Muitas vezes olhamos apenas para as famosas siglas que ele ostenta, que representam toda a esportividade com combustíveis e energias variadas, com forças aplicadas de formas diferentes para um resultado comum.
Mas, o Golf é muito mais que siglas e em temos de eletrificação plena, invasão de chineses e um futuro incerto, o talvez hatch mais amado do mundo, começa sua oferta tão simples quanto aquele carro que você vê em serviços de aplicativo.
Com uma quase sentença de que estará entre nós nos próximos 12 anos, o Golf em sua geração “8,5” é o que é, o “das auto” para uma enorme legião de fãs, entusiastas e, na maioria, consumidores comuns que só querem um bom carro e nada mais.
Na Alemanha, essa história começa sem siglas, com um visual monocromático e um pacote básico. Todavia, ter um Golf mesmo na Alemanha, não é barato.
Por € 28.330 ou R$ 174.531, o hatch médio aos 50 anos está na mesma faixa de preço de alguns carros elétricos chineses e isso mostra como o consumidor observa o panorama mudar na Europa.
A consciência ambiental e a oferta agressiva dos chineses podem ter mudado a opinião de muita gente, mas para quem ainda quer um carro com handling preciso, bom espaço interno e aquela pegada que vem de “pai para filho”, o Golf ainda surge como a escolha.
Na oferta de acesso, nada de motor aspirado ou 1.0 TSI, a coisa começa como no passado, onde o Golf básico era em boa parte do tempo, 1.8 8V de 75 cavalos ou 1.9 diesel de 64 cavalos.
Hoje, é 1.5 TSI com 116 cavalos, mas como estamos falando dele, o diesel 2.0 TDI de 116 cavalos segue como opção, mas por € 31.930 ou R$ 196.710. Ambos são manuais de seis marchas, o que traria lágrimas aos mais fiéis, especialmente com o TDI fazendo 22 km/l…
Com rodas de aço aro 15 com pneus 195/65 R15, o Golf básico tem ainda ar condicionado automático, controle de cruzeiro, cluster digital, multimídia com tela grande e assistência de condução (ADAS) e estacionamento.
Tendo faróis e lanternas em LED, bancos de malharia simples, um ambiente naturalmente escurecido e a pintura Cinza Urano, única sem custo, o Volkswagen Golf básico dos alemães é um lembrete de que os tempos mudaram, mas não para todos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!