Jeep Renegade vs Fiat Pulse: Essa briga tem um resultado surpreendente

fiat pulse audace turbo 2022
fiat pulse audace turbo 2022

A dupla Renegade e Pulse fechou o ano passado entre os 10 mais vendidos do segmento.

Ainda que eles estejam em faixas diferentes quando olhamos os preços, algumas versões se cruzam e acabam gerando uma dúvida na cabeça do comprador: qual é melhor?

Esse comparativo vai colocar frente a frente todas as versões da dupla em diversos quesitos, como nível de equipamentos, motorização, espaço interno, custo de manutenção e muito mais.

Quem se deu melhor?

Confira e descubra o resultado surpreendente dessa briga!

Renegade Longitude Dark Pack 2024 1
Renegade Longitude Dark Pack 2024 1

Preços diferentes

Os dois rivais tem seis versões cada, mas a gama do Renegade 2024 é mais cara.

A versão de entrada custa pouco mais de R$ 118 mil, mas ela segue como um estranho no ninho quando vemos os outros preços.

A configuração Sport, por exemplo, já custa R$ 25,7 mil a mais que a anterior, enquanto a mais vendida Longitude exige outro salto de R$ 17 mil.

Com o pacote Dark, essa versão chega a salgados R$ 168 mil na tabela atual.

Todas as versões tem o motor 1.3 turbo, mas até aqui elas contam com tração dianteira. Se quiser o Renegade 4×4, você precisa desembolsar quase R$ 188 mil, que é o preço das configurações topo de linha S e Trailhawk.

Veja os preços do Renegade 2024:

  • Renegade 1.3 Turbo 4×2 – R$ 118.290
  • Renegade Sport 1.3 Turbo 4×2 – R$ 143.990
  • Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 160.990
  • Renegade Longitude Dark 1.3 Turbo 4×2 – R$ 167.990
  • Renegade S 1.3 Turbo 4×4 – R$ 187.990
  • Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4×4 – R$ 187.990
pulse abarth 1
pulse abarth 1

Com uma tática bem diferente, o primo Pulse começa em R$ 103 mil na versão Drive MT.

Aliás, aqui temos um dos poucos SUVs com câmbio manual. A mesma versão aliada ao câmbio CVT sai por quase R$ 111 mil.

Com o mesmo motor 1.3 aspirado das opções acima, o Fiat ainda tem a versão S-Design, por R$ 116 mil.

Um pouco acima está o motor 1.0 turbo, presente nas versões Audace e Impetus, com preços entre R$ 119 mil e R$ 132 mil.

Finalmente, o Pulse Abarth é o mais caro da gama, usando um conjunto mais forte com seu motor 1.3 turbo (o mesmo do Renegade). Ele custa quase R$ 150 mil, um valor que não sofre alterações desde o ano passado.

Confira quanto custa o Pulse 2024:

  • Pulse Drive 1.3 MT – R$ 102.990
  • Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 110.990
  • Pulse S-Design 1.3 CVT – R$ 115.990
  • Pulse Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 118.990
  • Pulse Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 131.990
  • Pulse Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 149.990

VENCEDOR: Pulse.

renegade t270 branco 6
renegade t270 branco 6

Qual é mais equipado?

Com uma vasta linha de SUVs no Brasil, a Stellantis (dona das marcas nesse comparativo) coloca cada modelo numa faixa específica, mirando clientes diferentes. Mas o que cada um tem a oferecer quando olhamos seus equipamentos?

Uma possível comparação seria entre o Renegade 1.3 Turbo (R$ 118.290) e o Pulse Audace 1.0 Turbo (R$ 118.990).

O modelo da Jeep já leva vantagem no conjunto mecânico, mas também é preciso ver se isso se repete no conteúdo oferecido.

O Renegade é o único com 6 airbags, faróis full LED com regulagem de altura, indicador de fadiga, ajuste de profundidade no volante, start/stop, freio de estacionamento elétrico e rodas aro 17 (o rival tem 16 polegadas).

Já o Pulse tem sensores de estacionamento, ar-condicionado automático, trocas de marcha no volante, chave presencial, partida remota, GPS, carregador por indução e multimídia de 8,4 polegadas (contra 7 polegadas do Jeep).

pulse s design 3
pulse s design 3

Dá para dizer que o Fiat é mais tecnológico, mas ele peca ao oferecer apenas airbags frontais e laterais. Tirando isso, seu pacote é bem mais recheado que a versão de entrada do rival.

Também seria possível colocar frente a frente o Renegade Sport (R$ 143.990) e o Pulse Abarth (149.990), ambos com o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv (ainda que o desempenho do esportivo seja melhor).

O Pulse é o único com assistente de farol alto, faróis de neblina, sensores dianteiros e traseiros, A/C automático com saída traseira, rebatimento elétrico dos retrovisores, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, sensor crepuscular, chave presencial, partida remota, Auto Hold, GPS, Wi-Fi e carregador por indução.

Enquanto isso, o Renegade Sport oferece quase o mesmo que sua versão de entrada, perdendo feio no comparativo com a versão Abarth de seu primo.

Para equilibrar a disputa, você teria que optar pela versão Longitude Dark, que custa R$ 18 mil a mais.

Em resumo, o modelo da Jeep se torna um SUV superior no nível de equipamentos apenas se você estiver disposto a investir muito mais que o exigido pelo Pulse.

VENCEDOR: Pulse.

jeep renegade 4x4 2023 avaliacao na 42
jeep renegade 4×4 2023 avaliacao na 42

Motores mais eficientes

A motorização do Renegade mudou em sua última reestilização, quando o SUV passou a ter apenas o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm em todas as versões. O que muda é o câmbio, que pode ser automático de 6 marchas com a tração 4×2 ou com 9 velocidades nas versões 4×4.

Esse conjunto leva o Jeep de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e tem máxima de 210 km/h nas versões com tração dianteira, enquanto as configurações topo de linha com tração integral fazem o mesmo em 9,5 segundos, com máxima de 202 km/h.

O mesmo motor aparece no Pulse Abarth, mas apesar disso ele recebeu ajustes para entregar um desempenho superior e ainda pesa bem menos. Como resultado, chega aos 100 km/h em 7,6 segundos e tem máxima de 215 km/h.

Além disso, o Fiat tem o motor 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas ou CVT, e o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre com a transmissão CVT.

pulse abarth 7
pulse abarth 7

O primeiro chega aos 100 km/h em 11,7 segundos com câmbio manual ou 11,4 segundos na versão automática, com máxima de 178 e 177 km/h, respectivamente. Já a versão de 1,0 litro turbinada faz isso em 9,4 segundos e alcança 189 km/h.

Assim como no desempenho, o Pulse também leva vantagem no consumo. Os melhores índices são da versão 1.3 MT, exceto na estrada quando abastecido com etanol, onde a versão 1.3 CVT é a melhor.

Além de não chegar perto desses números, o Renegade ainda é o mais gastão em sua versão 4×4, chegando a pouco mais de 6 km/l com etanol na cidade.

Como prêmio de consolação, pelo menos ele é mais eficiente na versão 4×2 que o Pulse Abarth, que tem o mesmo motor.

Consumo Renegade 4×2 Renegade 4×4 Pulse 1.3 MT Pulse 1.3 AT Pulse 1.0 Turbo Pulse Abarth
Cidade – etanol 7,7 6,4 9,0 8,8 8,4 7,1
Cidade – gasolina 10,9 9,0 12,5 12,5 12,1 10,2
Estrada – etanol 9,0 7,6 10,4 10,6 10,2 8,9
Estrada – gasolina 12,7 10,8 14,7 14,5 14,4 12,3

VENCEDOR: Pulse.

jeep renegade 4x4 2023 avaliacao na 39
jeep renegade 4×4 2023 avaliacao na 39

A diferença no tamanho

Os dois modelos são SUVs compactos, mas o Renegade é maior.

Ele tem 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,57 m de entre-eixos, enquanto o Pulse tem 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,53 m de entre-eixos.

A grande vantagem do Jeep está nos 10 cm extras de comprimento, além dos 4 cm a mais no entre-eixos. Isso realmente aparece na segunda fileira desses rivais, onde o Renegade acomoda melhor um adulto, especialmente na altura.

Mas vale citar que o Pulse surpreende nesse quesito. Além disso, os dois tem um túnel central relativamente baixo e porta USB para os ocupantes traseiros.

Se quiser a saída de A/C na segunda fileira, saiba que apenas o Pulse Abarth tem essa comodidade.

pulse abarth 6
pulse abarth 6

E quem tem mais espaço no porta-malas? Bem, nesse quesito os dois estão entre os piores do segmento.

O Renegade, conhecido por esse defeito, leva apenas 320 litros, enquanto o Pulse é um pouco melhor e tem 370 litros.

Em resumo, o Renegade é um pouco mais espaçoso no interior e o Pulse é superior no tamanho do porta-malas.

VENCEDOR: Empate.

O Fiat é mais barato para manter

Poderíamos dizer que todas as versões desses SUVs oferecem 3 anos de garantia, se não fosse pela versão de entrada do Renegade, que tem apenas 1 ano de cobertura.

Outra diferença é que as revisões do Jeep são feitas a cada 12.000 km, enquanto a grande maioria dos modelos por aqui, incluindo o Pulse, optam pelo intervalo de 10.000 km.

Com isso, temos apenas 5 paradas até os 60.000 km, período que usamos para comparar o valor gasto com a manutenção em cada modelo. Mas será que isso realmente diminui o custo para os donos do Renegade?

Infelizmente, não. E o motivo disso é o valor cobrado em cada ida à concessionária.

No final desse período, o Jeep custa entre R$ 5 mil e R$ 5,3 mil, dependendo da versão, enquanto o Pulse fica na faixa dos R$ 4,6 mil a R$ 4,8 mil. A exceção é a versão Abarth, que supera os R$ 5,7 mil.

Revisões Renegade 4×2 Renegade 4×4 Pulse 1.3 Pulse 1.0 Turbo Pulse Abarth
10.000 km R$ 540,00 R$ 660,00 R$ 760,00
12.000 km R$ 782,00 R$ 843,00
20.000 km R$ 616,00 R$ 676,00 R$ 880,00
24.000 km R$ 889,00 R$ 950,00
30.000 km R$ 616,00 R$ 764,00 R$ 760,00
36.000 km R$ 987,00 R$ 1.047,00
40.000 km R$ 1.456,00 R$ 860,00 R$ 1.080,00
48.000 km R$ 921,00 R$ 982,00
50.000 km R$ 584,00 R$ 688,00 R$ 792,00
60.000 km R$ 1.427,00 R$ 1.487,00 R$ 816,00 R$ 1.196,00 R$ 1.456,00
TOTAL R$ 5.006,00 R$ 5.309,00 R$ 4.628,00 R$ 4.844,00 R$ 5.728,00

VENCEDOR: Pulse.

Renegade Trailhawk 2024 2
Renegade Trailhawk 2024 2

Longe dos mais vendidos

A briga nas vendas em 2023 foi bem acirrada entre os dois, que terminaram o ano com uma diferença de apenas 1.500 unidades.

O Renegade se deu melhor, somando 47.389 emplacamentos e conseguindo a 8ª posição (com 6,06% de participação no segmento).

Enquanto isso, o Pulse veio logo atrás, na 9ª posição. Foram 45.808 unidades vendidas e 5,86% de participação.

Quando olhamos os líderes entre os SUVs, que ficaram perto das 70 mil unidades, vemos que os dois podem melhorar.

fiat pulse s design 2
fiat pulse s design 2

Uma prova disso é o que ocorreu no começo desse ano.

O Renegade continua uma posição acima do Pulse depois de ter vendido 3.019 unidades em janeiro, enquanto o rival somou 2.833 emplacamentos.

Mas isso foi suficiente apenas para as posições 9 e 10 entre os mais vendidos, o que piora o resultado em relação ao ano anterior. De qualquer forma, o modelo da Jeep foi melhor.

VENCEDOR: Renegade.

pulse abarth 1
pulse abarth 1

Conclusão

O Renegade revolucionou o segmento em que atua por aqui, mas o tempo passou e a concorrência melhorou bastante.

O resultado deste comparativo confirma isso, com uma vitória bem tranquila do Pulse.

O modelo da Fiat ganhou em diversos quesitos, sendo o mais atrativo nos preços e tendo um nível de equipamentos melhor quando olhamos o custo-benefício de cada versão.

Além disso, ele é mais eficiente nos motores oferecidos e ainda tem uma manutenção mais barata.

Já o Renegade levou a melhor apenas nas vendas, e ainda assim por uma vantagem bem pequena em comparação com o rival.

Finalmente, tivemos um empate no espaço interno, onde o Renegade acomoda melhor os ocupantes traseiros e o Pulse leva mais bagagem no porta-malas.

Tudo isso não quer dizer que o modelo da Jeep seja uma escolha ruim. Ele continua tendo um acabamento superior e vem com o motor 1.3 turbo em todas as versões.

Mas certamente uma mudança profunda seria bem-vinda.

Fichas técnicas

Renegade

Pulse

Preço  R$ 118.290 a R$ 187.990 R$ 102.990 a R$ 149.990
Motor 1.3 turbo (4×2 ou 4×4) 1.3, 1.0 turbo e 1.3 turbo
Potência e torque 1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm 1.3 – 107 cv e 13,7 kgfm
1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm
1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm
Câmbio Automático de 6 ou 9 marchas MT5, CVT ou AT6
Aceleração e velocidade máxima 1.3T (4×2) – 8,7s e 210 km/h 1.3 – 11,7s/11,4s e 178/177 km/h
1.3T (4×4) – 9,5s e 202 km/h 1.0T – 9,4s e 189 km/h
1.3T – 7,6s e 215 km/h
Consumo cidade 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G) 1.3 – 9/8,8 km/l (E) e 12,5 km/l (G)
1.3T (4×4) – 6,4 km/l (E) e 9 km/l (G) 1.0T – 8,4 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
1.3T – 7,1 km/l (E) e 10,2 km/l (G)
Consumo estrada 1.3T (4×2) – 9 km/l (E) e 12,7 km/l (G) 1.3 – 10,4/10,6 km/l (E) e 14,7/14,5 km/l (G)
1.3T (4×4) – 7,6 km/l (E) e 10,8 km/l (G) 1.0T – 10,2 km/l (E) e 14 km/l (G)
1.3T – 8,9 km/l (E) e 12,3 km/l (G)
Rodas e pneus 215/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19 195/60 R16, 205/50 R17 e 215/50 R17
Medidas comprimento, 4,26 m; altura, 1,70 m; largura, 1,80 m; entre-eixos, 2,57 m 1.3 e 1.0T – comprimento, 4,09 m; altura, 1,57 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m
1.3T – comprimento, 4,11 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m
Tanque 55 litros 47 litros
Porta-malas 320 litros (314 litros – Trailhawk) 370 litros
Peso  1.476 a 1.643 kg 1.187 kg a 1.281 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.