Dona de Fiat Mobi relata o que gostou e o que não gostou no Renault Kwid E-Tech, modelo elétrico

kwid e tech avaliacao (22)
kwid e tech avaliacao (22)

Nós do Notícias Automotivas já tínhamos avaliado o Renault Kwid E-Tech por ocasião de seu lançamento, em setembro de 2022.

Mas decidimos pegar novamente o carrinho elétrico da marca francesa, para entregar ele por alguns dias nas mãos de alguém que tem um modelo do mesmo segmento, só que a combustão.

Para isso, deixamos ele com a proprietária de um Fiat Mobi Like, ano 2020, para que ela nos passasse suas impressões sobre o modelo, podendo assim dar uma ideia aos nossos leitores que tem um Kwid comum, ou um Mobi, sobre quão diferente é essa versão, em relação ao seu uso diário.

Foi a primeira vez que a nossa ajudante dirigiu um carro elétrico, nunca tinha sequer chegado perto de algum.

kwid e tech avaliacao (23)
kwid e tech avaliacao (23)

Ela também nunca tinha cogitado comprar um modelo elétrico, por causa daquelas tantas dúvidas e estranhezas que o público em geral ainda tem com esse tipo bem diferente de veículo.

A questão do preço também afastava a maioria dos interessados, já que o Renault Kwid elétrico tinha preço de R$ 149.990, um valor mais do que o dobro do preço de um similar sem ser elétrico.

Depois da brusca redução de preço que a Renault colocou para o carrinho, agora o posicionando em R$ 99.990, já dá para pensar na possibilidade de comprar um, mas também nos deixa receosos a respeito das práticas de preço por parte das montadoras, do tipo “se colar, colou”.

kwid e tech avaliacao (17)
kwid e tech avaliacao (17)

Mas, depois do teste, a opinião da nossa leitora mudou bastante.

Confira os seus apontamentos, referentes a vários aspectos do carrinho, depois de rodar cerca de 175 quilômetros, todos em percursos urbanos, e nos devolver o Renault Kwid E-Tech com apenas 25% de carga restante, ou cerca de 40 quilômetros.

Preço

“Quando comparado com o preço em geral, cobrado pelos carros 0km no Brasil, até que o preço está OK, a diferença de valor a mais se paga com o tempo, com o gasto menor do elétrico, mas quando comparamos o preço do Kwid E-Tech com o do BYD Dolphin Mini, dá aquela sensação de não valer a pena, já que o modelo chinês é bem mais moderno e também tem vários equipamentos a mais.”

kwid e tech avaliacao (9)
kwid e tech avaliacao (9)

Conforto interno

Até que gostei sim, ele continua sendo bem apertado, assim como acontece com o Kwid comum e o Mobi, mas em relação ao visual interno, e o acabamento em geral, eu gostei.

“Mas este tipo de carro só serve para pessoas solteiras, ou no máximo um casal sem filhos.”

kwid e tech avaliacao (12)
kwid e tech avaliacao (12)

Suspensão

“A suspensão é dura, você sente com muita facilidade pequenos buracos na rua, imperfeições do piso, asfalto ruim. Não sei se esse é um problema específico do Kwid elétrico, mas tem que passar muito devagar nas lombadas, se passa mais rápido, parece que você vai bater a cabeça no teto.”

“O Mobi tem uma suspensão muito mais preparada para as ruas que temos no Brasil, com ele você sente menos o asfalto ruim, e dá para passar muito mais rápido em valetas e lombadas.”

kwid e tech avaliacao (19)
kwid e tech avaliacao (19)

Desempenho

“O desempenho é excelente, ele acelera muito rápido, é ágil, com certeza é o carro com aceleração mais forte que eu já dirigi. Isso pra acelerações saindo do zero, ou em baixas velocidades, até uns 30 ou 40 km/h, quando passa dos 60 km/h aí já se transforma em um carro normal, não tem desempenho de 1.0, mas também não é um foguete.”

kwid e tech avaliacao (10)
kwid e tech avaliacao (10)

Praticidade

“Pra usar ele no dia-a-dia, ele se beneficia de ser um carro bem pequeno, que você consegue estacionar em qualquer lugar.”

“Nisso ele continua sendo apenas tão prático quanto um Kwid normal, mas a questão do carregamento das baterias em casa aumenta muito a comodidade, pois você não precisa perder tempo no posto de combustíveis, apenas deixa carregando durante a noite que no dia seguinte está 100%. Ou até mesmo deixa carregando enquanto faz compras no shopping.”

kwid e tech avaliacao (7)
kwid e tech avaliacao (7)

Direção

“A direção dele é bem leve e agradável, achei excelente, parece que o carro pesa apenas 200 kg, você manobra muito facilmente, acredito ser ideal para mulheres ou pessoas que tenham algum tipo de dificuldade para dirigir/estacionar, ou dificuldade motora.”

kwid e tech avaliacao (14)
kwid e tech avaliacao (14)

Consumo

“O custo para rodar é incrível, gastar cerca de 1/4 do que se gasta com um Kwid ou Mobi a combustão é algo que dá aquela sensação de retorno do investimento.”

OBS.: Durante o uso deste Kwid E-Tech durante uma semana, rodamos cerca de 175 km, com uma autonomia declarada no painel de mais 40 km.

Notamos que assim que pegamos o veículo, o painel marcava 235 km, então após rodar menos de um quilômetro, já baixou para 215, ou seja, dois números bem distantes do que a Renault declara, de 265 km (apesar de recentemente, o site da marca mostrar a marca de 185 km, de acordo com o padrão do Inmetro).

Reconhecemos que não usamos o modelo no modo Eco em momento algum, já que ele tira um pouco da boa sensação de torque instantâneo do motor elétrico. E também usamos o ar-condicionado quase que o tempo todo. Essas duas coisas pioram a autonomia consideravelmente.

Para alguém que usa o carro pouco, dá para rodar uma semana tranquilo, mas na maioria dos casos o proprietário terá de o carregar de 2 a 3 vezes semanais, dependendo do uso.

kwid e tech avaliacao (11)
kwid e tech avaliacao (11)

Equipamentos

“Seus equipamentos estão na média, para um carro do segmento de entrada, mas deveriam ser melhores, já que o preço é de R$ 100.000 e antes era ainda mais caro, de R$ 150.000.”

“A central multimídia da Pioneer, instalada no carro que testei, é bem antiquada. Apesar de sua conexão sem fio do Apple Carplay ser boa e constante, não falhou em momento algum, os botões na lateral da central são muito ruins de usar, e a imagem da câmera de ré é péssima, escura e com resolução que parece coisa antiga.”

“O ar-condicionado, achei que demora muito tempo para refrescar a cabine.”

“Sobre os botões de subir e descer os vidros ficarem no painel, achei muito estranho e de ergonomia ruim. Mesmo depois de vários dias de uso, não consegui me acostumar.”

kwid e tech avaliacao (20)
kwid e tech avaliacao (20)
kwid e tech avaliacao (16)
kwid e tech avaliacao (16)
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.