A Índia é a terra das motos e não seria estranho ver seus produtos por aqui, onde uma marca japonesa detém o reinado absoluto sobre o mercado, que tem ainda espaço para várias marcas e a Bajaj é uma delas.
Já presente no mercado de duas rodas, a Bajaj agora inaugura sua fábrica de motocicletas em Manaus, sendo a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia.
Com estas distinção e com equipamentos de alta tecnologia, além de toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado brasileiro nos próximos anos, a Bajaj joga a partida nacional com atendimento da demanda localizada.
O executivo indiano reforça ainda que a parceria estratégica com a brasileira Dafra que, segundo Sharma, foi essencial para que o time da Bajaj pudesse focar na construção da marca e estruturação da rede de concessionárias no Brasil, que já vendeu 7.500 motos.
Hoje a Bajaj atua com 21 unidades e ultrapassará a casa de 30 lojas até o fim de 2024. Como em todo começo, os passos iniciais são sempre bem medidos e lentos, de modo a ganhar experiência num mercado como o brasileiro, com suas nuances.
A fábrica já havia iniciado as operações em 6 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro chefe de vendas da marca no Brasil. A meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024.
Compartilhando a planta com a Dafra, a Bajaj explica que este volume, somado às quase 3 mil unidades já fabricadas em parceria com a brasileira, permitirá à indiana atingir a meta de 12 mil unidades no ano.
Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas, em regime CKD, com os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Hoje são feitas as motos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160 copm 150 pessoas empregadas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!