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O comparativo de hoje coloca frente a frente o Creta, que já está em sua nova geração por aqui, e o Duster, que praticamente iniciou o segmento em nosso mercado muito antes da procura absurda que vemos hoje entre os SUVs.
Depois de um ano espetacular nas vendas, o Creta conseguiu iniciar 2024 com ainda mais força, sendo o atual líder da categoria.
Já o Duster se renovou, ficou mais equipado e continua apostando em sua valentia.
Quem leva a melhor? Confira!
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Preços mais convidativos
Se você acha que a linha do Creta 2024 tem muitas versões, vale lembrar que no começo do ano ela era ainda maior.
Atualmente são nove versões, incluindo a opção Action 1.6 (geração anterior), que sai por quase R$ 120 mil.
Na geração atual, a maioria das configurações aparece com o motor 1.0 turbo, o que inclui as mais baratas Comfort Plus e Limited Safety, que ficam na faixa entre R$ 138 mil e R$ 150 mil. É apenas até aqui que o modelo da Hyundai tem preços similares ao Duster.
Depois vem a versão Platinum Safety, que pode ter o teto solar, e a opção Platinum, que sempre tem esse equipamento, todas acima de R$ 160 mil.
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A mais cara com esse propulsor é a N Line, com visual mais esportivo e que não custa menos de R$ 176 mil.
Finalmente, o Creta ainda tem a versão Ultimate como a mais cara da gama, variando próximo dos R$ 180 mil e também oferecendo o teto solar como opcional.
Veja todos os preços do Creta 2024:
- Creta Action 1.6 AT – R$ 119.990 (geração anterior)
- Creta Comfort Plus 1.0 Turbo AT – R$ 137.990
- Creta Limited Safety 1.0 Turbo AT – R$ 149.990
- Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT – R$ 160.990
- Creta Platinum 1.0 Turbo AT + teto solar – R$ 165.590
- Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT + teto solar – R$ 167.690
- Creta N Line 1.0 Turbo AT – R$ 176.190
- Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 179.390
- Creta Ultimate 2.0 AT + teto solar – R$ 181.990
O renovado Duster 2024 aposta numa linha mais enxuta, com apenas quatro versões. A opção de entrada é a Intense Plus com câmbio manual, algo raro no segmento, por quase R$ 124 mil.
A mesma versão também oferece o câmbio CVT se você puder gastar R$ 8,9 mil a mais.
Ou, se preferir uma lista de equipamentos mais recheada, a Renault ainda tem o SUV na versão Iconic Plus, por quase R$ 142 mil.
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Todas as configurações acima usam o motor 1.6 que já é bem conhecido no Duster, mas a marca também seguiu a tendência do mercado e agora tem o 1.3 turbo na versão mais cara.
O salto no preço, porém, é bem maior, chegando a quase R$ 156 mil.
Mesmo com a versão Action do Creta sendo a mais barata, no geral é o modelo da Renault que tem preços mais convidativos.
Confira quanto custa cada versão do Duster 2024:
- Duster Intense Plus 1.6 MT – R$ 123.990
- Duster Intense Plus 1.6 CVT – R$ 132.890
- Duster Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 141.790
- Duster Iconic Plus 1.3 Turbo CVT – R$ 155.890
VENCEDOR: Duster.
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O custo-benefício do Duster
Algumas marcas seguem com aquela versão mais barata para atrair quem está saindo de um modelo inferior e quer entrar no mundo dos SUVs.
Esse é o caso do Creta Action (R$ 119.990), mas uma rápida comparação com o Duster Intense Plus MT (R$ 123.990) mostra que ele é bem menos equipado.
O Hyundai tem apenas alerta de pressão dos pneus e sensor crepuscular como itens exclusivos, enquanto o Renault oferece seis airbags, câmera de ré, faróis de LED com regulagem de altura, sensor de estacionamento, A/C automático, start/stop e multimídia de 8″ com espelhamento sem fio. Tudo isso por apenas R$ 4 mil a mais.
Pulando para a geração atual, o Creta Comfort Plus (R$ 137.990) tem duas versões do Duster com preços mais próximos: Intense Plus (R$ 132.890) e Iconic Plus (R$ 141.790). E nessa comparação, ele também sofre com o rival francês.
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O Creta segue com sensor de pressão e faróis com acendimento automático, enquanto o Duster Intense é o único com faróis em LED, faróis de neblina e A/C automático.
Na versão Iconic Plus, a lista ganha rodas aro 17, câmera 360º, alerta de ponto cego, sensor de chuva, bancos em couro, chave presencial e carregador por indução.
Um último comparativo seria entre o Creta Limited Safety (R$ 149.990) e o Duster Iconic Plus Turbo (R$ 155.890).
Aqui, o Hyundai tem assistente de farol alto, indicador de fadiga, alerta de mudança e permanência em faixa, alerta de colisão, A/C com saída traseira, rebatimento elétrico dos retrovisores e partida remota.
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O Duster continua apenas com câmera 360º, faróis em LED, alerta de ponto cego, sensor de chuva e bancos em couro como diferenciais, mesmo custando mais caro.
Ainda assim, em todos os outros comparativos o Renault oferece um pacote mais completo, sendo superior no custo-benefício.
VENCEDOR: Duster.
O Creta é mais eficiente
Antes da chegada do motor turbo, o Duster não tinha força para competir com seus rivais no quesito motorização. Mas será que isso é o suficiente para levar a melhor sobre o Creta?
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O modelo da Hyundai também tem seu propulsor 1.6 aspirado na versão de entrada, com 130 cv e 16,5 kgfm de torque.
Com câmbio automático de seis marchas, ele leva 12 segundos até os 100 km/h e atinge 172 km/h de máxima.
As versões 1.0 turbo entregam 120 cv e 17,5 kgfm, sempre com a mesma transmissão citada acima. O desempenho melhora, com 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e 180 km/h de máxima.
Já o propulsor 2.0 aspirado, reservado apenas para a versão mais cara, é aquele que tem os melhores números. São 167 cv e 20,6 kgfm, também com câmbio AT6, chegando aos 100 km/h em 9,3 segundos e com máxima de 190 km/h.
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Enquanto isso, o Duster 1.6 tem números inferiores ao Creta 1.6, pois entrega 120 cv e 16,2 kgfm.
O curioso é que isso não afeta seu desempenho, levando 11,4 segundos até os 100 km/h na versão manual de 5 marchas e entre 12 e 12,4 segundos nas opções CVT de 7 velocidades. A velocidade máxima é sempre de 173 km/h.
Já o motor 1.3 turbo muda profundamente esse cenário, graças aos 170 cv e 27,5 kgfm. Ele conta com um câmbio CVT de 8 velocidades, chegando aos 100 km/h em 9,2 segundos e com máxima de 190 km/h.
No consumo, o melhor em todas as medições foi o Creta com motor 1.0 turbo. Na cidade, ele chega a 8,3 km/l com etanol e quase 12 km/l com gasolina. Na estrada, é o único acima dos 9 km/l com etanol, além do bom rendimento com gasolina.
![renault duster 2025 concessionária 8 renault duster 2025 concessionária 8](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-duster-2025-concessionaria-8.jpg)
Entre os piores, temos um empate entre as versões 1.6 automática dos dois SUVs. Elas praticamente se igualam quando estão abastecidas com etanol, mas com gasolina o Creta é o pior na cidade e o Duster é o mais gastão na estrada.
Em resumo, o desempenho do Duster 1.3 turbo foi o melhor, mas a diferença para o Creta 2.0 é bem pequena. Já no consumo, o Creta 1.0 turbo foi de longe o mais econômico. Ponto para a Hyundai.
Consumo | Creta 1.6 AT | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 | Duster 1.6 MT | Duster 1.6 AT | Duster 1.3 Turbo |
Cidade – etanol | 7,1 | 8,3 | 7,7 | 8,1 | 7,2 | 7,7 |
Cidade – gasolina | 9,7 | 11,9 | 11,1 | 11,6 | 10,5 | 10,8 |
Estrada – etanol | 8,1 | 9,1 | 8,8 | 8,5 | 8,1 | 8,4 |
Estrada – gasolina | 12,1 | 12,6 | 12,4 | 12,3 | 11,5 | 11,5 |
VENCEDOR: Creta.
Espaço interno ou porta-malas maior?
No comparativo de espaço, vamos nos concentrar na geração atual do Creta, que ficou bem melhor que a anterior nesse ponto. No caso do Duster, temos as mesmas qualidades que já existiam desde sua chegada.
Destacando os números, o Creta tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, enquanto o Duster conta com 4,37 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.
Se o Renault é 7 cm mais comprido e tem 6 cm a mais no entre-eixos, parece que a vitória no espaço interno é algo certo. Mas não é.
O Creta surpreende no aproveitamento e acaba levando os ocupantes traseiros com mais conforto, além de oferecer a saída de ar-condicionado para a segunda fileira.
Por outro lado, e até explicando um pouco a situação acima, o Duster é imbatível no tamanho do porta-malas contra a maioria de seus concorrentes.
São 475 litros contra 422 litros do Creta (431 litros na versão Action), uma boa diferença contra outro SUV que também é muito bom nesse aspecto.
VENCEDOR: Empate.
A Renault cobra caro nas reviões
Os proprietários desses dois SUVs verão aspectos bem diferentes depois de comprá-los, sempre com vantagem para o Creta. Começando pela garantia de 5 anos, enquanto o Duster tem apenas 3 anos de cobertura.
Além disso, o custo das revisões até os 60.000 km é menor no caso do Hyundai. A versão 1.6 fica abaixo de R$ 4,2 mil (o valor mais em conta desse comparativo), enquanto a geração atual varia entre R$ 4,6 mil e R$ 4,7 mil.
Já o modelo da Renault, que também tem revisões a cada 10.000 km, chega a quase R$ 4,5 mil com o motor 1.6 (com câmbio manual ou automático) e passa dos R$ 5,5 mil na opção 1.3 turbo.
Revisões | Creta 1.6 | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 | Duster 1.6 | Duster 1.3 Turbo |
10.000 km | R$ 361,60 | R$ 365,99 | R$ 434,38 | R$ 600,36 | R$ 698,01 |
20.000 km | R$ 747,51 | R$ 751,90 | R$ 820,29 | R$ 663,65 | R$ 761,30 |
30.000 km | R$ 672,88 | R$ 677,27 | R$ 745,66 | R$ 663,65 | R$ 761,30 |
40.000 km | R$ 938,13 | R$ 996,82 | R$ 1.030,63 | R$ 1.066,39 | R$ 1.671,28 |
50.000 km | R$ 638,30 | R$ 642,69 | R$ 711,08 | R$ 726,94 | R$ 824,59 |
60.000 km | R$ 816,69 | R$ 1.272,33 | R$ 889,47 | R$ 726,94 | R$ 824,59 |
TOTAL | R$ 4.175,11 | R$ 4.707,00 | R$ 4.631,51 | R$ 4.447,93 | R$ 5.541,07 |
VENCEDOR: Creta.
O SUV mais vendido do Brasil
Poucas vezes tivemos uma diferença tão grande nas vendas quando nesse comparativo. O motivo foi o excelente desempenho do Creta em 2023, quando ele acumulou 65.817 unidades e fechou o ano na 3ª colocação entre os SUVs. Aliás, ele quase tirou a 2ª posição do Tracker, que teve 66.643 emplacamentos.
Enquanto isso, o Duster teve mais um ano bem tímido no mercado. Suas 26.506 unidades comercializadas foram suficientes para garantir apenas a 12ª posição, ficando bem longe dos mais vendidos do segmento.
Será que em 2024 a situação mudou? Contando os meses de janeiro e fevereiro, a distância entre os ficou ainda maior. O Creta é o líder da categoria até o momento, com 9.283 unidades, enquanto o Duster aparece apenas na 14ª posição, com 3.338 emplacamentos.
VENCEDOR: Creta.
Conclusão
Foi um resultado apertado, mas a vitória nesse comparativo ficou com o Creta.
O renovado SUV foi o melhor na motorização, especialmente no consumo, além de ter revisões mais baratas, garantia de 5 anos e vendas acima do esperado até para os mais otimistas dentro da Hyundai.
Do outro lado, o Duster tem preços mais convidativos e uma lista de equipamentos mais interessante em quase todas as versões, provando que continua muito bom no custo-benefício. O único empate foi no espaço interno.
Fichas técnicas
Creta |
Duster |
|
Preço | R$ 119.990 a R$ 181.990 | R$ 123.990 a R$ 155.890 |
Motor | 1.6 aspirado, 1.0 turbo ou 2.0 | 1.6 aspirado ou 1.3 turbo |
Potência e torque | 1.6 – 130 cv e 16,5 kgfm | 1.6 – 120 cv e 16,2 kgfm |
1.0 turbo – 120 cv e 17,5 kgfm | 1.3 turbo – 170 cv e 27,5 kgfm | |
2.0 – 167 cv e 20,6 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | Manual de 5 marchas ou CVT |
Aceleração e velocidade máxima | 1.6 – 12s e 172 km/h | 1.6 MT – 11,4s e 173 km/h |
1.0T – 11,5s e 180 km/h | 1.6 AT – 12/12,4s e 173 km/h | |
2.0 – 9,3s e 190 km/h | 1.3 turbo – 9,2s e 190 km/h | |
Consumo cidade | 1.6 – 7,1 km/l (E) e 9,7 km/l (G) | 1.6 MT – 8,1 km/l (E) e 11,6 km/l (G) |
1.0T – 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | 1.6 AT – 7,2 km/l (E) e 10,5 km/l (G) | |
2.0 – 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | 1.3 turbo – 7,7 km/l (E) e 10,8 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.6 – 8,1 km/l (E) e 12,1 km/l (G) | 1.6 MT – 8,5 km/l (E) e 12,3 km/l (G) |
1.0T – 9,1 km/l (E) e 12,6 km/l (G) | 1.6 AT – 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G) | |
2.0 – 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G) | 1.3 turbo – 8,4 km/l (E) e 11,5 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 205/65 R16, 215/60 R17 ou 215/55 R18 | 215/65 R16 ou 215/60 R17 |
Medidas | 1.6 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,63 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,59 m | comprimento, 4,37 m; altura, 1,69 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,67 m |
1.0T e 2.0 – comprimento, 4,30 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m | ||
Tanque | 55 litros (1.6) ou 50 litros (1.0T e 2.0) | 46 litros |
Porta-malas | 431 litros (1.6) ou 422 litros (1.0T e 2.0) | |
Peso | 1.6 – 1.359 kg | 475 litros |
1.0T e 2.0 – 1.270 kg a 1.359 kg |
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