Renault Kardian: novo SUV compacto chega dia 25 de outubro

kardian

O novo SUV compacto da Renault será chamado Kardian, marcando o que se espera ser uma nova fase da marca francesa no Brasil, que há algum tempo não tem novidades no segmento.

Com lançamento previsto para 25 de outubro, o Renault Kardian será produzido no Brasil e atenderá também os mercados da América Latina, juntando-se aos já conhecidos Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch e Master.

renault suv inpi 1

A Renault diz que “este novo modelo do segmento B representa o início da nova ofensiva de produtos da marca em mercados fora da Europa”, sendo ele um derivado direto do Dacia Sandero de terceira geração, que não veio ao Brasil.

Já flagrado em testes e no INPI (fotos), o Kardian aproveita a carroceria do Novo Sandero europeu e assume uma postura de crossover, utilizando ainda o motor H4Dt 1.0 TCe de três cilindros com turbocompressor e injeção direta flex.

renault suv inpi 2

 

Espera-se que na calibração brasileira, o H4Dt tenha entre 110 e 120 cavalos, entregando de 17 a 20 kgfm, atuando assim no mesmo nível de potência e torque de rivais como EA211 1.0 TSI, CCS Prime 1.0 Turbo, Kappa 1.0 TGDi e GSE 1.0 Turbo, por exemplo.

Com a esperada caixa CVT Xtronic da Nissan, o Renault Kardian deverá focar na economia, mas com força em baixa rotação para ter uma boa tocada e ser agradável ao dirigir.

renault suv dacia 1

 

A ser fabricado no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais/PR, o Renault Kardian deve atuar bem na faixa entre R$ 120 mil e R$ 140 mil, onde estão seus principais rivais, deixando o Stepway abaixo e o Duster acima em proposta de preço e espaço.

Com porte entre 4,10 m e 4,15 m de comprimento, além de 2,60 m de base, o Renault Kardian deve oferecer um porta-malas com algo entre 350 e 400 litros.

Além do Kardian, a Renault deve emplacar aqui seu irmão de estilo cupê, um crossover baseado no Novo Logan da Dacia e que já foi visto em testes no Leste Europeu.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X