A disputa segue bem difícil no segmento, mas a Saveiro 2025 ficou um pouco melhor para enfrentar a Strada e tentar diminuir a enorme diferença entre elas nas vendas.
Como novidade nessa linha, a picape da Volkswagen ganhou uma nova central multimídia, além das outras mudanças recentes promovidas pela marca.
Além disso, é claro, ficou um pouco mais cara em todas as versões.
Veja tudo sobre a Saveiro 2025!
Opções para trabalho ou lazer
Sem mudanças na gama de versões, a picape continua sendo oferecida em duas opções com cabine simples e outras duas com cabine dupla, sempre com o mesmo conjunto mecânico.
Veja como a picape é vendida por aqui:
- Saveiro Robust CS 1.6 2025
- Saveiro Trendline CS 1.6 2025
- Saveiro Robust CD 1.6 2025
- Saveiro Extreme CD 1.6 2025
Cores disponíveis: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas, sem custo adicional); Prata Sirius e Cinza Oliver (metálica, R$ 1.650); Cinza Moonstone (especial, R$ 1.230).
Obs.: a cor Cinza Oliver não está disponível para a versão Robust, enquanto a opção Cinza Moonstone é exclusiva da configuração Extreme.
Poderia ter mais equipamentos?
Saveiro Robust CS 2025 – motor 1.6 16V de 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
SEGURANÇA: airbag duplo (motorista e passageiro), alerta de frenagem de emergência (ESS), alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio diferencial (EDS), freios a disco nas quatro rodas, assistente para partida em subidas (HHC), luz de freio elevada (brake-light), sensor de estacionamento traseiro e travamento elétrico das portas sem controle remoto.
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete sem controle remoto, direção hidráulica, limpador do para-brisa com temporizador, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, preparação para sistema de som com fiação, regulagem do facho do farol, revestimentos dos bancos em tecido e vidros elétricos.
INTERIOR: console central com porta-copos, iluminação da caçamba, para-sol com espelho para passageiro, porta-revistas no encosto do banco do passageiro e tomada 12V no console central.
VISUAL: palhetas do limpador de para-brisa com melhor performance (Aerowischer), antena do teto, espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis simples com máscara escurecida e rodas de aço aro 15 com pneus 205/60 R15.
OPCIONAIS: nenhum.
Saveiro Trendline CS 2025 – motor 1.6 16V de 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + chave canivete com controle remoto, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro, faróis halógenos com função “Coming & Leaving home”, imobilizador, sistema de alarme antifurto e computador de bordo I-System com Eco-Comfort.
OPCIONAIS:
- Pacote Trendline Completo (R$ 5.390) – coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, faróis de neblina, ganchos para amarração de carga e capota marítima, protetor de caçamba e rodas de liga leve de 15 polegadas.
- Pacote Interatividade Composition Touch II (R$ 3.550) – 2 alto-falantes e 2 tweeters, interface USB também para iPod/iPhone, multimídia Composition Touch II com tela de 9 polegadas, APP-Connect e Bluetooth, volante multifuncional e Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect.
Saveiro Robust CD 2025 – motor 1.6 16V de 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens da versão Robust CS + 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, alça de segurança no teto para o passageiro, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e cintos de segurança traseiros de 3 pontos (inclusive o central), desembaçador do vidro traseiro e rack de teto longitudinal.
OPCIONAIS: nenhum.
Saveiro Extreme CD 2025 – motor 1.6 16V de 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens da versão Trendline CS + 2 luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, 4 alto-falantes e 2 tweeters, alça de segurança no teto para o passageiro, câmera de ré, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, cintos de segurança traseiros de 3 pontos (inclusive o central), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, colunas centrais externas com aplique em preto fosco, decoração especial, desembaçador do vidro traseiro, espelhos retrovisores pintados em preto e maçanetas na cor do veículo, faróis de neblina, friso de proteção lateral, ganchos para amarração de carga e capota marítima, interface USB também para iPod/iPhone, Keyless (sistema de alarme com comando remoto), para-sol com espelho iluminado para motorista, pedaleiras esportivas, protetor de caçamba, rack de teto longitudinal, revestimentos dos bancos em vinil, indicador de controle da pressão dos pneus, multimídia Composition Touch II com tela de 9 polegadas, APP-Connect e Bluetooth, volante multifuncional em couro e Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect.
OPCIONAIS:
- Pacote Tech Brasil (R$ 2.210) – assistente de controle em descida (HDC) com sistema antitravamento “Off-Road”, espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico), ploto automático, sensor de chuva e sensor crepuscular.
Preços bem salgados
A lista de equipamentos acima mostra como a Saveiro 2025 ainda está atrás da rival Strada no nível de equipamentos, especialmente nas versões de entrada. Ainda que a marca alemã tenha melhorado um pouco o pacote nos últimos anos, são versões pouco equipadas.
Mesmo assim, modelos desse tipo ainda convencem pela vocação para trabalho, conquistando um público que não precisa de muito conforto (ou não quer). O problema, na verdade, é o quanto a VW cobra por isso.
Ainda que sua picape seja mais barata que a rival da Fiat, que varia entre R$ 104 mil e R$ 138 mil, do lado italiano temos um modelo mais moderno e seguro, especialmente na opção mais cara.
Voltando a falar da Saveiro, a linha 2025 recebeu um reajuste em todas as versões, com aumentos que variam entre R$ 1.320 a R$ 2.200. Confira os valores atuais:
- Saveiro Robust CS 1.6 2025 – R$ 99.990
- Saveiro Trendline CS 1.6 2025 – R$ 103.990
- Saveiro Robust CD 1.6 2025 – R$ 112.990
- Saveiro Extreme CD 1.6 2025 – R$ 117.790
(Valores retirados do site da Volkswagen)
O mesmo motor de sempre
Debaixo do capô, a Saveiro continua com o mesmo motor que já conhecemos bem. Todas as versões usam o propulsor 1.6 aspirado de 106 cv e 15,4 kgfm com gasolina ou 116 cv e 16,1 kgfm com etanol.
A potência máxima aparece aos 5.750 rpm, enquanto o torque atinge seu pico a 4.000 rpm. Esse motor transversal tem 4 cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção multiponto, sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas.
Aqui vemos uma das principais diferenças para a rival Strada, que começa com o propulsor 1.3 Firefly de 107 cv e termina com o 1.0 turbo de 130 cv. Além do câmbio manual, ela ainda oferece a transmissão CVT, que pode ser aliada aos dois motores.
Desempenho mediano
Se o desempenho poderia ser outro se a picape da VW oferecesse um motor turbo ou pelo menos uma transmissão automática, ainda precisamos nos contentar com algo mais básico na configuração atual.
Veja o tempo de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima da Saveiro, que fica pior nas versões com cabine dupla:
- Saveiro 1.6 MT CS – 9,9 segundos e 181 km/h
- Saveiro 1.6 MT CD – 10,2 segundos e 178 km/h
Motor aspirado, eficiência limitada
CONSUMO CIDADE
- Saveiro 1.6 MT CS – 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina
- Saveiro 1.6 MT CD – 7,8 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Saveiro 1.6 MT CS – 9,1 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina
- Saveiro 1.6 MT CD – 8,9 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina
O mesmo custo de manutenção do Corolla
Todas as versões da Saveiro usam o mesmo motor e câmbio, portanto seu custo de manutenção não muda. Os valores estão dentro do esperado, somando pouco mais de R$ 5,5 mil até os 60.000 km.
As revisões seguem o padrão e são exigidas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sendo necessárias para manter a garantia de 3 anos.
Confira em detalhes:
Revisão |
Custo |
Quilometragem |
Preços 1.6 16V |
10.000 km |
R$ 823,05 |
20.000 km |
R$ 908,13 |
30.000 km |
R$ 813,33 |
40.000 km |
R$ 1.255,78 |
50.000 km |
R$ 813,33 |
60.000 km |
R$ 908,13 |
Ficha técnica
Motor |
1.6 16V |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.598 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Combinada | 106/116 cv @ 5.750 rpm |
Torque Combinado | 15,4/16,1 kgfm @ 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Disco sólido |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço ou Liga leve de 15 polegadas |
Pneus | 205/60 R15 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.493 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.721 |
Altura (mm) | 1.520 a 1.560 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.752 |
Capacidades | |
Caçamba (litros) | 580 (CD) a 924 (CS) |
Tanque (litros) | 55 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 605 a 664 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.076 a 1.135 |
Reboque sem freio (kg) | 400 |
Fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!