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Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

Quais são as gasolinas com maior octanagem?

A gasolina é o combustível que move o mundo, pelo menos em se tratando dos automóveis e picapes na grande maioria. Derivado do petróleo, esse produto tem uma especificação de acordo com o que se pretende oferecer em termos de rendimento.


Por isso, neste artigo, veremos dentre todos os tipos de gasolina quais são os que tem a maior octanagem, no Brasil e no mundo.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

Mas, antes de falarmos onde elas se encontram, devemos nos ater ao que significa realmente a octanagem ou índice de octano, que é a grosso modo a resistência à detonação ou capacidade de suportar a compressão.


Isso é válido apenas para o combustível utilizado nos motores de ciclo Otto, que precisam de ignição de uma centelha para iniciar a combustão na câmara.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

Um pouco sobre octanagem

Uma gasolina de baixa octanagem é uma gasolina que não suporta muita compressão. Por isso pode ser que ela detone antes do ciclo completo, gerando uma queima irregular que é conhecida como “batida de pino”.

Por isso, quanto maior a octanagem, mais tarde o combustível irá detonar, dando tempo suficiente para a compressão total. Altas taxas de compressão garantirão melhor desempenho e economia, além de maior potência e torque, principalmente em motores com altas taxas de compressão.

Esse índice de octanagem é a relação de detonação da mistura de isoctano e n-heptano, mas o percentual pode ser maior na octanagem do que 100%.

No caso da gasolina brasileira, a comum, a octanagem de 87 RON, que é um dos índices utilizados (o outro é o MON), tem 87% do primeiro e 13% do segundo, mas o Brasil possui dois produtos que superam 100% disso para uso em automóveis, de alta potência, diga-se de passagem.

O país adotou um índice alternativo, o IAD, que é a média entre RON e MON. Mas, de qualquer forma, o RON ainda é o mais usado no mundo e adotado integralmente pela Europa. No caso brasileiro, a adição de 27% de etanol na gasolina não altera sua octanagem.

O país utiliza quatro tipos de gasolina, sendo a comum, aditivada, premium e especial.

Gasolinas com maior octanagem no mundo

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

No Brasil

Durante 15 anos, a Petrobrás comercializou de forma exclusiva – no Brasil e no mundo – e através de alguns postos da rede BR Distribuidora as gasolinas de maior octanagem para veículos do mundo, a Podium.

O produto, que é o mais caro entre os tipos oferecidos pela petrolífera brasileira, tem nada menos que 102 octanas RON e foi desenvolvida para carros de alta performance.

Mas, recentemente, a Ipiranga lançou um produto equivalente chamado de gasolina Octapro. A gasolina Octapro tem a mesma octanagem da rival Podium e com isso agora estabelece uma concorrência com o combustível já conhecido.

Em nenhum outro país a gasolina alcança níveis tão altos de octanagem, que são superados apenas por variações da gasolina de aviação.

Nas duas, o percentual de etanol ficou limitado a 25%.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

No Mercosul

No Uruguai as gasolinas de maior octanagem vêm da ANCAP (petrolífera local) e as demais empresas que distribuem combustíveis no país, comercializam a gasolina Premium 30-S, que é a de maior octanagem no país, tendo 97 octanas RON.

Ela tem teor de enxofre máximo de 30 ppm e também 10% de adição de álcool anidro na composição. O índice é o mesmo da vizinha Argentina. Lá, as gasolinas especiais Podium (Petrobrás) e Infinia (YPF) possuem 100 e 98 octanas RON, respectivamente.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

Gasolina de maior octanagem dos EUA

Nos EUA, onde a gasolina move quase tudo que anda, com exceção dos caminhões pesados e a maioria dos ônibus, a gasolina de maior octanagem é a “Premium” ou “Super Unleaded”, que tem adição de 10% de etanol ou também conhecida como E10.

Ela tem 97 octanas RON e só é superada pelo E85, que é em realidade um etanol (de milho) com 15% de gasolina.

No vizinho Canadá, entre as gasolinas de maior octanagem, a Ultra94 da Petro-Canadá tem nada menos que 101,5 octanas, se aproximando bem das Podium e Octapro brasileiras.

A empresa até faz uma propaganda com um Porsche GT3 Cup Challenge Canadá abastecendo com o combustível, que é o fornecido para a categoria no país.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

Octanagem na Europa

Na Alemanha, a gasolina Premium tem 98 octanas RON, mas a distribuidora Aral criou a tal Ultimate 102, que é uma equivalente germânica às Podium e Octapro brasileiras.

Ela é distribuída em uma rede de 1.600 postos pelo país e a empresa promete até 6% de economia. Trata-se de um combustível formulado e a companhia se gaba de exceder os parâmetros DIN EN 228.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

No Reino Unido, a BP (British Petroleum) vendia algo semelhante, a também chamada Ultimate 102, mas foi retirada do mercado.

Na Itália, a “benzina speciale” F-101 atinge 101 octanas RON, mas é de distribuição limitada, sendo encontrada apenas no norte do país, através da distribuidora San Marco Petroli.

Essa distribuidora se sobressai num mercado de combustíveis italiano que tem pelo menos menos meia dúzia de produtos semelhantes vendidos no país, mas com todos os demais limitados a 100 octanas RON. É a maior oferta de gasolinas de maior octanagem no mundo.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)

Gasolina na Ásia

No Japão, as gasolinas de maior octanagem são as Premium com 100 octanas RON.

Na Malásia – e também nas Filipinas – a Petron Blaze Euro 4 tem 100 octanas RON. Ela tem 50 ppm de enxofre e 1% de benzeno.

Cingapura tem 98 octanas, enquanto a China fica limitada em 95 octanas.

Na Indonésia, a Pertamina tem a gasolina chamada Pertamax Racing Plus com 100 octanas também.

Gasolinas com maior octanagem (no Brasil e em vários países do mundo)
Nota média 4.7 de 6 votos

  • TacomaTundra

    Por q nao tem Tacoma e Tundra no BR?

    • Maycon Farias

      Elas já estariam custando uns 200 mil.

      • oloko

        200k custa a hilux, uma tacoma custaria uns 250k fácil aqui e a tundra uns 300k fácil também

    • Rodrigo

      Já vi algumas Tundras rodando em São Paulo. O bicho é quase um caminhão. Supera a Ram 1500 em altura.

      • TacomaTundra

        a gasolina?

        • Rodrigo

          Não sei dizer, imagino que pelo tamanho seja a diesel.

          • TacomaTundra

            obrigado

        • leomix leo

          Aqui em minha cidade tinha uma tundra, com certeza V8 gasolina, que ronco lindo.

  • TijucaBH

    Com 25% de etanol, fica fácil pra nossa Podium conseguir octanagem tao alta. Queria ver com 5% de etanol…

    • vicegag

      Este deve ser o motivo o qual, leva a Podium da BR de cá ter mais octanas que a de lá da Argentina.

    • Zé Mundico

      Na verdade, a podium “pura” sai do alambique com 98 octanas. Após adicionarem os fantásticos 25% de etanol ela atinge os 102 octanas por tabela.

    • Thiago Valcanaia

      Leu a matéria ??

      “No caso brasileiro, a adição de 27% de etanol na gasolina não altera sua octanagem.”

      • vicegag

        Acho estranho o etanol não mudar a octanagem, ele foi adicionado a gasolina justamente para ( além de baixar o custo dela), para substituir o chumbo tetraetila que era usado para aumentar a octanagem, e é perigoso.

      • Thales Sobral

        Não altera a octanagem final porque se compensa na refinaria. Se baixar a quantidade de etanol, a gasolina tipo A vai ter de sair com uma octanagem maior.

  • Pedro Henrique

    nos estados unidos alguns postos vendem gasolina 102 octanas, já vi em um vídeo de um cara abastecendo em um desses postos o nome do canal é DailyDrivenExotics, o canal é ruim pois o cara é cupim de ferro mas vi em um vídeo ele abastecendo esse combustível nos EUA

  • Ricardo

    Pagamos mais de R$ 5 numa gasolina de alta octanagem com 27% de etanol. Pacaba!

  • Samluzbh

    Qual a octanagem do Diesel e do Etanol?

    • Thales Sobral

      Etanol ainda dá pra medir octanagem, pois é usado no mesmo tipo de motor que a gasolina. Mas com o diesel não se fala em octanagem. Se fala em Índice de Cetano, ou Número de Cetano.

    • Baetatrip

      Diesel nao tem octanagem!
      Usa cetano!
      Alcool tem + que 100 RON

  • Eduardo Sad

    Penso só ser um combustível válido para veículos de alta performance OU que demandam este combustível por questões técnicas de adaptação. Como consumidor comum me basta uma boa aditivada afinal, qual o sentido de pagar 20 ou 30% a mais numa Podium? Somente se tivesse economia nas mesmas bases…

    • oloko

      Na realidade, se você pegar esses carros com turbo + injeção direta, o recomendado é que usem a podium… mas claro que rodam na comum e aditivada porque se não ninguém conseguiria manter um carro com gasolina a 6 conto ou mais o litro

      • Eduardo Sad

        Pois então… Ficaria inviável mesmo

  • Bebeto Frizzo

    creio haver algum engano, nossa gasolina comum tem 95 octanas RON ou 87 IAD e não 87 RON como está na matéria.

  • Rodrigo

    Nos tempos áureos da Petrobrás a empresa era uma das líderes em tecnologia e inovação. Lembro que trabalhar lá era um objeto de desejo de qualquer estudante universitário.
    Inacreditável e lamentável o que fizeram com a empresa.

    • vicegag

      Onde alguns governos botam a mão, a coisa desanda.

      • konnyaro

        Quase mataram a galinha dos ovos de ouro…

  • OCTAPRO na minha moto faz milagre. 750km num tanque de 15L até quase enguiçar.

    É boa demais, o motor gira solto, liso. na comum o funcionamento é áspero.

    Vale o investimento. 50km/l – R$1,00 a cada 8.3km.

    Nem transporte público paga essa conta.

    • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

      Mas que moto é a sua ?

      • Rbs

        . . . moto serra?rsrsr

        • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

          Vai saber, rs.

    • Zé Mundico

      Que moto é essa? Uma 125 faz em média 30 a 35 km/l….mesmo com gasolina podium acho difícil chegar aos fantásticos 50 km/l, a não ser que seja uma mobilete….

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    E pra saber se realmente no tanque do posto tem este tipo de gasolina mesmo ? e fora o tempo que ela fica armazenada por ser mais cara e não ter tanta saída.

    • Alvarenga

      Concordo, essa é a maior preocupação, saber desde quando aquela gasolina esta parada la.

  • João Senff

    Minha noiva sempre abastece sempre a podium o 3008 faz medias de 8 no trânsito praticamente parado e 18 viajando esses dias em viagem por não encontrarmos um posto BR abastecemos octrapro no Ipiranga .. O carro começou a render menos e o consumo piorou fez 6 na cidade e 13 na estrada.

  • Baetatrip

    Interessante essa materia!
    Viva BR com seus meritos alcool!
    heheheh

  • Hodney Fortuna

    “…mas o Brasil possui dois produtos que superam 100% disso para uso em automóveis, de alta potência, diga-se de passagem.”

    De que adianta possuir a “maior octanagem do Mundo” se é a pior em termos de qualidade em questões de autonomia e durabilidade para com os componentes internos do motor? A gasolina brasileira tem muita propaganda mas, péssimo combustivel em termos de consumo e o preço absurdamente caro, graças ao maldito monopólio dado a uma estatal pesada, ineficiente e a mais corrupta do Mundo.

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