Kicks Active 2024: Não tem desempenho como foco, mas agrada no preço

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O Nissan Kicks pode não ser o carro mais vendido do Brasil, mas está sempre entre eles.

Com preço razoável, design agradável e carroceria da moda (SUV), o Kicks pode ser uma boa opção de compra.

A versão Active é a de entrada, e atrai consumidores pelo preço.

Compete com Nivus, Creta, Pulse, dentre outros.

No texto de hoje listamos tudo sobre a versão Active:

Vendido por R$112.990,00 no site da Nissan, ele vem de série com:

Ar-condicionado, banco do motorista com ajustes de altura, volante multifuncional, piloto automático, aerofólio integrado e na cor do veículo, lanternas traseiras em LED, indicador de direção em LED, airbags duplos frontais, airbags laterais e de cortina, controle de Tração e Estabilidade, luzes de condução diurna (DTRL), freios ABS , piloto automático, sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS) e mais.

Por R$ 2.000,00, é possível pegar a versão Active + Multimídia, que integra a multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay.

Desempenho não é o foco

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Com o motor 1.6 aspirado que rende 113 cv no etanol e 110 cv na gasolina com 15,3 kgfm de torque disponível, o Kicks não tem o melhor dos desempenhos no segmento.

Fica a frente somente do Pulse 1.3, dentre os principais rivais diretos, perdendo para todos os rivais com motor turbo.

Seu 0 a 100 km/h é feito na casa dos 12s e tem a velocidade máxima de 175 km/h.

O Nivus, por exemplo, faz em menos de 10s, já o Creta em 11,5s, com velocidade a máxima de 180 km/h, do rival da Hyundai.

O consumo também não é nada extraordinário, fazendo na cidade 7,8 km/l no etanol e 11,4 km/l na gasolina, enquanto na rodovia faz 9,6 km/l no etano e 13,9 km/l na gasolina.

Interior utiliza materiais de qualidade

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A maioria dos SUVs de entrada pecam nesse que é um dos pontos altos do Kicks, a qualidade do acabamento interior.

Mesmo não sendo muito mais refinado que os rivais, o interior passa a aparência de utilizar matérias de qualidade superior.

O volante é bonito, com o centro de pequenas proporções, e raios igualmente finos, a base reta da um toque de sofisticação.

As teclas de comando não ocupam área muito grande.

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O cockpit tem os mostradores analógicos, com leds brancos.

Mais ao centro está a moldura onde ficaria a central multimídia, que poderia vir de série, mas a opcionaidade dela é interessante para o comprador que já esperava colocar uma de outro fabricante.

Os bancos tem um estofamento em tecido preto com desenhos um tanto quanto simples, não passam ar de modernidade.

Os forros de porta são quase que inteiramente pretos, sem detalhes que chamem muito a atenção.

Os difusores de ar perto das portas são redondos, enquanto os do centro são retangulares.

O porta-malas tem bons 432l de capacidade, superando até a T-Cross, com 420l

Design ainda faz bonito

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O Kicks tem um visual quase que fluído, que lembra algo em movimento, com linhas que vêm da dianteira e terminam na traseira, como se descrevessem a trajetória do ar pela lataria.

A cor preta não tem adicional de custo, enquanto branco, prata, cinza, azul e vermelho tem o acréscimo de R$ 2.000,00.

A dianteira é composta pela grade central de grandes proporções, na cor preta, com furos retangulares.

Dando continuidade na grade, há um contorno em preto, que faz um “X” até a grade inferior.

Descendo dos faróis, na extremidade desse “X” existem dois frisos cromado.

O para-choque tem nas pontas uma entrada, que dá no acabamento plástico de onde fica o farol de milha, essa entrada dá um toque de esportividade e imponência para o modelo.

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Na lateral, como de praxe dentre as SUVs, esta o contorno dos paralamas e saia lateral em plástico preto.

As rodas de ferro com calota até disfarçam, mas nada substitui um jogo de rodas, que só estão disponíveis à parte o nas versões de topo.

Os retrovisores são na cor do veículo, mas as maçanetas não, elas são pretas.

O teto tem uma queda suave e reta até o porta-malas.

As lanternas são visíveis desde de a lateral, e se estendem até o tampão do porta-malas, onde são interligadas, dando a impressão de ser uma só peça.

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A tampa do porta-malas, na região abaixo do vidro, tem as pontas em formato de flecha, que acompanham os para-lamas abaulados, deixando o carro mais “largo”.

A parte inferior do para-choque é pintada na cor do veículo, somente com um trecho pequeno em preto, trazendo um pouco de refinamento ao design.

Se sustenta bem no mercado, mas não desponta

O Kicks emplacou 50.778 unidades em 2023, lhe garantindo a sexta posição dentre os SUVs mais vendidos do Brasil.

No ranking geral de 2023 está na décima terceira posição, que é um local interessante para um SUV.

À sua frente estão T-Cross, Tracker, Creta, Compass e Nivus.

Todos eles têm opção de motorização turbo, alguns tem visual atualizado e alguns estão custando bem mais.

Isso faz com que o Kicks tenha sua posição no mercado, são pessoas que não buscam o melhor desempenho possível, se preocupam em confiabilidade e design moderno.

O Kicks entrega isso, com conjunto mecânico robusto, tecnologia suficiente para os dias atuais, preço competitivo e design relativamente moderno.

Eventualmente uma reestilização, em especial da traseira, com uma opção de motor turbo, colocaria o Kicks num patamar acima, para brigar pelo pódio das SUVs, potencial ele tem.

Em 2025 receberá uma nova atualização, ela pode fazer com Kicks despontar de vez no mercado.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.