O Fox Trend é, sem dúvidas, uma das configurações mais populares do compacto da Volkswagen.
Boa parte das unidades 1.0 e 1.6 do carro saíram nesta configuração, que na realidade era ofertada como um pacote opcional.
O pacote Trend era obrigatório caso o consumidor quisesse adicionar itens de conforto no carro, como ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.
Veja abaixo os principais detalhes do Volkswagen:
Lançamento em 2009
O Fox passou por mudanças profundas em outubro de 2009.
O hatch compacto recebeu alterações no visual, melhorias significativas no acabamento interno e novos equipamentos, o que incluía até teto solar elétrico, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de luz e chuva.
O Fox Trend era um pacote opcional para as versões 1.0, com duas ou quatro portas, e 1.6, com quatro portas, esta última com direito ainda a opção do câmbio automatizado i-Motion.
Ele agregava alguns recursos extras de conforto, design e acabamento. Seus preços começavam em R$ 29.900 na versão 1.0 duas portas, R$ 31.830 na 1.0 quatro portas, R$ 34.800 na 1.6 e R$ 37.200 na 1.6 i-Motion.
Fox ganha opção de pacote i-Trend em 2011
Em sua linha 2012, o Volkswagen Fox passou a dispor de uma variação do pacote Trend. O modelo ganhava também a opção do pacote Fox i-Trend.
O então novo Fox i-Trend apelava para a tecnologia, com direito a sistema de som com CD player e interface para iPod, quatro alto-falantes e dois tweeters, computador de bordo i-System e volante multifuncional com comandos de som e computador de bordo.
Na versão Prime, o i-Trend incluía ainda rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Volkswagen lança motor 1.0 TEC para o Fox em 2012
Em agosto de 2012, a Volkswagen anunciou a chegada do Fox com o novo motor 1.0 TEC (sigla referente a “Tecnologia para Economia de Combustível”).
De acordo com a marca, este propulsor consegue reduzir o consumo de combustível em até 3% frente ao antigo 1.0 VHT.
Este propulsor oferece 72 cv com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, sempre com transmissão manual de cinco velocidades.
Fox fica mais equipado em 2013
Para a linha Fox 2014, a Volkswagen anunciou em março de 2013 novos equipamentos para a lista do modelo. Além dele, os também compactos Gol, Voyage e Polo e o hatch médio Golf também receberam novos equipamentos.
O carro passou a dispor de direção hidráulica, painel de instrumentos com conta-giros, chave canivete, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, aviso sonoro de faróis ligados, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros.
Recebeu um sistema de som integrado ao painel, sistema Comfort Blinker (que aciona a seta por três vezes com um toque na alavanca) e sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona as luzes de freio de forma intermitente em frenagens de emergência.
Ganhou também o ECO Comfort, uma função no computador de bordo que emite mensagens ao condutor para auxiliar numa condução mais econômica.
Os preços do Fox foram reajustados para R$ 33.770 com motor 1.0, R$ 37.470 com motor 1.6 e R$ 40.260 com motor 1.6 e câmbio i-Motion.
VW Fox perde configuração duas portas em 2014
Em janeiro de 2014, o Volkswagen Fox duas portas deu adeus ao mercado brasileiro.
Esta foi uma estratégia da marca alemã para reposicionar o Fox frente aos modelos up! e Gol, que naquela época assumiam os papéis de carros de entrada da Volkswagen no Brasil. Os dois também contavam com versões duas portas.
Fox Trend dá lugar ao Fox Trendline em 2014
Já em agosto de 2014, o Volkswagen Fox Trend foi descontinuado.
Na realidade, ele seguiu sendo vendido, mas agora como Volkswagen Fox Trendline – seguindo o novo padrão de nomenclatura da marca.
Além disso, o carro recebeu um novo visual, com faróis mais agressivos, nova grade frontal, para-choques redesenhados, lanternas traseiras invadindo a tampa do porta-malas e novas rodas. O interior também foi retocado.
O Fox Trendline 2014 partia de R$ 36.250 com motor 1.0 e R$ 40.690 com motor 1.6.
Versões no mercado
Veja abaixo as versões do Fox Trend oferecidas no mercado brasileiro:
- Volkswagen Fox Trend 1.0 2 portas
- Volkswagen Fox Trend 1.0 4 portas
- Volkswagen Fox Trend 1.6 4 portas
- Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion
- Volkswagen Fox i-Trend 1.0
- Volkswagen Fox i-Trend 1.6
- Volkswagen Fox i-Trend 1.6 i-Motion
Itens originais
Como citamos acima, o Fox Trend nada mais era que um pacote de equipamentos oferecido como opcional nas configurações básicas do Volkswagen. Entre os recursos, o modelo incluía grade dianteira com acabamento em preto brilhante, faróis com dupla parábola, maçanetas e capa dos retrovisores pintados na cor da carroceria, frisos laterais na cor do carro e bancos revestidos com tecido exclusivo.
Oferecia ainda para-sóis iluminados e preparação para som com antena de teto.
Outros opcionais eram os airbags frontais, freios ABS, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, banco traseiro com ajuste longitudinal, alarme, sistema de som com entrada USB, volante multifuncional, sensor de luminosidade, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e retrovisor interno eletrocrômico.
A versão básica do Fox já saía de fábrica com direção hidráulica, limpador e lavador do vidro traseiro, banco do motorista com regulagem de altura e brake light.
Preços
Confira abaixo os preços do Fox Trend, segundo a Tabela Fipe em março de 2024:
- Volkswagen Fox Trend 1.0 2 portas: R$ 22.803 (2010) a R$ 38.567 (2014)
- Volkswagen Fox Trend 1.0 4 portas: R$ 26.640 (2010) a R$ 38.982 (2014)
- Volkswagen Fox Trend 1.6 4 portas: R$ 29.399 (2010) a R$ 40.008 (2014)
- Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion: R$ 29.997 (2010) a R$ 40.665 (2014)
Motores 1.0 e 1.6
O Volkswagen Fox Trend sempre foi vendido em configurações com motor 1.0 8V ou 1.6 8V.
A variante mais básica usava um 1.0 flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas, capaz de desenvolver 72 cavalos de potência com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, a 3.850 rpm.
Já os modelos mais caros saíam equipados com um 1.6 litro flex, também de quatro cilindros em linha e com oito válvulas (duas válvulas por cilindro).
Neste caso, são 101 cavalos de potência com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque máximo de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm.
Os dois trabalham juntamente com um câmbio manual de cinco marchas. Todavia, o Fox 1.6 tinha ainda a opção do câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades.
Consumo na cidade e estrada
Volkswagen Fox Trend 1.0
- Consumo de 7,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 11,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.
Volkswagen Fox Trend 1.6
- Consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com gasolina.
Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion
- Consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina.
Informações de performance
Volkswagen Fox Trend 1.0
- Aceleração de 0 a 100 km/h 14,2 em segundos;
- Velocidade máxima de 160 km/h.
Volkswagen Fox Trend 1.6
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos;
- Velocidade máxima de 184 km/h.
Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos;
- Velocidade máxima de 184 km/h.
Ficha técnica
Motor |
1.0 8V |
1.6 8V |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.956 |
Válvulas |
8 |
8 |
Taxa de compressão |
12,7:1 |
12,1:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima |
72 cv com gasolina e 76 cv com etanol a 5.250 rpm |
101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm |
Torque Máximo |
9,7 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol a 3.850 rpm |
15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual ou automatizada i-Motion de 5 marchas |
Tração |
||
Tipo |
Dianteira |
Dianteira |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
||
Tipo |
Hidráulica |
Hidráulica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente |
McPherson, independente |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Aço ou liga-leve de 15 polegadas |
Aço ou liga-leve de 15 polegadas |
Pneus |
195/55 R15 |
195/55 R15 |
Dimensões |
||
Comprimento (mm) |
3.823 |
3.823 |
Largura (mm) |
1.641 |
1.641 |
Altura (mm) |
1.543 |
1.543 |
Distância entre-eixos (mm) |
2.465 |
2.465 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
260 |
260 |
Tanque (litros) |
50 |
50 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
400 |
400 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.009 |
1.054 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |
0,353 |
Fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!