VW Virtus 2025: Preços, versões, equipamentos e consumo

virtus ex 2024 1
virtus ex 2024 1

O Virtus 2025 chegou discretamente ao configurador online da Volkswagen e já está disponível nas muitas concessionárias da marca em todo o país. Mas o que realmente mudou?

Recentemente, o sedã compacto ficou mais completo e ganhou um visual reestilizado, o que deu o fôlego que precisava para continuar brigando forte em seu segmento.

Além disso, a linha de motores turbo continua muito eficiente.

Veja todos os detalhes do Virtus 2025!

virtus ex 2024 5
virtus ex 2024 5

Versões

  • Virtus 2025 170 TSI MT
  • Virtus 2025 170 TSI AT
  • Virtus 2025 Comfortline
  • Virtus 2025 Highline
  • Virtus 2025 Exclusive

Cores disponíveis: Preto Ninja (sólida, sem custo adicional); Branco Cristal (sólida, R$ 900); Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay (metálicas, R$ 1.650). Obs.: a cor Azul Biscay não está disponível para a versão Exclusive.

virtus ex 2024 8
virtus ex 2024 8

Equipamentos

Virtus 2025 170 TSI MT – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.

SEGURANÇA: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente para partida em subidas (Hill Hold Control), alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), Isofix e Top tether, sistema de alarme com comando remoto (Keyless) e sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake”.

CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, carregamento de celular por indução, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, piloto automático com limitador de velocidade, sistema multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e App-Connect, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, limpador do para-brisa com temporizador, sensores de estacionamento traseiros, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros e volante de direção multifuncional.

INTERIOR: apoios de cabeça traseiros com ajuste de altura, bancos em tecido, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, luzes de leitura dianteira e traseiras, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro e tomadas USB tipo C.

VISUAL: antena no teto, faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, lanternas traseiras em LED, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/65 R15.

Virtus 2025 170 TSI AT – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + ACC – controle adaptativo de velocidade e distância, AEB – frenagem autônoma de emergência, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB, manopla de transmissão em couro, sistema Start-Stop e volante multifuncional em couro com “shift-paddles”.

Virtus Comfortline 2024 (4)
Virtus Comfortline 2024 (4)

Virtus 2025 Comfortline – motor 1.0 turbo de 116/128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, câmera de ré, 6 alto-falantes, apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática), iluminação do porta-luvas e no porta-malas, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, revestimentos dos bancos em couro sintético e sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor.

Virtus 2025 Highline – motor 1.0 turbo de 116/128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/50 R17, revisão de série (3 primeiras revisões com gratuidade de mão de obra e de peças de troca obrigatória), sensor de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de reconhecimento de cansaço e de distração e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

Virtus 2025 Exclusive – motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + calotas para rodas de liga leve, carcaça do espelho retrovisor externo pintada, função ECO, para-choque esportivo, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 205/45 R18 e seleção de modo de condução.

Virtus Comfortline 2024 (6)
Virtus Comfortline 2024 (6)

Preços

Com preços cada vez mais altos, o Virtus 2025 chega próximo de modelos médios entre os sedãs. Confira os valores atuais:

  • Virtus 2025 170 TSI MT – R$ 111.990
  • Virtus 2025 170 TSI AT – R$ 119.990
  • Virtus 2025 Comfortline – R$ 130.990
  • Virtus 2025 Highline – R$ 141.990
  • Virtus 2025 Exclusive – R$ 154.790
volkswagen virtus 2024 comeri santos (2)
volkswagen virtus 2024 comeri santos (2)

Motores

A linha de motores do Virtus 2025 não mudou na nova linha, seguindo com quatro combinações entre seus motores turbinados e os câmbios manual e automático.

Começando pela versão 170 TSI, nomenclatura do propulsor 1.0 turbo de 3 cilindros e injeção direta, o sedã entrega 109 cavalos com gasolina e 116 cv com etanol, mas sempre com 16,8 kgfm de torque.

Esse é o único motor disponível com o câmbio manual de cinco marchas, mas ele também pode ser associado à transmissão automática de seis marchas vista no restante da gama.

As versões intermediárias usam o mesmo motor 1.0 turbo de 3 cilindros, mas com números mais conhecidos dos brasileiros. Estamos falando do conhecido 200 TSI, que também é usado em outros modelos da VW e tem 116/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm, com os dois combustíveis.

Já no topo da gama, o Virtus Exclusive 250 TSI vem com o motor 1.4 turbo de 4 cilindros e 16 válvulas, além da injeção direta. Aqui são ótimos 150 cv e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático.

O desempenho também fica mais interessante, como vamos citar abaixo.

Virtus Comfortline 2024 (2)
Virtus Comfortline 2024 (2)

Desempenho

A eficiência é um dos pontos fortes do Virtus 2025, um sedã que consegue entregar bom desempenho em todas as situações. Veja os números de aceleração e velocidade máxima em cada configuração:

  • Virtus 170 TSI MT – 10,5 segundos e 201 km/h
  • Virtus 170 TSI AT – 10,4 segundos e 201 km/h
  • Virtus 200 TSI AT – 9,9 segundos e 194 km/h
  • Virtus 250 TSI AT – 8,5 segundos e 209 km/h

Consumo

Além do desempenho, a eficiência do sedã da Volkswagen também é vista em seu excelente consumo. Confira:

CONSUMO CIDADE

  • Virtus 170 TSI MT – 8,9 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina
  • Virtus 170 TSI AT – 8,4 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
  • Virtus 200 TSI AT – 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
  • Virtus 250 TSI AT – 8,1 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • Virtus 170 TSI MT – 10,8 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina
  • Virtus 170 TSI AT – 10,4 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina
  • Virtus 200 TSI AT – 10,2 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina
  • Virtus 250 TSI AT – 9,9 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina
virtus ex 2024 7
virtus ex 2024 7

Manutenção e revisão

O custo de revisão do Virtus 2025 fica um pouco acima do esperado nas versões 170 TSI e Comfortline, que são as opções fora do programa Revisão de Série. Todas custam R$ 5,5 mil até os 60.000 km.

Já no caso das configurações Highline e Exclusive, as três primeiras revisões são gratuitas. Com isso, o custo nesse mesmo período cai para R$ 3,1 mil a R$ 3,3 mil, respectivamente.

Todas as versões do sedã tem 3 anos de garantia.

Revisão Custo Custo Custo
Quilometragem 170 TSI 200 TSI Comfortline (Highline) 250 TSI
10.000 km R$ 771,46 R$ 771,46 (gratuita) Gratuita
20.000 km R$ 856,54 R$ 856,54 (gratuita) Gratuita
30.000 km R$ 761,74 R$ 761,74 (gratuita) Gratuita
40.000 km R$ 1.558,86 R$ 1.558,86 R$ 1.683,97
50.000 km R$ 761,74 R$ 761,74 R$ 761,74
60.000 km R$ 856,54 R$ 856,54 R$ 856,54
Total R$ 5.566,88 R$ 5.566,88 (R$ 3.177,14) R$ 3.302,25

Ficha técnica

Motor

170 TSI

200 TSI

250 TSI

Tipo Dianteiro, transversal, turbo e flex Dianteiro, transversal, turbo e flex Dianteiro, transversal, turbo e flex
Número de cilindros 3 em linha 3 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm³ 999 999 1.395
Válvulas 12 12 16
Taxa de compressão 10,5:1 10,5:1 10:01
Injeção eletrônica de combustível Direta Direta Direta
Potência Máxima 109/116 cv @ 5.000 rpm 116/128 cv @ 5.500 rpm 150 cv @ 4.500 rpm
Torque Máximo 16,8 kgfm @ 1.750 rpm 20,4 kgfm @ 2.000 rpm 25,5 kgfm @ 1.500 rpm
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas ou Automático de 6 velocidades Automático de 6 velocidades Automático de 6 velocidades
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira
Freios
Tipo Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira) Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
Direção
Tipo Elétrica Elétrica Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson Independente, McPherson Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve de 15 polegadas Liga leve de 16 ou 17 polegadas Liga leve de 18 polegadas
Pneus 195/65 R15 205/55 R16 ou 205/50 R17 205/45 R18
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.561 4.560 4.560
Largura (mm) 1.751 1.751 1.751
Altura (mm) 1.476 1.476 1.480
Distância entre os eixos (mm) 2.651 2.651 2.651
Capacidades
Carga útil (kg) 389 427 442
Tanque (litros) 52 52 52
Peso vazio em ordem de marcha (kg) 1.202 1.258 1.258
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,29 0,29 0,29

Fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.