Listas de montadoras de veículos por estado no Brasil

Listas de montadoras de veículos por estado no Brasil

Lista completa de montadoras de carros no Brasil em 2020

Esta lista não se trata de uma lista Top 10, como sempre fazemos, mas sim uma lista que mostra onde estão os fabricantes de veículos por estado no território brasileiro. Por isso, reunimos os associados da Anfavea e Abraciclo, que juntos produzem no Brasil carros, caminhões, ônibus, motocicletas e tratores.


A lista se dará por estado, portanto, vamos listar as fábricas existentes, mesmo tendo mais de uma unidade por fabricante. Somente estão listadas as fábricas de veículos, motores e transmissões em funcionamento ou prontas para funcionar.

Pode haver alguma nova planta em produção de alguns dos setores. Nesse caso, aceitaremos as sugestões dos leitores. No entanto, essa lista deve aumentar muito nos próximos dois anos, já que muitos fabricantes já presentes aqui e outros novos, vão construir mais plantas de produção e em outros estados.

Amazonas – Amazonas Motocicletas Especiais, BMW (motos), Dafra, Harley-Davidson, Honda (motos), Haobao, Indian Motorcicle, Kasinski, Kawasaki, Traxx, Sundown, Suzuki (motos) e Yamaha.
Bahia – Ford.
Ceará – Troller.
Goiás – CAOA Hyundai, John Deere, Suzuki e Mitsubishi.
Minas Gerais – CNH New Holland, FCA, Iveco, XCMG e Mercedes-Benz.
Paraná – FCA, Caterpillar, CNH New Holland, DAF, Audi, Nissan, Renault, VW e Volvo.
Pernambuco – FCA
Rio de Janeiro – Nissan, Land Rover, MAN “VWCO” e PSA Peugeot-Citroën.
Rio Grande do Sul – AGCO “Massey Ferguson”, Foton, Mahindra, Agrale, Chevrolet, Valtra, International e John Deere.
Santa Catarina – BMW e Chevrolet.
São Paulo – AGCO, Caterpillar, CNH New Holland, Chery, Ford, Chevrolet, Honda, Hyundai, Komatsu, Mercedes-Benz, Scania, Toyota, Valtra, VW, John Deere.

Nota-se que os dois estados que mais concentram fábricas de veículos, sejam eles carros, motos ou máquinas agrícolas, são Amazonas e São Paulo. O primeiro por causa dos benefícios fiscais, e o segundo pela boa infraestrutura e também a localização central dentro dos estados que mais consomem estes tipos de veículos.

[Fonte: Anfavea/Abraciclo]

Agradecimentos ao nosso leitor Rogério Makssur Ajub pela dica.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.