Marcha lenta oscilando, por que? (11 motivos)

marcha lenta oscila
marcha lenta oscila

Percebeu que seu carro está com as rotações do motor oscilando, quando em marcha lenta?

Esse é um problema que pode acontecer frequentemente.

Vamos ver o porque disso, e como resolver.

Confira:

O que é a marcha lenta oscilando?

A marcha lenta oscilando ocorre quando o motor do veículo não consegue manter uma rotação constante em marcha lenta.

Isso pode resultar em flutuações na rotação do motor, o que pode levar a problemas como o motor desligando ou o aumento no consumo de combustível.

A oscilação na rotação do motor pode ser causada por diversos fatores, os quais vamos analisar agora.

marcha lenta oscilando
marcha lenta oscilando

Causas da marcha lenta oscilando

Sensor de massa de ar (sensor MAF) sujo, com impurezas

O sensor de massa de ar, ou sensor de volume de ar, fica logo depois do filtro de ar do motor, na tubulação que envia o ar da admissão até o corpo da borboleta, também conhecido como TBI.

Ele mede a quantidade de ar que vai para dentro do motor. Se ele estiver sujo, ou com pequenas impurezas dentro do seu corpo, vai começar a mandar informações erradas para a ECU (central eletrônica do motor) e o motor vai então tentar encontrar um ponto de equilíbrio com essas informações.

Isso pode gerar uma oscilação na marcha lenta.

Filtro de ar ou filtro de combustível sujo

Os filtros de ar e de combustível tem de ser trocados com um intervalo regular, pois eles vão acumulando sujeiras, ou impurezas.

Quando essa troca não é feita, essas impurezas acabam entupindo estes filtros, dificultando a admissão de ar ou de combustível no motor.

Verifique estes filtros para ver se eles estão limpos, e foram trocados dentro do intervalo que a montadora indica.

Válvula de marcha lenta suja ou travada

A válvula de marcha lenta também é conhecida como IAC ou IACV, siglas em inglês que significam Idle Air Control (controle de ar da marcha lenta) ou Idle Air Control Valve (válvula de controle de ar da marcha lenta).

Caso essa válvula esteja travada ou suja, ela não vai fazer seu trabalho corretamente, o que também leva a uma oscilação da marcha lenta.

Caso ela esteja com o sensor quebrado ou mesmo entupida, vai causar a mesma coisa.

Corpo de borboleta (TBI) sujo

O corpo de borboleta, comumente chamado de TBI, se estiver sujo, pode causar problemas na marcha lenta também.

Este problema específico também vai causar uma perda de potência do motor.

Não existe uma periodicidade para a limpeza do corpo de borboleta, isso deve ser feito apenas quando estiver sujo.

Entrada de ar falsa no coletor de admissão

O coletor de admissão tem várias mangueiras, que são usadas para diversas funções.

Se alguma dessas mangueiras estiver mal encaixada, ou mesmo com alguma pequena rachadura, isso vai criar uma entrada de ar falsa no coletor de admissão.

Como a ECU do motor fica analisando várias vezes por segundo a quantidade de ar admitida no motor, se essa entrada de ar falsa ficar variando, o motor vai aumentar a marcha lenta ou a reduzir, para tentar compensar isso.

É aí que a marcha lenta vai também ficar oscilando, nesse caso.

Velas de ignição e cabos de vela com problemas

O conjunto de cabos de vela e velas de ignição é um outro ponto que pode causar oscilação na marcha lenta.

Se seu carro também estiver com dificuldades na hora da partida, peça para seu mecânico dar uma olhada nas velas e nos seus cabos.

Sonda lambda (sensor de oxigênio) com defeito

A sonda lambda é um sensor que fica no coletor de escapamento do veículo, logo no começo do escapamento, saindo do motor, e tem a função de analisar como está a mistura de combustível do motor.

Ele funciona apenas em altas temperaturas, entre 300 e 600 graus, e estando aquecido assim, passa a analisar como está a mistura de combustível.

Se o sensor de oxigênio estiver com algum defeito, ele não vai ler essa mistura corretamente, enviando informações erradas para a central eletrônica do motor, o que pode causar oscilação na marcha lenta.

Ligação elétrica ou aterramento mal feito

É estranho pensar que a parte elétrica do veículo pode causar problemas na marcha lenta, mas isso também acontece.

Se algum equipamento elétrico tiver com uma ligação mal feita, ou com pouco aterramento, a marcha lenta vai oscilar quando este item for ligado.

Aí fica mais fácil para você saber se a causa é essa ou não, pois desligando o item, como por exemplo, os faróis, a oscilação da marcha lenta desaparece.

Bomba de combustível ou regulador da bomba de combustível com defeito

É claro que se a bomba de combustível tiver algum problema, ela não irá enviar um fluxo regular e constante de combustível para o seu motor.

Ela pode causar problemas na sua marcha lenta. Já o regulador da bomba de combustível, é calibrado para liberar combustível para retornar ao tanque nas situações que a pressão no sistema exceda o valor determinado.

Então o problema também pode ser esse regulador.

Sensor do acelerador eletrônico ou sensor da embreagem com problema

Os carros mais modernos não tem acelerador por cabo, e sim um acelerador eletrônico.

Um sensor verifica o quanto o pedal do acelerador está sendo pressionado, e abre a borboleta de admissão no mesmo nível.

O problema é que se esse sensor estiver com defeito, isso também vai causar oscilação nas rotações do motor.

Até mesmo o sensor da embreagem pode causar isso, em modelos onde esse sensor eleva um pouco as rotações do motor para que o carro não morra assim que você arrancar com ele.

Atuador de marcha lenta

E, por último, o atuador de marcha lenta também pode ser uma causa.

Ele não vai apenas causar oscilações na marcha lenta, mas também vai aumentar bastante o consumo de combustível do seu carro, caso esteja com defeito.

 

Perguntas frequentes

Por que a marcha lenta oscila?

A marcha lenta oscila pode ser causada por diversos fatores, como sensor de massa de ar sujo, filtro de ar ou de combustível sujos, válvula de marcha lenta defeituosa, corpo de borboleta (TBI) sujo, entrada falsa de ar no coletor de admissão, velas de ignição ou cabos de vela com problemas, sonda lambda quebrada, aterramento elétrico mal feito, bomba de combustível com problemas, atuador de marcha lenta com defeito e sensor do acelerador eletrônico com problemas também.

O que é a marcha lenta oscilando?

A marcha lenta oscilando ocorre quando o motor do veículo não consegue manter uma rotação constante em marcha lenta, resultando em flutuações na rotação do motor.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.