Empresa do Ceará apresenta carro que voa

vertical connect gênesis x1 5
vertical connect gênesis x1 5

O Ceará produzia jipes da Troller, mas em breve, fará outro tipo de veículo, porém, não para enfrentar trilhas do agreste nordestino, mas ver tudo isso de cima e a bordo de uma nova tecnologia.

Trata-se da Vertical Connect, que busca ter a primeira fábrica nacional de eVTOL’s, um novo tipo de veículo aéreo apelidado de “carro voador”, segmento ainda novo no mundo aeronáutico.

vertical connect gênesis x1 4
vertical connect gênesis x1 4

A empresa cearense já construiu dois protótipos do Gênesis-x1, que permite decolagem e pouso verticais, assim como deslocamento em voo de cruzeiro de baixa velocidade.

A Vertical Connect se associou o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e também com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para desenvolvimento do Gênesis-x1, cuja produção será exclusivamente no Ceará.

Inteligente, o produto será um eVTOL apoiado em inteligência artificial e será 100% autônomo, atuando em um nicho de mercado diferente da EVE da Embraer.

vertical connect gênesis x1 3
vertical connect gênesis x1 3

O foco da Vertical Connect é atuar no segmento de 2 a 4 pessoas com capacidade de carga de no máximo 600 kg para diversas aplicações, inclusive no agronegócio.

A IA será desenvolvida no IFCE, que é o instituto que mais patentes de IA registra no país, sendo que a empresa também acredita na certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para o eVTOL autônomo, lembrando que o da EVE será pilotado inicialmente.

vertical connect gênesis x1 2
vertical connect gênesis x1 2

Podendo atuar como veículo aeromédico de transporte de órgãos ou mesmo de atendimento de emergência, o Gênesis-x1 permitirá também serviços como inspeção de linhas de transmissão e painéis solares, policiamento, entre outras atividades.

Com cabine arredondada para 2 pessoas e linhas aerodinâmicas, o Gênesis-x1 tem 8 motores elétricos em pods com hélices duplas e painel solar na parte traseira, chegando a 130 km/h com altitude de até 1.640 m, tendo baterias de lítio com autonomia de 60 minutos e recarga feita em uma hora.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X