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Custo de revisão até 60.000 km para Polo 1.6, Argo 1.3, Onix 1.4, HB20 1.6 e Ka 1.5

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UPDATE: Atualizamos as informações dos planos de manutenção das demais marcas por km e por tempo.



Quando se vai fazer a revisão de um carro na garantia, existem duas opções para o proprietário do veículo. A primeira é atingir a quilometragem especificada para cada revisão, geralmente a cada 10.000 km para carros com motores a gasolina ou flex, enquanto os diesel em média o fazem a cada 20.000 km.

No entanto, nem todo mundo consegue atingir as quilometragens indicadas pelos fabricantes. Nesse caso, a outra opção é fazer a revisão por tempo. Ou seja, a cada período igualmente indicado pelo fabricante do veículo. Em geral, isso ocorre a cada ano para a maioria das marcas. Algumas não especificam quilometragem ou período de tempo, sendo gerenciados por conexão do veículo com a rede de concessionários, como ocorre na BMW, por exemplo.

manutenção-1 Custo de revisão até 60.000 km para Polo 1.6, Argo 1.3, Onix 1.4, HB20 1.6 e Ka 1.5

Porém, quanto custa fazer a revisão por quilometragem e por tempo? Será o mesmo valor? Por conta dessa dúvida, pegamos os cinco carros compactos para tirar essa dúvida, exibindo os valores e os itens especificados para substituição, conforme indicados pelas respectivas marcas.

Os itens de desgaste recomendados pelo fabricante podem ser substituídos a cada período de tempo, quilometragem ou necessidade. Abaixo, a comparação entre km rodado e ano leva em consideração as recomendações do fabricante e não uma eventual necessidade de substituição.

manutenção-1 Custo de revisão até 60.000 km para Polo 1.6, Argo 1.3, Onix 1.4, HB20 1.6 e Ka 1.5

Por isso, não deixamos passar o prazo por conta da necessidade. Como cada caso é específico, não dá para quantificar uma “necessidade”. Isso vai depender do uso que se dá ao veículo e outras condições ou variáveis que não vamos entrar em detalhes, mas que todo mundo sabe que existem.

Assim, listamos os modelos Volkswagen Polo 1.6, Fiat Argo 1.3, Chevrolet Onix 1.4, Hyundai HB20 1.6 e Ford Ka 1.5. No entanto, apenas o site de revisão da VW separa os itens de desgaste que normalmente estão incluídos nas revisões das outras marcas. Assim, os valores cobrados por Fiat, Chevrolet, Hyundai e Ford já contemplam os itens excluídos da revisão da Volkswagen.

Volkswagen Polo 1.6 MSI 2018

manutenção-1 Custo de revisão até 60.000 km para Polo 1.6, Argo 1.3, Onix 1.4, HB20 1.6 e Ka 1.5

Itens de desgaste

  • Fluído de freio (Conforme necessidade ou 2 anos)
  • Filtro de poeira e pólen (Conforme necessidade ou 1 ano ou 30.000 km)
  • Filtro de ar (Conforme necessidade ou 2 anos ou 30.000 km)
  • Correia dentada + tensor (Conforme necessidade ou 5 anos ou 120.000 km)
  • Correia Poly-V (Conforme necessidade ou 5 anos ou 60.000 km)

Quilometragem (Preço revisão +  item de desgaste com mão de obra inclusa)

  • 10.000 km – R$ 277,30 (anel de vedação, bujão roscado, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético)
  • 20.000 km – R$ 553,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético)
  • 30.000 km – R$ 487,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) + R$ 56,99 (filtro de ar) = R$ 599,29
  • 40.000 km – R$ 741,92 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, vela de ignição, pasta de silicone para bobina de ignição)
  • 50.000 km – R$ 487,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético)
  • 60.000 km – R$ 553,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) + R$ 56,99 (filtro de ar) + R$ 141,99 (Correia Poly-V) = R$ 807,28

Total = R$ 3.466,39

Período (Preço revisão + item de desgaste com mão de obra inclusa)

  • 1º ano – R$ 277,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) = R$ 332,30
  • 2º ano – R$ 553,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético) + R$ 230,00 (fluído de freio) + R$ 56,99 (filtro de ar) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) = R$ 895,29
  • 3º ano – R$ 487,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) + R$ 56,99 (filtro de ar) = R$ 599,29
  • 4º ano – R$ 741,92 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, vela de ignição, pasta de silicone para bobina de ignição) + R$ 230,00 (fluído de freio) + R$ 56,99 (filtro de ar) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) = R$ 1.083,91
  • 5º ano – R$ 487,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) + R$ 1.034,01 (Correia dentada + tensor) + R$ 141,99 (Correia Poly-V) = R$ 1.718,30
  • 6º ano – R$ 553,30 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético) + R$ 230,00 (fluído de freio) + R$ 55,00 (filtro de poeira e pólen) + R$ 56,99 (filtro de ar) = R$ 895,29

Total = R$ 5.524,38

Fiat Argo 1.3 2018

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Quilometragem e Período (Preço revisão com itens de desgaste e mão de obra inclusa)

  • 10.000 km ou 1 ano – R$ 264,00 (filtro de óleo, filtro de ar, óleo lubrificante sintético)
  • 20.000 km ou 2 anos – R$ 500,00 (filtro de óleo, filtro de ar, óleo lubrificante sintético, filtro de combustível)
  • 30.000 km ou 3 anos – R$ 432,00 (filtro de óleo, filtro de ar, óleo lubrificante sintético)
  • 40.000 km ou 4 anos – R$ 976 (filtro de óleo, filtro de ar, óleo lubrificante sintético, filtro de combustível, vela de ignição, fluído de freio)
  • 50.000 km ou 5 anos – R$ 448,00 (filtro de óleo, filtro de ar, óleo lubrificante sintético)
  • 60.000 km ou 6 anos – R$ 640,00 (filtro de óleo, filtro de ar, óleo lubrificante sintético, filtro de combustível, correia auxiliar)

Total = R$ 3.260,00

Chevrolet Onix 1.4 2018

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Na rede Chevrolet, não há uma tabela de preços específica para revisão por tempo, contando assim o mesmo valor que está estipulado no site da marca, cujos valores podem ser consultados abaixo.

Quilometragem e Período (Preço revisão com itens de desgaste e mão de obra inclusa)

  • 10.000 km ou 1 ano – R$ 220,00 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético)
  • 20.000 km ou 2 anos – R$ 456,00 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, fluído de freio*)
  • 30.000 km ou 3 anos – R$ 612,00 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, filtro de ar, velas de ignição)
  • 40.000 km ou 4 anos – R$ 436,00 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, fluído de freio*)
  • 50.000 km ou 5 anos – R$ 380,00 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético)
  • 60.000 km ou 6 anos – R$ 948,00 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, filtro de ar, velas de ignição, correia dentada com verificação do tensor, fluído de freio)

Total = R$ 3.052

(*) Mandatória a cada 2 anos.

Hyundai HB20 1.6 2018

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Na rede Hyundai, as revisões por quilometragem ou tempo ocorrem de acordo com o que vir primeiro e o valor é o mesmo que consta no site, cuja tabela está abaixo. O site específica também a mão de obra dos serviços, mas impõe a lavagem junto com a revisão.

Quilometragem e Período (Preço revisão com itens de desgaste, mão de obra inclusa e lavagem)

  • 10.000 km ou 1 ano – R$ 234,60 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, limpa para-brisa)
  • 20.000 km ou 2 anos – R$ 455,60 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, limpa para-brisa, filtro do ar-condicionado)
  • 30.000 km ou 3 anos – R$ 642,60 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, limpa para-brisa, correia Poly-V)
  • 40.000 km ou 4 anos – R$ 582,50 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, limpa para-brisa, filtro do ar-condicionado, filtro de ar)
  • 50.000 km ou 5 anos – R$ 414,60 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, limpa para-brisa)
  • 60.000 km ou 6 anos – R$ 773,60 (anel de vedação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo lubrificante sintético, limpa para-brisa, filtro do ar-condicionado, correia Poly-V)

Total = R$ 3.103,50

Ford Ka 1.5 2018

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A Ford também estipula o mesmo valor fixo tanto para km quanto para tempo, mas apresenta em seu site duas tabelas de preços de revisão, sendo uma para carros até 2015 ou 2016 e outra para modelos 2017. No caso de um Ka 1.5 2015, por exemplo, o valor cobrado pela revisão de tempo é de R$ 456. Esse é o valor referente à terceira revisão. Com o carro fora do período de três anos de garantia, o valor do site já não é aplicável, tendo o cliente que levar o carro até o revendedor para uma avaliação e assim determina-se um orçamento, segundo informação do revendedor. Ou seja, o valor da revisão vai ficar à critério do que o concessionário apontar.

No entanto, quando se compara com o valor da linha 2017 (tabela abaixo), existem algumas diferenças. No caso da primeira revisão de carros até 2016, o intervalo não é de 10.000 km, mas de 5.000 km ou seis meses. Apenas as revisões até 20.000 km possuem valores diferentes na linha até 2016, sendo a de modelos mais novos em torno de R$ 372 mais barata num total de 60.000 km.

 Linha 2017 – Quilometragem e Período (Preço revisão com itens de desgaste e mão de obra inclusa)

  • 10.000 km ou 12 meses – R$ 328,00 (óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível)
  • 20.000 km ou 24 meses – R$ 504,00 (óleo do motor, fluido de freio, filtro de óleo do motor, filtro de combustível, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação)
  • 30.000 km ou 36 meses – R$ 456,00 (óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível)
  • 40.000 km ou 48 meses – R$ 960,00 (óleo do motor, fluido de freio, filtro de óleo do motor, filtro de combustível, elemento do filtro de ar, filtro separador de óleo do sistema evaporativo de gases do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação)
  • 50.000 km ou 60 meses – R$ 456,00 (óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível)
  • 60.000 km ou 72 meses – R$ 636,00 (óleo do motor, fluido de freio, filtro de óleo do motor, filtro de combustível, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação)

Total = R$ 3.340

Linha até 2016 – Quilometragem e Período (Preço revisão com itens de desgaste e mão de obra inclusa)

  • 5.000 km ou 6 meses – R$ 284,00 (óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível)
  • 10.000 km ou 12 meses – R$ 284,00 (óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível)
  • 20.000 km ou 24 meses – R$ 636,00,00 (óleo do motor, fluido de freio, filtro de óleo do motor, filtro de combustível, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação)
  • 30.000 km ou 36 meses – R$ 456,00 (óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível)
  • 40.000 km ou 48 meses – R$ 960,00 (óleo do motor, fluido de freio, filtro de óleo do motor, filtro de combustível, elemento do filtro de ar, filtro separador de óleo do sistema evaporativo de gases do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação)
  • 50.000 km ou 60 meses – R$ 456,00 (óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível)
  • 60.000 km ou 72 meses – R$ 636,00 (óleo do motor, fluido de freio, filtro de óleo do motor, filtro de combustível, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação)

Total = R$ 3.712

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  • Ricardo Blume

    Revisões obrigatórias, a melhor maneira de manter a oficina das ccs agitadas e cheias.

    • Ricardo

      Cobrando preços absurdos e com mecânicos toscos como os normais de esquina!

    • Antonio Lima

      Por isso todos os carro tem três anos de garantia, quando era um ano ou 10 mil km, praticamente ninguém fazia revisão em CSS.

    • Pedro Cunha

      Problema dessa estratégia no brasil é a falta de qualificação da mão-de-obra nas css, que passa pelo problema das css não valorizarem devidamente os bons profissionais, que acabam migrando para oficinas particulares ou mesmo para informalidade trabalhando em casa.
      Junte-se a isso o traço cultural histórico do brasileiro quanto ao desleixo/falta de cuidado com as coisas, sua manutenção e conservação, por isso temos seguro caro, auto-peças caras, mão-de-obra cara(sem contar a escassez de qualidade nesse setor).
      Fôssemos mais amadurecidos nesse ponto, os custos de se ter/manter um carro seriam bem menores.
      Ah, e pros que acham que o problema dos custos é culpa dos impostos/governo, é exatamente o contrário, pois o governo sabe bem que o povo é porquinho e relaxado, logo é uma estratégia de ganhar dinheiro com isso, já que a manutenção corretiva(campeã nas oficinas) será sempre mais custosa que a manutenção preventiva.

  • afonso200

    Nesse Ka. Ease filtro separador de particlas de oleo…. depois que sair da garantia. O que vai ter de gente nem sabendo que tem que fazer isso. Um show de carros economicos começando a beber combustivel mais que V6. Pq so sabem trcar oleo e filtro normais

    • Fabricio Guassaloca

      Não amigo o filtro separador de óleo nada mais é que um pedaço de esponja que separa o “TBI” do filtro de ar…serve somente para não voltar óleo para o filtro de ar, Seria quase um Cath can. Não vai consumir nem a mais nem a menos.

      • FocusMan

        Se esse filtro saturar o motor passa a ter problemas.

        No meu caso por exemplo o filtro saturou e apodreceu porque a concessionária não trocou na revisão de 40 mil km (apesar de eu ter pago) e por volta de 55 mil km o motor começou a fazer um barulho estranho de valvulas batendo. Era apenas esse filtro obstruindo o suspiro do óleo pois ele virou uma massa dura e oleosa.

        • Fabricio Guassaloca

          Que mancada da CSS, não sabia que a saturação podia acarretar em um problema tão grande assim.

        • Geraldo Xavier

          Eu abro processo contra a concessionária

      • RRodrigo Souza

        neste caso seria a mesma coisa que o meu Ka 2010 tem dentro da caixa do filtro de ar dele ? ele tem o espaço para o filtro normal, e de uma esponja

      • Geraldo Xavier

        Isso seria pra não sujar o tbi?

    • Piston head

      Na css mesmo não costumam trocar… Falo por experiência própria, descobri que colocaram uma esponja de cozinha cortada (Parte amarela) no lugar do separador. Isso em css e cobraram na nota!! Quem tiver Ka, Fiesta e Ecosport se não puder acompanhar a revisão já leva uma chave torx e confere na frente do recepcionista!

      • rafael morozini

        Por que só esses três modelos ? Fiquei até preocupado .

        • Piston head

          Amigo, citei os 3 pois sei que usam a mesma espuma, no motor sigma 1.5 e 1.6. Mesmo formato. No Focus e no Fusion já não sei.

          • FocusMan

            Focus 1.6 usa. 2.0 não.

      • afonso200

        puxa vida. tem que fazer na hora mesmo a conferencia e ou ficar em cima na hora da revisao

      • FocusMan

        No meu eles nem trocaram também. Depois ela deteriorou e causou problemas no meu carro. Aconteceu no carro de mais dois colegas tb.

        • Piston head

          Isso é terrível. Ainda cobram na nota, tudo bonitinho com código OEM e tal quando na verdade a solução é caseira.

      • leomix leo

        Rpz, que absurdo, bando de FDP esses mecânicos.

      • Wilson Junior

        Eu posso fazer uma lista aqui dos carros que tive que levei em css e não trocaram itens obrigatórios das revisões.
        Realmente é uma total falta de respeito e caráter dessas empresas.

      • FT05

        nossa, bem estranho… pelo menos da fiat aqui da cidade eles deixam as peças antigas(na caixa da peça nova) tudo no porta malas, agora se eu poem uma nova ja não sei dizer kkkk

  • Raul Cotrim de Mattos

    Depois dizem que caminhonete a diesel é caro de manter… NUNCA cheguei nem perto de gastar isso aí, muito menos num período tão curto, ainda mais que boa parte dessa manutenção eu mesmo faço e qualquer pessoa com o mínimo de vontade pode também… além disso não precisa de nenhum mecânico especialista… gastam um absurdo com carro zero e ainda ficam pagando essas revisões para manter uma garantia falsa que não serve pra nada.

    • vicegag

      E quando dá um BO, as montadoras alegam: mau uso/uso combustível adulterado ou que é uma característica do modelo, para tirar o dela da reta.

      • Raul Cotrim de Mattos

        Sim… se vc precisar da garantia, eles vão fazer de tudo para escapar, e quase sempre conseguem… meu pai teve problema com uma Parati e um Corsa Sedã, ambos com pouco tempo de uso e na garantia. Nunca assumiram o problema.

        • RPM

          Eles só cobrem algum problema na garantia se for algo muito, mas muito específico mesmo…..em 90% dos casos, sempre vão alegar mau uso,pç de desgaste natural,etc e tal…

      • Raul Pereira

        O catalisador do meu Gol G5 (com 2 anos de uso, todas as revisões, dentro da garantia) fritou e alegaram combustível adulterado. Isso foi há uns 5 anos atrás, não tinha experiência nenhuma com carro, falei com meu padrinho que é engenheiro e ele falou pra consertar por lá mesmo, sem erro. Até não duvido que combustível possa ter causado isso, mas sempre fiquei com dúvida sobre isso.

    • fredggp .

      Raul, você tem que comparar estes valores com o cobrado pela equivalente de sua picape numa concessionária. Do jeito que está na reportagem realmente é bem mais caro que uma manutenção racional mesmo…..

    • RPM

      X2….troquei recentemente todos os óleos e fluidos da minha hilux em casa mesmo….na css Toyota,o preço da revisão era de 1.200,00 e só trocavam o óleo do motor com filtro, filtro de ar e óleo do freio….perguntei sobre os óleos da cx automática, cx de transferência,diferenciais dianteiro e traseiros mais óleo da DH…..falaram que só verificavam e completariam o nível se necessário….vão para o inferno¡¡¡ rsrs

      • RPM

        Esqueci de comentar….meu carro é 2006….rsrs

      • Janduir

        Amigo, viajei com uma Hilux 2010 4p AT Diesel do meu irmão e achei gastona. Zerei o pc de bordo, e andei entre 90 e 120km. Média 12.3km/l de Diesel (achei que fosse fazer uns 16km/l). Estávamos em 4. Fui de SP a Fortaleza. Gastei exatos R$851,00 pra rodar 3000km. No meu Vectra 2010 AT no etanol fiz 8.8km/l e gastei em 2016 r$1022,00. Acho que quem usa em interior e usa pra carga compensa a Diesel. Na cidade, acho que a Flex seria a ideal, visto que já vi vários videos da Flex AT fazendo quase 10 na estrada com gasolina…

        • RPM

          A minha é beberrona também….faz 8 km/lna cidade e 10 km/l na estrada….mas coloquei 4 bfs 31 nela…dão um pequeno erro de leitura no hodômetro (4%) e são muito pesados,afetando diretamente no consumo….mas eu já sabia desses poréns quando os instalei….

        • leomix leo

          Sempre, falo isso para conhecidos, se for carregar peso, andar em atoleiro de roça, vai não diesel, se for para ir para casa de praia no FDS, e andar na cidade a Flex é mais racional.

    • Paulo Reis

      Cara, estes mesmos serviços da sua pick-up em uma css devem ser caros. Obviamente, se o dono não importar com a garantia, fazer manutenção em casa, ou no seu mecânico particular, será no mínimo 40% mais barato…

      • Raul Cotrim de Mattos

        Essa é a questão… garantia na prática não serve para nada, tanto em pick-ups quanto em carros comuns. Se você tiver um problema crônico no carro, vai ter que entrar com processo, tendo garantia legal ou de fábrica.

  • CharlesAle

    Fiat, Ford, GM e Hyundai, estão mais ou menos no mesmo patamar de custos. Já o VW….

    • Marcelo Nascimento

      Ué, não estão todos na mesma faixa, entre 3000 e 3500?

      • celso

        Quando as revisões são por quilometragem, sim.
        Mas, por período, a VW é bem marota, cobrando R$ 5.524,38.

        • th!nk.t4nk

          Mas esse preço é por 7 anos. E pouquíssimas pessoas fazem revisão por período (se nao anda com o carro, melhor pegar Uber de uma vez).

          • Ducar Carros

            Esse ano eu fiz, rodei 7 mil km, menos que os 10 mil da revisão. Não creio que seja tão pouca gente assim, quem roda só no fim de semana e viajou pouco com seu carro, como foi meu caso, pode acabar abaixo dos dez mil (na média, 10.000 ano = 190 km por semana).

            • “Perguntador”

              Também acho, nunca fiz revisão dos meus carros por km, sempre por período. Meu carro atual está com 33 meses de uso e 19.000km rodados (média de 575km/mês – 6.900km/ano.).

          • celso

            Se fossem pouquíssimas, a VW cobraria o mesmo valor que cobra pela quilometragem.

          • Aqui no Brasil muitas pessoas fazem por período, principalmente quem mora em cidade pequena e não viaja, eu mesmo sempre faço por tempo, pois viagens faço 2 por ano mas apenas vou até SP e de lá pego avião.

            • Daniel

              Dai compensa muito mais alugar um carro quando precisar. Eu rodo de 2 a 3mil por mês… esse ano a brincadeira vai aumentar pra 4-5mil km por mês. Só hoje (no meu trajeto que vai ser padrão), foi mais 260km pra conta… hehe

          • Ferrari

            6 anos.

  • Russel Riehle

    A VW não aprende.
    Impressionante!

    • th!nk.t4nk

      Bom, o preço praticamente é o mesmo nas 5 marcas. Uns trocos a mais ou a menos nao fazem de uma “barata” e outra “cara”, infelizmente. E de qualquer forma, após vencer a garantia o sujeito pode fazer as revisoes onde quiser (pro básico ao menos).

      • Se para você quase 60% a mais por tempo é “uns trocos a mais” é porque você está com bastante dinheiro sobrando.

        • Marcelo Neto

          Normal! É justo pagar mais quando os carros são melhores.

          • Pagar preço de revisão de médio em um compacto não dá. Nem tão melhor assim é… o novo Polo é a cara do Gol, o acabamento é feio e a exceção do 1.0 TSi, os demais motores são mais do mesmo, com especificações quase idênticas aos dos demais concorrentes.

        • Ricardo

          Não adianta. Mesmo desenhando não entendem ou não querem entender. Devem ser pessoas lá do famoso blog do cara que é suporte de TI da concessionária VW de DF.

          • Alessandro Araujo

            Se você não tem argumentos, desqualifique seus oponentes. Essa é a estratégia dos vermelhos!

            • Ricardo

              Não, e mais simples que isso. E só saber ler.

        • Geraldo Xavier

          Muitos fazem por pura falta de conhecimento em automóveis. Tenho um conhecido que só sabe ligar o carro e entregar a chave ao frentista. Ainda enche a boca pra falar que só a ford mexe no carro dele.

      • ObservadorCWB

        50% a mais sempre será caro nestes casos. Não estamos falando de um chiclete de R$ 2,00

  • Wagner Lopes

    Vejo estes custos de manutenção em concessionários e fico rindo…como compro somente carro usado e eu mesmo faço a maioria das manutenções preventivas como filtros, fluidos e velas, meus custos são muito, mas muito mais baixos que os apresentados acima.

  • Zé Mundico

    Ok, eu até entendo que uma revisão é necessária, pois são carros feitos em alta escala industrial e sempre aparece um ou outro com algum defeito. Processo industrial tem disso mesmo.
    Também serve para a montadora acompanhar se o carro não apresentou alguma falha, servindo mesmo como um controle de qualidade e opinião do cliente.
    Mas , cá prá nós, essas revisões a cada 10 mil são feitas unicamente para a concessionária fazer um caixa, vender todo tipo de buginganga e fazer terrorismo para o cliente.

    • Ricardo Blume

      O que está mantendo muita ccs de pé em épocas de vacas magras ao qual estamos passando são as revisões e a venda de peças. Isso é uma mina de ouro para eles.

  • Ricardo

    Hahahaha o NA teve que desenhar para que alguns pudesses entender a matéria anterior. Boa NA!!!!

    • Ferrari

      E vão achar q a matéria foi escrita por algum Fiateiro

    • FocusMan

      Eu ainda acho que a matéria não tem sentido.

    • Marcus Dias

      Sério que fique revoltado com a reação das pessoas com relação ao post do Ferrari sobre os custos do Polo serem maiores que os dos concorrentes, simplesmente não entendiam ou se faziam de desentendidos para tumultuar, só pode!

      Ainda bem que voltaram com o post – agora bem desenhado.

      Sds,

  • Calibra vermelho 95

    Essa matéria vai dar uma polêmica…
    E tudo por causa do Polo.

  • Ricardo

    Tempos atrás fiz um orçamento em concessionária de tudo que precisava e queria fazer no meu Polo 2009. Daria um total de R$ 7000, arrumei tudo por conta própria e gastei uns R$ 1.500. O problema maior das concessionárias, além dos preços absurdos de mão de obra e peças, eles não arrumam nada, só trocam peças. Por exemplo, meu sensor de estacionamento não funcionava só porque um dos pontos estava estragado, a css queria trocar todo o sistema e cobrar R$ 2500, um latoeiro consertou para mim por R$ 100 e se tivesse comprado a peça no Mercado Livre gastaria uns R$ 50.

    • Leonel

      É, este é um problema sério. Tudo é muito mais caro em CSS. Eu tenho um mecânico de confiança e levo meu carro há anos nele e devo continuar assim até adquirir um zero km (para manter na garantia). Mas com o preço dos zero, acho que vou ficar muito tempo nos usados/seminovos rss…

  • JOSE DO EGITO

    Manutençao em CSS é ILUSAO,é pagar CARO pra ser enganado,a maioria dos meus carros foram 0 KM,NUNCA fiz essas REVISOES de ARAQUE em CSS,faço sempre com meu MECANICO ja cheguuei ter uma economia de 70% e detalhe SEMPRE uso peças ORIGINAIS

    • Rodrigo Pasini

      Sim, geralmente sai muito mais em conta fazer revisão por fora.
      É só olhar o custo da troca de óleo, a diferença é absurda.
      Mas é aquilo, qualquer coisa necessária dentro do período de garantia gera uma dor de cabeça sem tamanho quando as revisões são feitas fora da cc.

      • JOSE DO EGITO

        Analisando friamente vc tera 1 ano de garantia ou 10.000KM depois disso vc tera que ir no seu mecanico de confiança,mas pensando bem,quando vc procura a CSS depois desse prazo,sempre vai ouvir que é mau uso,que é combustivel adulterado,que é peça de desgaste natural ,e tem mais,eu particularmente duvido muito da qualidade desses mecanicos de CSS,acho ate do mesmo nivel ou ate pior que muitos mecanicos de fundo de quintal que tem por ai.

        • fredggp .

          Para motor e câmbio, algumas já são três anos, como a VW. Acho que seu pensamento valeria para carros de entrada, mais simples e de câmbio manual. Quando começa a sofisticar, qualquer defeito é caríssimo e você acaba morrendo na concessionária….digo isto pois, são poucos o centros com mecânicos muito capacitados para , por exemplo, efetuar uma corretiva num câmbio de dupla embreagem.

    • th!nk.t4nk

      Revisão em concessionária é pra manter a garantia. É como pagar uma apólice de seguro: você nao tem retorno sempre. Mas se um dia precisar, vai estar coberto. O custo deve ser considerado dessa forma, e nao pelo serviço em si.

      • Ducar Carros

        Além disso, se você for vender o carro durante (ou logo após) o fim da garantia, ele deprecia mais se não tiver os carimbos das revisões.

  • Leonel

    Interessante. Era de se esperar que o Polo tivesse o maior custo, até pelo projeto, porém, é claro, seria interessante que os preços fossem mais atraentes, tanto das peças quanto da mão de obra. Fiquei curioso pela comparação deste mesmo custo da versão do Argo 1.8 e do Polo 200 TSI…alguém sabe dizer?

    • Ferrari

      Nada a ver. Ele custa caro porque usa Correia dentada.
      Coloque uma corrente de comando e uma vela de irídio que a revisão dele despenca.

      • th!nk.t4nk

        Corrente é barulhenta e está caindo em desuso nos novos projetos. Além disso, no Polo a correia é trocada apenas com 120 mil km. Só o que vai economizar de combustível com um motor moderno já paga essa diferença facilmente.

        • tiago

          Vejo de outra forma, correia, corrente e engrenagens têm seus prós/contras.
          Correia:
          + Mais barata de produzir, mais silenciosa
          – precisa de manutenção entre 50.000~120.000 kms, durabilidade em ambientes severos (poeira, combustível, óleo)
          Corrente:
          + Durabilidade muito alta – geralmente, dura tanto quanto o próprio motor, não requer manutenção.
          – Preço de fabricação, ruídos e uso de óleo lubrificante.
          No mais, o consumo do Polo é dentro da média, não acima.

          • KOWALSKI

            Na verdade corrente também tem manutenção de vez em quando, tais como; tensor e apoios fixos.

        • NaoFaloComBandeirantes

          Na verdade o uso de corrente está é bem comum.
          As japonesas (Honda, Toyota e Nissan) usam basicamente motores com corrente.

          Vários motores novos estão vindo com corrente.
          E os modernos já adotam inclusive a “silent chain” (cada elo é feito de várias plaquinhas intercaladas).

          Aí vai do gosto de cada um. Entre um barulho de corrente e o transtorno de estar sempre monitorando a correia dentada, melhor a corrente. Mesmo porque, se arrebenta a correia dentada antes da hora e estiver fora da garantia, prepara o bolso para refazer o cabeçote do motor…

        • Edson Fernandes

          Olha… tirando os carros 3 cilindros, os que possuem corrente como é o caso do Etorq para citar um exemplo, eu não acho não.

          Já os 1.0 3 cilindros, se for Sandero e March, vc ouve sim o sibilo da corrente, mas de outros carros como Ford, nunca ouvi.

        • Ferrari

          Não é não.
          Tente ouvir a corrente de um FireFly…
          A do HB20 e RoCAM são.

        • Ferrari

          E, mais uma coisa… DUVIDO que a economia de combustível gerada pela correia (SUPOSTAMENTE mais eficiente) paga a manutenção da mesma.
          Esse motor TSI seria absurdamente econômico, mesmo com corrente, convenhamos.
          Uma coisa (modernidade) não justifica a outra.
          E se o uso da correia for mesmo necessário, que faça como a Ford…

        • Se o Polo tivesse uma diferença tão significativa de consumo ante os outros players.

      • JOSE DO EGITO

        Depois o pessoal pergunta pq TOYOTA tem fama de manutençao barata e alta robustez

  • Fabricio Guassaloca

    Concordo com a grande maioria que as CSS cobram um preço absurdo. Porém você fica refém da garantia. Quem em sã consciência vai pegar um POLO novo, uma plataforma nova que está sujeita a diversas falhas de engenharia fora do âmbito da garantia? Minha esposa tinha um fiat 500 dual. só incomodou e se não fosse a garantia, teria morrido com uns bons milhares de reais. Se o carro é usado leve a um mecânico de confiança ( mas não é certeza de se gastar menos ). Agora o carro é zero, ao menos no período de garantia tente levar à CSS.

  • Dia

    Onix , a manutenção mais barata. O mais vendido.

    • Leonardo azevedo

      HB 20 o segundo menor custo, o segundo mais vendido.

      • JOSE DO EGITO

        Tem muitos carros que faltaram nessa lista,esses tres carros pra mim nao servem como parametros de nada,se colocar o ETIOS ai sim vcs vao ver o que manutençao barata

  • Erick

    FIAT Argo foi o 2° mais caro… esperava que fosse o mais barato. kkk

  • NaoFaloComBandeirantes

    Tenho um carro com 6 anos com 130.000 Km e por incrível que pareça ainda faço revisões na concessionária.
    Não é um preço baixo (Varia entre R$330 e R$550) para troca de óleo e todos filtros.
    Porém, aprecio imensamente o bom diagnóstico do meu carro.
    Por ser um modelo velho, gosto de sempre saber cada mínimo defeito para manter ele como está: funcionando como novo.

    São treinados para tentar me vender serviços, sempre tentam descobrir algo que não está bem.
    E de fato muitas vezes descobriram problemas bem no início.
    Quando me falam dos defeitos, normalmente vou em mecânico de confiança para arrumar (por preços menores).

    Uma vez me mostraram um dos coxins do motor em fim de vida (o limitador de torque).
    Me passaram o preço de R$750 a peça mais R$250 de mão de obra (hahahahahaha).
    Era tão simples que comprei a peça no mercado livre (R$130) e troquei eu mesmo (dois parafusos apenas).
    Foi bom o diagnostico, pois iria acabar comprometendo os demais coxins.

    Não estou defendendo concessionária.
    Só optei por fazer minhas duas revisões anuais (a cada 10.000 km) na concessionária para ter o diagnóstico segundo recomendações de fabrica e prolongar a vida do meu carro (já que não pretendo comprar outro).

    • Ernesto

      Por curiosidade, qual a marca do seu carro?

      • NaoFaloComBandeirantes

        Nissan Tiida. A montadora tabelou o preço das revisões dos “velhinhos”.
        Mas mesmo antes, eu já fazia revisões em concessionária.
        Aprendi com meus carros anteriores que cuidar é mais barato que reparar.

  • Ferrari

    A os valores do Polo ainda estão incompletos. Alguém roda 60.000 km em menos de dois anos?
    Acho isso muito raro de acontecer. Ou seja, ali ainda deve ser adicionada pelo menos mais uma troca de fluído de freio por R$230,00 o que eleva o preço para R$3696

  • Erick Terto

    Adicione no custo do Ônix de troca de óleo a cada 5 mil quilômetros. VW e Hyundai, se não estou errado, só fazem revisão a cada 10k, para o Argo é necessário que a primeira troca de óleo seja aos 5k devido a impurezas resultantes do ajuste do motor. Olhei todos os modelos no final do ano passado e essas informações foram repassadas pelas concessionárias.

    • Guto Tux

      No Ônix só é necessário trocar o óleo a cada 5 mil Km em condições severas de uso do carro, caso contrário, é a cada 10 mil Km

    • Basil Sandhurst

      Cara, onde vc leu isso sobre as “impurezas do ajuste do motor” do Argo?
      Abs

      • Erick Terto

        Eu não li, essa informação foi passada na concessionária. Teoricamente poderia haver resíduos de metal decorrentes da fabricação do motor e de eventuais contato entre as peças. Após isso as trocas seriam a cada 10km. Isso também valeria para os demais motores da FIAT.

        • Basil Sandhurst

          Cara, seja quem for que te informou isso, está totalmente equivocado.
          Os motores atuais trabalham com peças muito mais justas que os antigos (e por consequência óleo mais fino), que então realmente precisavam de uma troca “preventiva”, mas isso é coisa de décadas atrás.
          Acredite, o teu amigo tá delirando, fuja dele…
          Abs

        • Ferrari

          A concessionária sempre diz isso. Balela para tirar dinheiro seu.

          Siga o manual do carro e acabou. Se der pau no carro seguindo o manual, a fábrica que se vire para te pagar o serviço em garantia.

  • Antonio Lima

    Tive um sandero 2014, até quando tinha garantia fiz na CSS, não iria fazer nenhuma, mas o carro nos primeiros km já começou apresentar alguns problemas, para ter garantia fui obrigado a fazer as revisões….

  • tiago

    Correia dentada + tensor (Conforme necessidade ou 5 anos ou 120.000 km)
    Essa correia do polo dificilmente será substituída por uso, pois é raro alguém andar mais de 25.000 km em um ano.

    • th!nk.t4nk

      Exato. O povo se preocupa tanto com isso, e acaba vendendo o carro antes dos 50 mil km muitas vezes. E como disse acima: um motor moderno, que seja 10% mais econômico que o concorrente, já tira essa diferença no custo da manutenção facilmente.

      • JOSE DO EGITO

        Mas o ETIOS tem CORRENTE e consegue uma economia maior de combustivel e uma economia maior em relaçao a manutença em comparado com o POLO

      • Ferrari

        É o contrário. dificilmente alguém trocará após rodar 120.000 km, e sim já terão trocando antes, com 5 anos, quando o carro tiver 50.000km ou até menos.

    • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿®

      Isso em caso se vc for tirar um 0km, no caso de um usado sem saber o histórico do dono não tem como pensar em economia porca, no Up essa mesma correia é 4 anos ou 120 mil km, os primeiros que foram vendidos vão ter que trocar esse ano mesmo não atingindo os 120 mil km.

  • Diogo

    Estou cotando outro carro o meu está com 3,6 anos e 44.000 km, ou seja acabou recentemente a garantia e fui cotar trocar de óleo fora da concessionária e o preço ficava igual cerca de 200,00 troquei na concessionária. No caso em específico a GM cobra um preço justo frente a concorrência.

  • Ricardo

    Outro problema é que cada vez mais estamos ficando amarrados com as oficinas de concessionárias, pois quanto mais modernos vão ficando os carros, mais complicados ficam de mexer e estes mexânicos que têm por aí não sabem nada, com poucas exceções que acabam cobrando caro também. Eu tive um Voyage 1990, passei para um Polo Classic 1999 e agora tenho um Polo 2009, caramba, a mecânica do Voyage era muito simples de mexer em qualquer coisa, o Polo Classic já tinha algumas coisinhas mais complicadas e agora o Polo já têm altas frescurinhas, para se tirar uma lâmpada, cabo de vela ou a bateria, por exemplo, já é bem mais complicado. Imaginem um Golf atual então, dá medo de deixar nesses mexânicos por aí, apesar dos mecânicos das concessionárias serem em sua maioria umas merdas também, tem-se mais garantia.

  • sigma7777777

    A título de curiosidade, parece que a manutenção do Corolla é mais barata que a do Polo: R$ 5.261,04. Para conferir basta pesquisar no Google pelo preço fechado das revisões.
    Etios: R$ 2.833,44.

  • SDS SP

    Acabei de orçar à troca da correia dentada do Up. Ficou por 600 reais na Carrera de Osasco, mas esse valor varia muito de css para css.

  • SDS SP

    Se o cara roda pouco, não tem jeito, pois à conta vai ficar salgada mesmo. Mas eu duvido que à maioria fica levando o carro depois de encerrada à garantia.

  • Wellington Myph13

    VW é soda também hein?
    Porque não faz por ano a mesma coisa de todas as outras?
    Eu rodo 1500km por mês agora então eu vou atingir a revisão por km, não seria um problema, mas e pra quem chega nos 8mil km em 1 ano? Faltou tão pouco e vai ter que levar a “chumbada” maior em cada revisão? VW devolvendo o troco na manutenção…

  • FocusMan

    Gente que serviço de desinformação é esse?

    Pessoal essa matéria está completamente escrita errada. Não faz sentido essa análise.Como sempre estão tentando colocar fabricantes como vilãs e os consumidores como coitadinhos.

    Diversos itens precisam ser trocados por tempo de vida útil. Se a pessoa comprou um carro e não rodou com ele nesse tempo, mesmo assim precisa ser trocado.

    • Não tem serviço de desinformação nenhuma, estamos colocando os preços listados nos sites das montadoras, cada um interprete como quiser.

      Sobre sua afirmação de montadora ser vilã ou não e nossos leitores serem coitadinhos ou não, não encaramos assim. Nós estamos aqui para ajudar nossos leitores, não as montadoras.

      Já quem trabalha em montadora como você sempre vai achar que elas são a oitava maravilha do mundo.

      • FocusMan

        Acho que os meios de comunicação deveriam passar informação e não criar matérias para ter muito pageview.

        É apenas a minha opinião. Porque não explicam nessa matéria que filtros e fluídos precisam ser trocados por tempo por perderem suas propriedades?

        Da maneira que está escrito desinforma os leitores e desculpe-me a franqueza.

        • Ferrari

          Discordo de você.
          Os filtros e fluídos de TODOS os automóveis perde propriedades com o tempo. A diferença é que em alguns carros esses ítens já fazem parte da troca programada da revisão e já estão embutidos no preço de R$3.000.
          Na VW, estes ítens estão na base do “se atingiu tantos anos” e aí troca além do resto, você paga a parte, elevando a revisão do Polo para R$5300.
          Cadê a desinformação?

          • FocusMan

            É melhor para o consumidor, não?

            Por exemplo. Na revisao de 40 mil dos Ford tem que trocar o fluido de freio e arrefecimento. Se o cara rodar 40 mil em um ano tb. E você mesmo sabendo que o fluido não perdeu as propriedades não tem a opção de não trocar

            • Ferrari

              Em tese é.
              Mas a questão é que a revisão da VW não fica mais barata por causa disso.
              Tipo, veja a matéria: se você não contar os itens de desgaste por ano ele já é mais caro que todo mundo.
              Se você conta esses itens que já são standard nas outras, ele da 5500!
              Vantagem é pra VW, que parece ter uma revisão pouco acima da média, mas nas letras miúdas custa 60% mais.

      • JOSE DO EGITO

        Me desculpe a franquesa mas faltou muitos carros nessa lista,carros esses que sao bem mais baratos de se manter por exemplo o ETIOS ,e sabemos que existem muitas mazelas nessas CSS:peças trocadas sem nescessidade,peças que sao cobradas e nao trocadas (vide materia da revista 4 rodas) e por ai vai….E vamos ser sinceros:isso que as CSS cobram caro nao é revisao nem aqui e nem outro lugar do mundo,o procedimento REVISAO vai muito alem de troca “PAPAGAIO”…..10.000 troca oleo,filtro…….20.000 troca oleo filtro e fluido….vcs acham que isso é REVISAO ??????

        • Toyota Etios, Nissan March e Caoa Celer possuem custos menores de revisão, todavia, são carros com vendas bem menores, que disputam o terceiro e quarto pelotão do segmento.

  • TT 230

    Por período, se o Filtro de Ar tem troca a cada 2 anos, não pode ter troca na Terceira revisão, como tá na matéria.

    A matéria não informa mas, algumas marcas, dentre elas a VW, cobram preços diferentes para previsões e peças para cada Estado.

    Ex.: Em São Paulo, como na matéria, kit Correias Dentadas + Tensor tem um custo de R$ 1.034,00, já em Pernambuco, R$ 874,00. Uma diferença de R$ 160,00. Sempre com mão de obra já inclusa no nos valores.

    Seria interessante colocar essas observações para melhor informar.

    • Ernesto

      Minha esposa tem um Fox e quando preciso fazer a revisão, levo numa concessionária que dá 20% de desconto se levar o carro numa 6a feira. Mas isso eu creio que não seja regra e sim uma exceção. Não cheguei a orçar em outras concessionárias.

  • Heleno

    CarbRogVolks não curtiu essa materia, como pode o maravilhoso Polo ter manutenção mais cara. Tem problema não, continua andando mais que lamborghini, mais econômico que mobilite e mais resistente que tanque de guerra. ehauehauehau

  • F30FLORIPA

    HB20 tem a garantia mais longa (5 anos) e o menor custo.

  • Thiago Lamim Matos

    Para diluir mais o valor, vale a pena ficar com carro até 100.000km.
    Temos que mudar essa cultura de ficar com carro até 50 ou 60, melhorando a longevidade com o carro vamos melhorar as manutenções para manter.

  • Alexandro Vieira Lopes

    Quando comprei um fox 1.6 em 2013 a revisão era feita de 6 em 6 meses ou 5000km em São Paulo!
    A volkswagen foi perdendo mercado e mudaram o tempo e km!

    Comprei o polo 1.6 2018, agora vou gastar menos, pois a revisão é 10000km ou 1 ano, vamos ver se vou pagar quase R$ 277,00 ou bem mais caro pelo fato de estar em São Paulo!

    • Ernesto

      Quando for fazer revisão, dê uma olhada o valor no site da VW. E caso queiram cobrar a mais, tenha o valor do site em mãos para reclamar.
      Ps: faço revisões numa concessionária no Tatuapé. Lá eles dão 20% de desconto para revisões marcadas às 6as.

      • Alexandro Vieira Lopes

        hummmmmmm
        obrigado pela dica!!!

  • Hoffmann

    A manutenção do Polo é simplesmente ASSUSTADORA.

  • Raul Pereira

    A mate´ria colocou a cada 10k ou um ano.
    Mas sempre fiz a cada 10k ou 6 meses no meu Onix atual. Isso está errado? Vou checar de novo, mas no manual constava a cada 10k ou 6 meses.
    Isso porque ainda a mina da css ligou tocando o terror 3 meses depois que comprei o carro falando que teria que fazer a cada 5k, quando falei que não constava no manual nada disso ela quis inventar que meu carro era de alto desgaste kkkk até que largou do meu pé.

    • Ernesto

      Siga o que o manual do seu carro recomenda.

  • Marcos Pastori

    Polo para mim seria desvantagem….coloco 30mil km por ano nos carros que rodo (viajo todo fim de semana). Se for dar revisão em concessionária, daria para pagar ainda mais 3 revisões do Argo !

  • Evandro

    Ah não sei não pessoal, mas ultimamente tenho achado melhor pagar a revisão na css do que em outros lugares, eu tinha um palio aqui na empresa e uma fiorino (que ainda estava na garantia), o palio eu mandava o motorista levar em algum lugar que fosse bom o preço, e ele fazia isso, hr trocava o óleo em um lugar, levava em outro depois, fazia a manutenção e boas, já a fiorino era só na css, e eu as vezes usava um ou outro para ir em algum lugar ruim para os meus carros ou que se fizesse necessário o uso do baú da fiorino, notei que o palio fazia barulho estranho no motor, tinha uma luz acesa da injeção e a fiorino tudo ok, Questionei o mesmo e ele disse que já havia ido 3x na oficina arrumar a bendita luz e a mesma apagava mas depois acendia novamente, e que os equipamentos deles não mostravam problema algum, fora trocada as velas, bomba de combustível e bobina, sem solução, gastando um total de R$: 1.582,70, mandei ele levar na css, em uma hr resolveram o problema trocando a sonda lambda, talvez a oficina fosse ruim, mas sempre tem mto carro lá e carros bons, enfim, eu estou passando a acreditar que os css tem mais a “manha” da coisa em seus produtos, e por isso estão mais qualificados em fazer o reparo, e tbm acho que os valores de revisões caíram bastante do que eram a anos atrás, então ao meu ver está compensando pelo menos pra mim fazer na css….

  • Explicado o motivo de Ônix e HB20 venderem bem mais. A exceção dos esquisitos Etios e March, bem como do pouco conhecido Celer, são os mais baratos no custo de revisão e peças; possuem mecânica confiável e ampla garantia, aliados a um bom atendimento nas concessionárias.

  • Pedro Cunha

    Estranheza HB20 e ONIX não preconizarem troca de correia de comando até os 60 mil km.
    Já vi muito onix rompendo correia perto dos 50 mil km.
    Boa estratégia para manter a produção de auto-peças aquecida.

  • Peerre

    Esses preços impressionam quando comparados com os mesmos serviços e peças na rede independente de reparadores.
    O que me impressionou foi o filtro de ar do motor ser trocado com 30 mil km.
    É muito tempo aspirando sujeira, sempre troquei o filtro de ar do motor a cada 10 mil rodados e sempre que trocavam dava para ver que o filtro já estava bem sujo.
    Outro filtro que deve ser trocado mais cedo é do de pólen!
    No máximo a cada 10 mil km ou 12 meses (minha opinião).
    No meu carro o filtro de pólen com 6 meses de uso já estava encardido de tanta sujeira, e não uso o AC com frequência.
    Aja pulmão para andar 30 mil km com o mesmo filtro…

  • D136O

    Primeiro tem erro matematico a 3 revisao por tempo do polo, o filtro de ar nao devetia ser considerado, bem mas esse nao eh o ponto chave.
    A questão eh que todas as marcas omitem itens, nenhuma cita fluindo de arrefecimento, fluido de freio é bem dizer o mesmo em todas as narcas e se recomenda a troca a cada 2 anos, algumas marcas consideram 4 anos outras nem consideram.
    Acredito que para comparação deveria se usar uma lista padrão com os itens que sabidamente devem ser trocados. Ai a diferença vai ser muito pequena.

  • O velho mito da VW ser barata de manter ainda persiste, nunca foi e nem será.

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