O Virtus 2025 chegou discretamente ao configurador online da Volkswagen e já está disponível nas muitas concessionárias da marca em todo o país. Mas o que realmente mudou?
Recentemente, o sedã compacto ficou mais completo e ganhou um visual reestilizado, o que deu o fôlego que precisava para continuar brigando forte em seu segmento.
Além disso, a linha de motores turbo continua muito eficiente.
Veja todos os detalhes do Virtus 2025!
Versões
- Virtus 2025 170 TSI MT
- Virtus 2025 170 TSI AT
- Virtus 2025 Comfortline
- Virtus 2025 Highline
- Virtus 2025 Exclusive
Cores disponíveis: Preto Ninja (sólida, sem custo adicional); Branco Cristal (sólida, R$ 900); Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay (metálicas, R$ 1.650). Obs.: a cor Azul Biscay não está disponível para a versão Exclusive.
Equipamentos
Virtus 2025 170 TSI MT – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
SEGURANÇA: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente para partida em subidas (Hill Hold Control), alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), Isofix e Top tether, sistema de alarme com comando remoto (Keyless) e sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake”.
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, carregamento de celular por indução, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, piloto automático com limitador de velocidade, sistema multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e App-Connect, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, limpador do para-brisa com temporizador, sensores de estacionamento traseiros, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros e volante de direção multifuncional.
INTERIOR: apoios de cabeça traseiros com ajuste de altura, bancos em tecido, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, luzes de leitura dianteira e traseiras, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro e tomadas USB tipo C.
VISUAL: antena no teto, faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, lanternas traseiras em LED, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/65 R15.
Virtus 2025 170 TSI AT – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ACC – controle adaptativo de velocidade e distância, AEB – frenagem autônoma de emergência, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB, manopla de transmissão em couro, sistema Start-Stop e volante multifuncional em couro com “shift-paddles”.
Virtus 2025 Comfortline – motor 1.0 turbo de 116/128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, câmera de ré, 6 alto-falantes, apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática), iluminação do porta-luvas e no porta-malas, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, revestimentos dos bancos em couro sintético e sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor.
Virtus 2025 Highline – motor 1.0 turbo de 116/128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/50 R17, revisão de série (3 primeiras revisões com gratuidade de mão de obra e de peças de troca obrigatória), sensor de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de reconhecimento de cansaço e de distração e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
Virtus 2025 Exclusive – motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + calotas para rodas de liga leve, carcaça do espelho retrovisor externo pintada, função ECO, para-choque esportivo, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 205/45 R18 e seleção de modo de condução.
Preços
Com preços cada vez mais altos, o Virtus 2025 chega próximo de modelos médios entre os sedãs. Confira os valores atuais:
- Virtus 2025 170 TSI MT – R$ 111.990
- Virtus 2025 170 TSI AT – R$ 119.990
- Virtus 2025 Comfortline – R$ 130.990
- Virtus 2025 Highline – R$ 141.990
- Virtus 2025 Exclusive – R$ 154.790
Motores
A linha de motores do Virtus 2025 não mudou na nova linha, seguindo com quatro combinações entre seus motores turbinados e os câmbios manual e automático.
Começando pela versão 170 TSI, nomenclatura do propulsor 1.0 turbo de 3 cilindros e injeção direta, o sedã entrega 109 cavalos com gasolina e 116 cv com etanol, mas sempre com 16,8 kgfm de torque.
Esse é o único motor disponível com o câmbio manual de cinco marchas, mas ele também pode ser associado à transmissão automática de seis marchas vista no restante da gama.
As versões intermediárias usam o mesmo motor 1.0 turbo de 3 cilindros, mas com números mais conhecidos dos brasileiros. Estamos falando do conhecido 200 TSI, que também é usado em outros modelos da VW e tem 116/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm, com os dois combustíveis.
Já no topo da gama, o Virtus Exclusive 250 TSI vem com o motor 1.4 turbo de 4 cilindros e 16 válvulas, além da injeção direta. Aqui são ótimos 150 cv e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático.
O desempenho também fica mais interessante, como vamos citar abaixo.
Desempenho
A eficiência é um dos pontos fortes do Virtus 2025, um sedã que consegue entregar bom desempenho em todas as situações. Veja os números de aceleração e velocidade máxima em cada configuração:
- Virtus 170 TSI MT – 10,5 segundos e 201 km/h
- Virtus 170 TSI AT – 10,4 segundos e 201 km/h
- Virtus 200 TSI AT – 9,9 segundos e 194 km/h
- Virtus 250 TSI AT – 8,5 segundos e 209 km/h
Consumo
Além do desempenho, a eficiência do sedã da Volkswagen também é vista em seu excelente consumo. Confira:
CONSUMO CIDADE
- Virtus 170 TSI MT – 8,9 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina
- Virtus 170 TSI AT – 8,4 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
- Virtus 200 TSI AT – 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
- Virtus 250 TSI AT – 8,1 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Virtus 170 TSI MT – 10,8 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina
- Virtus 170 TSI AT – 10,4 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina
- Virtus 200 TSI AT – 10,2 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina
- Virtus 250 TSI AT – 9,9 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina
Manutenção e revisão
O custo de revisão do Virtus 2025 fica um pouco acima do esperado nas versões 170 TSI e Comfortline, que são as opções fora do programa Revisão de Série. Todas custam R$ 5,5 mil até os 60.000 km.
Já no caso das configurações Highline e Exclusive, as três primeiras revisões são gratuitas. Com isso, o custo nesse mesmo período cai para R$ 3,1 mil a R$ 3,3 mil, respectivamente.
Todas as versões do sedã tem 3 anos de garantia.
Revisão | Custo | Custo | Custo |
Quilometragem | 170 TSI | 200 TSI Comfortline (Highline) | 250 TSI |
10.000 km | R$ 771,46 | R$ 771,46 (gratuita) | Gratuita |
20.000 km | R$ 856,54 | R$ 856,54 (gratuita) | Gratuita |
30.000 km | R$ 761,74 | R$ 761,74 (gratuita) | Gratuita |
40.000 km | R$ 1.558,86 | R$ 1.558,86 | R$ 1.683,97 |
50.000 km | R$ 761,74 | R$ 761,74 | R$ 761,74 |
60.000 km | R$ 856,54 | R$ 856,54 | R$ 856,54 |
Total | R$ 5.566,88 | R$ 5.566,88 (R$ 3.177,14) | R$ 3.302,25 |
Ficha técnica
Motor |
170 TSI |
200 TSI |
250 TSI |
Tipo | Dianteiro, transversal, turbo e flex | Dianteiro, transversal, turbo e flex | Dianteiro, transversal, turbo e flex |
Número de cilindros | 3 em linha | 3 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 999 | 999 | 1.395 |
Válvulas | 12 | 12 | 16 |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 | 10:01 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta | Direta |
Potência Máxima | 109/116 cv @ 5.000 rpm | 116/128 cv @ 5.500 rpm | 150 cv @ 4.500 rpm |
Torque Máximo | 16,8 kgfm @ 1.750 rpm | 20,4 kgfm @ 2.000 rpm | 25,5 kgfm @ 1.500 rpm |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas ou Automático de 6 velocidades | Automático de 6 velocidades | Automático de 6 velocidades |
Tração | |||
Tipo | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Freios | |||
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) | Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira) | Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira) |
Direção | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | Independente, McPherson | Independente, McPherson | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Liga leve de 15 polegadas | Liga leve de 16 ou 17 polegadas | Liga leve de 18 polegadas |
Pneus | 195/65 R15 | 205/55 R16 ou 205/50 R17 | 205/45 R18 |
Dimensões | |||
Comprimento total (mm) | 4.561 | 4.560 | 4.560 |
Largura (mm) | 1.751 | 1.751 | 1.751 |
Altura (mm) | 1.476 | 1.476 | 1.480 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.651 | 2.651 | 2.651 |
Capacidades | |||
Carga útil (kg) | 389 | 427 | 442 |
Tanque (litros) | 52 | 52 | 52 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.202 | 1.258 | 1.258 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,29 | 0,29 | 0,29 |
Fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!