EUA: Ford, GM, Stellantis e John Deere pagarão 200% de taxa por produzirem no México

trump john deere AP Alex Brandon
AP/Alex Brandon.

A relação comercial entre México e EUA vem de longa data e o país ao sul dos states é o maior parceria comercial que a “América” tem, mas isso pode mudar com declarações recentes do candidato à Casa Branca, o ex-presidente Donald Trump.

Após ameaçar os carros elétricos, Trump partiu para a ofensiva sobre os fabricantes de veículos norte-americanos, usando a marca de tratores John Deere como exemplo, segundo o site Jalopnik .

Sem mais, nem menos, Donald disse: “Se eu ganhar, a John Deere vai pagar 200 por cento”. Tão tradicional no campo quanto Ford, Chevrolet , GMC e Ram são nas picapes, a marca americana se vê agora na mira de Trump, que não esqueceu das demais…

Para deixar claro que não será somente a John Deere, Trump de quebra ameaçou as Big Three: “Vamos impor grandes tarifas sobre os carros que estão chegando aqui, de 100 a 200 por cento, e eles não serão mais competitivos”.

Ao final, o candidato republicano recomendou: “então é melhor vocês ficarem em Michigan”. Com esse movimento, Trump contradiz a si, já que em 2019, ele, quando presidente, aprovou o acordo automotivo entre EUA, México e Canadá.

Mas, por que a John Deere? Em junho, a icônica marca de tratores dos EUA, anunciou a construção de uma fábrica em Ramos, no México, para produção de minicarregadeiras e carregadeiras compactas, hoje feitas em Dubuque, no Iowa.

Com a retirada delas, a John Deere quer concentrar sua produção americana nas mais lucrativas retroescavadeiras de grande porte, carregadeiras de esteira e carregadeiras de lança articulada, feitas na mesma cidade americana.

Seria como se transferisse a produção de carros populares 1.0 para um país com melhor margem, já que são baixas por lá, centrando-se nos SUVs e picapes, mais caros e de maior margem, por exemplo.

A John Deere visa ainda o mercado global com seus produtos mexicanos mais competitivos. Todavia, Trump não gostou do investimento no México e promete retaliar e, como sempre lembra de Ford, GM e Stellantis, vai sobrar para elas também…

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X