Porsche 911 Turbo S: suprassumo do bólido alemão

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O Porsche 911 Turbo S é o suprassumo do bólido alemão no mercado mundial, sendo ele a versão mais poderosa do esportivo em sua proposta de rua, uma vez que os 911 GT3 e 911 GT2, são modelos dedicados às pistas que podem rodar nas estradas.

Poderoso, o 911 Turbo S tem nada menos que 650 cavalos em seu boxer de seis cilindros com 3.75 litros, alimentado por dois turbocompressores e uma injeção direta de alta pressão.

Oferecido nas carrocerias cupê e conversível, o Porsche 911 Turbo S tem uma construção própria para resistir mais as torções de sua cavalaria, assim como tem uma dinâmica de condução mais apurada que o Carrera.

Para termos uma ideia, o Turbo S é 150 cavalos mais potente que o GT3 e pouco menos que isso no GT3 RS, porém, perde para o antigo 911 GT2, que tinha 700 cavalos e cujos últimos exemplares naufragaram com o navio Felicity Ace no Atlântico Norte.

Atualmente, o Turbo S é o ponto de poder mais distante que o 911 alcança, sendo quase duas vezes mais poderoso que o Porsche 911 Carrera, tem câmbio de dupla embreagem PDK com oito marchas e tração nas quatro rodas.

Porsche 911 Turbo S – detalhes

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O Porsche 911 Turbo S está um nível acima do 911 Turbo, que tem o mesmo motor, mas com 580 cavalos, o que o torna o segundo 911 mais potente no momento.

O Turbo S difere do Carrera e suas versões por dispor de um spoiler pronunciado na frente, que lhe aumenta o comprimento em 2 cm, passando a ter 4,535 m, com o frontal tendo abas laterais aerodinâmicas, além das aletas móveis dos radiadores laterais.

Fora isso, o 911 Turbo S incorpora faróis escurecidos full LED com aros pretos, rodas aros 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás, calçadas com pneus 255/35 R20 na frente e 315/30 R21 atrás.

Diferente da linha Carrera, o 911 Turbo S tem entradas de ar adicionais nas laterais traseiras, assim como teto solar panorâmico num fundo preto.

Na traseira, o 911 Turbo S tem um defletor de ar integrado ao desenho da carroceria na traseira e conta ainda com um aerofólio retrátil sobre o mesmo, funcionando como uma extensão em certos modos de condução, como o Wet, para chuva.

O para-choque tem duas bocas de escape pretas e ovaladas, assim como saídas de ar maiores nas laterais, enquanto as lanternas em LED mantém o belo design da geração 992 do Porsche 911.

Com retrovisores grandes e envolventes, assim como ampla vigia traseira, o Porsche 911 Turbo S tem um visual clean e atraente por fora, com interior mais sóbrio.

Apesar da proposta, o 911 Turbo S não se diferencia muito do Carrera, por exemplo, quando o assunto é o interior, mantendo a proposta de cluster análogo-digital com mostradores circulares e conta-giros de ponteiro.

Já a multimídia PCM tem tela padrão de 10,9 polegadas, com câmera de ré e provisão para integração de smartphone, além de controles gerais do carro, incluindo os ajustes de suspensão e aerodinâmica.

Com teclas destacadas e difusores de ar pequenos, o painel do 911 Turbo S tem ainda um porta-copo retrátil do lado do motorista, além de um central.

O console inclinado tem comandos físicos de mídia e digitais do ar condicionado dual zone, enquanto o volante em couro tem os modos de condução e overboost, com paddle shifts e outros comandos.

Os bancos envolventes em couro podem ser personalizados e há espaço para duas pessoas de baixa estatura atrás, bem como seu rebatimento para ampliação da capacidade de bagagem, que chega a 392 litros no cupê.

Já o 911 Turbo S tem carroceria mais envolvente na parte traseira e colunas retráteis de proteção em caso de colisão com capotamento, bem como capota retrátil elétrica em tecido com acionamento total em segundos e em velocidade de até 50 km/h.

Porsche 911 Turbo S – versões

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  • Porsche 911 Turbo S
  • Porsche 911 Turbo S Cabriolet

Porsche 911 Turbo S – equipamentos

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Porsche 911 Turbo S – motor 3.7 biturbo e câmbio de dupla embreagem PDK de 8 marchas, mais faróis full LED escurecidos, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rdoas de liga leve aros 20 e 21 polegadas, pneus 255/35 R20 na frente e 315/30 R21 atrás, aerofólio fixo e retrátil, e escape duplo oval.

Suspensão adaptativa, direção elétrica, ar condicionado dual zone, freios com discos ventilados e perfurados, bancos em couro, cronógrafo, controle de cruzeiro, câmera de ré, multimídia PCM, porta-copo retrátil, pedais esportivos, soleiras em alumínio e iluminação interna em LED.

Teto solar panorâmico, vidros e travas elétricos, retrovisores com ajustes elétricos, desembaçador dos retrovisores, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, modos de condução, entre outros.

Porsche 911 Turbo S Cabriolet – Itens acima, mais capota em tecido retrátil e sistema de aquecimento diferenciado para uso no inverno.

Porsche 911 Turbo S – preços

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  • Porsche 911 Turbo S – R$ 1.778.878*
  • Porsche 911 Turbo S Cabriolet – R$ 1.831.833*

(*) Preços da tabela Fipe – abril/2023.

Porsche 911 Turbo S – motor

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O motor do 911 Turbo S é um boxer de seis cilindros com refrigeração líquida, tendo injeção direta de combustível e dois turbocompressores de alta rotação, com 3.745 cm³.

Tendo taxa de compressão baixa, de 8,7:1, o 3.7 biturbo da Porsche entrega 650 cavalos a 6.750 rpm e 81,6 kgfm a 2.500 rpm, tendo grande elasticidade e rapidez nas respostas.

Ele trabalha com uma caixa automatizada de dupla embreagem PDK com oito marchas, mais tração nas quatro rodas de forma permanente.

Porsche 911 Turbo S – desempenho

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  • Porsche 911 Turbo S – 2,7 segundos e 330 km/h
  • Porsche 911 Turbo S Cabriolet – 2,8 segundos e 330 km/h

Porsche 911 Turbo S – consumo

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  • Porsche 911 Turbo S – 5,7/7,5 km/l
  • Porsche 911 Turbo S Cabriolet – 5,7/7,5 km/l

Porsche 911 Turbo S – ficha técnica

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Motor 3.7 Turbo
Tipo
Número de cilindros 6 opostos
Cilindrada em cm3 3745
Válvulas 4
Taxa de compressão 8,7:1
Injeção eletrônica Direta, turbo
Potência máxima 650 cv a 6.750 rpm (gasolina)
Torque máximo 81,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automatizada de dupla embreagem de 8 marchas
Tração
Tipo Integral
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás
Pneus 255/35 R20 na frente e 315/30 R21 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 4.535
Largura (mm) 1.900
Altura (mm) 1.303
Entre eixos (mm) 2.450
Capacidades
Porta-malas (L) 392 (291 no Cabriolet)
Tanque de combustível (L) 68 (67 no Cabriolet)
Carga (Kg) 380 (370 no Cabriolet)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.640 (1.710 no Cabriolet)
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,33
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X