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Os carros mais vendidos em novembro de 2018

Os carros mais vendidos em novembro de 2018

O mercado de automóveis e comerciais leves caiu 9,57% em relação ao mês anterior, mas ainda assim, está 12,21% acima do mesmo período de 2017. Além disso, o acumulado do ano registra alta de 14,15% com 2.245.677 unidades vendidas. Em novembro, os emplacamentos ficaram em 221.317 veículos contra 244.732 de outubro.


Nos fabricantes, a GM surfou na onda do Onix e abocanhou nada menos que 20,46% das vendas no mês que se encerrou. Bem mais atrás ficou a VW com 15,05% e a Fiat com 12,14%. A Renault mais uma vez ficou em quarto e agora com 9,17% ante 8,43% da Ford. Toyota e Hyundai quase empataram.

A Citroën ficou em 11º, passando a Mitsubishi e a Peugeot, por conta das boas vendas do Cactus. Atrás da Mercedes-Benz aparece a Chery, que já despachou a Kia. A Volvo chegou bem perto da Audi e a Land Rover ficou para trás. A Iveco apareceu na lista das 21 da Fenabrave.

Os carros mais vendidos em novembro de 2018


Nos modelos, ninguém mais segura o Onix, que emplacou 2,5 vezes mais que o segundo colocado e neste caso não estamos falando de Ka ou HB20, mas do veterano Gol. O VW ficou apenas dois carros na frente do Ford. Na mesma balada aparece Prisma e Kwid, enquanto o Argo ganha mais uma sobre o Polo.

O Creta foi o SUV mais vendido e o Sandero fechou o Top 10. A Spin continua em destaque no Top 20, que ainda chama atenção pela 20ª posição do HR-V, que já ficou muito tempo no Top 10 como SUV mais vendido. Nos hatches médios, o Cruze Sport6 liderou com folga e o Golf ficou em segundo.

Nos comerciais leves, a Strada continua mandando bem, tendo a Toro na escolta. A Saveiro continua isolada e a Hilux mantém boa vantagem para a S10. A Ranger passou a Amarok por pouco e a Frontier já se aproxima da L200, motivada pela renovação do produto.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 48 comerciais leves mais vendidos em novembro de 2018:

Marcas

1º GM 45.271 20,46%
2º VW 33.305 15,05%
3º FIAT 26.864 12,14%
4º RENAULT 20.299 9,17%
5º FORD 18.655 8,43%
6º TOYOTA 17.476 7,90%
7º HYUNDAI 17.432 7,88%
8º HONDA 11.200 5,06%
9º JEEP 8.872 4,01%
10º NISSAN 8.352 3,77%
11º CITROEN 2.082 0,94%
12º MITSUBISHI 1.841 0,83%
13º PEUGEOT 1.713 0,77%
14º M.BENZ 1.343 0,61%
15º CHERY 1.110 0,50%
16º BMW 883 0,40%
17º KIA 867 0,39%
18º AUDI 660 0,30%
19º VOLVO 638 0,29%
20º LAND ROVER 459 0,21%
21º IVECO 381 0,17%

Automóveis

1º GM/ONIX 22.277
2º VW/GOL 8.836
3º FORD/KA 8.834
4º HYUNDAI/HB20 8.395
5º GM/PRISMA 7.598
6º RENAULT/KWID 7.092
7º FIAT/ARGO 6.078
8º VW/POLO 5.644
9º HYUNDAI/CRETA 5.171
10º RENAULT/SANDERO 5.110
11º TOYOTA/COROLLA 5.023
12º JEEP/COMPASS 5.008
13º FIAT/MOBI 4.258
14º GM/SPIN 4.179
15º NISSAN/KICKS 4.040
16º VW/VIRTUS 3.955
17º JEEP/RENEGADE 3.845
18º FORD/KA SEDAN 3.695
19º VW/FOX/CROSS FOX 3.330
20º HONDA/HR-V 3.305
21º FORD/ECOSPORT 2.994
22º TOYOTA/YARIS SEDAN 2.774
23º RENAULT/DUSTER 2.670
24º RENAULT/CAPTUR 2.554
25º HYUNDAI/HB20S 2.543
26º TOYOTA/YARIS HB 2.507
27º HONDA/FIT 2.441
28º FIAT/CRONOS 2.384
29º NISSAN/VERSA 2.382
30º VW/VOYAGE 2.269
31º HONDA/CIVIC 2.202
32º GM/COBALT 2.059
33º GM/TRACKER 2.049
34º GM/CRUZE SEDAN 1.861
35º HONDA/CITY 1.833
36º VW/UP 1.752
37º FIAT/UNO 1.522
38º FIAT/SIENA 1.482
39º HONDA/WR-V 1.332
40º RENAULT/LOGAN 1.321
41º TOYOTA/ETIOS HB 1.241
42º CITROEN/C4 CACTUS 1.150
43º TOYOTA/HILUX SW4 1.117
44º VW/TIGUAN 986
45º TOYOTA/ETIOS SEDAN 969
46º CHERY/TIGGO 864
47º PEUGEOT/2008 857
48º NISSAN/MARCH 743
49º FORD/FIESTA 738
50º HYUNDAI/IX35 671
51º FIAT/DOBLO 586
52º MB/CLASSE C 541
53º GM/EQUINOX 512
54º GM/CRUZE SPORT6 478
55º HYUNDAI/TUCSON 457
56º VW/SPACEFOX 449
57º NISSAN/SENTRA 447
58º MITSUBISHI/ASX 441
59º PEUGEOT/208 395
60º KIA/SPORTAGE 388
61º VW/JETTA 387
62º CITROEN/C3 383
63º FORD/FUSION 364
64º VOLVO/XC60 347
65º BMW/X1 314
66º GM/TRAILBLAZER 306
67º MB/GLA 292
68º TOYOTA/RAV4 288
69º CITROEN/AIRCROSS 287
70º VW/GOLF 271
71º AUDI/Q3 264
72º BMW/SERIE 3 252
73º CHERY/QQ 217
74º FORD/FOCUS SEDAN 203
75º LR/DISCOVERY 201
76º SUZUKI/JIMNY 198
77º MITSUBISHI/OUTLANDER 188
78º JAC/T40 181
79º VOLVO/XC40 179
80º FORD/FOCUS 173

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.158
2º FIAT/TORO 3.922
3º VW/SAVEIRO 3.516
4º TOYOTA/HILUX 3.382
5º GM/S10 2.749
6º FORD/RANGER 1.572
7º VW/AMAROK 1.540
8º GM/MONTANA 1.169
9º FIAT/FIORINO 1.022
10º RENAULT/OROCH 997
11º MITSUBISHI/L200 805
12º NISSAN/FRONTIER 738
13º RENAULT/MASTER 505
14º FIAT/DUCATO 354
15º KIA/K2500 266
16º IVECO/DAILY 3514 239
17º VW/EXPRESS 234
18º M.BENZ/SPRINTER 313 166
19º PEUGEOT/PARTNER 127
20º IVECO/DAILY 30S13 104
21º CITROEN/JUMPY 98
22º HYUNDAI/HR 89
23º M.BENZ/SPRINTER 84
24º PEUGEOT/EXPERT 84
25º RAM/2500 60
26º CITROEN/BERLINGO 50
27º RENAULT/KANGOO 30
28º IVECO/DAILY 23
29º JAC/v260 17
30º IVECO/DAILY 5516 15
31º EFFA/K01 14
32º M.BENZ/SPRINTER 415 7
33º FIAT/UNO 3
34º EFFA/K02 3
35º FOTON/AUMARK 3.5-14DT 3
36º FORD/F100 2
37º WILLYS/OVERLAND 2
38º EFFA/V21 2
39º EFFA/V22 2
40º CITROEN/JUMPER 1
41º FORD/F150 1
42º FORD/F250 1
43º GM/SILVERADO 1
44º M.BENZ/VITO 1
45º PEUGEOT/BOXER 1
46º TOYOTA/HIACE 1
47º TOYOTA/RIBEIRAUTO 1
48º VW/KOMBI 1

[Fonte: Fenabrave]

Os carros mais vendidos em novembro de 2018
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    Fico pensando até onde poderia ir o HB20 se tivesse uma rede maior e mais capacidade de produção. No meu modo de ver, a melhor opção do segmento. Enquanto isso o madeincoxas Ka e sua rede mal-criada vendendo muito.

    • LKenappe

      O HB20 tem capacidade de produzir mais que 11/12mil mês, que era o limite da planta, porem nao esta vendendo. rede da Ford é para pagar pecados mesmo, porem o Ka é acertado e sempre tem boas promoções, sem conta que vende bem para locadoras creio eu. Me surpreende o gol nesse segundo lugar.

      • Fabão Rocky

        Tbm me surpreendi! Deve ter sido p/ causa do câmbio automático. Mas msm c/ câmbio automático, a essa altura do campeonato eu jamais compraria Gol. Iria fácil de Onix, HB20 ou Ka.

        • Ricardo

          Já dirigi Gol, HB20 e Ka, garanto que o Gol é muiiiiito melhor. Ônix acho que nem precisa dirigir para saber que é uma M.

          • Fabão Rocky

            Cara, já dirigi Onix e HB20 e gostei mto dos 2.

          • Emanuel Schott

            Já dirigi os três também e o único que me passou sensação de estar em um carro velho e sem muito cuidado no acabamento foi o Gol.

            Mesmo sendo mais barato que os outros dois (com R$48.000 compra completão com CMM, roda de liga, vidros elétricos nas quatro, farol de neblina, sensor e câmera de estacionamento, etc, os outros passam dos R$50.000 nessa configuração), descartei logo de cara.

            • Ricardo

              Descartou o Gol ou os outros?

              • Emanuel Schott

                Gol.

      • Andre L W

        (enviei uma resposta há algum tempo, mas parece q ficou bloqueada pelo “computadorzinho” q analisa as mensagens – talvez por ter enviado os links de notícias)
        – A fábrica da Hyundai tem capacidade de produzir 180mil veículo por ano em três turnos (só dar um google, acha várias notícias recentes e antigas nesse sentido).
        – Isso dá em média 15mil veículos/mês.
        – Além da produção para venda no mercado interno, também exporta HB20 e Creta pro Paraguai e Uruguai (o que deve ser volume pequeno).
        – No Brasil, consistentemente, HB20 hatch vende em média 8mil veículos por mês, Creta entre 4 e 5mil e HB20S em torno de 2 a 2,5mil. Somando isso já temos praticamente a capacidade de produção mensal da fábrica.
        – Logo, tudo que a Hyundai produz, vende. Não há espaço para produzir esses 11 a 12 mil HB20 hatch por mês que você menciona.

        • LKenappe

          Se pegar as médias de meses atras vera que teve mes que passou da casa dos 10mil. Pode ser que o Creta tenha dado uma modificada nesses números.

          • Andre L W

            Esporadicamente pode ter sido diminuída a produção de um para aumentar de outro. Mas a capacidade da fábrica é 15mil/mês, 180mil/ano. E as vendas dos modelos (q eu lembre) tem se mantido estáveis nos patamares que citei, ao menos nos últimos meses. Então, pra chegar a 11 ou 12mil HB20 hatch, precisa reduzir produção de Creta e HB20S…

            • Danilo

              Sem contar que você mencionou capacidade de produção e não a produção em sí. Vários fatores podem diminuir essa capacidade, como atraso de insumos, queda de energia elétrica, problemas internos, etc, e como você disse, ainda tem a exportação, o que me leva a crer também que as vendas do HB20 são limitadas pelo gargalo de produção, assim como creio também que a fábrica da FCA deve estar passando por essa limitação também visto o número expressivo de vendas do Compass, Toro e Renegade (este último creio que está perdendo lugar na linha de produção para os irmãos mais caros).

              • Andre L W

                Exato, pode ter faltado algo que atrasou a produção de um (e até por isso pode ter aumentado do outro). Acho que parte da linha de motores do Creta/HB20, por exemplo, são importados – e uma falta deles pode afetar diretamente a produção. O gargalo de produção afeta diretamente as vendas.

      • Marcelo Lynx

        Comprei Ford Ka e foi o pior negócio da minha vida! Carro desmancha sozinho, cheio de defeitos de engenharia,manutenção cara é rede Ford lastimável enfim… Ford nunca mais. HB20 eu passo é Gol é uma piada.

      • Vinícius

        Você está contando com a produção do Creta que ocorre na mesma planta?

    • Stunt

      E olha que o HB, quando chegou, inovou no mercado, porém, parou no tempo…imagina quando vier a nova geração e estiver bem acertadinha..

      • Caue Fonseca

        HB20 e i30 vieram pra fazer estragos na época, mas fizeram estragos e saíram de cena…

        • Stunt

          Uma pena, pois ambos sempre tiveram potencial para evoluir como produto com o passar dos anos, porém, o desacordo e a ganancia entre hyundai e caoa acabaram desencadeando oque vemos hoje…

        • Vinícius

          Não exagera, HB20 saiu de cena? É o segundo ou terceiro carro mais vendido do ano! Imparcialidade passou longe…

    • Geraldo Xavier

      O hb20 tem um seguro caríssimo e várias seguradoras recusam o mesmo. Ainda vende por conta das cooperativas que ainda aceitam o carro. Uma pena mas é uma triste realidade

      • jvfig

        Qual seria o motivo do seguro ser tão alto?

        • Gabriel

          Acho que tem muito furto, é/era um dos carros populares mais visados.

          • jvfig

            Ouvi falar uma vez que era porque a abertura das portas propiciava entrada de fuzil sem dificuldade, mas acho que era só conversa fiada

        • Geraldo Xavier

          Alto índice de roubo. É o mais roubado no rj.

        • Stunt

          Embora isso seja subjetivo e gosto ser algo muito pessoal, o fato de ser um carro “bonito” e o peso do nome Hyundai, que no BR é vista como uma marca “premium”, o faz ser um modelo de muita procura e cobiça, inclusive, pela bandidagem.

      • Dherik

        O seguro do Onix é mais barato? Não faria sentido para mim se fosse.

      • Incitatus

        Nenhuma seguradora de primeira linha recusa seguro de carro zero. O preço do seguro começa no custo de reparabilidade. Depois é associado a taxa de risco do local. Por fim, é ajustada ao perfil do proprietário e condutores declarados. O seguro de HB20 é menor que do gol, e do new fiesta. Claro que meu perfil ajuda, sou quarentão, casado, garagem privativa em casa e no escritório, etc. Difícil é para o corretor explicar por que um carro que custa metade do valor do meu civic touring não tem metade do valor do civic. Por exemplo paguei 2800 no polo tsi e 4200 no civic. Na mesma seguradora, com cobertura compreensiva, etc, etc.

    • Joel Oliveira

      Também acredito qe se tivesse produção maior e rede de concessionarias em mais lugares, principalmente no interior, teria boas chances de brigar com o ONIX, pois é um bom modelo. E ano que em chega o novo.

  • Enzoando

    como ainda vendem a vw kombi?

  • Gabriel Torque

    380 jettas vendidos, carro ótimo mas por 110 mil já virou mico

    Golf então, triste fim pro hatch, vendeu 270 com black friday

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Eu to falando que com a chegada do T-Cross já era Golf e Jetta, mas tem gente duvidando. Peugeot 308 com 13 unidades vendidas, tirem esse carro de linha pelamor

      • Fabão Rocky

        Infelizmente hatch de salto alto virou ostentação.

        • Gabriel

          O Cruze é o que mais vende mas também não vende grande coisa, certamente o Hatch não ganhara uma nova geração por aqui.

      • Matafuego

        Estão falando no Clube do Golf no Facebook que ele será produzido aqui até a metade do ano que vem. Depois a linha vai dar lugar ao T-Cross e ele vai voltar a ser importado.

        • Eng Turbo

          Isso mesmo, mas não sei se chega até a metade do ano. O modelo 1.4 e talvez o 1.0 (Duvido) serão importados do Mexico. O GTI continua vindo da Alemanha

          • Rodrigo Pasini

            Você quer dizer que o GTI vai voltar a ser importado da Alemanha? Por que hoje ele é montado aqui.

            • Eng Turbo

              Nunca foi montado aqui, sempre veio da Alemanha.

              • Rodrigo Pasini

                Negativo, pode pesquisar, o GTI é montado aqui sim, somente tem as peças importadas.

                • Eng Turbo

                  Não necessito de pesquisas, sou fornecedor da VW ;)
                  Somente o Golf 1.0/1.4 TSI e o finado 1.6 EA211 foram montados aqui. O GTI sempre veio direto da Alemanha

                  • Marcos Megda
                  • Rodrigo Pasini

                    Sério mesmo? Eu sempre li que mesmo o GTI era nacional com o powertrain importado, isso foi o que divulgaram nas revistas, sites e é o que falam os vendedores da VW.

                    • Eng Turbo

                      Mas não passa de marketing ;)
                      Mesma coisa do Jetta TSI que “era” nacional. Teve somente uma montagem CKD por um periodo absurdamente curto e já passou a ser importado do México. O Golf GTI é completamente diferente dos outros modelos, motor, cambio, suspensão, etc….fica inviável a produção local pelo baixo volume, não justifica

      • Dherik

        Pior que o 308 tem um bom conjunto mecânico: 1.6 thp e cambio Aisin. Bancos de couro são ótimos e o teto panorâmico é excelente. O que mata nele ao meu ver: seguro caro (mesmo preço do Golf), painel antigo (computador de bordo com letra laranja), direção eletro hidráulica, carro muito pesado (projeto antigo).

        • jvfig

          O que mata o 308 é ser um projeto de 2002, basicamente é um facelift do 307

          • Dherik

            Sim, é verdade. Por isto do visual antiquado no interior e o carro ser muito pesado para um hatch médio.

          • Incitatus

            O que mata o 308 é o preconceito.

            • jvfig

              Em 2012 sim, foi o carro de melhor custo beneficio e melhor conjunto mecanico até 2014, que teve a Chegada do Golf VII.

              Mesmo nesse periodo 2012-2014 que ele praticamente nao tinha concorrentes, nao vendeu nada, ai sim, por puro preconceito.

              Hoje em dia é um carro de projeto ultrapassado antes os concorrentes

      • Likebolhas

        Não fala isso, meu sonho de consumo :(

    • Dherik

      E o Black Friday de golf continua neste mês.

    • Incitatus

      detalhe, o black friday só tinha modelos 2018.

  • Razzo

    “A Citroën ficou em 11º, passando a Mitsubishi e a Peugeot, por conta das boas vendas do Cactus.”

    –> Boas vendas em 42 lugar com apenas 1150 unidades vendidas em Nov/2018 ?

    • Duh

      É um bom numero, um crossover francês, que sofre muito preconceito, tem bem menos css que as tradicionais, más vendas é do pseudo Yaris, que é um Etios reestilizado, nem com a fama da Toyota não causou o impacto no público, e o Wr-v que é um fracasso.

    • Michel

      Eu pergunto mais, como a kia sobrevive aqui?

      • Razzo

        Ela não fabrica aqui, apenas importa.

    • Incitatus

      vendeu mais que golf, jetta e tiguan juntos. o que me diz?

      • Razzo

        Nivelando por baixo ?

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Como que a Peugeot sobrevive vendendo 395 unidades de 208 e 857 unidades de 2008?

    • Rogério R.

      Em novembro a PSA(Peugeot e Citröen) vendeu menos de 1/5 do que a Renault vendeu. Impressionante. Tá difícil a PSA encontrar um meio para melhorar suas vendas no Brasil.

    • Hugo Leonardo

      O 208 é o mesmo carro desde o lançamento, é impossível competir com projetos mais modernos, como Polo e Argo, custando o mesmo que eles. Eu tenho um 208, mas se fosse pra trocar hoje, eu iria de Polo.

      • Jorge Ricardo Vilela

        E mesmo assim, melhor q HB20, KA, Etios tá na briga, é um projeto moderno. Mais já vem uma nova geração por aí.

        • Incitatus

          fecho contigo.

      • Incitatus

        Se a gente olhar por outro lado do calendário veremos que o 208 era superior aos demais em 2013. Mas foi vítima do belo trabalho para destruir a imagem da psa, feito pelo sr. SH.

        • eduardo

          É isso incitatus. Eu tinha um cruze e troquei num novo pug 3008 griffe pack. O carro é muito bom e da trabalho pra qualquer concorrente. Muito mais completo q os demais, uma nave. A cabine é absolutamente bem acabada, confortável, ergonomica, moderna, motor thp é econômico e bom. 10 mil km de pura satisfação em dirigir zero de defeitos. Vou sofrer com desvalorização, com ctza, mas por puro preconceito do brasileiro. Por enquanto na fipe está desvalorizando junto com equinox e compass limited gasolina e menos q kia sportage e hyundai tucson turbo. Na fipe está na média.

        • oscar.fr

          Em São Paulo, talvez seja fácil pegar esse valor, mas no RS é impossível. Na troca do meu 208 2014 Allure por um zero de mesma versão me foi pedido 67 mil no carro (contra 34 oferecido no meu, o que é bom). Acredito que o que esteja a complicar as vendas dos compactos da PSA é o alto preço pedido x o consumidor brasileiro que os percebe como concorrentes de Ka, HB20 e cia (o que é uma piada)

    • Eng Turbo

      A PSA sobrevivia (Passado) graças a Argentina, que agora está caminhando para o buraco. Não vejo um futuro promissor para a PSA na America Latina

      • TchauQueridos

        Se sair da AL, então não vai sobrar mercado…só Eurásia…

        • Jorge Ricardo Vilela

          Só?!

      • Incitatus

        vocês fecham as portas de uma fábrica da mesma forma como fecham um país. fantástico. Pra registro a psa depois da reestruturação e entrada de sócio chinês (que também é sócio da mercedes) é hoje a montadora (genérica) mais lucrativa da zona do euro. E ao contrário de outras que estão fazendo desinvestimento (venda de ativos) a psa está investindo. O que pode acontecer de fato é a transferência da planta do rio para a argentina. O que é bem lógico. Já que lá vende bem mais que aqui.

    • TchauQueridos

      Pois é….e anunciar venda de carro francês semi-novo é igual fim de feira…pra vender tem que torrar….
      Tem anúncio de 408 e 308 AT por menos de 30 mil….mais barato que onix pelado
      C4 Lounge então nem se fala….
      208 que até estava segurando um pouco o preço já está despencando tb.

      • JOSE DO EGITO

        Aqui em SP ta dificil achar uma ccs PSA ninguem que investir nessa barca furada

    • Mr Tony

      Tão fazendo o 2008 por R$ 50.000,00 pra público PCD para alavancar as vendas.

    • hinotory O

      Pois é, mas é dona de um dos melhores motores hoje em dia. O THP é muito bom. Quem teve sabe, potente e econômico.

    • Andre L W

      Na verdade a PSA sempre vendeu muito mais na Argentina do que aqui (logo, sobrevivia graças aos hermanos). Mas com a crise lá…
      Problema é que a PSA nunca “acreditou em vender” por aqui, não dava importância, tanto que teve muitas concessionárias exploradoras que queimaram o filme das marcas Peugeot e Citroen.
      Além disso, em alguns segmentos, manteve modelos (206 como 207BR) e mecânicas defasadas (quanto tempo usando aquele AT4…). Além da ausência de versões, como 2008 THP sem opção AT6 – apesar de alegarem que não cabia na plataforma, o problema era custo (de homologação/produção) benefício (vender uma versão top de um carro – 2008 – apenas no Brasil, que não seria sequer exportada), pois desde 2015 (se não me engano) a Peugeot já utilizava nos derivados da plataforma PF1 na Europa o EAT6 (transmissão que trouxeram ano passado para os 208/2008/C3 aspirados). Ou seja, sempre quis investir pouco…
      Falo isso como fã (não fanboy) da marca Peugeot, pois tive durante 4 anos um 408THP que achei muito bom carro e que em 120mil km nunca me deu problemas (sequer com as concessionárias!). Mas tive muitos conhecidos de outras cidades que tiveram seu problemas…

    • Incitatus

      porque exporta para a argentina, chile, uruguai. Na argentina está sempre no top 10. Lá eles não têm o preconceito que o brasileiro tem. Por isso, a próxima geração de pequenos da psa será montada lá. Aqui é bobagem.

  • D34D P00l

    Fico feliz de ver que o mercado não engoliu o downgrade super faturado do jetta

    • Cincinato

      Verdade cara.

  • Miguel

    Parece que a tabela está voltando para o que era antigamente no top 10, muitos pequenos vendendo horrores, juntamente com os suvs (que ninguém é de ferro..rsss), o que não muda é a morte dos sedãs e médios.

  • Bruno Albuquerque

    Surpreendente o renascimento do Gol.

  • Alan Bouillet

    Como a variante com câmbio está fazendo a diferença…sem dizer que esse facelift o carro tá com cara de brinquedo igual o Onix,parabéns pra Volks neste mês

    • Gabriel

      Pra mim nas ultimas 2 atualizações o Gol só ficou mais feio, o G5 era bonito.

      • Alan Bouillet

        Nisso tenho que concordar plenamente com você,além de hoje em dia tá barato uma versão com 1.6 8v,tenho uma saveiro cross g5 e esse motor aguenta muito bem no trabalho

  • Wendell Miranda

    Muita gente fica surpreso com o gol mais aproximadamente 90% das vendas e pra frotas de empresa.

    • Airplane

      Não é venda ?

    • Roberto

      Mas é venda do mesmo jeito, frotista e empresa também usam carro, e o sucesso dos suvs também é por conta da venda direta pcd, é venda do mesmo jeito. não é demérito vender pra frota e empresa é até bom por que se compram é por que duram e aguentam rodar muitos km por dia

      • Guedes

        Ent3ndo que o que ele quis dizer é que não se sustenta essa tipo fe venda a longo prazo. Frotista não conpram carros de mês em mês

    • Emanuel Schott

      Só pra exemplificar:

      No acumulado do ano o Gol tem 46.721 vendas diretas (2° nessa modalidade) e despenca pra 15° no varejo (23.619). Esse mês abriu bem lá embaixo (10° no geral) e provavelmente deve subir com alguma grande venda até o final do mês.

      PS: É completamente o contrário do irmão Polo que vende quase tudo no varejo. 51.545 (4°) vs 12.011 (24°)

      PS2: o Argo que a galera diz que só vende pra locadora é o 7° no varejo e 11° na venda direta. 38.591 vs 20.386

  • saulo

    Jetta e Golf….lamentável…

    • Ernesto

      Idem ao Focus, tanto sedam como Hatch.

    • Carlos Rodrigo Carvalho

      Pois é, com os preços que a Vks, lançou não dá, daqui a pouco vai ter promoção.

  • Rogério R.

    Pra quem está curioso com o desempenho das vendas do Kwid em nov./18.

    Venda direta – 2.213 – 12º colocado.
    Varejo – 4.879 – 4º colocado.

    Fonte: Fenabrave.

    Realmente o carrinho da Renault está conquistando o Brasil, já vejo muitos pelas ruas e a tendência é aumentar com a nova versão Outsider que na minha opinião ficou legal. Acho que o Sandero após ser reestilizado e ganhar o CVT voltará a dar trabalho para a concorrência no top 10. O velho Duster e o Captur próximos do top 20 tbém impressionam. Acho tbém que muitos estão impressionados em ver uma marca francesa no top 4, depois de tanto preconceito que houve no passado. Realmente a atual gama da Renault conquistou a confiança dos brasileiros.
    Agora o que realmente me impressionou foi o Onix, na minha opinião o Onix é o CARRO DA DÉCADA 2010/20. Como vende!

    • Draga

      Fui numa ccs da renault, q na verdade eh dacia, sao carros honestos, mas nao compraria nenhum deles… Acho q nao vi nenhum, talvez a captur, com um pedaco de tecido nas portas… soh plastico, espaco interno eh bom, mas acabamento eh triste… nem a captur se salva, por fora eh renault, por dentro um legitimo dacia… espero q melhorem nas novas geracoes deles…

      • Rogério R.

        Interessante que o Sandero 1 e Logan 1 tinham tecidos nas portas e até opcional de bancos de veludo no começo de sua produção aqui, eu não entendo porque a 2ª geração da dupla empobreceu no acabamento. Mas pelo que vejo o Sandero por ser o maior hatch compacto com preço atrativo e sua robustez são um grande atrativo para muitos. Agora essa história de Dacia, Renault é só pesquisar e ver que a Dacia sempre foi Renault, mas de baixo custo. E essa atual gama da Renault romena como já disse que fez a Renault passar os 9% de mercado, sendo que nos anos 2000 qdo a gama era a Renault francesa não passava dos 4%. Isso não tem como negar.

        • Draga

          Meu pai e meu irmão tem Orochs, gosto do carro pelo custo beneficio, suspensão independente atras, estavel e confortável, pelo preço entrega o que promete – apesar do interior muito pobre… Tb considero o Logan e Sandero bons carros, espaçosos, mas qd entro nestes carros é brochante… Como falei, tem bom custo x beneficio, é melhor que muito carro e por isso vende bem, mas ainda não compraria… Não considero um Dacia um verdadeiro Renault como os franceses Clio, Megane, etc. É como uma segunda linha de pneus… E se Dacia sempre fosse renault não teria o nome Dacia, tanto que na europa Renault é uma coisa, Dacia é outra e eles fazem questão de não misturar. Quando vier tudo novo, por volta de 2020 espero que ataquem os pontos que considero fraco e mantenham os fortes como custo e espaço. ps. como diria um colega meu são os melhores carros por metro hehehe

          • Rogério R.

            A Dacia desde qdo iniciou a produção de carros em 1968 sempre fabricou carros Renault sob licença, em 1999 a Renault adquiriu 51% da Dacia e em 2004 adquiriu mais até chegar a 99,3% da marca romena, mas mesmo assim resolveu conservar o nome da marca em respeito a sua história principalmente na Romênia.

      • hinotory O

        O que mata o Captur é todo aquele tamanho com um motor medíocre.

    • JOSE DO EGITO

      Tudo isso graças ao REINDUCANDO CARLOS GHONS !!!

  • hinotory O

    Todos os taxistas trocaram suas respectivas Spins..

  • Marcelo Nascimento

    Praticamente metade das vendas da GM são do Onix! Imagina se o povo resolve que o Onix não é mais o queridinho e passa a comprar outro carro? Será que rola uma preocupação no pessoal da GM por essa situação ou estão felizes com isso e vamos tocando o barco?

    • Rodrigo Pasini

      Próxima geração com motor turbo já está no mapa, a GM não quer perder essa fatia do mercado que eles conquistaram.

    • Gabriel

      Acho que a GM aprendeu com os erros do passado e não vai perder tão facilmente a liderança que conseguiram conquistar.
      Final do ano que vem acho que chega a nova geração do Onix/Prisma e talvez o Monza para substituir o Cobalt.
      Cruze vai ganhar o facelift (que para mim ficou feio perto do atual).

    • Emanuel Schott

      Jeep (Compass, 57,4%), Hyundai (HB20, 51,1%) e Chevrolet (Onix, 48,6%) são as marcas mais dependentes de um único carro. As duas primeiras são casos compreensíveis, a Jeep possui praticamente só dois modelos (Compass e Renegade), a Hyundai tem 3 (HB20 e suas variações, HB20S e Creta). Mas a Chevrolet tem bem mais modelos e o segundo mais vendido (Prisma) também possui alta participação nos números da montadora. Qualquer simples mudança no mercado destrói todo o planejamento.

      Fiat e VW são as que menos dependem de vendas de poucos modelos. Os mais vendidos delas são Strada (20,6%) e Gol (21%) respectivamente.

  • Vendo as vendas de Polo, Argo e Yaris eu me pergunto o motivo de a Ford ter desistido do Fiesta 2019.
    Acho que ele teria muito espaço nesse mercado… Talvez não lideraria, mas venderia bem mais do que essas 738 unidades de dezembro.

    • Michel

      Melhor acabamento, melhor câmbio aut, e melhorar a altura do solo na frente teriam feito mto bem ao carro, falo como ex proprietário!

      • Sim… Por isso acredito que faz bastante sentido trazer a nova geração.
        Também tenho um e trocaria, mas hoje não faz sentido pegar o modelo em linha, diante de tantas opções melhores e mais atuais no mercado.

        • Jurandir Filho

          Pense como empresa, se a Ford pode oferecer um produto mais barato de fabricar e vende a “rodo” (Ford Ka), pra que investiria em uma nova geração do Fiesta, que viria mais caro e não teria a certeza de vender bem???

          • Poderia vender ambos e ganhar margem. O Ka não está com todo esse fôlego, não. Haja vista estar perdendo um já consolidado segundo lugar.

    • Gabriel

      Eu acho o Fiesta o meio-medio mais bonito do mercado, tanto o hatch quanto o sedan

      • Você foi bem generoso com o “meio-medio”, ne… hehehe.
        Ele consegue ser mais apertado que o Ka, principalmente pra quem vai atrás.

        • Gabriel

          Psé, teoricamente ele é uma categoria acima do ka (compacto) e abaixo do Focus (medio) então, é pra ser meio médio, mesmo que o espaço interno não venha a corresponder.
          Isso inclusive pode ser um grande fator para não vender mais (alem do cambio PS é claro), veja bem o coblat, é muito mais feio, menos tecnologia, ganha em confiabilidade pelo motor jurássico (tem suas vantagens kkk) mas tem um espaço interno muito bom, e isso pesa bastante na hora da compra.

          • Na verdade são da mesma categoria, né (haja vista que compartilham a plataforma, assim como Fox e o “Polo mercedinha”). Essa diferença se dá mais pela tecnologia embarca e itens de serie.

            Mas concordo que o espaço interno pesa muito. E por isso fazia ainda mais sentido trazer a nova geração europeia, pq esse é justamente um dos gargalos corrigidos com essa atualização.

    • Emanuel Schott

      Porque resolveu apostar no Ka que, apesar do tamanho externo menor, é mais espaçoso que o Fiesta e agora tem mecânica superior também. Parece que deu certo, já que o Ka sempre fica entre o segundo e o terceiro mais vendido.

  • Paulino Lino

    Acho que seria uma boa a Hyundai começar a “comprar” essas concessionárias falidas e fechadas do interior do país e expandir sua rede. Aqui no Triângulo Mineiro tem pelo menos uma dúzia incluindo VW, Fiat e Ford que fecharam as portas e o mato está tomando contato dos seus pátios.

    • Gabriel

      Meu irmão só não comprou um Hyundai por não ter css aqui na cidade (90mil habitantes) a mais próxima fica em uma cidade a quase 200km daqui, ai seria muita mão ir até la.

  • VCD 2.0 16V

    Seria bom informar mensalmente a somatória dos valores em reais de cada veículo e montadora, é claro, juntamente com as quantidades de unidades comercializadas.

    • Emanuel Schott

      Preço não vai dizer muita coisa. Tem carro que dá um boom nas vendas e quando vai ver é algum desconto absurdo que deram ou mesmo alguma empresa comprou várias unidades com bom desconto. O Creta por exemplo teve vendas turbinadas por causa da versão PCD.

  • Ricardo

    SUVs já mataram as peruas, estão matando os hatchs e matarão os sedãs. Triste realidade de um país que só dá opções para o que vende e ferra com que não gosta.

    • Freaky Boss

      concordo que é triste, mas assim é o capitalismo. O que vende fica, o que não vende cai fora. Para mim isso é muito natural (apesar de não gostar) e não coloco isso na conta das “desgraças do país”. Enfim, no hard feelings…

  • Alberto Sergio Chagas

    Tem como postar o acumulado do ano também?

  • Carlos Rodrigo Carvalho

    VW/JETTA 387, vender só isso? acho que vai ter promoções logo logo.

  • Mr Tony

    Cactus vendeu horrores devido às vendas para PCD. Mas deram uma mega-capada e agora vão direcionar para o Peugeot 2008. Muitas concessionarias estão trabalhando com as duas marcas. A onda agora é assim: tá vendendo pouco? Mete uma versão PCD mais equipada. Sei disso pois tirei o Cactus PCD no lançamento muito bem equipado. Agora tá peladásso.

  • Caue Fonseca

    Hyundai tinha tudo para brigar com Fiat, VW e Chevrolet… mas ficou só com o HB20 mesmo…

    • Vinícius

      Hyundai tem uma limitação produtiva, é uma fabricante mais nova que seus concorrentes que levaram décadas pra chegar a essa produção no Brasil. Ah, o Creta é o SUV compacto mais vendido do Brasil.

  • MARCELO THAFFARI

    Esta posição Gol prova que o Brasileiro esta ficando um pouco mais interessado em segurança do que carros bonitinhos cheio de luzinhas no painel!!!!

    • Fellipe Borges

      Na verdade só mostra que as locadoras estão renovando suas frotas.

      • MARCELO THAFFARI

        Que seja!!! Sendo pago, que mal tem?

        • Fellipe Borges

          Não há mal, mas vc disse que o brasileiro está ficando um pouco mais interessado na segurança e tal, mas não é isso que os números estão mostrando, porque quem está comprando o Gol são as locadoras e não o consumidor final.

  • Ricardo

    Absurda e indignante essa diferença do Ônix! Só vejo um novo Gol ou substituto, totalmente reformulado e com preço bom para bate-lo.

    • Ronald

      O onix não é ruim. Tá na média. Mas também não é bom. O que ajuda de fato são os descontos absurdos que a GM dá. Se você souber negociar chega a cair 10 mil no preço da tabela. Ai você vai na outra, com um carro mais caro e o cara te oferece 1000 de desconto e Insulfilm e tapete… Por isso ele lidera. Além da entrega rápida e um motor que apesar de velho, está muito acertado devido ao tempo de existência e não dá problemas. Rodei 200 mil km no prisma antigo sem nenhum problema além da manutenção normal. Esse conjunto é guerreiro e isso se propaga rápido.

      • David Diniz

        Concordo, o SPE4 não é a última palavra em tecnologia mas a manutenção é muito tranquila pois é o mesmo motor do Celta,Classic e demais que usavam o GM F1.

  • David Diniz

    Estou passando uma temporada de 30 dias com um Onix Joy que tirei da locadora com 5km(isso mesmo 5km e atualmente tá em 200 e pouco) e eu tinha um certo “preconceito” com o carro e me apaixonei por ele gosto muito de dirigir ele e a sexta over drive deixa o giro lá embaixo.

  • Freaky Boss

    Acho que o Yaris hatch/ sedã ainda vão crescer quando ficarem mais conhecidos pelo público e chegar próximo dos números do polo/virtus.
    Quanto aos SUVs: Kicks à frente do HR-V com boa relativamente boa folga. Eu imaginava que isso fosse ocorrer. Demorou até.

  • Joel Oliveira

    Incrível o nivel de vendas do Onix. É muito mais do que o CELTA vendia em seu tempo de auge. Realmente a estratégia de ter único hatch foi acertada. E ano que vem que teremos nova geração convivendo com a atual ai que vai ser estrago. Não sou fã do modelo nao, mas gosto de acompanhar carros e realmente é sucesso. E a negociação dos vendedores da GM é forteee! Conta muitoo.

    E o Gol tá indo até bem …

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