Pedimos uma Oroch de avaliação para a Renault, e a surpresa veio quando fomos retirar o veículo: era da versão Iconic, com motor 1.6 e câmbio manual.
Se trata de uma versão criada mais recentemente pela Renault, em março deste ano, tentando fazer um mix de uma versão com preço mais em conta e alguns equipamentos que antes estavam disponíveis somente na versão mais cara da sua linha.
Este motor 1.6 definitivamente não é a estrela da gama da picape, ficando para tal a versão topo de linha Outsider, com motor 1.3 Turbo de 170 cavalos de potência.
E a princípio, R$ 129.490 é sempre visto como um valor muito alto para se levar para casa uma picape com motor 1.6 aspirado e sem câmbio automático.
O negócio piora quando vemos no site oficial da marca que a pintura cinza da unidade em questão, chamada de Cinza Lune, traz uma cobrança adicional de R$ 2.000.
Temos então uma etiqueta de R$ 131.490 para este modelo.
Mas aí, este preço acaba sendo bem mais baixo, pois na realidade as lojas da Renault chegam a vender um carro desse por valores abaixo dos R$ 120.000, o que posiciona a Oroch como uma opção bem interessante frente modelos como Saveiro e Strada, e até mesmo a Chevrolet Montana.
Na linha da Strada, o que temos de mais parecido com a Oroch Iconic 1.6 manual é a Strada Volcano Cabine Dupla, com motor 1.3 8v e câmbio manual.
É um motor mais fraco, mas que tem um desempenho similar ao da Oroch, graças ao peso menor da Strada. Ela sai por R$ 119.990, embora a tática do desconto à vista também deva gerar uma economia significativa na loja da Fiat.
Já na linha da Saveiro, não temos um modelo que mais se aproxima, pois com cabine dupla, apenas a versão topo de linha, a Saveiro Extreme, com preço de R$ 117.790, mas nem mesmo portas traseiras ela tem.
A Chevrolet Montana tem preços que partem de R$ 128.000 no site da marca, e é até mesmo possível encontrar unidades da versão LT manual por R$ 119.990 em anúncios de concessionárias.
O bom é que o modelo da GM tem um motor 1.2 Turbo mais moderno, econômico e com desempenho interessante. Mas ela é menor do que a Oroch.
Ou seja, o modelo da Renault tem lá suas vantagens. Vamos comentar um pouco sobre as nossas impressões durante uma semana de uso da Oroch Iconic 1.6 manual.
Desempenho agradável na cidade
A princípio você imagina que o desempenho dela vai ser fraco, afinal, um motor 1.6 de 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque não vai ser aquela maravilha em uma picape com 1.366 kg, isso sem contar o peso de passageiros ou uma eventual carga na caçamba.
Mas até que a Oroch te surpreende neste sentido, pois o câmbio manual de seis marchas ajuda e muito a passar uma impressão de um desempenho compatível com um motor maior e mais potente.
O único momento em que se sente uma leve falta de performance é em esticadas mais fortes, como por exemplo quando você entra em uma rodovia, e tem que, rapidamente, sair dos 40 km/h para 100 km/h por causa de um caminhão que vem atrás sem cerimônia nenhuma.
Suspensão é pau pra toda obra
A Oroch tem uma suspensão muito robusta, que não se intimida com lombadas, valetas, travessias elevadas e outros obstáculos enormes nas ruas brasileiras.
Além de ter um bom curso e nunca “dar batente”, ela também não apresentou nenhum barulho ou ruído em nossa avaliação.
Uma suspensão assim não é útil apenas no geral, mas é especialmente necessária para o tipo de comprador de uma picape deste estilo, que não será exclusivamente usada para ir até o shopping.
Câmbio de seis marchas é curto e exige trocas constantes
Um câmbio manual em pleno ano de 2024 é algo que incomoda muita gente.
Mas, para quem está acostumado com câmbio automático, um câmbio de seis marchas com relações bem curtas, incomoda muito mais.
As trocas de marcha constantes acabam cansando o motorista. Notamos que as relações de marcha poderiam ser levemente alongadas, especialmente em algumas marchas específicas.
Notei que, no uso diário, a Oroch pedia quinta marcha em uma velocidade de apenas 50 km/h.
Em cidades menores, onde não se alcança velocidades mais altas, isso pode não ser um problema, mas em capitais, andar a 50 ou 60 km/h é algo constante, que acontece o tempo todo.
Aí chega uma lombada, onde você precisa reduzir para segunda. E aí vai, terceira, quarta, quinta, até reduzir para segunda novamente na outra lombada ali na frente.
E na estrada, mesmo com as seis marchas, o motor grita a 3.000 rotações, andando a 120 km/h. Por isso meu comentário a respeito de uma relação de marcha que poderia ser um pouco mais longa.
Equipamentos da Oroch Outsider contrastam com algumas simplicidades extremas
Como a Renault Oroch foi levemente atualizada, no final de 2022, para o ano/modelo 2023, não chegando nem de perto à atualização do seu irmão Duster, algumas tecnologias mais recentes já estão incorporadas no modelo.
Dentre eles, uma grata surpresa é o pareamento sem fio para uso dos sistemas Android Auto e Apple Carplay.
A sua central multimídia é simples, e incomoda pela falta de botões físicos, algo que aflige toda a indústria automotiva hoje em dia. Mas, por outro lado, usar o Waze ou Google Maps do celular sem precisar de fios é muito bom.
Quando você está usando o sistema, e tem que desligar o carro e sair por algum tempo, é bem recebido pelo sistema, que faz o pareamento automaticamente e já exibe o sistema na tela logo após a partida, de maneira rápida.
A Oroch Iconic também tem itens que dão certo charme ao modelo, como ar-condicionado automático, start/stop, sensor de chuva, faróis automáticos, todos sendo adições bem interessantes, ainda mais se analisarmos sua faixa de preço.
Só que junto aos pontos positivos que citamos acima, algumas coisas continuam simples demais, como sempre foi característica da família Duster, desde seu lançamento.
O acionamento do piloto automático fica em uma posição estranha, no painel, à esquerda do volante. A regulagem dos espelhos elétricos também fica ali, usando um botão que parece ter vindo de um carro ano 2010.
O painel também é simples e as informações do computador de bordo ficam em um pequeno display na parte superior central do quadro de instrumentos, o qual nem mesmo tem ponteiro para marcar a temperatura do motor.
Ah, e a regulagem de altura do facho dos faróis é feita por cabo, e fica em um botão lá embaixo do painel, botão que parece vindo de um fogão antigo.
Interessante para quem procura uma picape robusta e não tão pequena
Resumindo, a Renault Oroch é aquela picape raiz, para quem não se importa muito com firulas e modernidades que existem em alguns modelos concorrentes, e que não se importa em ter apenas dois airbags o protegendo no caso de um acidente.
E ela ainda assim é um modelo que apresenta certos “luxos” como ar-condicionado automático e faróis com acendimento automático.
Ela tem um bom espaço interno e de caçamba, para sua faixa de preço e um conjunto mecânico simples e robusto, já conhecido pela maioria dos mecânicos por aí.
Se comprada nova, com um bom desconto à vista, ou mesmo usada com pouco tempo de uso, pode ser uma ótima compra – para o comprador certo.
Ficha técnica
Número de portas 4
Tipo de carroceria Cabine Dupla
Motor
Número de válvulas 16
Tipo de motor 1.6 SCe
Combustível Flex
Potência máxima (cv@rpm) 120
Torque (kgfm@rpm) 16,2
Tipo de injeção Multiponto
Número de cilindros 4
Cilindrada (cm³) 1.598
Direção
Diâmetro de giro (m) 10,7
Transmissão
Tipo de tração Tração dianteira
Consumo Ciclo misto (km/l) 11,4
Caixa de câmbio Manual
Número de marchas 6
Dimensões
Distância entre-eixos 2.82 m
Altura exterior 1.69 m
Comprimento exterior 4.71 m
Largura exterior – excluindo os retrovisores 1.83 m
Altura em vazio 1.69 m
Comprimento interno do vão de carga 1.29 m
Altura com a porta lateral ou traseira aberta 1.63 m
Altura interna do piso ao teto 1.41 m
Largura exterior (incluindo os retrovisores) 1.83 m
Desempenho
Velocidade máxima (km/h) 169
Aceleração 0-100 Km/h (s) 11,8
Carga útil (kg) 650
Peso em ordem de marcha (kg) 1.366
Peso Bruto Total (PBT) 1.989
Número de lugares 5
Volume do porta-malas 683
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