O Dacia Bigster é a próxima aposta de peso da marca romena para criar um novo nicho no mercado europeu que, a princípio, deve levar outros fabricantes a segui-la, já que colocar um SUV claramente de segmento médio com baixo custo é algo inédito.
Até o momento, apenas os segmentos A e B do mercado mundial tiveram carros de baixo custo, veículos baratos para serem acessíveis em vários lugares, em especial ao Brasil.
Os SUV também apareceram nesses níveis de tamanho, com o Duster sendo uma referência global nessa categoria. Agora, a ação será oferecer o mesmo, mas com muito mais espaço interno, porta-malas e um tamanho externo maior.
O Dacia Bigster, com seus 4,6 m de comprimento no conceito, promete ser o primeiro SUV médio “barato”, herdando assim os elementos básicos do Duster.
Para vislumbrarmos essa ideia, ainda que já tenha aparecido conceitualmente, o designer alemão Larson idealizou o SUV definitivo com bases nos flagrantes recentes.
O projeto, pelo que se pode ver na projeção, usará a mesma plataforma CMF-B do Duster, com a parte frontal até a coluna B sendo a mesma do atual SUV romeno.
Naturalmente, por conta do porte, as bitolas serão mais largas e espera-se saias de rodas mais abauladas.
A partir das colunas B, a Dacia usará a mesma estratégia da Volkswagen com o Tiguan Allspace, ou seja, adicionar portas traseiras maiores para compensar a base mais longa, facilitando também o ingresso à terceira fileira.
A Dacia já tem um carro de sete lugares, o Jogger, porém, o recurso pode ser explorado pela marca no Bigster, com versões de cinco ou sete lugares, ampliando o alcance do produto.
Com maçanetas embutidas nas colunas C, além de ter vigias laterais de desenho moderno, o Bigster ainda teria colunas D largas para reforçar a robustez visual, contrastando com a imagem clean da carroceria.
Não sabemos como será dentro, mas o Duster dá uma ideia, assim como na motorização, a versão híbrida seguirá com o 1.6 H4M e os dois motores elétricos, entregando 141 cavalos. Vem? Não. A Renault tem outros planos para a região.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!