O Ceará produzia jipes da Troller, mas em breve, fará outro tipo de veículo, porém, não para enfrentar trilhas do agreste nordestino, mas ver tudo isso de cima e a bordo de uma nova tecnologia.
Trata-se da Vertical Connect, que busca ter a primeira fábrica nacional de eVTOL’s, um novo tipo de veículo aéreo apelidado de “carro voador”, segmento ainda novo no mundo aeronáutico.
A empresa cearense já construiu dois protótipos do Gênesis-x1, que permite decolagem e pouso verticais, assim como deslocamento em voo de cruzeiro de baixa velocidade.
A Vertical Connect se associou o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e também com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para desenvolvimento do Gênesis-x1, cuja produção será exclusivamente no Ceará.
Inteligente, o produto será um eVTOL apoiado em inteligência artificial e será 100% autônomo, atuando em um nicho de mercado diferente da EVE da Embraer.
O foco da Vertical Connect é atuar no segmento de 2 a 4 pessoas com capacidade de carga de no máximo 600 kg para diversas aplicações, inclusive no agronegócio.
A IA será desenvolvida no IFCE, que é o instituto que mais patentes de IA registra no país, sendo que a empresa também acredita na certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para o eVTOL autônomo, lembrando que o da EVE será pilotado inicialmente.
Podendo atuar como veículo aeromédico de transporte de órgãos ou mesmo de atendimento de emergência, o Gênesis-x1 permitirá também serviços como inspeção de linhas de transmissão e painéis solares, policiamento, entre outras atividades.
Com cabine arredondada para 2 pessoas e linhas aerodinâmicas, o Gênesis-x1 tem 8 motores elétricos em pods com hélices duplas e painel solar na parte traseira, chegando a 130 km/h com altitude de até 1.640 m, tendo baterias de lítio com autonomia de 60 minutos e recarga feita em uma hora.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!