 18,48%, seguida pela VW com 14,93% e Fiat com 12,36%. A Renault ficou na quarta posição com 9,16% e a Toyota em quinto com 8,86%. A Ford ficou em sexto, enquanto a Hyundai fechou em sétimo. Mais distantes, Honda e Jeep, esta cada vez mais perto da japonesa.

A Nissan fechou o Top 10 das marcas, enquanto a Citroën liderou no segundo pelotão, em virtude das boas vendas do Cactus. A Peugeot recuou bem, deixando a Mitsubishi passar com folga. Mercedes, Chery e BMW emplacaram acima de 1,1 mil unidades no período. Kia, Audi, Volvo, Land Rover e Suzuki ficaram abaixo de 1 mil carros.

Nos automóveis, o Onix fechou o ano com mais do dobro das vendas do HB20 em dezembro, sendo este seguido por Ka e Kwid. Destaque para o Renegade como SUV compacto mais vendido no mês e a queda expressiva de posição do Argo, que fechou em 14º. Nos comerciais, a Toro fechou em primeiro, seguida de Strada e Hilux.


Saveiro e S10 venderam acima de 3 mil unidades, enquanto a Ranger superou a marca de 2 mil. Os números pouco se alteraram em relação às vendas parciais até o dia 28 de dezembro.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em dezembro de 2018:

Marcas

1º GM 41.573 18,48%
2º VW 33.594 14,93%
3º FIAT 27.802 12,36%
4º RENAULT 20.611 9,16%
5º TOYOTA 19.937 8,86%
6º FORD 19.022 8,45%
7º HYUNDAI 17.968 7,99%
8º HONDA 10.841 4,82%
9º JEEP 10.276 4,57%
10º NISSAN 8.752 3,89%
11º CITROEN 2.226 0,99%
12º MITSUBISHI 1.970 0,88%
13º PEUGEOT 1.757 0,78%
14º M.BENZ 1.221 0,54%
15º CHERY 1.147 0,51%
16º BMW 1.125 0,50%
17º KIA 991 0,44%
18º AUDI 896 0,40%
19º VOLVO 762 0,34%
20º LAND ROVER 598 0,27%
21º SUZUKI 316 0,14%

Automóveis

1º GM/ONIX 19.642
2º HYUNDAI/HB20 8.995
3º FORD/KA 8.534
4º RENAULT/KWID 7.653
5º VW/GOL 7.272
6º GM/PRISMA 6.742
7º VW/POLO 6.030
8º JEEP/RENEGADE 5.498
9º TOYOTA/COROLLA 5.182
10º HYUNDAI/CRETA 4.920
11º JEEP/COMPASS 4.762
12º NISSAN/KICKS 4.328
13º VW/VIRTUS 4.241
14º FIAT/ARGO 4.035
15º HONDA/HR-V 3.719
16º FORD/KA SEDAN 3.560
17º VW/FOX/CROSS FOX 3.470
18º RENAULT/SANDERO 3.446
19º RENAULT/CAPTUR 3.363
20º FIAT/MOBI 3.332
21º FORD/ECOSPORT 3.320
22º GM/SPIN 3.195
23º TOYOTA/YARIS SEDAN 3.128
24º TOYOTA/YARIS HB 2.810
25º RENAULT/DUSTER 2.768
26º NISSAN/VERSA 2.759
27º HYUNDAI/HB20S 2.717
28º VW/VOYAGE 2.677
29º FIAT/CRONOS 2.649
30º GM/COBALT 2.477
31º HONDA/FIT 2.332
32º GM/TRACKER 2.053
33º HONDA/CIVIC 1.974
34º VW/UP 1.965
35º FIAT/SIENA 1.704
36º GM/CRUZE SEDAN 1.696
37º FIAT/UNO 1.523
38º HONDA/CITY 1.515
39º TOYOTA/ETIOS HB 1.449
40º RENAULT/LOGAN 1.435
41º TOYOTA/HILUX SW4 1.346
42º HONDA/WR-V 1.202
43º CITROEN/C4 CACTUS 1.151
44º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.048
45º CHERY/TIGGO 837
46º NISSAN/MARCH 817
47º PEUGEOT/2008 808
48º VW/TIGUAN 771
49º FORD/FIESTA 759
50º HYUNDAI/IX35 705
51º GM/CRUZE 478
52º PEUGEOT/208 468
53º CITROEN/C3 451
54º VW/JETTA 404
55º HYUNDAI/TUCSON 488
56º MB/CLASSE C 488
57º KIA/SPORTAGE 478
58º GM/EQUINOX 453
59º FIAT/DOBLO 446
60º GM/TRAILBLAZER 432
61º AUDI/Q3 390
62º VW/GOLF 381
63º CITROEN/AIRCROSS 378
64º MITSUBISHI/ASX 364
65º BMW/X1 354
66º VOLVO/XC40 354
67º NISSAN/SENTRA 335
68º LR/DISCOVERY 329
69º VW/SPACEFOX 324
70º BMW/SERIE 3 314
71º FORD/FUSION 308
72º TOYOTA/RAV4 274
73º VOLVO/XC60 268
74º CHERY/QQ 243
75º KIA/CERATO 241
76º AUDI/A3 SEDAN 240
77º PEUGEOT/3008 197
78º MB/GLA 196
79º JAC/T40 195
80º FORD/FOCUS SEDAN 191

Comerciais Leves

1º FIAT/TORO 5.863
2º FIAT/STRADA 5.780
3º TOYOTA/HILUX 4.529
4º VW/SAVEIRO 3.922
5º GM/S10 3.009
6º FORD/RANGER 2.140
7º VW/AMAROK 1.801
8º FIAT/FIORINO 1.620
9º GM/MONTANA 1.370
10º RENAULT/OROCH 1.222
11º MITSUBISHI/L200 898
12º FIAT/DUCATO 752
13º RENAULT/MASTER 692
14º NISSAN/FRONTIER 513
15º VW/EXPRESS 208
16º KIA/K2500 195
17º M.BENZ/SPRINTER 142
18º IVECO/DAILY 3514 132
19º M.BENZ/SPRINTER 313 130
20º PEUGEOT/EXPERT 96
21º PEUGEOT/PARTNER 95
22º RAM/2500 85
23º CITROEN/JUMPY 84
24º IVECO/DAILY 30S13 73
25º CITROEN/BERLINGO 43
26º IVECO/DAILY 34
27º HYUNDAI/HR 30
28º FIAT/UNO 28
29º RENAULT/KANGOO 18
30º IVECO/DAILY 5516 9
31º M.BENZ/SPRINTER 415 8
32º EFFA/K01 7
33º M.BENZ/SPRINTER 311 6
34º JAC/v260 6
35º PEUGEOT/BOXER 5
36º VW/KOMBI 5
37º EFFA/K02 4
38º AGRALE/AGRALE MARRUA 3
39º CITROEN/JUMPER 3
40º DODGE/RAM 2
41º FORD/F150 2
42º M.BENZ/RIBEIRAUTO 2
43º M.BENZ/SPRINTER 515 2
44º RENAULT/ALASKAN 2
45º TOYOTA/BANDEIRANTE 2
46º EFFA/V21 2
47º FARGO/FARGO 1
48º FORD/F100 1
49º GM/AVALANCHE 1
50º WILLYS/OVERLAND 1

[Fonte: Fenabrave]

Os carros mais vendidos em dezembro de 2018
Nota média 4.8 de 5 votos

  • SDS SP

    É notória a queda da PSA aqui no Brasil. Se não fosse o mercado argentino (que vai de mal a pior), já teria feito as malas. Não duvido que a Chery ultrapasse as duas marcas do grupo em breve. E não adianta falar que é preconceito contra à marca, mas sim por uma estratégia equivocada.

    E a dona Fiat não pode tabelar aquele Argo peladão por 47k e a Drive por mais de 50k sem equipamentos importantes. Mesmo na prática sendo vendidos com descontos em muitos lugares, ainda está patinando.

    • Mr Rafael

      Discordo ! Desde o lançamento do c4 cactus em setembro as vendas a Citroën cresceram 90 % em três meses passando de 1200 unidades por mês para 2200 …

      • SDS SP

        Para uma fábrica com capacidade para quase 300 mil veículos, isso não vai resolver.

        • Mr Rafael

          Não mesmo ! Mas se parar de perder tempo e lançar o novo c3 no mesmo estilo do cactus te garanto que vai triplicar as vendas !

          • SDS SP

            Tomara, pois está precisando. O C3, tirando o conjunto mecânico, é o mesmo carro desde 2012.

            • Mr Rafael

              Esse é o problema da Citroën , toda a linha demora MUITO pra mudar …

              • Daniel dos Santos

                Nunca mais Citroen …..atendimento horrível…desvalorização monstra e falta de peças de reposição.

                • Mr Rafael

                  Tive um durante 6 anos , tive dor de cabeça com o pôs venda é desvalorização , porém nunca tive problema com falta de peças ( na verdade o carro nunca quebrou ) acho que tive sorte …

                  • filemon junior

                    Eu tenho o Air Cross e até o momento não tive problemas com quebra do carro, pelo contrário o carro é excelente, mas quando me bateram aí sim tive que ter paciência em aguardar as peças chegarem e foram peças que normalmente as demais montadoras deixam em suas CSS para reposição rápida. .

                • Gran RS 78

                  Olha, tive um C3 2015 automático por exatos seis meses, que comprei usado com 40 mil Km, e acabei de vende-lo para uma concessionária de outra marca, e na época paguei 38.500,00 e me pagaram 32 mil na troca por um Cruze sport6 Okm. O carro é bom, principalmente pelo silêncio interno e maciez da suspensão, mas o meu começou a acender a luz da injeção eletrônica, e li vários relatos desses pequenos problemas eletrônicos, que com o tempo acaba cansando, pois não transmite segurança, especialmente em viagens. Portanto, pelo menos para mim, eu não compro mais carro dessa marca, ou mesmo qualquer outro modelo Francês.

      • el punidor

        Colega, conseguiram vender menos Cactus que o indecente e carissimo Wr-v. Algo muito errado, como falta de divulgação, está acontecendo na Citroen. Pergunte a pessoas não muito interessadas sobre o meio automobilístico se elas sabem que carro é esse: Cactus. Para mim, já começou errado com esse nome. Nada a ver!! Já tem até piada, recebeu esse nome porque as concessionárias Citroen são um deserto!! Eu já fiz a enquete, e é desconhecido. Quem soube dizer foram pessoas que estavam procurando por um Suv zero, caso de um primo meu, q optou por um Renegade. E assim vai, não vende pq não há divulgação ostensiva, agressiva, então as pessoas não o veem nas ruas, ai dizem que não é visto pq não vende pq ninguém quer Citroen e o círculo vicioso se fecha. A marca e o modelo afundam, ainda mais. E o mercado perde.

      • Lucila L. Holmes

        assistir “Mary Poppins Returns HD 2018” (‘disponível 1080p’). com a melhor qualidade e toda linguagem ……
        copie aqui ->> POPCORNHDMOVIE1.BLOGSPOT.COM.BR

    • J.M Duarte

      Eu me admiro mesmo é da Subaru ainda estar aqui no Brasil

    • Dherik

      Ao que tudo indica, a PSA vai passar a focar só nos modelos mais caros.

    • Leo

      O grande trunfo seria o motor THP, mas tá cheio de problemas na internet. Basta pesquisar. Desisti de pegar um THP.

  • Pedro

    Hatches Médios entre os 80 mais vendidos:

    51- GM Cruze: 478 unidades
    62- VW Golf: 390 unidades

    O Focus, com suas 119 unidades, morreu de vez, uma pena.

    • Dherik

      Golf estava na promoção, que agora acabou.

      • Pedro

        Sim. E o Cruze continua na promoção, sem previsão de acabar.
        Focus estava sendo desovado a preço de banana, mas vende pouco por causa do câmbio, com péssima fama no mercado.

    • Daniel dos Santos

      Excelente custo benefício um Focus Titanium plus 2016…..tem tudo que um fusion tem e que nenhum outro nacional até 140 não tem.

      • Daniel

        Já pensei nisso, mas o PowerShift me fez desistir dele.

        • Good Doctor

          Pode comprar sem medo… Se precisar trocar a embreagem do powershift vai ser só com 120 mil km rodados pra frente e o custo pra trocar caiu muito, tá na faixa de 2 mil. Quase o mesmo preço das 3 trocas de óleo de câmbio AT convencional que você teria que fazer

    • Gran RS 78

      Comprei o meu Cruze sport6 Lt agora em janeiro, peguei uma última unidade 18/18 por 86.900,00 com taxa zero em 24 meses. Pelo que vi nos anúncios dos semi novos, o preço era praticamente o mesmo que o desse modelo zero Km, e não pensei duas vezes, pois é um carro fantástico, ainda mais se for comparar com qualquer suv compacto nesse preço.

  • dallebu

    Fiat Toro enchendo os cofres da Fiat. Nunca os haters erraram tanto nas previsões kkkkkk

    • Renato Duarte

      Feito numa plataforma “esticada” do Fiat 500,, ou seja,, a versão mais cara da Toro dá mais de 50 mil de lucro por unidade para a Fiat. Brasileiro merece ser tratado como jumento…

      • ALEXANDRO HENRICO VON MANN

        Pra que tanto ódio no coração. A “plataforma esticada” é moderna, segura e boa. E me responda uma coisa, se você tivesse uma empresa, seu foco seria o lucro ou doação ao próximo?

        • Verdades sobre o mercado

          Essa é a essência do capitalismo, se alguém não gostar pode ir para Cuba, Venezuela ou Coréia do Norte.

          • Gran RS 78

            Exatamente, e lá tem muitos carros dos anos 50 e tbm vários Ladas a preço de Mercedes por aqui.

        • Renato Duarte

          Resposta: Lucro em excesso nunca foi saudável pra nenhuma economia no mundo. Uma hora a torneira seca.

          Agora me responda uma coisa,, e quando acabar o dinheiro do consumidor,, ainda vão pensar na mesma margem de lucro????

          • Ernesto

            Você por acaso já comprou algum carro 0Km? Conhece alguma coisa sobre mercado? Se há demanda alta, o preço normalmente é cheio. Se a demanda reduz, a empresa pode criar ofertas.
            Quanto ao Lucro em excesso, se for um monopólio sim, é ruim. Mas neste caso não, não é um monopólio. Há alguns concorrentes.

      • Leopss

        A plataforma é a do renegade que a Fiat usa para o 500x na Europa e a Toro no Brasil.

        • Renato Duarte

          500X surgiu primeiro…

      • Verdades sobre o mercado

        que conta é essa que a Toro mais cara dá mais de 50 mil de lucro para Fiat ?

        • Murilo Soares de O. Filho

          O cara não sabe nem o que tá falando, para ele ter uma afirmação dessa, ele teria que ter a planilha de custos da Fiat em mãos. SQN!

          • Verdades sobre o mercado

            Considerando a Toro Ranch com pintura perolizada de R$ 154.480,00 ela tem entre impostos e margem do ccs aprox. R$ 76.000,00 de custos, ou seja, sobram, R$ 78.000,00 para pagar os insumos (peças, energia elétrica, mão-de-obra, pintura, etc), para sobrar mais de R$ 50.000,00 precisaria que os insumos somassem no máximo R$ 27.000,00, o que convenhamos é bem pouco provável, considerando-se um motor diesel, um câmbio AT9, sistema de tração 4×4, toda parafernalha eletrônica, apenas para ficar nos itens de maior valor agregado.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não entendo a crítica, as famosas plataformas “modulares”, também produzem modelos pequenos e esticados, e aí qual a justificativa, ou vai dizer só porque no nome tem um monte de letrinha a mais, é mais sofisticada?

        • Renato Duarte

          Todo mundo sabe a diferença entre plataforma modular e plataforma simples, e a Toro é um caso de remendo automotivo…

    • Kaian Reis

      Teve um vendedor da concessionária aqui de onde eu moro, que falou que a Toro praticamente salvou a concessionária de fechar as portas

    • Wendell Miranda

      Vdd e principalmente a Jepp, Pq sinceramente NÄO entendo o que tem nesse compass pra vender tanto…

      • Ernesto

        Renegade tem o etorq, mas o Compass não.

  • Edgar

    12º NISSAN/KICKS 4.328

    67º NISSAN/SENTRA 335

    Não que o KICKS seja ruim… Mas nao entendo como o SENTRA pode vender tão pouco, se e um seda com otimo custo-benefício…

    • Roberto

      O kicks vende muito pra pcd, so aqui no prédio tem uns 30 kicks pcd, ja o sentra ja é mais vendido pra o publico comum que vem caindo a cada ano.

    • hinotory O

      O Kicks é ruim sim, pode falar. Já tive e posso dizer.

      • Marcelo Amorim

        Primo meu comprou um PCD,até agora ta elogiando o carro,principalmente o consumo.Mas ele nao é parametro,ja que nunca teve outro SUV e veio de um Palio.

    • Gran RS 78

      Infelizmente esse é o mesmo problema em relação aos hatchs médios, que são superiores aos suvs compactos e custam menos, mas os consumidores só tem olhos para essa nova mania.

    • Kaian Reis

      Meu cunhado está querendo trocar o sentra dele, mas ele se vê sem opcao na Nissan, já que o Sentra SL (mesma versão do dele 2014) e tabelado em 106k e ele achou o kicks ruim. Tô. Quase indicando para ele o Virtus.

  • Miguel

    A Jeep colando na Honda, e espero que passe!
    O mercado no Brasil aos poucos vai voltando ao normal com relação às vendas dos compactos, já a era de Hatch e sedan médio realmente passou.

  • Leonardo azevedo

    Renault Alaskan emplacando duas unidades, sera que ainda se trata de unidades testes?

  • Rogério R.

    Acho que com a chegada do Sandero 2020, do Logan 2020, do Kwid Outsider e da picape Alaskan a Renault poderá se consolidar no top 4 de vendas. Vi que a Oroch 4×4 brasileira já está sendo vendida na Colômbia, Argentina e Chile, eu acho que a Renault deveria lançá-la tbém aqui no Brasil, pois a picape seria mais uma opção 4×4 mais acessível para quem gosta de fazer trilhas e para quem precisa de uma picape para trabalhar em lugares de difícil acesso.

    • Edinaldo_Tapica

      A Oroch é fabricada na Argentina

      • André

        A Oroch é fabricada somente em São José dos Pinhais-PR

  • Tiago Bastos

    Tá lindo ver a Ford despencando.
    Empresa lenta e que trata mal o consumidor merece ser rejeitada mesmo.

  • Paulino Lino

    Polo e Virtus vendendo mais que Argo e Cronos (exemplo de diferença de construção, acabamento, segurança e motorização que no caso da VW está bem adiante da Fiat que se preocupa em vender apenas design).

    • Marcelo Nascimento

      Ia comentar isso. Estavam andando sempre por perto, e esse mês foi praticamente a metade! Só não sei se concordo com sua afirmação de a Fiat se preocupar em vender apenas design. Na média não é o que o brasileiro procura? :-)

      • Paulino Lino

        Sim o brasileiro procura design em primeiro lugar e em último a segurança.

    • ALEXANDRO HENRICO VON MANN

      Se construção, segurança e motorização fosse o principal para 99% dos brasileiros, o Onix teria saído de linha e não estaria há anos vendendo o dobro do segundo colocado… Infelizmente… PS: O Onix é feio, ao menos para mim…. haahahahah

      • Paulino Lino

        Faz sentido mas eu não citei que 99% dos brasileiros que compram carro zero km tem essa noção e inteligência.

      • Diego Amaral

        Qual porcentagem destes Onix vendidos vem da Joy que é muito mais barata? Temos que ver isso também, Gol reinou absoluto até a versão G4 sair de linha.

    • Allysson Santos

      Acabamento da dupla da VW não é e nunca foi um ponto positivo.

      A qualidade de construção sim, o encaixe e alinhamento das pecas, mas o acabamento é muito aquém do preço cobrado.

      • Paulino Lino

        Mesmo assim acho a qualidade dos materiais muito melhor do que da Fiat.

      • Diego Amaral

        O acabamento dos carros da VW par mim ão bons, como você mesmo disse, o encaixe e alinhamento das peças são bons, não existe rebarba nem nada disso. Agora sobre a qualidade dos materiais empregados é outra coisa.

    • Murilo Soares de O. Filho

      O que está pegando na Linha Fiat nova é a motorização em alguns modelos que estão defasados e a ampliação do Câmbio automático. Ah, o Uno precisa de uma nova geração urgente, se quiser sobreviver. Mobi não comento, pois não entendo a existência dele até hoje. Weekend e Doblo, só enterrar mesmo.

      • Verdades sobre o mercado

        Fiat perdida no mercado de automóveis. Perdeu METADE da participação de mercado em 4 anos. GM e Hyundai ganharam estes clientes de mão beijada. Se não fosse a Toro e a Strada(alta margem de lucro em ambas) a situação seria crítica para a marca, tanto em volume de veículos vendidos como em resultado financeiro. Se a Fiat não retomar uma melhor posição em automóveis corre o risco de acabar como a Fiat na Europa, forte em veículos comerciais e fraquíssima em automóveis.

      • Paulino Lino

        Realmente as mudanças dentro da Fiat deveriam ser gigantescas!

  • Contador

    Focus está nos seus momentos finais!

    • Pedro

      Powershift acabou com ele.

  • Salim Mahmood

    Yaris sempe subindo de posicao pouco a pouco vai se infiltrando e chegando perto do top 20

  • Com essa queda cada vez mais acentuada da Ford, começa a fazer sentido o boato de que a marca está pensando em ir embora do Brasil.

    É uma pena que mesmo diante de um momento de recuperação do mercado eles optaram pela não renovação dos modelos, bem como pela falta de lançamentos.

    R.I.P. Ford.

    • Gran RS 78

      Onde vc ouviu esse boato que a Ford estaria indo embora do Brasil? A marca passou os anos 90 uma situação muito pior e não foi embora, agora é que não vai mesmo.

  • Salim Mahmood

    O Onix e pior que carro Chines prefiro um Chery que um Onix

  • Paulo Vítor

    Novo Jetta vendeu menos que Cruze Sport6. Mico!

    • Verdades sobre o mercado

      VW errou feio na estratégia de lançamento. Não adianta ter um bom produto e não ter uma boa estratégia (assim como a Fiat com o ARgo). VW terá nova chance de tentar “relançar” o Jetta quando chegar a versão 2.0 TSI, se souber usar uma boa estratégia poderá colocar o carro no patamar pretendido (800 a 1.200 unidades por mês), caso contrário ficará nas 400 a 600 unidades.

      Obs: a geração anterior tinha a frente muito parecida com a do Voyage “G6”, a nova tem a traseira muito parecida com a do “Virtus”, e isso também pesa para o comprador de sedan médio, ele quer um pouco mais de exclusividade.

      • Gran RS 78

        Não é só isso, pois o que matou o Jetta foi os preços cobrados pela VW, pois vc compra Civic, Corolla e Cruze por menos.

  • Verdades sobre o mercado

    pequeno VW 4×4 ?!

  • Gran RS 78

    VW 4×4? Acho que vc está enganado, pois o que a marca vai lançar é um Suv compacto para ir no shopping, assim como a maioria dos concorrentes de outras marcas.

    • Salim Mahmood

      pequeno vw 4×4 e simplesmente um paradigamo referenciando a essa unidade

  • Vinicius R. de Moraes

    Comerciais leves
    “50º WILLYS/OVERLAND 1”

    Sério que ainda fabricam o Willys Overland ? kkkkkk

  • Diego

    Hyundai HR vendeu só 30 unidades em 2018?

  • Ilson Eric Bezerra

    Quem te viu quem te vê dona Fiat….. Nenhum produto entre os 10 mais vendidos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email