O Porsche 911 Turbo S é o suprassumo do bólido alemão no mercado mundial, sendo ele a versão mais poderosa do esportivo em sua proposta de rua, uma vez que os 911 GT3 e 911 GT2, são modelos dedicados às pistas que podem rodar nas estradas.
Poderoso, o 911 Turbo S tem nada menos que 650 cavalos em seu boxer de seis cilindros com 3.75 litros, alimentado por dois turbocompressores e uma injeção direta de alta pressão.
Oferecido nas carrocerias cupê e conversível, o Porsche 911 Turbo S tem uma construção própria para resistir mais as torções de sua cavalaria, assim como tem uma dinâmica de condução mais apurada que o Carrera.
Para termos uma ideia, o Turbo S é 150 cavalos mais potente que o GT3 e pouco menos que isso no GT3 RS, porém, perde para o antigo 911 GT2, que tinha 700 cavalos e cujos últimos exemplares naufragaram com o navio Felicity Ace no Atlântico Norte.
Atualmente, o Turbo S é o ponto de poder mais distante que o 911 alcança, sendo quase duas vezes mais poderoso que o Porsche 911 Carrera, tem câmbio de dupla embreagem PDK com oito marchas e tração nas quatro rodas.
Porsche 911 Turbo S – detalhes
O Porsche 911 Turbo S está um nível acima do 911 Turbo, que tem o mesmo motor, mas com 580 cavalos, o que o torna o segundo 911 mais potente no momento.
O Turbo S difere do Carrera e suas versões por dispor de um spoiler pronunciado na frente, que lhe aumenta o comprimento em 2 cm, passando a ter 4,535 m, com o frontal tendo abas laterais aerodinâmicas, além das aletas móveis dos radiadores laterais.
Fora isso, o 911 Turbo S incorpora faróis escurecidos full LED com aros pretos, rodas aros 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás, calçadas com pneus 255/35 R20 na frente e 315/30 R21 atrás.
Diferente da linha Carrera, o 911 Turbo S tem entradas de ar adicionais nas laterais traseiras, assim como teto solar panorâmico num fundo preto.
Na traseira, o 911 Turbo S tem um defletor de ar integrado ao desenho da carroceria na traseira e conta ainda com um aerofólio retrátil sobre o mesmo, funcionando como uma extensão em certos modos de condução, como o Wet, para chuva.
O para-choque tem duas bocas de escape pretas e ovaladas, assim como saídas de ar maiores nas laterais, enquanto as lanternas em LED mantém o belo design da geração 992 do Porsche 911.
Com retrovisores grandes e envolventes, assim como ampla vigia traseira, o Porsche 911 Turbo S tem um visual clean e atraente por fora, com interior mais sóbrio.
Apesar da proposta, o 911 Turbo S não se diferencia muito do Carrera, por exemplo, quando o assunto é o interior, mantendo a proposta de cluster análogo-digital com mostradores circulares e conta-giros de ponteiro.
Já a multimídia PCM tem tela padrão de 10,9 polegadas, com câmera de ré e provisão para integração de smartphone, além de controles gerais do carro, incluindo os ajustes de suspensão e aerodinâmica.
Com teclas destacadas e difusores de ar pequenos, o painel do 911 Turbo S tem ainda um porta-copo retrátil do lado do motorista, além de um central.
O console inclinado tem comandos físicos de mídia e digitais do ar condicionado dual zone, enquanto o volante em couro tem os modos de condução e overboost, com paddle shifts e outros comandos.
Os bancos envolventes em couro podem ser personalizados e há espaço para duas pessoas de baixa estatura atrás, bem como seu rebatimento para ampliação da capacidade de bagagem, que chega a 392 litros no cupê.
Já o 911 Turbo S tem carroceria mais envolvente na parte traseira e colunas retráteis de proteção em caso de colisão com capotamento, bem como capota retrátil elétrica em tecido com acionamento total em segundos e em velocidade de até 50 km/h.
Porsche 911 Turbo S – versões
- Porsche 911 Turbo S
- Porsche 911 Turbo S Cabriolet
Porsche 911 Turbo S – equipamentos
Porsche 911 Turbo S – motor 3.7 biturbo e câmbio de dupla embreagem PDK de 8 marchas, mais faróis full LED escurecidos, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rdoas de liga leve aros 20 e 21 polegadas, pneus 255/35 R20 na frente e 315/30 R21 atrás, aerofólio fixo e retrátil, e escape duplo oval.
Suspensão adaptativa, direção elétrica, ar condicionado dual zone, freios com discos ventilados e perfurados, bancos em couro, cronógrafo, controle de cruzeiro, câmera de ré, multimídia PCM, porta-copo retrátil, pedais esportivos, soleiras em alumínio e iluminação interna em LED.
Teto solar panorâmico, vidros e travas elétricos, retrovisores com ajustes elétricos, desembaçador dos retrovisores, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, modos de condução, entre outros.
Porsche 911 Turbo S Cabriolet – Itens acima, mais capota em tecido retrátil e sistema de aquecimento diferenciado para uso no inverno.
Porsche 911 Turbo S – preços
- Porsche 911 Turbo S – R$ 1.778.878*
- Porsche 911 Turbo S Cabriolet – R$ 1.831.833*
(*) Preços da tabela Fipe – abril/2023.
Porsche 911 Turbo S – motor
O motor do 911 Turbo S é um boxer de seis cilindros com refrigeração líquida, tendo injeção direta de combustível e dois turbocompressores de alta rotação, com 3.745 cm³.
Tendo taxa de compressão baixa, de 8,7:1, o 3.7 biturbo da Porsche entrega 650 cavalos a 6.750 rpm e 81,6 kgfm a 2.500 rpm, tendo grande elasticidade e rapidez nas respostas.
Ele trabalha com uma caixa automatizada de dupla embreagem PDK com oito marchas, mais tração nas quatro rodas de forma permanente.
Porsche 911 Turbo S – desempenho
- Porsche 911 Turbo S – 2,7 segundos e 330 km/h
- Porsche 911 Turbo S Cabriolet – 2,8 segundos e 330 km/h
Porsche 911 Turbo S – consumo
- Porsche 911 Turbo S – 5,7/7,5 km/l
- Porsche 911 Turbo S Cabriolet – 5,7/7,5 km/l
Porsche 911 Turbo S – ficha técnica
Motor | 3.7 Turbo |
Tipo | |
Número de cilindros | 6 opostos |
Cilindrada em cm3 | 3745 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 8,7:1 |
Injeção eletrônica | Direta, turbo |
Potência máxima | 650 cv a 6.750 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 81,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | Automatizada de dupla embreagem de 8 marchas |
Tração | |
Tipo | Integral |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Multilink |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás |
Pneus | 255/35 R20 na frente e 315/30 R21 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 4.535 |
Largura (mm) | 1.900 |
Altura (mm) | 1.303 |
Entre eixos (mm) | 2.450 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 392 (291 no Cabriolet) |
Tanque de combustível (L) | 68 (67 no Cabriolet) |
Carga (Kg) | 380 (370 no Cabriolet) |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.640 (1.710 no Cabriolet) |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,33 |
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