Avaliação: S10 2021 mais esperta, consumo aumenta

A Chevrolet S10 2021 ganhou alterações importantes na mais recente atualização de estilo. Com conectividade e segurança ampliadas, a picape média da GM se mantém firme.


Tendo um visual mais próximo da Colorado americana, a S10 simplificou a gama e adiciona um novo turbocompressor ao motor diesel 2.8 de 200 cavalos e 51 kgfm.

Além disso, traz reforços estruturais e seis airbags, bem como multimídia com internet e Wi-Fi, mas com a praticidade de não usar mais cabos para conexão.

Custando salgados R$ 213.290, a S10 High Country 2021 vem ainda com sistemas de auxílio ao condutor, o que reforça a segurança ao volante.

Por fora…

A maior mudança visual da Chevrolet S10 2021 aconteceu na frente, que adiciona barra superior na cor preta, com o nome Chevrolet escurecido na versão High Country. A grade central ficou mais elevada.

Esse conjunto revela ainda a nova proposta de identificação da Chevrolet, com o logotipo deslocado para a esquerda. Molduras laterais na cor do carro invadem o centro.

Nelas, faróis de neblina se apresentam, enquanto a parte inferior é toda preta com bumper de cor cinza. Tendo estribos envolventes, a picape da GM vem com retrovisores cromados.

Barras no teto e santantônio com molduras laterais envolventes na caçamba garantem exclusividade, assim como as rodas escurecidas aro 18 com pneus 265/60 R18.

Na traseira, as lanternas não sofrem mudanças, mantendo os LEDs, assim como a assinatura visual frontal. Para-choque cromado, capota marítima e logotipia High Country se destacam.

Por dentro…

O interior da S10 High Country 2021 não mudou visualmente. Com exceção da multimídia e das novas funcionalidades, não se percebe alterações importantes.

Falando nela, vem atualizada e agora dispõe de sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, ambos sem uso de cabos, integrados via Wi-Fi, numa rede própria.

Isso ajuda muito no dia a dia, permitindo usar com mais liberdade, apps como Google Maps, Waze, Spotify, entre outros.

A MyLink vem ainda com os serviços do OnStar, inclusive com comandos físicos no teto. A câmera de ré agora tem recurso de alinhamento para engate de reboque.

O dispositivo tem ainda zoom para melhor visualização na hora do engate, assim como pode ser acionada temporariamente durante a condução. Recurso bem útil quando sozinho.

A central multimídia completa o pacote com conexão 4G da Claro com Wi-Fi e capacidade para conectar 7 aparelhos móveis até 15 metros.

Na S10 2021, o ambiente na High Country mantém os bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista, difusores de ar metalizados, além de portas e console em preto brilhante.

Com bom espaço interno, ela vem com cluster completo e sistema de som adequado para a proposta, mas o volante já sente bem o peso dos anos.

Entre os bancos, o apoio de braço em couro abre para o compartimento que tem uma entrada USB padrão e outra USB-C. Bem confortável, o habitáculo fica dentro do padrão da categoria.

Já a caçamba tem uma boa capacidade volumétrica (1.061 litros) e 1.108 kg de capacidade de carga, tendo agora um sistema que evita que a tampa desça perigosamente ao abrir.

O compartimento é todo protegido com material antiderrapante e é coberto parcialmente pela capota de lona, uma vez que ela permite a entrada de água nesse espaço.

Por ruas e estradas…

A Chevrolet S10 2021 veio com algumas mudanças técnicas para ter um desempenho melhor. A picape da General Motors, com isso, já se antecipa à chegada do Toyota Hilux 2021.

O motor diesel Duramax 2.8 CDTI sofreu duas alterações importantes. A primeira foi a introdução de uma turbina de maior diâmetro, trazida da Colorado americana.

A segunda alteração foi a calibração do propulsor, de modo que as mudanças produzissem mais agilidade e performance.

Em regimes acima de 2.000 rpm, a S10 2021 está nitidamente mais esperta. O propulsor fica mais cheio rapidamente e a aceleração melhora sensivelmente.

Ainda não dá para dizer que existem mais cavalos ali, mas notamos uma disposição maior nas arrancadas iniciais e um comportamento melhor no trânsito urbano.

Indo de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e com máxima limitada em 180 km/h, a S10 2021 ficou mais agradável de andar no dia a dia, respondendo mais rapidamente ao acelerador.

Sem muito esforço no pedal, dá para ficar mais a vontade nas saídas. Esse aumento de força, contudo, teve outro reflexo, a economia.

Embora a GM fala em melhora de 3% a 10%, não notamos isso, pelo contrário. Na estrada, a S10 2021 fez somente 11,2 km/l contra 13,2 km/l já verificados há algum tempo.

Na cidade, conseguimos uma média de 8,4 km/l, o que não está tão ruim para o porte dela, mas esperávamos um resultado melhor.

Com bom escalonamento no câmbio, a S10 2021 consegue manter um bom resultado com suas seis marchas, que garantem a baixa rotação de 1.700 rpm a 110 km/h.

Trata-se de uma faixa de funcionamento boa para viagens, pois não força o motor, mantém um nível de ruído adequado e garante economia de combustível.

Tendo essa calibragem nova, ela ganha mais disposição em aclives longos, gozando ainda do recurso de freio-motor automático nas descidas mais extensas.

Apresentando giros mais altos nas saídas, porém, o nível de ruído subiu um pouco, mas nada que deponha contra a picape. Na direção, a assistência elétrica facilita muito a vida.

Com boas respostas ao volante, a S10 2021 é uma picape agradável de se dirigir, mesmo no caótico trânsito urbano, já que sua suspensão encara qualquer pavimento, por pior que seja.

O conjunto é bem acertado e mesmo sob ondulações, os saltos da traseira são aceitáveis, não produzem instabilidade dinâmica.

Um recurso interessante na linha 2021 foi o detector de pedestres – e também de ciclistas – que facilmente encontra quem está no caminho da S10, alertando o motorista.

Se este não reagir a tempo e a picape estiver entre 8 e 80 km/h, o sistema aciona os freios para evitar ou minimizar o impacto.

Ela ainda vem com controle de cruzeiro e alerta de faixa. Já fora de estrada, o para-choque dianteiro reformulado ampliou o ângulo de entrada de 27° para 29°.

Isso permite mais eficiência na transposição de obstáculos no caminho.

Com o sistema de tração 4×4 com reduzida, além de bloqueio eletrônico do diferencial e controle de descida, a S10 2021 mantém a performance no off road com conforto.

Um detalhe que não funcionou na versão High Country testada foi a chave-canivete com botão de partida remota, que simplesmente não ligou, não acionando o ar condicionado.

Por você…

A S10 High Country 2021 vem bem equipada, trazendo mais recursos de comodidade, como retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e faróis.

Com sua nova multimídia em uma tela de 8 polegadas, a Chevrolet S10 2021 agora permite uma viagem ou o dia a dia totalmente conectado com o mundo e ainda sem precisar de fio.

Não dá para se perder, visto que ainda existe o navegador GPS nativo e a condução por setas do pacote Exclusive do OnStar.

Os novos recursos de segurança são bons, mas faltou um controle de cruzeiro adaptativo, assim como faróis totalmente em LED.

Tirando o consumo maior, essa S10 mais esperta agradou bastante. Com seu motor sendo o mais forte entre os quatro cilindros diesel de picapes, o modelo da Chevrolet é uma opção considerável.

Medidas e números…

Ficha Técnica da Chevrolet S10 High Country 2.8 CDTI 4×4 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 2.776 cm³

Potência – 200 cv a 3.600 rpm (diesel)

Torque – 51 kgfm a 2.000 rpm (diesel)

Transmissão – Automática com seis marchas com mudanças manuais na alavanca

Tração – 4×4 com reduzida

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,3 segundos

Velocidade máxima – 180 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.700 rpm

Consumo urbano – 8,4 km/litro

Consumo rodoviário – 11,2 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – Duplo braço/Traseira – Eixo rígido

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 5.360 mm

Largura – 1.874 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.781 mm

Entre eixos – 3.096 mm

Peso em ordem de marcha – 2.042 kg

Tanque – 76 litros

Caçamba de carga – 1.061 litros

Capacidade de carga – 1.108 kg

Preço: R$ 213.290

Chevrolet S10 High Country 2.8 CDTI 4×4 2021

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