A relação comercial entre México e EUA vem de longa data e o país ao sul dos states é o maior parceria comercial que a “América” tem, mas isso pode mudar com declarações recentes do candidato à Casa Branca, o ex-presidente Donald Trump.
Após ameaçar os carros elétricos, Trump partiu para a ofensiva sobre os fabricantes de veículos norte-americanos, usando a marca de tratores John Deere como exemplo, segundo o site Jalopnik.
Sem mais, nem menos, Donald disse: “Se eu ganhar, a John Deere vai pagar 200 por cento”. Tão tradicional no campo quanto Ford, Chevrolet, GMC e Ram são nas picapes, a marca americana se vê agora na mira de Trump, que não esqueceu das demais…
Para deixar claro que não será somente a John Deere, Trump de quebra ameaçou as Big Three: “Vamos impor grandes tarifas sobre os carros que estão chegando aqui, de 100 a 200 por cento, e eles não serão mais competitivos”.
Ao final, o candidato republicano recomendou: “então é melhor vocês ficarem em Michigan”. Com esse movimento, Trump contradiz a si, já que em 2019, ele, quando presidente, aprovou o acordo automotivo entre EUA, México e Canadá.
Mas, por que a John Deere? Em junho, a icônica marca de tratores dos EUA, anunciou a construção de uma fábrica em Ramos, no México, para produção de minicarregadeiras e carregadeiras compactas, hoje feitas em Dubuque, no Iowa.
Com a retirada delas, a John Deere quer concentrar sua produção americana nas mais lucrativas retroescavadeiras de grande porte, carregadeiras de esteira e carregadeiras de lança articulada, feitas na mesma cidade americana.
Seria como se transferisse a produção de carros populares 1.0 para um país com melhor margem, já que são baixas por lá, centrando-se nos SUVs e picapes, mais caros e de maior margem, por exemplo.
A John Deere visa ainda o mercado global com seus produtos mexicanos mais competitivos. Todavia, Trump não gostou do investimento no México e promete retaliar e, como sempre lembra de Ford, GM e Stellantis, vai sobrar para elas também…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!