VW Fox Trend: Veja detalhes do pacote de 2009 a 2014

Fox Trend

O Fox Trend é, sem dúvidas, uma das configurações mais populares do compacto da Volkswagen.

Boa parte das unidades 1.0 e 1.6 do carro saíram nesta configuração, que na realidade era ofertada como um pacote opcional.

O pacote Trend era obrigatório caso o consumidor quisesse adicionar itens de conforto no carro, como ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.

Veja abaixo os principais detalhes do Volkswagen :

Lançamento em 2009

O Fox passou por mudanças profundas em outubro de 2009.

O hatch compacto recebeu alterações no visual, melhorias significativas no acabamento interno e novos equipamentos, o que incluía até teto solar elétrico, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de luz e chuva.

O Fox Trend era um pacote opcional para as versões 1.0, com duas ou quatro portas, e 1.6, com quatro portas, esta última com direito ainda a opção do câmbio automatizado i-Motion.

Ele agregava alguns recursos extras de conforto, design e acabamento. Seus preços começavam em R$ 29.900 na versão 1.0 duas portas, R$ 31.830 na 1.0 quatro portas, R$ 34.800 na 1.6 e R$ 37.200 na 1.6 i-Motion.

Fox ganha opção de pacote i-Trend em 2011

Em sua linha 2012, o Volkswagen Fox passou a dispor de uma variação do pacote Trend. O modelo ganhava também a opção do pacote Fox i-Trend.

O então novo Fox i-Trend apelava para a tecnologia, com direito a sistema de som com CD player e interface para iPod, quatro alto-falantes e dois tweeters, computador de bordo i-System e volante multifuncional com comandos de som e computador de bordo.

Na versão Prime, o i-Trend incluía ainda rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Volkswagen lança motor 1.0 TEC para o Fox em 2012

Em agosto de 2012, a Volkswagen anunciou a chegada do Fox com o novo motor 1.0 TEC (sigla referente a “Tecnologia para Economia de Combustível”).

De acordo com a marca, este propulsor consegue reduzir o consumo de combustível em até 3% frente ao antigo 1.0 VHT.

Este propulsor oferece 72 cv com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, sempre com transmissão manual de cinco velocidades.

Fox Trend

Fox fica mais equipado em 2013

Para a linha Fox 2014, a Volkswagen anunciou em março de 2013 novos equipamentos para a lista do modelo. Além dele, os também compactos Gol, Voyage e Polo e o hatch médio Golf também receberam novos equipamentos.

O carro passou a dispor de direção hidráulica, painel de instrumentos com conta-giros, chave canivete, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, aviso sonoro de faróis ligados, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros.

Recebeu um sistema de som integrado ao painel, sistema Comfort Blinker (que aciona a seta por três vezes com um toque na alavanca) e sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona as luzes de freio de forma intermitente em frenagens de emergência.

Ganhou também o ECO Comfort, uma função no computador de bordo que emite mensagens ao condutor para auxiliar numa condução mais econômica.

Os preços do Fox foram reajustados para R$ 33.770 com motor 1.0, R$ 37.470 com motor 1.6 e R$ 40.260 com motor 1.6 e câmbio i-Motion.

VW Fox perde configuração duas portas em 2014

Em janeiro de 2014, o Volkswagen Fox duas portas deu adeus ao mercado brasileiro.

Esta foi uma estratégia da marca alemã para reposicionar o Fox frente aos modelos up! e Gol, que naquela época assumiam os papéis de carros de entrada da Volkswagen no Brasil. Os dois também contavam com versões duas portas.

Fox Trend dá lugar ao Fox Trendline em 2014

Já em agosto de 2014, o Volkswagen Fox Trend foi descontinuado.

Na realidade, ele seguiu sendo vendido, mas agora como Volkswagen Fox Trendline – seguindo o novo padrão de nomenclatura da marca.

Além disso, o carro recebeu um novo visual, com faróis mais agressivos, nova grade frontal, para-choques redesenhados, lanternas traseiras invadindo a tampa do porta-malas e novas rodas. O interior também foi retocado.

O Fox Trendline 2014 partia de R$ 36.250 com motor 1.0 e R$ 40.690 com motor 1.6.

Fox Trend

Versões no mercado

Veja abaixo as versões do Fox Trend oferecidas no mercado brasileiro:

  • Volkswagen Fox Trend 1.0 2 portas
  • Volkswagen Fox Trend 1.0 4 portas
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 4 portas
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion
  • Volkswagen Fox i-Trend 1.0
  • Volkswagen Fox i-Trend 1.6
  • Volkswagen Fox i-Trend 1.6 i-Motion

Itens originais

Como citamos acima, o Fox Trend nada mais era que um pacote de equipamentos oferecido como opcional nas configurações básicas do Volkswagen. Entre os recursos, o modelo incluía grade dianteira com acabamento em preto brilhante, faróis com dupla parábola, maçanetas e capa dos retrovisores pintados na cor da carroceria, frisos laterais na cor do carro e bancos revestidos com tecido exclusivo.

Oferecia ainda para-sóis iluminados e preparação para som com antena de teto.

Outros opcionais eram os airbags frontais, freios ABS, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, banco traseiro com ajuste longitudinal, alarme, sistema de som com entrada USB, volante multifuncional, sensor de luminosidade, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e retrovisor interno eletrocrômico.

A versão básica do Fox já saía de fábrica com direção hidráulica, limpador e lavador do vidro traseiro, banco do motorista com regulagem de altura e brake light.

Fox Trend

Preços

Confira abaixo os preços do Fox Trend, segundo a Tabela Fipe em março de 2024:

  • Volkswagen Fox Trend 1.0 2 portas: R$ 22.803 (2010) a R$ 38.567 (2014)
  • Volkswagen Fox Trend 1.0 4 portas: R$ 26.640 (2010) a R$ 38.982 (2014)
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 4 portas: R$ 29.399 (2010) a R$ 40.008 (2014)
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion: R$ 29.997 (2010) a R$ 40.665 (2014)

Motores 1.0 e 1.6

O Volkswagen Fox Trend sempre foi vendido em configurações com motor 1.0 8V ou 1.6 8V.

A variante mais básica usava um 1.0 flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas, capaz de desenvolver 72 cavalos de potência com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, a 3.850 rpm.

Já os modelos mais caros saíam equipados com um 1.6 litro flex, também de quatro cilindros em linha e com oito válvulas (duas válvulas por cilindro).

Neste caso, são 101 cavalos de potência com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque máximo de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm.

Os dois trabalham juntamente com um câmbio manual de cinco marchas. Todavia, o Fox 1.6 tinha ainda a opção do câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades.

Consumo na cidade e estrada

Volkswagen Fox Trend 1.0

  • Consumo de 7,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.

Volkswagen Fox Trend 1.6

  • Consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com gasolina.

Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion

  • Consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina.

Informações de performance

Volkswagen Fox Trend 1.0

  • Aceleração de 0 a 100 km/h 14,2 em segundos;
  • Velocidade máxima de 160 km/h.

Volkswagen Fox Trend 1.6

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 184 km/h.

Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos;
  • Velocidade máxima de 184 km/h.

Ficha técnica

Motor

1.0 8V

1.6 8V

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1.956

Válvulas

8

8

Taxa de compressão

12,7:1

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

72 cv com gasolina e 76 cv com etanol a 5.250 rpm

101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm

Torque Máximo

9,7 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol a 3.850 rpm

15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual ou automatizada i-Motion de 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente

McPherson, independente

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

195/55 R15

Dimensões

Comprimento (mm)

3.823

3.823

Largura (mm)

1.641

1.641

Altura (mm)

1.543

1.543

Distância entre-eixos (mm)

2.465

2.465

Capacidades

Porta-malas (litros)

260

260

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1.009

1.054

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

0,353

Fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Fox

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.