Projeção: Assim será o Novo Dacia Bigster, o primeiro SUV médio “barato” do mercado

bigster larson 1
bigster larson 1

O Dacia Bigster é a próxima aposta de peso da marca romena para criar um novo nicho no mercado europeu que, a princípio, deve levar outros fabricantes a segui-la, já que colocar um SUV claramente de segmento médio com baixo custo é algo inédito.

Até o momento, apenas os segmentos A e B do mercado mundial tiveram carros de baixo custo, veículos baratos para serem acessíveis em vários lugares, em especial ao Brasil.

Os SUV também apareceram nesses níveis de tamanho, com o Duster sendo uma referência global nessa categoria. Agora, a ação será oferecer o mesmo, mas com muito mais espaço interno, porta-malas e um tamanho externo maior.

O Dacia Bigster, com seus 4,6 m de comprimento no conceito, promete ser o primeiro SUV médio “barato”, herdando assim os elementos básicos do Duster.

Para vislumbrarmos essa ideia, ainda que já tenha aparecido conceitualmente, o designer alemão Larson idealizou o SUV definitivo com bases nos flagrantes recentes.

bigster larson 2
bigster larson 2

O projeto, pelo que se pode ver na projeção, usará a mesma plataforma CMF-B do Duster, com a parte frontal até a coluna B sendo a mesma do atual SUV romeno.

Naturalmente, por conta do porte, as bitolas serão mais largas e espera-se saias de rodas mais abauladas.

A partir das colunas B, a Dacia usará a mesma estratégia da Volkswagen com o Tiguan Allspace, ou seja, adicionar portas traseiras maiores para compensar a base mais longa, facilitando também o ingresso à terceira fileira.

A Dacia já tem um carro de sete lugares, o Jogger, porém, o recurso pode ser explorado pela marca no Bigster, com versões de cinco ou sete lugares, ampliando o alcance do produto.

Com maçanetas embutidas nas colunas C, além de ter vigias laterais de desenho moderno, o Bigster ainda teria colunas D largas para reforçar a robustez visual, contrastando com a imagem clean da carroceria.

Não sabemos como será dentro, mas o Duster dá uma ideia, assim como na motorização, a versão híbrida seguirá com o 1.6 H4M e os dois motores elétricos, entregando 141 cavalos. Vem? Não. A Renault tem outros planos para a região.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X