Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

A atual geração do Toyota Corolla 2022 foi lançada no mercado brasileiro em setembro de 2019, com mudanças mais profundas no visual e na oferta de versões para se manter atualizado no mercado e na ponta do segmento de sedãs médios.


Entre as principais novidades, a décima segunda geração do Corolla agora tem a plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, e conta com uma nova versão híbrida flex, o que traz uma novidade bem interessante para o segmento. Além disso, o motor 2.0 ficou mais forte e eficiente em relação ao anterior.

O visual conta com o design Prestige, que é global e ligeiramente diferente da proposta Sporty, oferecida em outros mercados com foco direcionado a clientes mais jovens.

O Corolla 2022 chega nas versões GLi, XEi, Altis Premium e GR-S, todas com o renovado motor 2.0 Dynamic Force com injeção direta e indireta, tendo até 177 cavalos. Além dessas opções, o sedã também tem a grande novidade da versão Hybrid, que aparece nas configurações Altis e Altis Premium, ambas com potência combinada de 123 cavalos.

Os preços são altos desde o lançamento, e com seguidos aumentos desde então. Para colocar o novo Corolla 2022 na garagem, você terá que desembolsar entre R$ 120.790 e R$ 158.990.

Novo Corolla 2022 – novidades

Para a linha 2022, foram anunciadas algumas mudanças na lista de equipamentos do Corolla, bem como a chegada de uma nova versão.

Falando primeiro sobre os novos itens, o sedã da Toyota abandonou sua antiga central multimídia com tubo de raios catódicos, como se fosse uma televisão antiga, para adotar uma nova tela de LED flutuante.

Essa mudança era uma reclamação antiga dos proprietários do modelo, dizendo que o anterior equipamentos não era condizente com um sedã desse preço.

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

Além disso, o Corolla 2022 também recebeu novidades específicas em cada versão. A opção de entrada GLi só teve a nova central multimídia como novidade, enquanto a XEi ainda recebeu maçanetas internas na cor prata.

A versão mais cara do Corolla 2022 com motor 2.0 e câmbio CVT é a Altis Premium, que recebeu uma nova tela TFT de 7 polegadas (a anterior tinha 4,2 polegadas) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Passando para as configurações híbridas, o Corolla 2022 adicionou as mesmas maçanetas internas para a versão Altis Hybrid, enquanto a topo de linha Altis Premium Hybrid também ganhou sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Sem nenhuma alteração na parte mecânica, todas as versões podem ser compradas nas novas cores Branco Lunar e Cinza Granito, que se juntam às opções Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse e Branco Polare.

Outra mudança na linha do Corolla 2022 foi a chegada da versão GR-S, que custa R$ 151.990 e pode vir nas cores Branco Lunar, Vermelho Granada ou Preto Eclipse.

Assim como outros modelos da marca, essa versão é preparada pela divisão de competições da marca, a Gazoo Racing. O visual externo é diferenciado pelas novas rodas, para-choques redesenhados, teto em preto brilhante e a adição de aerofólio e saias laterais. Além disso, todo o conjunto de luzes é em full LED.

As mudanças internas no Corolla GR-S 2022 são ainda mais discretas, com acabamento em preto e vermelho, botão de partida personalizado com o logo da versão e plaqueta de identificação numerada. Ele também tem molas e amortecedores mais firmes.

O motor é o já conhecido 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT, mas na lista de equipamentos acontece algo curioso. Mesmo sendo baseado na versão Altis Premium, e custando mais caro, o Corolla GR-S não vem com o novo painel de 7 polegadas do computador de bordo (se limitando a 4,2 polegadas), teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone ou bancos elétricos.

Por outro lado, ele adiciona o carregador de celular por indução, mas isso parece pouco quando levamos em conta seu preço. O restante da lista é exatamente igual ao oferecido pelo Altis Premium.

Junto com todas essas mudanças, a Toyota também anunciou um belo aumento de preços para o Corolla 2022, reajuste que foi divulgado antes das novidades citadas acima. Em média, as versões do sedã ficaram R$ 4.500 mais caras, com aumentos que chegaram a R$ 6.200.

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

Novo Corolla 2022 – detalhes

Olhando mais de perto, o Corolla 2022 mostra boas mudanças pontuais em seu visual para torná-lo mais atraente ao público geral. O que antes era um modelo de “tiozão”, agora certamente vai incomodar aqueles que só tinham olhos para Civic e Jetta.

A nova plataforma GA-C deixou o Corolla com centro de gravidade 10 mm mais baixo, e isso influencia diretamente no visual, pois deixa sua silhueta mais aerodinâmica e com linhas mais fluídas.

A dianteira apresenta um para-choque com laterais trapezoidais, enquanto a grade se liga aos faróis com uma linha bem elegante. Tudo isso forma uma única linha, que invade as laterais e dá um visual mais dinâmico ao sedã médio.

Os faróis contam com regulagem de altura e sistema automático de iluminação. Nas versões GLi e XEi eles são de halogênio com luzes diurnas em LED, enquanto a Altis tem faróis Bi-LED, também com DRL. Nas versões híbridas, o acabamento é na cor azul.

Abaixo da linha dos faróis estão uma enorme grade preta e os faróis de neblina, que são de LED e estão disponíveis a partir da versão intermediária XEi. Já a versão Altis híbrida vem com o logo da marca na cor azul, o que a diferencia das demais.

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

Passando para a traseira, o Corolla 2022 vem com novas lanternas (totalmente em LED nas versões Altis) que se harmonizam com o desenho do porta-malas e vincos marcantes no para-choque. A parte superior do porta-malas tem linhas que vão pelas laterais, acima das maçanetas, e terminam na altura dos faróis. As rodas são de liga leve em todas as versões, com pneus 205/55 R16 na versão GLi e 225/45 R17 na opção Altis.

As dimensões do novo Corolla 2022 são 4.630 mm de comprimento (superior em +10 mm à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), com entre eixos mantido em 2.700 mm. O porta-malas continua com 470 litros (o que não é ruim, mas poderia ser melhor), enquanto o tanque de combustível tem 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.

Por dentro, o novo sedã da Toyota aparece com um visual mais acertado, o que dá uma sensação de amplitude e modernidade.

O painel de instrumentos das versões com motor 2.0 Dynamic Force tem três mostradores. Além do circular, no centro, o modelo tem um semicircular no lado esquerdo e uma tela TFT de 4,2 polegadas do lado direito. Já a opção híbrida tem uma tela digital e colorida, de 7 polegadas, também em TFT, bem no centro do painel.

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

O volante tem três raios e conta com controles do áudio e do computador de bordo, além de acabamento em couro e aletas para trocas de marcha nas versões XEi e Altis com motor 2.0 Dynamic Force.

Os bancos tem três tipos de acabamento. A versão de entrada GLi vem com partes de tecido e partes de couro, sempre na cor preta. Já as versões XEi e Altis híbrida tem um revestimento totalmente em couro preto. Finalmente, as opções mais caras Altis 2.0 e Altis híbrida com pacote premium tem partes revestidas em couro bege e marrom. Na traseira, o indispensável apoio de braços central continua sendo oferecido.

Tudo isso deve continuar fazendo do Corolla um dos carros mais vendidos do país, além de ser o sedã médio preferido do público. Os números de 2020 mostram isso.

Ao final desses 12 meses, o modelo emplacou 41.072 unidades, respondendo por 48,08% do segmento de sedãs médios, onde ele lidera com muita folga. Só para efeito de comparação, o segundo colocado Honda Civic fechou o mesmo período com 20.447 unidades vendidas.

Além disso, o Corolla aparece como o 15º veículo mais vendido do país, superando vários SUVs (os queridinhos do momento) e modelos populares que custam bem menos.

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

Novo Corolla 2022 – motor

Como dito acima, o novo Corolla 2022 já havia aparecido com boas novidades em sua linha de motores. Além de atualizar o propulsor 2.0, que equipa a maioria das versões, o modelo apresenta o primeiro conjunto híbrido flex produzido no país.

Vamos falar primeiro sobre a principal opção, o motor 2.0 Dynamic Force. Ele tem quatro cilindros, 16 válvulas com comando variável inteligente e um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível, que oferece mais potência e menor consumo.

Além disso, o conjunto tem novos pistões de baixa fricção com alta taxa de compressão (13:1) e curso longo, o que torna o motor 2.0 Dynamic Force 15% mais potente e 9% mais eficiente em relação ao 2.0 anterior. Foram investidos R$ 600 milhões na fábrica de Porto Feliz (SP) para produzir esse motor, o mais potente a equipar um Corolla.

Com isso, o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex rende 169/177 cv de potência a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm. O conjunto ainda conta com a inédita transmissão CVT Direct Shift de 10 marchas.

A outra novidade, não menos importante, está no conjunto das versões híbridas flex. O também inédito sistema combina três motores (dois elétricos e um a combustão) com a tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. Portanto nós temos, aqui no Brasil, o primeiro híbrido flex do mundo.

A combinação é a seguinte: motor 1.8 16V a gasolina, de 98/101 cv de potência a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm + dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

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Novo Corolla 2022 – desempenho e segurança

Segundo os dados divulgados pela própria Toyota, o novo Corolla 2022 não é o sedã médio mais rápido em nosso mercado, mas ele apresenta bons números também nesse quesito.

Quando equipado com o motor 2.0 Dynamic Force, que aparece nas versões GLi, XEi e Altis, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. Além disso, ele atinge uma velocidade máxima de 199 km/h. Já a versão híbrida chega aos 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima final de 180 km/h.

Falando sobre a segurança do modelo, colocado pela marca como o sedã médio com mais itens nesse quesito, não dá para deixar de lado o pacote Toyota Safety Sense (TSS), que está disponível para as versões Altis a combustão e híbrida.

Esse pacote conta com um radar de ondas milimétricas e uma câmera monocular, que permite ao Corolla 2022 ter vários sistemas de segurança, como:

  • Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): detecta outros veículos e, na iminência de uma colisão, alerta o motorista com avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem.
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA): detecta desvios de pista, quando as linhas são visíveis, e também conta com a condução assistida, que aplica pequenos movimentos de correção no volante, se necessário.
  • Faróis altos automáticos (AHB): através de uma câmera, detecta outros veículos para alternar entre os faróis alto e baixo.
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema parecido ao piloto automático, mas que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter distância de outros carros na pista.

Além de todos esses itens, todas as versões do Corolla 2022 contam com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e outros.

Novo Corolla 2022 – consumo

Como o objetivo principal é a economia, a Toyota divulgou (em testes feitos pelo INMETRO) que o Corolla híbrido faz 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade com gasolina, além de 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade com etanol.

Já a versão convencional com motor 2.0 tem consumo divulgado na cidade de 8,0 km/l com etanol e 11,6 km/l na gasolina, enquanto na estrada ele faz 9,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

Novo Corolla 2022 – versões

  • Toyota Corolla GLi 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla GR-S 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla Altis Hybrid 2022
  • Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2022

Cores disponíveis: Branco Lunar, Cinza Granito, Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse e Branco Polare.

Novo Corolla 2022 – equipamentos

Toyota Corolla GLi 2.0 Flex 2022: Acabamento do volante e detalhe da manopla da transmissão em couro na cor preta, Acabamento interno com partes revestidas de tecido preto e partes revestidas de couro preto, Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, Dois indicadores analógicos com tela de TFT de 4,2 pol. digital e colorido, Ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, Banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação, Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação, Banco traseiro bipartido / rebatível 60:40 (somente encosto), Bancos traseiros com descansa-braços central e porta copos, Chave com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme, Coluna de direção com regulagem manual de altura e profundidade, Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 4,2” de alta resolução), Direção eletroassistida progressiva (EPS), Entrada de 12V e USB no descansa braço (carregamento), Conexão USB abaixo do painel central (Info + carregamento), Espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica, Faróis halogênicos, Faróis com acendimento automático, Faróis com ajuste de altura, Indicador de direção econômica no painel de instrumentos Eco Driving, Lanternas dianteiras com luzes diurnas (Daytime Running Lights – DRL mode), Lanternas traseiras com luz de freio, de ré e neblina LED, Luz de leitura individual para motorista e passageiro dianteiro, Painel de instrumentos com tecnologia Optitron, Para-sol com espelho e luz de cortesia para motorista e passageiro, Porta-luvas e porta-malas iluminado, Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e portas traseiras, Porta-revistas e tablets atrás dos bancos dianteiros, Relógio Digital no TFT colorido e na tela do Multimidia, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função auto up-down (com antiesmagamento) e iluminação em todos os botões, Vidros frontais com película antirruído, Volante com controles de áudio e computador de bordo, sete airbags, Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura, Aviso luminoso e sonoro para desafivelamento dos cintos de segurança frontais e traseiros (com o carro em movimento), Aviso sonoro para faróis ligados (com o carro estacionado) e portas e porta-malas abertos (com o carro em movimento), Barra de proteção (absorção de impacto) no interior das quatro portas, Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, prétensionador e limitador de força, Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, Controle Eletrônico de Estabilidade Veicular (VSC14), Controle Eletrônico de Tração (TRC15), Desembaçador do vidro traseiro, Freios ABS com BAS e EBD, Imobilizador por código eletrônico na chave, Jogo de tapetes dianteiros e traseiros em carpete, Lanterna de neblina traseira, Limpador do para-brisa intermitente, Luz auxiliar de freio (brake light), Luz de frenagem emergencial automática, Sistema de Alarme perimétrico e volumétrico, Sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HAC16), Sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, Trava automática das portas ativada pelo movimento do veículo (a partir de 20 km/h), Trava de segurança para portas traseiras, Antena integrada no vidro traseiro, Quatro alto-falantes e dois tweeters e Sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay, SDL.

Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 2022: itens acima + Acabamento interno com partes revestidas de couro preto, Maçanetas internas na cor prata, Difusores de ar com acabamento na cor prata, Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente, Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme, Controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control), Espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico, Modo de seleção de condução Sport, Manopla para troca de marchas localizada no volante (paddle shift), Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores na chave, Start Button / Push Start: sistema de partida por botão (sem chave) e Faróis de neblina dianteiros de LED.

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Flex 2022: itens acima + Acabamento Black Piano na grade inferior dianteira, Acabamento interno com partes revestidas de couro bege e marrom, Maçanetas internas com acabamento na cor prata, Ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância,
inclinação ou altura com distância, Computador de bordo com tela TFT de 7 polegadas, Controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control) Adaptativo, Espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, Faróis (alto e baixo) de LED, Lanternas traseiras inteiras de LED, Teto solar elétrico com função antiesmagamento, Assistente de pré-colisão (Pre-crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, Farol alto automático (Auto High Beam – AHB), Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e Limpador do para-brisa com sensor de chuva.

Toyota Corolla GR-S 2.0 Flex 2022: itens acima + novas rodas, para-choques exclusivos, teto em preto brilhante, aerofólio, saias laterais, faróis, lanternas e luzes de neblina em full LED, acabamento interno em preto e vermelho, botão de partida personalizado, plaqueta com numeração da versão, novo ajuste de molas e amortecedores e carregador de smartphone por indução.

Obs.: em relação à versão Altis Premium, ele perde o painel de 7 polegadas do computador de bordo, teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone e bancos elétricos.

Toyota Corolla Altis Hybrid 2022: Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução), Maçanetas internas na cor prata, Indicador de direção econômica no painel de instrumentos Hybrid System e Modo de seleção de condução Power.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2022: Acabamento interno com partes revestidas de couro bege e marrom, Maçanetas internas com acabamento na cor prata, Ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação ou altura com distância, Espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, Teto solar elétrico com função antiesmagamento, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e Limpador do para-brisa com sensor de chuva.

Corolla 2022: preço, motor, consumo, versões, revisão (detalhes)

Novo Corolla 2022 – preços

  • Toyota Corolla GLi 2.0 Flex 2022 – R$ 120.790
  • Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 2022 – R$ 129.100
  • Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Flex 2022 – R$ 151.090
  • Toyota Corolla GR-S 2.0 Flex 2022 – R$ 151.990
  • Toyota Corolla Altis Hybrid 2022 – R$ 151.090
  • Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2022 – R$ 158.990

Novo Corolla 2022 – manutenção e revisão

O novo Corolla 2022 conta com garantia de 5 anos para todas as versões, além de uma garantia estendida de 8 anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

Confira os preços abaixo:

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.0

Preços Híbrido

10.000 km

R$ 376,33

R$ 413,06

20.000 km

R$ 786,00

R$ 870,00

30.000 km

R$ 552,00

R$ 696,00

40.000 km

R$ 1.140,00

R$ 1.155,00

50.000 km

R$ 549,00

R$ 684,00

60.000 km

R$ 1.119,00

R$ 1.077,00

Novo Corolla 2022 – ficha técnica

Motor

Motor 2.0 Flex

Modelo Híbrido

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1986

1798

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

13:1

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta e indireta, Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 169 cv @ 6600 rpm / Etanol: 177 cv @ 6600 rpm

Gasolina: 98 cv @ 5200 rpm / Etanol: 101 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 21,4 kgfm @ 4400 rpm / Etanol: 21,4 kgfm @ 4400 rpm

Gasolina e etanol: 14,5 kgfm @ 3600 rpm

Transmissão

Tipo

CVT 10 marchas

CVT 10 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / disco sólido

Disco ventilado / disco sólido

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente

McPherson, independente

Traseira

Independente, braços sobrepostos

Independente, braços sobrepostos

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

205/55 R16 ou 225/45 R17

225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4630

4630

Largura sem retrovisores (mm)

1780

1780

Altura (mm)

1455

1455

Distância entre os eixos (mm)

2700

2700

Capacidades

Porta-malas (litros)

470

470

Tanque (litros)

50

43

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

700

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1405

1440

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Novo Corolla 2022 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.