Rivian R1X: Concorrente da Ford F-150 Raptor vem aí para ser mais radical no fora de estrada

rivian r1x patente 1
rivian r1x patente 1

A Rivian presenteou o mercado com os R3 e R3X, que surgiram na esteira do R2, que acabou sendo ofuscado pelos irmãos menores. Mas, o fabricante de Normal, Illinois, não parará por aí e prepara uma Rivian R1X.

Derivada da R1T, a R1X tem um visual mais radical e proposta similar ao de produtos como a Ford F-150 Raptor, por exemplo. Tido como um modelo topo de linha pela Rivian, essa picape radical foi vista em desenho industrial no USPTO, o serviço de proteção industrial dos EUA.

rivian r1x patente 2
rivian r1x patente 2

Nas imagens, divulgadas pelo fórum Rivian Owners, a R1X aparece com uma frente mais expressiva, tendo linhas mais robustas, com destaque para os para-lamas e o para-choque dianteiro bem pronunciado e com dois overbumpers.

Além de rodas enormes com grandes cravos nos pneus, a Rivian R1X terá uma caçamba diferente, com elementos estéticos nas laterais e um compartimento com tampa que pode funcionar como mesa.

rivian r1x patente 4
rivian r1x patente 4

Já o tradicional compartimento transversal entre caçamba e cabine, tem sua tampa convertida em cadeira. Outras imagens descrevem como são os compartimentos abertos, além de outros detalhes não descritos tecnicamente.

Acredita-se que a Rivian R1X tenha pelo menos 1.000 cavalos de potência e assim possa medir forças com a GMC Hummer e Tesla Cybertruck, entre as elétricas. Com toda essa cavalaria, suas baterias de lítio precisariam ter entre 150 kWh e 200 kWh.

rivian r1x patente 3
rivian r1x patente 3

Isso poderia levar a uma autonomia de uns 800 km pelo menos, o que ajudaria muito no fora de estrada e nas capacidades ampliadas, como a função de girar sobre o próprio eixo.

Certamente a R1X terá mais capacidades adicionadas, especialmente de reboque, bem como alta capacidade de recarga, fluxo bidirecional para casos de blecaute, entre outros.

rivian r1x patente 5
rivian r1x patente 5

Por ora, não se sabe quando a R1X entrará em produção e nem quando chegará aos clientes, mas será um importante reforço para a marca americana.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X